São Paulo recebe sugestões de Crespo e monta lista de prioridades

O São Paulo ainda não acertou com nenhum reforço para a sequência da temporada, mas já tem uma lista de prioridades para preencher lacunas em seu elenco.

Hernán Crespo, técnico contratado para o lugar de Luis Zubeldía, indicou opções para o Tricolor se reforçar de acordo com as necessidades mapeadas antes de sua chegada. Os nomes ainda não foram revelados.

O São Paulo entende que precisa de três jogadores para o segundo semestre, para as disputas do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Libertadores. A prioridade, neste momento, é encontrar um lateral-direito para substituir Igor Vinícius, que deixou o Tricolor para jogar no Santos.

Sem o jogador e com o jovem Maik lesionado, o time tem apenas o experiente Cédric para a posição. Há a possibilidade de o garoto Ângelo, de 16 anos, passar a ser observado por Hernán Crespo mais de perto, mas a diretoria entende que precisa de um lateral-direito mais pronto para disputar posição.

O São Paulo também quer, em segundo lugar na sua lista de prioridades, um atacante que atue pelos dois lados do campo. Atualmente, Lucca, Ferreira, Lucas Ferreira e Henrique Carmo são as opções de Crespo com essas características. Lucas é visto como uma peça para atuar centralizada.

Apesar dos quatro jogadores à disposição da comissão técnica, o Tricolor entende que precisa de uma peça com mais experiência, no mesmo nível de Ferreira, para reforçar o setor ofensivo.

Por fim, contratar um zagueiro está em terceiro lugar na lista de prioridades do São Paulo. A saída de Ruan abriu espaço para o Tricolor ir ao mercado em busca de um substituto, mas o clube não trata a procura por um defensor com urgência.

O São Paulo está de olho em possibilidades que se encaixem em suas condições financeiras para dar a Crespo mais segurança nos momentos em que o técnico deseje utilizar três zagueiros. O elenco atualmente tem Arboleda, Alan Franco, Ferraresi e Sabino para a zaga.

Em crise financeira, o clube não tem negociações avançadas com nenhum jogador.

O Tricolor está em fase de contatos iniciais com as sugestões indicadas pelo técnico Hernán Crespo para reforçar o elenco, tem feito sondagens, entrado em contato com empresários, discutido possibilidades e procurado soluções para seus problemas.

O treinador, desde a chegada ao clube, mantém conversas constantes com a diretoria para definir prioridades e necessidades do elenco.

O São Paulo, por outro lado, negocia a saída de Matheus Alves para o CSKA, da Rússia, e a renovação de Alan Franco, zagueiro titular do time.

Bobadilla busca espaço após semestre marcado por caso de xenofobia

Em sua segunda temporada pelo São Paulo, o volante Damián Bobadilla viveu um primeiro semestre de 2025 marcado por altos e baixos. Ao todo, foram 23 partidas disputadas, sendo apenas sete entre os titulares. Apesar de não ter balançado as redes, o atleta já distribuiu uma assistência.

No dia 27 de maio, Bobadilla protagonizou um caso de xenofobia contra o zagueiro Miguel Navarro, do Talleres.

Miguel Navarro relatou ter sido ofendido por Bobadilla, que teria proferido as palavras “venezuelano morto de fome” no duelo entre São Paulo e Talleres, válido pela sexta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, no Morumbis.

O volante tricolor foi posteriormente indiciado pela Polícia Civil de São Paulo e multado pela Conmebol no valor de 15 mil dólares (R$ 83,4 mil na cotação atual).

A defesa de Bobadilla afirmou que houve provocação prévia por parte de Navarro, e que o são-paulino reagiu no calor do jogo, sem a intenção de discriminar. Apesar disso, Rodrigo Correa Batista, delegado responsável pelo caso, disse que os elementos colhidos apontavam claramente para a autoria da ofensa por parte do volante tricolor.

Aos 23 anos, o atleta foi contratado pelo clube paulista com status de promessa do futebol paraguaio. Porém, ainda não conseguiu se firmar no setor de meio-campo, que inclui jogadores como: Marcos Antônio, Alisson, Pablo Maia e Luan.

