No ar a edição nº 1657 desta quarta-feira, 09 de julho de 2025. Em destaque a análise dos principais assuntos do dia. Ouça comigo.
Arquivos
São Paulo vence o Fortaleza e se aproxima do G8 do Brasileirão sub-17
O São Paulo venceu o Fortaleza por 2 a 1 nesta quarta-feira, pela nona rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro sub-17, no CT Ribamar Bezerra, em Maracanaú (CE). Brenno e Angelo balançaram as redes para os visitantes, enquanto Pablo (contra) marcou para os mandantes.
Com o resultado, o Tricolor subiu para a 12ª posição, com 14 pontos, mesma pontuação do Bragantino, que abre a zona de classificação para a próxima fase. Já o Leão do Pici caiu para o 14º lugar, com 13 unidades somadas.
Pela décima rodada do Brasileirão sub-17, as duas equipes entram em campo na próxima terça-feira, às 15h (de Brasília). O São Paulo encara o Juventude, em Cotia, enquanto o Fortaleza enfrenta o Corinthians, no Parque São Jorge.
Fortaleza x São Paulo
O São Paulo abriu o placar aos 18 minutos do segundo tempo. Brenno recebeu cruzamento na área de Lino, dominou e bateu no canto do goleiro adversário.
Porém, a vantagem do Tricolor no placar durou apenas quatro minutos. Na tentativa de cortar a bola, o zagueiro Pablo mandou contra o próprio patrimônio.
Já aos 45 minutos, Angelo acertou uma bela cobrança de falta no ângulo para dar a vitória para o São Paulo.
Crespo organiza time visando jogo contra o Flamengo
Próximo de sua reestreia pelo São Paulo, o técnico Hernán Crespo comandou nesta quarta-feira mais um treinamento visando o confronto contra o Flamengo, em que o foco foi o condicionamento físico e a organização da equipe.
O grupo de jogadores para a sessão de treinamento não contou com os jovens Ryan Francisco, Lucca e Henrique Carmo, que reforçam o Tricolor no confronto contra o Palmeiras nesta quarta às 21h, pelo Brasileirão Sub-20.
Lucas Ferreira também segue como ausência, se recuperando de dores na região do quadril e poderá ser desfalque no jogo de sábado, contra o Rubro-Negro carioca.
Nesta quarta-feira, o elenco tricolor trabalhou o condicionamento físico com um circuito com estacas e um trabalho de posse de bola em espaço reduzido. Posteriormente, o treinador são paulino focou em preparar o time para o jogo contra o Flamengo em um coletivo de 11 contra 11 utilizando toda a extensão do campo.
Nesta quinta-feira, o Tricolor fará o penúltimo treino antes do confronto com o Flamengo, que está agendado para o próximo sábado, às 16h30, no Maracanã, pela 13ª rodada do Brasileirão.
Arboleda celebra oito anos no São Paulo: ‘Dou a vida’
Atleta mais longevo do elenco do São Paulo, Arboleda completou nesta quarta-feira (9) oito anos desde sua estreia com a camisa tricolor. O zagueiro equatoriano entrou em campo pela primeira vez em 9 de julho de 2017, no clássico contra o Santos, na Vila Belmiro.
Desde então, acumulou títulos importantes e marcas expressivas. Campeão paulista em 2021, da Copa do Brasil em 2023 e da Supercopa Rei em 2024, Arboleda chegou a 330 partidas pelo clube, tornando-se o quarto estrangeiro com mais jogos na história do São Paulo. Está atrás apenas dos uruguaios Pedro Rocha (392) e Darío Pereyra (453), além do argentino José Poy (525).
— Agradeço ao elenco, aos integrantes da comissão técnica e da diretoria e, principalmente, aos nossos torcedores pelo apoio e moral que sempre me deram neste período aqui […] E que a gente possa conseguir mais títulos — disse.
Arboleda também é o segundo estrangeiro com mais partidas disputadas no MorumBIS, com 163 jogos, só atrás de Darío Pereyra (224). Além disso, é o zagueiro tricolor com mais gols marcados no século XXI: são 22.
— Todos sabem do meu comprometimento com a camisa do São Paulo. Me entrego por este clube e espero ficar muitos anos aqui — declarou o camisa 5.
— Trabalho pelo clube, dou a vida dentro de campo e pelo São Paulo — acrescentou.
