Adaptado ao Porto, Moreira supera marca do São Paulo

Revelado em Cotia, o lateral-direito Moreira lidou com altos e baixos (mais do que o natural para um garoto) no São Paulo até ser emprestado ao Porto, de Portugal, no início deste ano. Entre lesões e incertezas sobre o futuro, o jogador de apenas 21 anos decidiu respirar novos ares para tentar reencontrar o caminho da felicidade em sua ainda breve carreira.

E encontrou. Moreira foi emprestado pelo São Paulo até o fim de 2025, numa negociação para facilitar a contratação do lateral-esquerdo Wendell, que estava no clube português. Em sua nova casa, o lateral-direito, que tem cidadania portuguesa, voltou a ter destaque e, em poucos meses, já está em sua temporada com mais minutos em campo.

Moreira foi alocado no elenco do Porto B, que disputa a Liga Portugal 2, a segunda divisão do país, numa estratégia de adaptação. Em seu novo time, o lateral-direito já esteve em campo por 830 minutos (jogou 11 das 15 partidas possíveis no período). No São Paulo, a temporada em que foi mais utilizado teve 707 minutos, em 2022.

– Eu vim em busca de mais minutos. Consequentemente, o objetivo foi concluído. E que se mantenha assim. Não tem muito um porquê (de ter jogado pouco no São Paulo). Tem fatores externos, no São Paulo ou em qualquer lugar. Estou feliz, porque aqui realmente tem dado certo. Estou tendo minutos, muitos minutos, com boas atuações, isso também é relevante. Acho que essa foi a principal finalidade pela qual eu vim pra cá. E tem sido muito bem feito – disse Moreira, ao ge.

A ascensão de Moreira no profissional do São Paulo foi freada por lesões e outros problemas. No fim de 2022, ano em que foi promovido ao time principal, rompeu ligamentos do joelho esquerdo. Na temporada seguinte, esteve em campo apenas quatro vezes (três delas pelo sub-20).

Em 2024, Moreira teve de lidar com mais problemas físicos e a preferência dos treinadores por outros laterais. Algumas lesões musculares atrapalharam a sequência do lateral-direito no São Paulo. Foi noticiado, à época, que uma delas causou um atrito entre o garoto e a comissão técnica de Luis Zubeldía, que estava no clube.

Moreira foi substituído com uma lesão na coxa direita no fim do primeiro tempo da partida contra o Cruzeiro, no Morumbis, em junho. Ainda no banco de reservas, iniciou tratamento no local. Zubeldía, porém, ficou contrariado, porque acreditava que o garoto tinha condições de continuar jogando.

Depois desta partida, Moreira ficou em tratamento no CT da Barra Funda para se recuperar da lesão e só disputou mais quatro jogos até o fim da temporada pelo São Paulo. Hoje, o lateral-direito descarta problemas com Zubeldía, mas garante que estava lesionado.

– Eu nunca tive… A realidade é que eu nunca tive problema com o Zubeldía. Sempre fui profissional o suficiente. E isso eu ouvi dele. Eu sempre fui muito profissional em tudo o que eu fiz. Querendo ou não, eu aprendi muito com ele no dia a dia. Especificamente sobre o jogo contra o Cruzeiro, que disseram que não havia a lesão, isso não corresponde. Eu realmente tive uma lesão ali. Eu não sei se isso causou uma divergência ou alguma coisa ali, eu só sei que eu realmente não tinha condições de jogo.

– Já no jogo, no dia do jogo (já tinha a lesão). E eu realmente fui e tentei corresponder. Acabou que não aconteceu. De uma forma natural. Com qualquer atleta isso acontece. E da minha parte isso não gerou nenhuma divergência, continuei trabalhando firme. Obviamente eu não estava feliz, isso é fato. Mas continuei trabalhando firme. Não desanimei, não deixei de fazer nada. Em nenhum momento tive algum tipo de vaidade referente a isso. Falei que ia recuperar, voltar para o campo. Sempre foi minha mentalidade nessa fase que eu estava passando. Agora, se isso acabou consequentemente fazer com que tomassem decisão a meu respeito, eu não sei – disse Moreira.