Neste segundo semestre, Damián Bobadilla busca superar o caso de xenofobia e espera ganhar espaço no São Paulo. O próximo compromisso do time está marcado para o dia 12 de julho, sábado, contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 16h30 (de Brasília).

Atualmente, o São Paulo ocupa a 14ª colocação no campeonato, com 12 pontos, e segue vivo também nas oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil.

São Paulo ainda acredita na renovação de Alan Franco

O zagueiro Alan Franco pode assinar um pré-contrato com qualquer outro clube para sair de graça do São Paulo no início do ano. Mesmo assim, o Tricolor está tranquilo: confia que não vai perder um de seus principais defensores, titular absoluto na temporada passada.

A confiança do São Paulo na permanência está diretamente ligada à vontade de Alan Franco. O defensor reforçou internamente, nos últimos dias, que não tem interesse em deixar o Tricolor. Ele, inclusive, tem demonstrado constantemente para as pessoas no CT da Barra Funda que quer renovar seu contrato o quanto antes e que não vai assinar com outro clube.

O desejo tricolor é prorrogar o vínculo por mais duas temporadas. O atual vai apenas até o fim de 2025. As negociações, portanto, são para que Alan Franco fique no São Paulo até o fim de 2027.

As negociações do São Paulo com Alan Franco se arrastam há meses, mas ainda não estão em estágio final e decisivo. Há alguns pontos em discussão entre o clube e os empresários responsáveis pela carreira do zagueiro.

Um dos temas em discussão entre as partes é referente a valores que o São Paulo ainda não pagou aos agentes pela contratação de Alan Franco. O clube tenta chegar num acordo para acertar o pagamento dessas quantias durante o novo contrato.

As conversas entre São Paulo e empresários têm acontecido com frequência, mais de uma vez por semana. A tendência é de que as negociações sejam intensificadas, agora que Alan Franco pode assinar um pré-contrato com outro time – mesmo que o zagueiro tenha avisado ao Tricolor que não fará isso.

São Paulo realiza treino tático e segue preparação

O São Paulo segue se preparando para a sequência da temporada de 2025. Na manhã desta quarta-feira, a equipe realizou mais uma série de atividades, intensificando os ajustes para o retorno ao Campeonato Brasileiro e para a reestreia do técnico Hernán Crespo.

O treino começou o aquecimento coordenado pela preparação física. Em seguida, os atletas realizaram um trabalho de troca de passes em velocidade e posse de bola em espaço reduzido, sob a supervisão da comissão técnica.

Por fim, Hernán Crespo levou a equipe para o campo principal e comandou um treino tático, de 11 contra 11, utilizando toda a extensão do gramado.

Os atacantes Lucas e Ferreira seguiram seus cronogramas de recuperação física, com trabalhos de transição com a preparação física no campo. Eles se encontram em fase final de recuperação de lesão na fáscia plantar do pé esquerdo e de estiramento da cápsula posterior do joelho direito, respectivamente.

Já o volante Luiz Gustavo cumpre protocolo de tromboembolismo pulmonar, com atividades sem impacto no gramado.

Situação do São Paulo

O São Paulo volta a treinar nesta quinta-feira (3), novamente no CT da Barra Funda, para trabalhos pela manhã (9h30) e no período da tarde (15h30).

A equipe se prepara para enfrentar o Flamengo no dia 12 de julho, sábado, às 16h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Atualmente, o São Paulo ocupa a 14ª colocação na competição, com 12 pontos, e segue vivo também nas oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil.

São Paulo perde do Juventude e fica fora do G8 do Sub-20 sub-20

O São Paulo perdeu do Juventude por 1 a 0 nesta quarta-feira, pela 16ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro sub-20, em Cotia. Matheus Henrique foi o autor do gol da equipe gaúcha.

