Dinenno x André Silva: bola aérea é arma do argentino

O reinício da temporada promoverá no São Paulo uma disputa interna no elenco de Hernán Crespo entre André Silva e Juan Dinenno por uma vaga como centroavante titular da equipe na temporada.

Autor de três gols no jogo-treino em que a equipe venceu o time sub-20 por 6 a 0, o argentino aparece como uma forte opção para o jogo aéreo são-paulino. Pelo Cruzeiro, por exemplo, seis dos oito gols marcados em sua passagem saíram de cabeça. Fez ainda um de pênalti e um de pé esquerdo.

Com 1,85m, ele já tinha bom histórico de gols pelo alto no Pumas, do México. Dos 60 gols marcados por lá, fez 15 em cabeçadas. A boa impulsão e posicionamento chamam a atenção no jogador.

Com outra característica, André Silva tem se destacado no São Paulo pelo oportunismo e boas conclusões de pé esquerdo. No ano, fez 11 gols e lidera a artilharia interna do clube em 2025.

Dos 19 gols pelo São Paulo, André fez só quatro de cabeça, outros dois de pé direito e 13 de perna esquerda. A principal semelhança entre eles é a necessidade de só um toque para marcar.

Em sua apresentação no São Paulo, Dinenno normalizou a luta pela posição com o colega:

– Chego para somar todas as minhas qualidades. Entendo que a competição melhora todo mundo. Melhora quem joga e quem não joga. André é um jogador muito completo, gosto muito das características dele – disse Dinenno, que estreou pelo São Paulo na derrota para o Vasco.

O Tricolor estreia no Brasileirão no dia 12, contra o Flamengo, no Maracanã, pelo Brasileirão.

 

São Paulo ganha domingo de folga após 1ª semana completa de Crespo

O elenco do São Paulo ganhou o domingo de folga após a primeira semana completa de trabalho sob o comando do técnico Hernán Crespo.

Os atletas tricolores se reapresentam na manhã desta segunda-feira no CT da Barra Funda, iniciando a última semana de preparação antes do reinício do Campeonato Brasileiro.

O primeiro compromisso do São Paulo está marcado para o próximo sábado, quando visita o Flamengo, às 16h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 13ª rodada da competição por pontos corridos.

O duelo com o Rubro-Negro marca o início da segunda passagem de Hernán Crespo no comando do São Paulo. Na primeira, o treinador argentino tirou o clube de uma fila de mais de oito anos, conquistando o Campeonato Paulista de 2021 em cima do Palmeiras.

Os quase 20 dias de intertemporada foram fundamentais para que Crespo pudesse conhecer melhor seus novos jogadores, uma vez que há poucos remanescentes de sua primeira passagem – Arboleda, Luciano, Luan e Calleri.

O São Paulo é o 14º colocado do Brasileirão, com 12 pontos, e venceu apenas dois jogos até agora na competição. Por isso, a prioridade máxima da nova comissão técnica é o torneio por pontos corridos, uma vez que será preciso voltar a triunfar para se distanciar da tão temida zona de rebaixamento.

Na Copa do Brasil, o Tricolor terá pela frente o Athletico-PR, nos dias 31 de julho, às 19h30 (de Brasília), no Morumbis, e 6 de agosto, no mesmo horário, na Ligga Arena, em Curitiba.

Já na Libertadores o adversário do São Paulo será o Atlético Nacional, da Colômbia. O jogo de ida acontece dia 12 de agosto, às 21h30 (de Brasília), em Medellín. Já a volta está marcada para o dia 19 de agosto, no mesmo horário, no Morumbis.

SP vence Comercial e segue na liderança de seu grupo no Paulista sub-20

O São Paulo venceu o Comercial, de Ribeirão Preto, neste sábado, por 3 a 2, no CFA Laudo Natel, em Cotia, pelo Campeonato Paulista sub-20. Os gols tricolores foram marcados por Gustavo Santana (2) e Juan Potes.

Com o resultado, o São Paulo se manteve na liderança do Grupo 3, com 23 pontos, após dez rodadas. Agora, restam mais cinco para o fim da primeira fase, e o Tricolor tem tudo para confirmar sua classificação.
O jogo

O São Paulo abriu o placar aos 17 minutos com Gustavo Santana, que subiu livre da marcação, na pequena área, para completar de cabeça o bom cruzamento de Hugo pela esquerda. A bola ainda carimbou o travessão antes de morrer no fundo das redes.

O Tricolor ampliou aos 30 minutos, novamente com Gustavo Santana. Dessa vez, o camisa 11 aproveitou o rebote após cruzamento para dominar na entrada da área e soltar o pé, no cantinho, sem chances para o goleiro Gabriel.

Antes do fim do primeiro tempo o Comercial descontou com Arthur Bernardo, que aproveitou a sobra do cruzamento dentro da área para completar de primeira e recolocar o time de Ribeirão Preto no jogo.

Mas, logo no primeiro minuto do segundo tempo o São Paulo tratou de retomar a vantagem de dois gols no placar. Juan Potes recebeu o cruzamento e completou com a sola do pé, de primeira, deixando os donos da casa mais confortáveis.