Independentemente da maneira como saiu do São Paulo, o lateral-direito não esconde seu amor pelo clube. Ele está emprestado ao Porto apenas até o fim da atual temporada e evita falar sobre o futuro, mas reconhece a gratidão pelo Tricolor, onde começou a carreira, e agradece à torcida pelo carinho nas redes sociais, seu ponto de encontro com os torcedores.

– Eu acho que não (não ficou sentimento ruim). Tudo é ciclo, como eu disse. O ciclo não foi como eu e todos gostaríamos, mas é uma coisa que faz parte. E eu não tenho (mágoa)… é injusto da minha parte dizer que eu tenho algum tipo de intolerância às pessoas que trabalham lá. Eu não posso falar isso. O São Paulo é minha casa. Eu amo o São Paulo, amo as pessoas que estão lá, com quem eu trabalhei.

– Eu recebo mensagem todo dia, falando para voltar. Para eu não ficar por aqui. Eu tenho uma relação muito boa com a torcida do São Paulo. O São Paulo é o clube em que eu praticamente nasci. Estou desde os meus 13 anos no São Paulo. Tenho muito tempo de casa. Assim como outros jogadores que ficaram lá comigo. Saber que a torcida tem esse carinho por mim é muito gratificante. É uma sensação de felicidade. Não consigo nem expressar com palavras – completou Moreira.

Agora jogando, mas longe do São Paulo, Moreira diz que não faria nada diferente do que foi feito em seu período no Morumbis. O garoto prefere acreditar que as coisas aconteceram como tinham de acontecer, apesar de, claro, ter jogado menos do que gostaria.

– Eu não sei se eu teria mudado alguma coisa, porque eu acho que isso parte de algo que a gente não controla muito. Tipo, como eu falei… Eu acredito muito em trabalho, em consistência, em disciplina. Eu acho que uma coisa que é fato na minha cabeça é que nunca foi falta de vontade ou falta de trabalho. E sinceramente na posição que eu estava era uma coisa que dentro do meu alcance eu só tinha vontade, o trabalho e a disciplina. Era o que estava me movendo ali.

– Claro que tem outros fatores externos, mas não está no meu controle. E essas três coisas nunca faltaram. Eu não sei se eu faria algo diferente. Claro que uma coisa é fato, eu queria que fosse diferente. Mas não por algum sentimento de injustiça, não por isso. Mas algo que fosse diferente em relação às coisas positivas. Infelizmente teve coisas negativas que atrapalharam.

Moreira foi emprestado pelo São Paulo por uma temporada, com opção de compra fixada em 2,5 milhões de euros (R$ 15,3 milhões) por 50% dos direitos. O Tricolor manterá 40% dos direitos econômicos se ele for vendido.

Veja revelações vendidas pelo São Paulo com menos de 50 jogos no clube

Matheus Alves está perto de ser vendido pelo São Paulo ao CSKA, da Rússia. O meia viajou na madrugada desta sexta-feira para exames médicos e assinatura de contrato.

A negociação segue um padrão do clube nos últimos anos em relação a jogadores revelados em Cotia: atletas são negociados antes de atingirem 50 jogos pelo time profissional.

Contando com Alves, o Tricolor vendeu, desde 2021, 18 revelações da base antes que elas se firmassem na equipe profissional do clube e atingissem a marca.

Veja abaixo a lista de jogadores da base vendidos no período (e os clubes para os quais eles foram) antes de atingirem a marca de 50 jogos pelo São Paulo:

Matheus Alves – CSKA – 12 jogos

 

Matheus Alves durante jogo do São Paulo — Foto: Foto: Rubens Chiri/saopaulofc

Matheus Alves durante jogo do São Paulo — Foto: Foto: Rubens Chiri/saopaulofc

Ângelo – Strasbourg – não estreou no profissional

 

O lateral-direito de 16 anos, porém, fica no São Paulo até os 18 e pode ser aproveitado na equipe de cima.