Diante do resultado, o Tricolor caiu para a 12º posição, com 21 pontos. Em caso de vitória, porém, o clube paulista poderia ingressar no G8 da competição (apenas os oito melhores colocados avançam às quartas de final). A equipe jaconera, por sua vez, chegou aos 26 pontos e subiu para o sexto lugar.

Pela 17ª rodada do Brasileirão sub-20, o São Paulo encara o Palmeiras, na próxima quarta-feira. A bola rola a partir das 21h (de Brasília), na Arena Barueri. Já o Juventude enfrenta o Bahia, às 15h da próxima terça-feira, no Estádio Municipal Homero Soldatelli.

São Paulo x Juventude

O tento do Juventude saiu aos 41 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de falta, Matheus Henrique mandou de pé esquerdo para o gol.

Sem proposta de renovação, Leandro pode deixar o clube no fim do ano

O São Paulo ainda não abriu conversas para renovação de contrato do goleiro Leandro, que completa 21 anos em novembro, e pode perder o jogador de graça ao término da temporada.

Cria de Cotia e hoje reserva da posição atrás de Rafael, Jandrei e Young, o jogador tem vínculo até 31 de dezembro e, neste momento, já pode assinar um pré-contrato com qualquer clube para 2026.

Diante da posição ainda incerta do São Paulo, o estafe do jogador tem ouvido sondagens de equipes de fora do Brasil e prepara um plano de carreira para o caso da saída do jogador. A prioridade, porém, é permanecer no Morumbis caso exista um plano de utilização a médio prazo.

No São Paulo desde 2019, ele ganhou destaque na base em 2022 ao marcar um gol de falta numa partida contra a Penapolense, pelo Campeonato Paulista Sub-20, o que gerou comparações com o ídolo Rogério Ceni, que na época era o comandante da equipe principal.

Goleiros da base, porém, não têm jogado no São Paulo nos últimos anos.

Em 2025, Rafael fez 32 jogos e Jandrei foi o substituto em outros cinco. Em 2024, num ano em que o titular se ausentou por convocações da seleção brasileira, Rafael fez 52 e Jandrei jogou outros 16. Até aqui, nem Leandro nem Young, de 23 anos, tiveram chance de estrear pela equipe principal.

Marcos Antônio fala da renovação de empréstimo e primeiros dias de Crespo

Marcos Antonio vive um momento especial no São Paulo. Após ter seu novo contrato de empréstimo renovado nesta terça-feira, o volante de 25 anos celebrou a permanência no clube e fez questão de destacar o acolhimento que recebeu desde que chegou ao CT da Barra Funda, em julho do ano passado.

“Estou muito feliz de poder continuar aqui. Desde o primeiro dia que eu cheguei fui muito bem recebido por todos e isso me deu confiança pra poder trabalhar e demonstrar o que sei de melhor. Isso foi muito importante pra mim e pra minha adaptação aqui dentro. Quero continuar ajudando da melhor forma”, afirmou o camisa 20.

Emprestado pela Lazio, da Itália, Marcos Antonio teve seu novo vínculo estendido até 30 de junho de 2026, com opção de compra. Mais adaptado ao clube, ele ganhou espaço ao longo dos últimos meses e se consolidou como titular após as ausências de Pablo Maia, por lesão, e Luiz Gustavo, afastado por um problema pulmonar.

Recuperado de uma lesão muscular, o meio-campista voltou a treinar normalmente e participa ativamente da intertemporada sob o comando de Hernán Crespo. O jogador também elogiou o início dos trabalhos com a nova comissão técnica.

“É sempre importante ter todos os jogadores juntos. Isso vai nos ajudar bastante. É um início muito positivo. Estamos fazendo muitas coisas que vão nos ajudar ao longo do campeonato”, concluiu.

Na atual temporada, Marcos Antonio já disputou 20 jogos pelo Tricolor, sendo 17 deles como titular. Seu desempenho e regularidade transformaram a permanência em prioridade para a diretoria.

Raio-x dos contratos: veja durações e porcentagens do São Paulo

O São Paulo tem cinco jogadores com contrato apenas até 31 de dezembro, sendo um por empréstimo (Enzo Díaz, do River Plate) e um reforço recém-chegado, o atacante Juan Dinenno.

