Rui Costa revela que tentou contratar destaques do Botafogo

Rui Costa, diretor executivo do São Paulo, deu entrevista à rádio GZH e revelou que tentou contratar diversos jogadores do Botafogo que estavam jogando este Mundial de Clubes.

Entre os jogadores, foram citados nomes como John, Vitinho, Alexander Barboza, Alex Telles, Gregore, Marlon Freitas, Savarino e Igor Jesus.

De acordo com a explicação de Rui Costa, os contatos chegaram a avançar em determinados casos, mas com John Textor assumindo a SAF do clube carioca, a “bala” do Botafogo teria sido maior e mais forte.

– O São Paulo teve a chance de contratar e não pôde finalizar a negociação, não por incompetência do seu executivo, do seu diretor de futebol, do seu presidente… Porque na última hora a bala na agulha foi muito mais forte que a nossa. Ou seja, não te faltam instrumentos de gestão, não te faltam instrumentos de conhecimento, não te faltam instrumentos de atuação no mercado. Te falta o quê? Dinheiro – explicou Rui Costa durante a entrevista.

Postura do São Paulo no mercado atualmente
O São Paulo está adotando um comportamento muito cauteloso no que diz respeito ao mercado. O time tem em mente que a situação financeira deve ser prezada e que só buscará novas contratações na próxima janela de transferências em caso de extrema necessidade.

O ataque era visto como prioridade, por conta da lesão sofrida por Calleri. Com a contratação de Dinenno, o Tricolor deve ser pontual se for olhar novamente ao mercado.

No mercado, o São Paulo deve procurar um atleta que compense economicamente falando. Isto é, com uma folha salarial condizente, além de não envolver grandes valores para sua contratação.Um caminho seria buscar alguém que chegue sem custos, em modelos parecidos com o de Cédric.

 

 

Fonte: Lance

Nota do PP: provavelmente a dificuldade tenha se dado por não haver nenhum concunhado na relação entre o clube e os jogadores. Faltou a “bala na agulha” para contratar o John, então pegamos o Jandrei; faltou “bala na agulha” para contratar o Igor Jesus (veio de graça), então pagamos R$ 28 milhões no André Silva; faltou “bala na agulha” para pegar o Alexander Barbosa, então pegamos o Ruan para pagar R$ 25 milhões (só não se concretizou pela nossa denúncia).

Ruan Tressoldi se despede de São Paulo após empréstimo

A relação entre Ruan Tressoldi e São Paulo chegou oficialmente ao fim nesta terça-feira. Isso porque as partes não chegaram a um acordo para a renovação do empréstimo e, assim, o zagueiro retornou ao Sassuolo, da Itália, que detém deus direitos econômicos. O atleta, porém, demonstrou insatisfação com a saída e agradeceu ao Tricolor Paulista.

“Hoje me despeço do São Paulo. Aqui eu reencontrei a alegria de jogar futebol. Foram meses intensos, de muito trabalho, entrega e evolução. Voltei a sorrir dentro de campo — e isso não tem preço. Minha vontade era continuar vestindo essa camisa, mas nem sempre as decisões estão nas nossas mãos. Mesmo assim, saio de cabeça erguida, com gratidão no coração e a certeza de que dei o meu melhor todos os dias”, escreveu Ruan Tressoldi em seu Instagram.

A diretoria tricolor tinha planos de manter Ruan no elenco e dar continuidade ao tratamento da lesão no Reffis, mesmo com o término do vínculo previsto para o fim do mês de junho. O Sassuolo, por sua vez, manifestou interesse em negociá-lo em definitivo na última janela de transferências, mas manteve conversas com o São Paulo sobre uma possível prorrogação do empréstimo por mais um ano.

No entanto, as negociações não avançaram, e nenhuma das propostas feitas pelo clube brasileiro foram aceitas. Com a indefinição sobre seu futuro, Ruan não se reapresentou com o restante do elenco nesta segunda-feira.

“Obrigado a todos que fizeram parte dessa jornada: companheiros, comissão, staff e todos que torceram por mim. Levo comigo o que construí aqui – com orgulho e aprendizado. Agora é hora de virar a página e encarar novos desafios. Seguimos em frente, firmes e confiantes. ‘Quem carrega verdade no que faz, nunca anda pra trás'”, finalizou o defensor.

Ruan chegou ao São Paulo em agosto de 2024 e disputou 23 partidas com a camisa tricolor. Em 2025, sob o comando do ex-treinador Luis Zubeldía, o zagueiro atuou em 15 jogos. Seu principal destaque foi na fase de grupos da Libertadores, competição na qual foi titular em três das seis partidas do São Paulo.