O Comercial até foi às redes novamente, aos 23 minutos, com Filipe Cartarosso, que recebeu na entrada da área, dominou e bateu forte, marcando um belo gol, mas foi só. Vitória do Tricolor em Cotia no Paulistão sub-20.

Lucas e Ferreira avançam em transição física e ficam perto de retorno

O meia-atacante Lucas Moura e o atacante Ferreira deram mais um passo em suas recuperações de lesão no São Paulo. A dupla fez nova sessão de transição física e está mais próxima de um retorno aos gramados.

Neste sábado, eles participaram de uma atividade sob o comando da preparação física, que contou com a presença de treze jogadores das categorias de base, convocados especificamente para essa atividade.

O camisa 7 convive desde março com dores no joelho direito e teve diagnosticado em maio um estiramento da cápsula posterior. Forçado a parar para um tratamento intensivo, o jogador recebeu um prazo de três meses para conseguir zerar o problema, mas deve voltar ainda em julho.

Já Ferreira vem desde maio com uma lesão da fáscia plantar do pé esquerdo. Para tratar o problema, não jogou os últimos seis jogos da equipe antes da parada.

Na manhã deste sábado, os jogadores foram divididos em dois times para um trabalho de enfrentamento em uma área maior do gramado, onde foram trabalhadas situações de jogo, como posse, movimentação com e sem a bola, confrontos individuais e coletivos, e troca de passes. Antes do encerramento dos trabalhos do dia, houve ainda um complemento de finalização ao gol.

Os atletas terão o domingo de folga e se reapresentam no CT da Barra Funda na próxima segunda-feira.

O Tricolor volta a campo no próximo sábado, às 16h30, no Maracanã, para enfrentar o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro.

São Paulo provoca Palmeiras sobre Mundial: “Aqui temos três”

O São Paulo não deixou barata a eliminação do Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes. Na manhã deste sábado, poucas horas após a queda do rival contra o Chelsea, o perfil oficial do clube tricolor fez uma postagem provocando e convidando visitantes a conhecerem a taça do Mundial.

O clube aproveitou ainda para fazer propaganda do Morumbis Tour, experiência que leva os visitantes a conhecerem as dependências do Tricolor Paulista na capital.

– Para quem não é são-paulino e ainda não sabe como é uma taça do Mundial: no MorumBIS temos TRÊS, e você pode ir conhecer para matar a curiosidade! Faça o MorumBIS Tour com a Passaporte FC, conheça o nosso Memorial e tenha um ótimo fim de semana! – publicou o perfil do Instagram.

Galeria de troféus do São Paulo expõe taça do Mundial de Clubes — Foto: Instagram/Reprodução

Galeria de troféus do São Paulo expõe taça do Mundial de Clubes — Foto: Instagram/Reprodução

– Bom dia só para quem é Tricampeão Mundial.

O São Paulo é tricampeão mundial e da Libertadores, competições que venceu nos anos de 1992, 1993 e 2005. Já o Palmeiras venceu a Libertadores em 1999, 2020 e 2021, mas não faturou o título mundial em nenhum das ocasiões.

O rival alviverde tentou por anos o reconhecimento do título de 1951 da Taça Rio como Mundial junto à Fifa, mas não conseguiu.

SP tenta buscar pedidos de Crespo, mas esbarra em questão financeira

O São Paulo tem trabalhado diariamente para atender aos pedidos do técnico Hernán Crespo para reforçar o elenco, mas a situação financeira em que o clube se encontra dificulta qualquer negociação.

Recém-contratado para substituir Luis Zubeldía, Crespo indicou alguns jogadores para o São Paulo preencher lacunas em seu elenco. A prioridade é contratar um lateral-direito. Depois, um atacante que atue pelos lados. Por fim, em caso de alguma boa oportunidade, um zagueiro.

Ciente das necessidades apontadas pela diretoria, Crespo, então, apresentou uma lista de jogadores com quem ele gostaria de contar. São atletas da confiança do treinador e que, na visão dele, poderiam ajudar o São Paulo.

O Tricolor passou a fazer contatos e tentar abrir negociação com esses jogadores, mas vem encontrando barreiras. O principal entrave é financeiro, em todos os casos.

O São Paulo, neste momento, não se vê em condições de arcar com valores de multa contratual de algum jogador. Precisa, portanto, contratar por empréstimo ou conseguir um acordo pela liberação de algum dos atletas que interessam à comissão técnica.

O modelo de negócio feito para contratar Juan Dinenno é um exemplo. O centroavante estava sem espaço e com contrato perto do fim no Cruzeiro. O São Paulo, então, tentou um empréstimo e, no fim, conseguiu a liberação gratuita do jogador, que foi o primeiro reforço para o segundo semestre.

O São Paulo tenta encontrar modelos parecidos com esse, mas não tem sido fácil. Enquanto isso, o Tricolor tem recebido ofertas de jogadores de diversos empresários, mas dito que, ao menos neste momento, vai priorizar a contratação de quem interessa à comissão técnica.