Carreira de Arboleda
Antes de chegar ao futebol brasileiro, Arboleda construiu sua trajetória em diferentes clubes do Equador. Começou a carreira profissional no Olmedo, onde atuou entre 2009 e 2010, e passou por Deportivo Cañar, Grecia, LDU Loja e Universidad Católica, somando mais de 240 partidas no futebol local. Desde 2016, também defende a seleção equatoriana, pela qual disputou 39 jogos e marcou dois gols.
No oitavo ano de casa, Arboleda reiterou o carinho que tem pelo clube.
— Eu amo o São Paulo, que é uma instituição grande que me abriu portas. Sou muito feliz por estar aqui — finalizou.
São Paulo negocia com Gonzalo Tapia, atacante do River Plate
O São Paulo negocia a contratação por empréstimo do atacante chileno Gonzalo Tapia, que atualmente defende o River Plate, da Argentina.
O atleta vinha sendo monitorado pelo setor de scout do Tricolor e foi um nome que agradou ao técnico Hernán Crespo. O jovem atacante pode atuar tanto de forma centralizada, como pelos lados do campo, uma das carências do elenco.
Tapia chegou ao River Plate neste ano de 2025, após se destacar pela Universidad Católica, do Chile, equipe pela qual anotou 11 gols e deu quatro assistências em 2024, ano em que também defendeu a seleção chilena sub-20 no torneio pré-olímpico, tendo anotado um gol e uma assistência.
O São Paulo segue em busca por outros reforços que estejam dentro da realidade financeira do clube, principalmente para os setores de ataque, na lateral direita e ainda um zagueiro. A ideia é fechar com um jogador de cada posição.
Dois reforços e mais uma saída: como o São Paulo planeja agir
O São Paulo tem conversas simultâneas neste momento com representantes de mais de um atacante e de mais de um lateral-direito que atuam no mercado sul-americano. A ideia é fechar com um jogador de cada posição.
Os nomes, por enquanto, são mantidos em sigilo. As duas funções são prioritárias para o técnico Hernán Crespo, que gostaria também da chegada de mais um zagueiro caso seja possível.
Mas, além de contratações, deve haver mais uma saída no Morumbis.
Depois de negociar Matheus Alves com o CSKA, da Rússia, e de fazer a pré-venda do jovem lateral-direito Angelo para o Strasbourg, da França, em transferências que será concluída quando ele fizer 18 anos, o clube espera negociar ao menos mais um jogador em julho por um valor considerável.
Pela previsão orçamentária, o São Paulo precisa fechar a temporada com uma arrecadação de R$ 154 milhões em vendas de atletas. O cálculo do clube é para esse montante em valor final, já descontados repasses de direitos econômicos para terceiros e pagamento de comissionamento.
A ideia inicial era arrecadar R$ 44 milhões na janela de janeiro, mais R$ 66 milhões na atual janela e, no final da temporada, um complemento de outros R$ 44 milhões. Vendas que totalizariam R$ 154 milhões.
Com as movimentações já realizadas neste ano, o clube já movimentou cerca de R$ 150 milhões, mas em valores brutos. Alguns dos pagamentos serão feitos apenas na próxima temporada.
Segundo o balanço do clube, em 2024 o São Paulo obteve R$ 93,3 milhões de receitas provenientes da negociação de direitos econômicos, mecanismo de solidariedade e empréstimos de atletas. Ao todo, foram gastos R$ 4 milhões em intermediações. O resultado líquido foi de R$ 89,3 milhões.
Veja valores das vendas brutas do São Paulo em 2025:
William Gomes: R$ 55 milhões em venda ao Porto;
Wellington Rato: R$ 5 milhões em venda ao Vitória;
Michel Araújo: R$ 15 milhões em venda ao Bahia;
Rodrigo Nestor: R$ 9,4 milhões pelo empréstimo ao Bahia;
Erick: R$ 1 milhão pelo empréstimo ao Vitória;
Angelo: R$ 32,3 milhões – (R$ 16,1 milhões até 26 de julho) – venda ao Strasbourg;
Matheus Alves – cerca de R$ 32,5 milhões pela fatia de 85% – venda ao CSKA;
Palmeiras x São Paulo: saiba onde assistir ao jogo de hoje pelo sub-20
Palmeiras e São Paulo se enfrentam nesta quarta-feira, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro sub-20. O Choque-Rei está marcado para acontecer às 21 horas (de Brasília), na Arena Barueri em Barueri (SP).