Confira a mensagem de Ruan Tressoldi na íntegra:

“Hoje me despeço do São Paulo. Aqui eu reencontrei a alegria de jogar futebol. Foram meses intensos, de muito trabalho, entrega e evolução. Voltei a sorrir dentro de campo — e isso não tem preço. Minha vontade era continuar vestindo essa camisa, mas nem sempre as decisões estão nas nossas mãos. Mesmo assim, saio de cabeça erguida, com gratidão no coração e a certeza de que dei o meu melhor todos os dias. Obrigado a todos que fizeram parte dessa jornada: companheiros, comissão, staff e todos que torceram por mim. Levo comigo o que construí aqui – com orgulho e aprendizado. Agora é hora de virar a página e encarar novos desafios. Seguimos em frente, firmes e confiantes. ‘Quem carrega verdade no que faz, nunca anda pra trás'”

SP treina em dois períodos e avança em preparação na intertemporada

O São Paulo segue firme em sua preparação durante a intertemporada provocada pela pausa no calendário para a disputa do Mundial de Clubes. Nesta terça-feira, o elenco trabalhou em dois períodos no CT da Barra Funda, intensificando os ajustes para o retorno ao Campeonato Brasileiro e para a estreia do técnico Hernán Crespo.

No primeiro treino do dia, os jogadores realizaram um aquecimento sob a supervisão dos preparadores físicos. Em seguida, a comissão técnica promoveu atividades de enfrentamento, dividindo o grupo conforme as posições: zagueiros contra atacantes, meio-campistas entre si, e pontas contra laterais.

Já no período da tarde, o elenco iniciou com fundamentos técnicos e foi novamente separado: enquanto parte do grupo treinou movimentações defensivas, outra realizou trocas de passes, cruzamentos e finalizações. A atividade foi finalizada com um novo trabalho de ataque contra defesa.

Situação do Tricolor

O São Paulo volta a treinar na manhã desta quarta-feira (2), novamente no CT da Barra Funda. A equipe se prepara para enfrentar o Red Bull Bragantino no dia 16 de julho, às 20h (de Brasília), no Estádio Cícero de Souza Marques, pela 14ª rodada do Brasileirão.

Atualmente, o São Paulo ocupa a 14ª colocação no campeonato, com 12 pontos, e segue vivo também nas oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil.

São Paulo sofre virada do Athletico-PR e perde chance de ir ao G8 do sub-17

Nesta terça-feira, o São Paulo perdeu do Athletico-PR por 3 a 1, no CFA Laudo Natel, em Cotia (SP), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro sub-17. Brenno, ainda no primeiro tempo, cravou para o Tricolor, enquanto Davi Alves, Murilo e Moritz, na etapa final, anotaram para o Furacão.

Desta forma, diante do triunfo em casa, o Tricolor Paulista permaneceu na 11ª colocação do Brasileirão sub-17, com 11 pontos conquistados. Os paulistas perdem a chance de entrar no G8 da tabela, que permite acesso à disputa das quartas de final da competição.

O Corinthians, que ainda joga na rodada, abre a zona de classificação, com mesmo 12 pontos. O Athletico-PR, por sua vez, sobe para o segundo lugar, com 16 unidades somadas.

Pela nona rodada do Brasileirão sub-17, o São Paulo volta aos gramados no próximo dia 9, quarta-feira, às 15h (de Brasília), para enfrentar o Fortaleza, em Fortaleza (CE). Já o Furacão, no mesmo dia e horário, mede forças diante do Vasco da Gama, em Curitiba (PR).

 

Os gols

O São Paulo inaugurou o marcador aos 24 minutos do primeiro tempo. Pelo lado direito do campo de ataque, João Nery cruzou para a área e Brenno subiu mais alto que a marcação do Furacão para testar firme, vencendo o goleiro e colocando a bola no ângulo esquerdo.

O Athletico-PR empatou aos 12 minutos da etapa final. Após disputa de bola dentro da área do São Paulo, Davi Alves ficou com a sobra e tocou com a perna direita para o fundo das redes.

Aos 29 minutos, o Furacão virou a partida. Bruninho recebeu dentro da grande área e bateu cruzado. Assim, dentro da pequena área, Murilo, livre de marcação, desviou para dentro do gol.

Para fechar a conta, aos 49 minutos, os paranaenses marcaram o terceiro gol. Moritz recebeu dentro da grande área e bateu alto, na saída do goleiro.

São Paulo debate detalhes finais para vender Matheus Alves ao CSKA

O São Paulo ainda discute com o CSKA, da Rússia, algumas cláusulas sobre a provável venda do meia Matheus Alves. O negócio está em estágio avançado e deve ser concluído até o fim desta semana, mas há detalhes a serem resolvidos.