Alisson assume posição de líder no São Paulo durante o 1º semestre

O primeiro semestre de 2025 marcou uma virada de protagonismo para Alisson no São Paulo. Com postura firme dentro e fora de campo, o meio-campista assumiu papel de liderança no elenco tricolor, sobretudo diante das ausências de nomes importantes do setor e de outras referências do grupo.

A temporada começou com duas baixas significativas no meio-campo: Pablo Maia sofreu uma lesão no tornozelo, enquanto Luiz Gustavo foi diagnosticado com tromboembolismo pulmonar. Sem dois de seus principais volantes, o técnico Luis Zubeldía viu em Alisson um homem de confiança para comandar a faixa central do time.

A parceria no setor variou entre Marcos Antônio, que ganhou espaço e correspondeu, e Bobadilla, utilizado em algumas ocasiões. Mas foi Alisson quem se manteve como constante, tanto na parte técnica quanto como figura de liderança.

Em um contexto ainda mais amplo, o meio-campista precisou assumir responsabilidades maiores com as lesões de Oscar e Lucas, dois dos principais jogadores do elenco. Sem suas estrelas, o São Paulo precisou buscar equilíbrio em nomes que mantiveram regularidade — e Alisson foi um dos pilares.

Até aqui, o camisa 25 soma 28 partidas disputadas na temporada, com um gol marcado e duas assistências. Mais do que os números, no entanto, seu desempenho tem sido valorizado pela entrega, leitura tática e capacidade de segurar o time em momentos de instabilidade.

Com a expectativa de retorno de peças importantes no segundo semestre, Alisson deverá seguir como referência técnica e emocional de um São Paulo que ainda sonha alto nas competições que disputa em 2025.

Marcos Antônio tem meta fácil e vai ser adquirido por R$ 26 mi em 2026

Marcos Antônio deve ficar em definitivo no São Paulo devido a uma meta simbólica colocada em seu empréstimo que deve fazer o clube desembolsar 4,2 milhões de euros (R$ 26,7 milhões) por ele.

O que aconteceu
A meta definida no contrato é considerada extremamente acessível. Se entrar em campo cinco vezes em 2026, o clube será obrigado a adquirir o jogador.

A cláusula foi estruturada para adiar o impacto financeiro da negociação. O São Paulo não precisará fazer nenhum pagamento em 2025, mesmo que utilize o atleta.

O valor da compra está fixado em 4,2 milhões de euros (R$ 26,7 milhões), parcelado em três vezes anuais. A informação foi divulgada pelo jornalista Gabriel Sá em live no canal do UOL Esporte.

Ainda que o clube trate como opção de compra, o gatilho é praticamente simbólico. Internamente, a meta é vista como simples de ser atingida – salvo imprevistos como lesões.

Marcos Antônio pertence à Lazio e está emprestado ao São Paulo até o meio de 2026.

Dinenno faz três gols, e São Paulo goleia sub-20 em jogo-treino no CT

Com três gols do atacante Dinenno, dois do volante Alisson e um de Marcos Antônio, o São Paulo venceu o time sub-20 por 6 a 0 em jogo-treino no CT da Barra Funda nesta sexta-feira.

O clube não divulgou as escalações utilizadas por Hernán Crespo e por Allan Barcellos, técnico do sub-20. O ge apurou que a equipe teve Sabino, Ferraresi e Alan Franco como linha de defesa.

Pelo vídeo do treino, é possível armar o time com Rafael, Sabino, Ferraresi e Alan Franco; Cédric Soares, Alisson, Marcos Antônio, Oscar e Enzo Diaz; Luciano e André Silva. Há trechos de imagens em que aparecem Dinenno, Bobadilla e Lucca (que deu uma assistência).

Os gols saíram da seguinte forma:
Dinenno (três): dois na pequena área (um de letra) e um de cabeça;
Marcos Antônio (um): chapada na pequena área;
Alisson (dois): um por cobertura e um chute cruzado;
No trabalho desta manhã, o técnico Hernán Crespo utilizou diferentes formações em cada tempo, testou algumas variações e teve a primeira oportunidade de observar melhor o grupo em situações de jogo neste seu retorno ao Tricolor.

Os atacantes Lucas e Ferreira seguiram com o processo de transição e, mais uma vez, treinaram com bola no gramado. Primeiro, os dois fizeram exercícios de posse de bola que serviu como aquecimento para os atletas da base que participaram do jogo-treino e, na sequência, um complemento físico.

O volante Luiz Gustavo também cumpriu seu cronograma de recuperação de tromboembolismo pulmonar, com atividades sem impacto no campo.

, o São Paulo terá dois duelos como visitante: o primeiro contra o Flamengo, no dia 12, sábado, às 16h30, no Maracanã, e o segundo contra o Red Bull Bragantino, no dia 16, quarta, às 21h30 (novo horário divulgado hoje pela CBF), no estádio Cícero Souza Marques, em Bragança Paulista.