Na mesma semana em que o elenco contou com três saídas – Ruan, Igor Vinícius e Liziero – , o ge reúne as informações contratuais dos jogadores à disposição do técnico Hernán Crespo.

Contratados este ano, Oscar, Wendell, Cédric Soares e Dinenno não tiveram seus percentuais revelados pelo clube. Os demais contratos se tornaram públicos no balanço de 2024.

Curiosamente, o São Paulo não tem 100% de nenhum jogador promovido de Cotia. Todos os atletas tiveram pequenas fatias cedidas, geralmente a eles próprios, para facilitação da renovação contratual.

Crespo com o elenco do São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Crespo com o elenco do São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Crias da base, o atacante Henrique Carmo e o volante Hugo (que se recupera de lesão) são os jogadores que já atuaram pelo profissional que possuem os vínculos mais longos. Soma-se à dupla o meia Matheus Alves, que está a poucos detalhes de ser vendido ao CSKA, da Rússia.

Confira:

 

Os contratos mais curtos

 

Dos quatro jogadores que já podem assinar um pré-contrato com outras equipes, um é neste momento a prioridade da diretoria: Alan Franco. O zagueiro, que tem 80% dos direitos ligados ao clube, já tem em mãos uma proposta de renovação por mais dois anos.

Além deles, o goleiro Leandro, de 20 anos, e o volante Luiz Gustavo, que faz 38 neste mês, também têm vínculo curto. O veterano trata um tromboembolismo pulmonar (quando há obstrução de uma artéria do pulmão) e ainda tem continuidade indefinida na carreira para 2026.

Dinenno, que chegou após rescindir com o Cruzeiro, também tem vínculo curto, mas pode renovar caso tenha um desempenho satisfatório.

Emprestado pelo River Plate, Enzo Díaz vem batendo as metas e pode ser comprado. O valor está fixado em 2 milhões de dólares (R$ 10,9 milhões). O Tricolor ficará com 60% dos direitos do lateral.

Contratos até 31/12/2025

JOGADOR CONTRATO ATÉ DIREITOS DO SPFC
Luiz Gustavo 31/12/2025 100%
Leandro 31/12/2025 80%
Alan Franco 31/12/2025 80%
Enzo Díaz 31/12/2025 emprestado
Dinenno 31/12/2025 não informado

Contratos que acabam em 2026

 

Com a renovação de contrato de Marcos Antônio, que acertou um novo empréstimo até 30 de junho de 2026, o São Paulo tem 11 jogadores com contratos que acabam até o fim da próxima temporada.

O ano pode marcar o fim do vínculo de alguns de três dos principais ídolos da equipe: Lucas Moura, Luciano e Calleri têm contrato até o fim de 2026.

Contratos até o fim de 2026

JOGADOR CONTRATO ATÉ DIREITOS DO SPFC
Marcos Antônio 30/06/2026 emprestado
Felipe Negrucci 31/07/2026 90%
Jandrei 31/12/2026 70%
Young 31/12/2026 90%
Matheus Belém 31/12/2026 90%
Rodriguinho 31/12/2026 90%
Calleri 31/12/2026 70%
Lucas Moura 31/12/2026 70%
Luciano 31/12/2026 50%
Sabino 31/12/2026 80%
Luan 31/12/2026 95%

Contratos até 2027

 

São 12 os jogadores com vínculo até o fim de 2027. Um deles, porém, merece uma explicação.

Contratado no início de 2024 para um vínculo de quatro anos, o paraguaio Damián Bobadilla hoje aparece registrado na CBF só até 8 de janeiro de 2026. Trata-se apenas, porém, de uma questão burocrática, já que ele conta com um visto de trabalho de dois anos. Ao renovar o visto no início do ano, a continuidade do contrato até o fim de 2027 passará a ter validade automaticamente.