Matheus Alves, de 20 anos, se tornou alvo do CSKA nos últimos meses. Os russos chegaram a fazer uma chamada de vídeo com o meio-campista antes de formalizar a proposta ao São Paulo. Desde o mês passado, porém, o Tricolor passou a discutir a venda com o clube europeu.

O valor será próximo a 6 milhões de euros (R$ 37,9 milhões) pelos 100% dos direitos econômicos do jogador, que tem 90% deles ligados ao São Paulo . O clube ainda tenta ter um ganho maior no lucro de uma negociação futura envolvendo o meio-campista.

Nos últimos meses, o Tricolor tinha avisado aos empresários do jogador que esperava uma proposta mínima de 10 milhões de euros (cerca de R$ 63,2 imilhões), mas o clube russo apresentou uma oferta com valor inferior.

Por causa de seus problemas financeiros e de fluxo de caixa, o São Paulo decidiu encaminhar a transferência mesmo abaixo do que era esperado.

Matheus Alves não tem treinado com os companheiros no CT da Barra Funda. O garoto foi liberado pelo Tricolor e aguarda o desfecho de sua venda em casa, com a família.

São Paulo anuncia a renovação do volante Marcos Antônio

O São Paulo anunciou nesta terça-feira a renovação de contrato do volante Marcos Antônio por mais uma temporada, com opção de compra.

O jogador, que pertence à Lazio, da Itália, estava inicialmente emprestado ao Tricolor até 30 de junho e agora teve vínculo renovado com o clube tricolor até a mesma data do ano de 2026.

Marcos Antônio será peça importante para Hernán Crespo, que foi anunciado nesta quarta-feira como novo treinador da equipe. O volante se recuperou de uma lesão muscular na região posterior da coxa esquerda sofrida na partida contra o Grêmio, em 17 de maio. Por causa disso, perdeu os últimos cinco jogos do time, ainda sob o comando de Luis Zubeldía.

Marcos Antônio assumiu o posto de titular do São Paulo depois da lesão de Pablo Maia, em fevereiro. Em 2025, ele tem 18 jogos disputados e duas assistências.

Nos últimos meses, o São Paulo precisou costurar com a Lazio um novo empréstimo de mais um ano, já que não possuía condições de comprar o jogador neste momento. O valor de compra do volante gira em torno de R$ 25 milhões, que seriam parcelados em três anos.

Vasco encaminha contratação do volante Thiago Mendes

De olho no restante da temporada, o Vasco estaria perto de fechar a contratação do volante Thiago Mendes, ex-São Paulo. O jogador de 33 anos está livre no mercado após deixar o Al-Rayyan, do Catar.

Após alguns dias intensos de negociação, o acordo estaria perto de ser fechado. Caso tudo corra conforme o esperado, Thiago Mendes chegaria para suprir uma das prioridades do Vasco nesta janela de transferências. No ano passado, o jogador foi ventilado em clubes como Atlético-MG e São Paulo, mas o volante permaneceu no mundo árabe.

Além disso Thiago Mendes teria tido a aprovação do técnico Fernando Diniz e do diretor executivo Admar Lopes. O português conhece o brasileiro e foi um dos responsáveis por levá-lo ao futebol europeu em 2017.

A carreira de Thiago Mendes

Thiago Mendes surgiu para o futebol brasileiro em 2011, quando atuava pelo Goiás. Após quatro temporadas no Esmeraldino, o volante se juntou ao São Paulo em 2015.

Pelo Tricolor Paulista, o jogador teve uma ótima passagem, sendo titular absoluto nas três temporadas em que esteve no CT da Barra Funda. Ao todo, Thiago Mendes defendeu o São Paulo em 142 jogos, com 11 gols marcados e 11 assistências.

 

Em 2017, Thiago rumou à Europa, mais precisamente ao Lille, da França. Dois anos depois, após boas atuações pelo clube, o volante trocou de equipe no futebol francês e foi para o Lyon.

Thiago Mendes não decepcionou em um dos maiores times da França. Ao todo, ele permaneceu no Lyon por quatro temporadas, defendendo o clube em 143 oportunidades, com três gols marcados e 11 assistências.

Por fim, o brasileiro foi ao futebol do Catar para defender o Al-Rayyan. Entretanto, Thiago não conseguiu ter sequência na equipe árabe e em dois anos atuou apenas em 31 partidas, com um gol feito e uma assistência. Seu último jogo oficial foi no dia 11 de março, na derrota por 2 a 0 do Al-Rayyan para o Al-Ahli, na Liga dos Campeões da Ásia.

Santos anuncia a contratação do lateral Igor Vinícius

O Santos anunciou na tarde desta terça-feira a contratação do lateral-direito Igor Vinícius, que estava no São Paulo. O jogador de 28 anos foi revelado pelo próprio Peixe e agora retorna à Vila Belmiro com contrato válido até 30 de junho de 2028.