Angelo, lateral-direito do São Paulo, em treino no CT — Foto: Erico Leonan / saopaulofc.net

Angelo, lateral-direito do São Paulo, em treino no CT — Foto: Erico Leonan / saopaulofc.net

William Gomes – Porto – 17 jogos

 

William Gomes em Porto x Al Ahly — Foto: REUTERS/Susana Vera

William Gomes em Porto x Al Ahly — Foto: REUTERS/Susana Vera

Moreira – Porto (emprestado) – 27 jogos

 

João Moreira em ação pelo Porto B — Foto: Divulgação

João Moreira em ação pelo Porto B — Foto: Divulgação

Talles Wander – AFS – 2 jogos

 

Talles Wander no AFS de Portugal — Foto: Divulgação

Talles Wander no AFS de Portugal — Foto: Divulgação

Nathan – Bragantino – 34 jogos

 

Nathan Mendes, lateral-direito do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Nathan Mendes, lateral-direito do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Talles Costa – Polissya – 10 jogos

 

Talles Costa, hoje no Polissya — Foto: Foto: Divulgação

Talles Costa, hoje no Polissya — Foto: Foto: Divulgação

Newerton – Shakhtar – não atuou pelo profissional

 

Newerton, atacante do Shakhtar Donetsk — Foto: Andrii Piatov's

Newerton, atacante do Shakhtar Donetsk — Foto: Andrii Piatov’s

Luizão – West Ham – 20 jogos

 

Luizão, jogador do West Ham — Foto: Foto: Divulgação

Luizão, jogador do West Ham — Foto: Foto: Divulgação

Marquinhos – Arsenal – 41 jogos

 

Marquinhos comemora gol em Zurique x Arsenal pela Liga Europa — Foto: Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Images

Marquinhos comemora gol em Zurique x Arsenal pela Liga Europa — Foto: Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Images

Lucas Perri – Botafogo – 9 jogos

 

Lucas Perri comemora a vitória sobre o América-MG — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Lucas Perri comemora a vitória sobre o América-MG — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Jonas Toró – Panathinaikos – 48 jogos

 

Jonas Toró, no Panathinaikos — Foto: Foto: Divulgação

Jonas Toró, no Panathinaikos — Foto: Foto: Divulgação

Paulinho Bóia – Metalist – 31 jogos

 

Paulo Bóia, pelo Metalist — Foto: Foto: Divulgação

Paulo Bóia, pelo Metalist — Foto: Foto: Divulgação

Helinho – Bragantino – 35 jogos

 

Helinho comemora gol pelo Bragantino contra o Vasco — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Helinho comemora gol pelo Bragantino contra o Vasco — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

David Neres – Ajax – 8 jogos

 

David Neres comemora gol pelo Ajax: atacante teve passagem relâmpago no profissional do São Paulo — Foto: Twitter/Ajax

David Neres comemora gol pelo Ajax: atacante teve passagem relâmpago no profissional do São Paulo — Foto: Twitter/Ajax

Boschilia – Monaco – 45 jogos

 

Gabriel Boschilia foi vendido pelo São Paulo ao Monaco, em 2015, e hoje está no Internacional — Foto: Reprodução / Site Oficial

Gabriel Boschilia foi vendido pelo São Paulo ao Monaco, em 2015, e hoje está no Internacional — Foto: Reprodução / Site Oficial

Morato – Benfica – não jogou pelo profissional

 

Morato nem jogou no profissional do São Paulo e foi vendido ao Benfica — Foto: Divulgação/Benfica

Morato nem jogou no profissional do São Paulo e foi vendido ao Benfica — Foto: Divulgação/Benfica

Tuta – Eintracht Frankfurt – não jogou pelo profissional

 

Tuta foi vendido ao Eintracht Frankfurt, da Alemanha, sem jogar no profissional do São Paulo — Foto: Reprodução/Twitter

Tuta foi vendido ao Eintracht Frankfurt, da Alemanha, sem jogar no profissional do São Paulo — Foto: Reprodução/Twitter

Fonte: Globo Esporte

Matheus Alves se despede do São Paulo e embarca para a Rússia

O meia Matheus Alves embarcou para a Rússia no fim da noite desta quinta-feira. Com os olhos marejados, o abraço da família e sonhos na bagagem, o garoto de 20 anos se despediu do São Paulo para acertar com o CSKA. Nos próximos dias, fará exames médicos e vai assinar contrato com seu novo clube.