Onde assistir a Palmeiras x São Paulo pelo sub-20?
O clássico entre Palmeiras e São Paulo terá transmissão do canal SporTV.
Classificação Brasileirão sub-20
De um lado, o Palmeiras é o líder isolado do torneio, com 36 pontos conquistados e já tem a classificação garantida nas quartas de final. Em 16 jogos, a equipe alviverde conquistou 11 vitórias, três empates e duas derrotas. O time comandado pelo técnico Lucas Andrade vem de três triunfos consecutivos. A última derrota foi para o Bragantino, vice-líder, com 35 pontos. Na 16ª rodada, o Verdão venceu o Vasco, por 2 a 1, em São Januário.
Já o São Paulo vive um cenário diferente e está em 13° lugar, com 21 pontos somados. Até agora, são cinco vitórias, seis empates e outras cinco derrotas. Nas últimas cinco rodadas, o Tricolor conquistou duas vitórias, dois empates e sofreu uma derrota. Essa última foi contra o Juventude, por 1 a 0, na 16ª rodada, em Cotia.
Arbitragem
Árbitro: Henrique Otto Cruz Hengstman (SP)
Assistentes: Leonardo Augusto Villa e Welber Venancio da Silva (SP)
Calleri tem primeiro semestre interrompido por lesão
O atacante Jonathan Calleri teve um início de semestre conturbado em 2025 antes de sofrer a grave lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo. O argentino demonstrou certa instabilidade e apresentou números abaixo do esperado.
Calleri disputou 18 jogos antes da lesão, sofrida no dia 16 de abril, durante o empate por 2 a 2 contra o Botafogo, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante saiu de campo com fortes dores e, no dia seguinte, passou por exames detalhados, que confirmaram a lesão.
Antes da contusão, o argentino havia anotado três gols e fornecido quatro assistências nas 18 partidas disputadas. Apesar das atuações e números contestados pela torcida, o ex-treinador Luis Zubeldía insistia em manter Calleri como titular.
A falta de confiança do atacante ficou evidente em algumas situações. Em uma dessas, contra o Palmeiras, nas quartas de final do Paulistão, Calleri teve a chance de empatar o jogo, mas mandou de cabeça para fora, o que resultou na eliminação do Tricolor da competição.
Já contra o Sport, na primeira rodada do Brasileirão, ele desperdiçou uma cobrança de pênalti ao mandar a bola por cima da meta, o que contribuiu para o tropeço do São Paulo no Morumbis.
Com a ausência de Calleri, André Silva, que até então era a principal sombra do argentino, assumiu a posição de titular no ataque. O elenco também conta com o jovem Ryan Francisco como opção.
Sem o atacante, o São Paulo retorna aos gramados no próximo sábado (12), contra o Flamengo, pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada às 16h30 (de Brasília), no Maracanã.
Jornal Tricolornaweb
No ar a edição nº 1656 desta terça-feira, 08 de julho de 2025. Em destaque a análise dos principais assuntos do dia. Ouça comigo.
Lucas Ferreira continua tratamento para dores e ainda é dúvida
O atacante Lucas Ferreira segue como dúvida no São Paulo para a partida contra o Flamengo, no sábado, às 16h30 (de Brasília), no Maracanã. O garoto se recupera de dores na região do quadril e pode ser desfalque no jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Nesta terça-feira, Lucas Ferreira fez trabalhos no gramado supervisionado pela fisioterapia do São Paulo no CT da Barra Funda. O atacante ainda tem mais três dias de treinamentos para se recuperar das dores no quadril e ficar à disposição de Crespo.
Em contrapartida, Lucas e Ferreira, recuperado de problemas físicos, mais uma vez trabalharam normalmente com o restante do elenco e estão à disposição para enfrentar o Flamengo.
Nesta terça-feira, o elenco do São Paulo foi dividido durante o treinamento. Os volantes trabalharam entre si, enquanto atacantes e defensores se enfrentaram.
O São Paulo é o 14º colocado na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 12 pontos.
Fonte: Globo Esporte
Nota do PP: se é fato que ele está machucado, Departamento Médico ganha mais uma taça de péssimo trabalho; se é uma contusão forjada para ele não jogar por estar sendo negociado, a diretoria ganha outra taça de mitômana.