Igor chega ao Santos de forma gratuita após rescindir com o São Paulo. Para facilitar a saída do jogador, o Tricolor Paulista manteve um percentual dos direitos econômicos do atleta.

Após a chegada do lateral português Cédric Soares, Igor Vinícius perdeu espaço com o então treinador Luis Zubeldía. Apesar da chegada de Hernán Crespo, o jogador preferiu se transferir ao Santos.

Necessidade do Santos

Para o restante da temporada, o Santos enxergava a contratação do lateral como uma necessidade. Igor Vinícius chega para substituir o argentino Leo Godoy, que nunca se firmou no Peixe e foi negociado com o Independiente. Assim, Igor disputará posição com Aderlan e JP Chermont.

Com as atuações ruins de Godoy, a irregularidade de Chermont e Aderlan lesionado, o Santos teve de improvisar diversas vezes na lateral-direita durante o primeiro semestre.

Relembre a carreira de Igor Vinícius

Igor Vinícius chegou na base do Santos quando tinha apenas 12 anos. Em 2016, estreou no profissional do Peixe, mas fez apenas duas partidas e foi para o Ituano. Em 2019 chegou ao São Paulo, onde permaneceu por sete temporadas, alternando entre altos e baixos.

Pelo Tricolor, foi peça importante ao longo dos anos e fez parte dos elencos campeões do Paulistão de 2021 e da Copa do Brasil de 2023. Ao todo, foram 217 jogos pelo São Paulo, com sete gols e 24 assistências.

São Paulo também se pronunciou; Veja a nota completa abaixo:

“O São Paulo acertou a transferência em definitivo do lateral-direito Igor Vinícius para o Santos. O jogador, de 28 anos, se despede do Tricolor com os títulos do Campeonato Paulista (2021), da Copa do Brasil (2023) e da Supercopa Rei (2024). Foram 217 jogos, sete gols e 24 assistências pelo time são-paulino entre 2019 e 2025”

Saídas, chegadas e permanências: como o São Paulo atua no mercado

A janela de transferências para chegada de jogadores ao futebol brasileiro abre apenas no dia 10 de julho. Enquanto isso, o São Paulo, mesmo ainda sem contratar, tem tido dias agitados à espera da continuação das competições depois da Copa do Mundo de Clubes.

Desde a pausa do Campeonato Brasileiro, no dia 12 de junho, o elenco do São Paulo já passou por mudanças. Ainda à espera de um atacante e um meia-armador, o Tricolor vai para a segunda metade da temporada com pelo menos três saídas.

Quem ainda não deixou o elenco, mas deve ser vendido pelo São Paulo é o meia Matheus Alves. O garoto está sendo negociado por 6 milhões de euros (R$ 37,9 milhões) com o CSKA, da Rússia. Ele não está mais treinando no CT da Barra Funda e não deve continuar no Tricolor.

Em contrapartida, o técnico Hernán Crespo já tem certeza de que não poderá contar com dois jogadores que chegaram a ser titulares com Luis Zubeldía. O lateral-direito Igor Vinícius e o zagueiro Ruan deixaram o São Paulo nos últimos dias.

Igor Vinícius tinha contrato até o fim do ano, mas o Tricolor liberou o lateral-direito para o rival Santos para abrir espaço na folha salarial. O clube ficará com 20% de uma futura venda do jogador.

Já Ruan precisou voltar ao Sassuolo, da Itália. O zagueiro estava emprestado ao São Paulo até a última segunda-feira, e as partes não chegaram num acordo para que ele permanecesse no Brasil. O jogador terá de passar por um procedimento no joelho direito, e o prazo de retorno aos gramados ainda é incerto.

Quem também ficou sem contrato, mas sequer havia entrado em campo este ano, foi o volante Liziero. Ele se despediu do São Paulo na última segunda, junto com Ruan.

Enquanto isso, o São Paulo acertou a permanência de Marcos Antônio. O meio-campista estava emprestado pela Lazio, da Itália, também até a última segunda-feira, mas o Tricolor conseguiu estender o contrato por mais uma temporada. O jogador é visto como peça importante para o técnico Hernán Crespo.

Já de olho no mercado de transferências, o São Paulo entende que precisa de pelo menos um ponta e um meio-campista para o segundo semestre. O centroavante Juan Dinenno foi contratado antes do início da Copa do Mundo de Clubes e já está integrado ao elenco – até estreou na derrota para o Vasco.

Por causa dessas necessidades, o São Paulo sondou a situação do atacante Biel, do Sporting, de Portugal, mas o clube tem interesse em vender o jogador, não emprestá-lo. O Tricolor, então, não formalizou uma proposta.

Os próximos dias devem seguir agitados no CT da Barra Funda, enquanto os jogadores já trabalham de olho na continuação das competições.