O voo de Matheus Alves para Moscou, a capital da Rússia, parte do Aeroporto Internacional de Guarulhos no início da madrugada de sexta-feira. Ele viajará com o pai, um advogado e o empresário Lecca de Camargo, sócio de Giuliano Bertolucci na gestão de sua carreira. Antes disso, o garoto falou sobre a ansiedade pelo acerto com o CSKA e prometeu voltar ao São Paulo no futuro.

– Esses últimos dias foram um pouco difíceis por não saber o que estava acontecendo, esperando a resposta final. Mas quando recebi a resposta fiquei muito feliz, porque também era um desejo meu ir para a Europa. Talvez alguns torcedores achem que é muito cedo e talvez seja um pouco cedo, mas era um sonho que estou realizando e estou muito feliz com isso – disse o jogador.

Revelado em Cotia, Matheus Alves deixa o Tricolor depois de um título da Copa São Paulo de Futebol Júnior e apenas 15 jogos no time profissional. Ele chegou a ser titular em sete partidas seguidas sob o comando do técnico Luis Zubeldía nesta temporada. Foi o suficiente para chamar a atenção do CSKA.

– Não tenho nem palavras para descrever como o São Paulo foi importante na minha vida. A maior força dentro de mim foi o São Paulo, que confiou em mim. Teve época de ser dispensado e me seguraram por verem meu potencial. Graças a Deus e a eles, como cuidaram de mim desde o berço, como falo. Foi meu primeiro clube e se Deus quiser vai ser meu último também.

– Muito obrigado por todo o apoio e desculpa qualquer coisa. Eu vou voltar, pode deixar – completou Alves.

As últimas horas de Matheus Alves como jogador do São Paulo foram de despedidas. Os amigos Maik e Lucas Ferreira foram de São Paulo a Santos, onde morava o meio-campista, para alguns poucos minutos da famosa resenha.

– Com certeza (vou sentir falta do) dia a dia com o pessoal, a resenha. Os meninos que subiram comigo. Não tem preço vê-los chegando onde já chegaram e vão chegar ainda. Na despedida, o Maik e o (Lucas) Ferreira desceram para casa. Foram de São Paulo até Santos para ficar meia horinha lá em casa e se despedir. Agradeço muito eles, que me ajudaram demais nessa minha fase no São Paulo. Que possam crescer. Todos do profissional e da base também – completou.

Matheus Alves, de 20 anos, se tornou alvo do CSKA nos últimos meses. Os russos chegaram a fazer uma chamada de vídeo com o meio-campista antes de formalizar a proposta ao São Paulo. Desde o mês passado, porém, o Tricolor passou a discutir a venda com o clube europeu.

O valor será próximo a 6 milhões de euros (R$ 37,9 milhões) pelos 100% dos direitos econômicos do jogador, que tem 90% deles ligados ao São Paulo .

Nos últimos meses, o Tricolor tinha avisado aos empresários do jogador que esperava uma proposta mínima de 10 milhões de euros (cerca de R$ 63,2 imilhões), mas o clube russo apresentou uma oferta com valor inferior.

Por causa de seus problemas financeiros e de fluxo de caixa, o São Paulo decidiu encaminhar a transferência mesmo abaixo do que era esperado.

SP aguarda formalização da rescisão com Zubeldía para registrar Crespo

Embora Luiz Zubeldía já tenha deixado o comando técnico do São Paulo há cerca de duas semanas, o clube tricolor ainda não formalizou a rescisão contratual do antigo treinador na CBF. O que, neste momento, inviabiliza a inscrição de Hernán Crespo.

Segundo apuração do ge, restam ainda algumas formalidades no processo de rescisão de Zubeldía. O departamento jurídico do clube e os responsáveis pela carreira do técnico estão por detalhes para chegar a um acordo. Os valores ainda não foram acertados.