A lista conta com jogadores que foram contratados neste ano, casos de Oscar, Wendell e Cédric Soares. A diretoria nunca detalhou quantos direitos econômicos têm de cada jogador.

Comprado do Grupo City na temporada passada, o nome de Nahuel Ferraresi não aparece no balanço do clube que foi publicado neste ano. Assim, também não é possível apontar o percentual tricolor.

Contratos até 2027

JOGADOR CONTRATO ATÉ DIREITOS DO SPFC
Cédric Soares 5/2/2027 não informado
Patryck Lanza 30/04/2027 85%
Bobadilla 31/12/2027 60%
Rafael 31/12/2027 100%
Alisson 31/12/2027 100%
Arboleda 31/12/2027 80%
Ferraresi 31/12/2027 não consta no balanço
Pablo Maia 31/12/2027 85%
Ferreirinha 31/12/2027 65%
André Silva 31/12/2027 80%
Wendell 31/12/2027 não informado
Oscar 31/12/2027 não informado

Os contratos mais longos

 

Sete garotos da base aparecem com os contratos mais longos do do São Paulo neste momento.

Um deles, porém, está perto de deixar o clube: o meia Matheus Alves, que será vendido ao CSKA, da Rússia. O Tricolor conta com 85% dos direitos dele.

Contratos até 2028

JOGADOR CONTRATO ATÉ DIREITOS DO SPFC
Lucca 30/4/2028 90%
Maik 31/5/2028 90%
Lucas Ferreira 31/7/2028 80%
Ryan Francisco 30/11/2028 80%
Matheus Alves 31/12/2028 85%
Hugo Leonardo 31/12/2028 80%
Henrique Carmo 31/12/2028 85%

Fonte: Globo Esporte

Wendell busca titularidade após semestre longe de protagonismo

Contratado com status de reforço de peso, Wendell encerrou o primeiro semestre longe do protagonismo esperado no São Paulo. Com apenas 16 jogos disputados e uma assistência registrada, o lateral esquerdo viu Enzo Díaz tomar conta da posição, mesmo com toda a bagagem internacional acumulada pelo ex-jogador do Porto e da Seleção Brasileira.

A adaptação ao futebol brasileiro, após anos atuando na Europa, parece ter sido mais lenta do que o esperado. Wendell conviveu com momentos de baixa forma e problemas físicos, como a pancada na bochecha sofrida no clássico contra o Palmeiras. Ainda assim, encerrou o semestre com dois jogos consecutivos como titular — algo inédito até então — e, diante do Fortaleza, completou 90 minutos pela primeira vez com a camisa tricolor.

Apesar da performance tímida em números ofensivos, o desempenho defensivo de Wendell foi consistente diante dos cearenses: três cortes, duas interceptações, dois desarmes e 100% de aproveitamento nos duelos pelo chão, segundo o Sofascore. O técnico Luis Zubeldía, que deixou o clube antes da pausa do calendário, chegou a elogiar publicamente o lateral, destacando o processo de adaptação ao futebol brasileiro e a confiança da diretoria na sua contratação.

 

No entanto, o primeiro semestre mostrou que Enzo Díaz saiu na frente. Contratado por empréstimo junto ao River Plate, o argentino rapidamente se encaixou no sistema tático são-paulino e se firmou como titular absoluto nas principais partidas do ano, mesmo com a concorrência direta de Wendell. A disputa, agora, ganha novo fôlego com a chegada de Hernán Crespo ao comando técnico da equipe.

Com a intertemporada no CT da Barra Funda e a retomada do calendário com decisões na Libertadores e na Copa do Brasil, Wendell terá a oportunidade de reescrever sua trajetória no São Paulo. Crespo deve promover uma avaliação do elenco a partir de critérios próprios, o que pode zerar a disputa na lateral esquerda. Ainda assim, o futebol consistente apresentado por Enzo Díaz até aqui deve pesar na briga por uma vaga no time titular.

O segundo semestre, portanto, será decisivo para o futuro de Wendell no Tricolor. A concorrência é dura, mas a nova comissão técnica representa uma chance de virada.