A tendência é que o fim do vínculo com Zubeldía seja registrado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF na próxima semana, já que a estreia de Crespo pelo São Paulo está prevista para o dia 12, contra o Flamengo, no Maracanã.

O Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas da CBF (RNRTAF) estabelece que um clube só pode registrar um novo técnico após a rescisão contratual do anterior ser publicada no BID.

Apresentado no dia 24 de junho, Crespo recebeu o elenco no CT da Barra Funda no dia 26 e até aqui já trabalhou com os jogadores em seis dias de treinamento. O contrato dele é válido até o fim de 2026.

Sabino faz primeiro semestre discreto pelo São Paulo

O zagueiro Sabino fez um primeiro semestre discreto pelo São Paulo, mas cumpriu bem seu papel sempre que foi acionado. Ao longo do período, participou de 17 partidas, sendo titular em 12 delas.

Aos olhos do ex-técnico Luis Zubeldía, Sabino era o defensor com maior qualidade técnica na saída de bola, o que lhe garantiu bons minutos em campo. Ele foi titular em três jogos consecutivos no Paulistão — contra Portuguesa, Santos e Mirassol.

Um de seus melhores desempenhos foi diante do Talleres, pela fase de grupos da Libertadores. Na ocasião, acertou 67 dos 78 passes que tentou, sete em 15 lançamentos longos, além de registrar quatro cortes, um desarme e marcar o gol da vitória por 2 a 1 — o primeiro com a camisa tricolor.

Contratado em março de 2024, Sabino ainda busca se firmar no time titular, concorrendo com nomes como Arboleda e Alan Franco.

Com ele em campo neste semestre, o São Paulo somou oito vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Em quatro dessas partidas, a equipe não sofreu gols.

O Tricolor se prepara agora para enfrentar o Flamengo no dia 12 de julho, às 16h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 13ª rodada do Brasileirão. A equipe ocupa atualmente a 14ª colocação, com 12 pontos, e segue viva nas oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil.

Ferreira e Lucas treinam com jovens da base

O São Paulo segue firme em sua preparação durante a intertemporada provocada pela pausa no calendário para a disputa do Mundial de Clubes. Nesta quinta-feira, o elenco trabalhou em dois períodos. As principais novidades foram Lucas e Ferreira, que realizaram atividades no gramado, junto a atletas das categorias de base.

Os dois atacantes, que seguem seus cronogramas de recuperação, trabalharam com bola. Os jovens foram ao CT da Barra funda para integrar as atividades de transição.

No primeiro treino do dia, o restante dos jogadores realizou um trabalho de fortalecimento muscular, ainda na parte interna do CT da Barra Funda. Em seguida, Crespo e sua comissão técnica separaram os atletas em pequenos grupos e promoveram atividades de enfrentamento individual em espaço reduzido.

Por fim, já em uma área maior do gramado, o técnico argentino estabeleceu um novo tipo de enfrentamento ao grupo, desta vez com duelos entre setores defensivos e ofensivos, além de finalizações.

Já no período da tarde, o elenco iniciou com fundamentos técnicos, que explorou passes e movimentação. Posteriormente, Crespo exigiu uma atividade tática envolvendo saída de bola, seguida de ataque contra defesa em superioridade numérica.

O São Paulo volta a treinar ainda nesta quinta-feira, na parte da tarde, novamente no CT da Barra Funda. A equipe se prepara para enfrentar o Flamengo no dia 12 de julho, às 16h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 13ª rodada do Brasileirão.

Atualmente, o São Paulo ocupa a 14ª colocação no campeonato, com 12 pontos, e segue vivo também nas oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil.

Matheus Alves viaja para a Rússia nesta sexta

O meia Matheus Alves, próximo de ser vendido pelo São Paulo para o CSKA, viaja na próxima madrugada de sexta-feira para a Rússia. A venda só será anunciada pelo Tricolor depois da realização de exames médicos e assinatura de contrato.

Os últimos detalhes da transferência foram resolvidos nos últimos dias, e o CSKA, então, emitiu as passagens para Matheus Alves viajar para a Rússia. O São Paulo já não contava com o meio-campista, que sequer tem treinado no CT da Barra Funda.

Matheus Alves, de 20 anos, se tornou alvo do CSKA nos últimos meses. Os russos chegaram a fazer uma chamada de vídeo com o meio-campista antes de formalizar a proposta ao São Paulo. Desde o mês passado, porém, o Tricolor passou a discutir a venda com o clube europeu.

O valor será próximo a 6 milhões de euros (R$ 37,9 milhões) pelos 100% dos direitos econômicos do jogador, que tem 90% deles ligados ao São Paulo .

Nos últimos meses, o Tricolor tinha avisado aos empresários do jogador que esperava uma proposta mínima de 10 milhões de euros (cerca de R$ 63,2 imilhões), mas o clube russo apresentou uma oferta com valor inferior.

Por causa de seus problemas financeiros e de fluxo de caixa, o São Paulo decidiu encaminhar a transferência mesmo abaixo do que era esperado.

Matheus Alves não tem treinado com os companheiros no CT da Barra Funda. O garoto foi liberado pelo Tricolor e aguarda o desfecho de sua venda em casa, com a família.

Cédric Soares lamenta morte de Diogo Jota: “Em choque”

O lateral-direito Cédric Soares, do São Paulo, lamentou a morte do português Diogo Jota. O atleta do Liverpool, da Inglaterra, sofreu um acidente de carro em Zamora, no norte da Espanha, junto com seu irmão, André Silva, de 25 anos, que também faleceu.

Em uma rede social, o jogador do Tricolor lamentou a tragédia que vitimou os compatriotas.

– Diogo, um colega, um amigo, um irmão. Hoje o mundo ficou mais pobre. Estou em choque – escreveu Cédric.

Cédric Soares e Diogo Jota estiveram juntos em 2021, defendendo as cores da seleção de Portugal em amistosos e nas Eliminatórias da Copa do Catar 2022.

O lateral são-paulino se solidarizou com a família do atacante.

– Os meus sinceros sentimentos a toda a família. Foram vários momentos que partilhamos juntos e que sempre vou recordar com um sorriso – concluiu.

Diogo Jota esteve presente nos dois títulos de Liga das Nações de Portugal, sendo o último no mês passado e, anteriormente, na temporada 2018/19. O atacante marcou 14 gols em 49 jogos pela seleção do país e estava no Liverpool há cinco temporadas.

Na Inglaterra, venceu a Premier League 2024/25, duas Copas da Liga Inglesa e uma Copa da Inglaterra.

São Paulo abre o dia com treino de enfrentamento e finalizações

O São Paulo segue firme em sua preparação durante a intertemporada provocada pela pausa no calendário para a disputa do Mundial de Clubes. Nesta quinta-feira, o elenco, que trabalhará em dois períodos, iniciou o dia com atividades de enfrentamento e finalizações.

Os jogadores realizaram um trabalho de fortalecimento muscular, ainda na parte interna do CT da Barra Funda. Em seguida, Crespo e sua comissão técnica separaram os atletas em pequenos grupos e promoveram atividades de enfrentamento individual em espaço reduzido.

Por fim, já em uma área maior do gramado, o técnico argentino estabeleceu um novo tipo de enfrentamento aos jogadores, desta vez com duelos entre setores defensivos e ofensivos, além de finalizações.

Lucas e Ferreira, que seguem seus cronogramas de recuperação, treinaram junto aos atletas da base do Tricolor. Os jovens foram ao CT da Barra funda para integrar as atividades de transição.

O São Paulo volta a treinar ainda nesta quinta-feira, na parte da tarde, novamente no CT da Barra Funda. A equipe se prepara para enfrentar o Flamengo no dia 12 de julho, às 16h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 13ª rodada do Brasileirão.

Atualmente, o São Paulo ocupa a 14ª colocação no campeonato, com 12 pontos, e segue vivo também nas oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil.