Crespo tenta encerrar jejum incômodo no comando do SP pelo Brasileiro

Hernán Crespo está pronto para reestrar pelo São Paulo. O argentino estará à frente do Tricolor neste sábado, às 16h30 (de Brasília), contra o Flamengo, no Mracanã, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O comandante recém-contratado, desta maneira, busca interromper uma sequência incômoda na competição nacional de cinco empates.

Crespo treinou o Tricolor no Campeonato Brasileiro na temporada de 2021 por 25 rodadas, com aproveitamento de 53%. Foram seis vitórias, sete derrotas e 12 empates – sendo os últimos cinco em sequência.

Antes de deixar o São Paulo, o treinador argentino ficou na igualdade contra: América-MG (0 a 0), Atlético-MG (0 a 0), Chapecoense (1 a 1), Santos (1 a 1) e Cuiabá (0 a 0). Agora, portanto, diante do Flamengo, o são-paulino quer encerrar essa sequência ruim e aumentar seu aproveitamento em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro.

A oscilação na competição nacional, inclusive, foi um dos pilares para a demissão de Crespo em sua primeira passagem no São Paulo. Apesar de ir bem na Libertadores e ser campeão do Paulistão- tirando o clube de uma fila de nove anos -, a equipe não conseguiu repetir o nível de atuação do estadual e foi deixando pontos preciosos pelo caminho.

Situação do São Paulo

Com 12 pontos conquistados e ocupando a 14ª colocação na tabela, o São Paulo, de Crespo, busca se afastar da zona de rebaixamento. A campanha no Brasileirão do Tricolor, que era comandado por Zubeldía no primeiro semestre (antes da pausa para a Copa do Mundo de Clubes) tem duas vitórias, seis empates e quatro derrotas.

A equipe do Morumbis vem de uma sequência de três derrotas no torneio nacional, para Mirassol, Bahia e, mais recentemente, Vasco da Gama.

São Paulo encara o Flamengo na retomada do Brasileiro

Após semanas de paralisação por conta da disputa da Copa do Mundo de Clubes, o Campeonato Brasileiro está de volta. E o São Paulo tem um grande desafio pela frente. Neste sábado, às 16h30 (de Brasília), o Tricolor Paulista visita o Flamengo no Maracanã, pela 13ª rodada do torneio nacional.

Essa será a reestreia do técnico Hernán Crespo no comando do São Paulo, e o argentino já tem uma missão complicada: encarar o atual líder do Brasileirão fora de casa. O Tricolor soma 12 pontos e ocupa a 14ª colocação na tabela, buscando se afastar da zona de rebaixamento e iniciar uma nova fase na temporada com o pé direito.

Crespo ganha reforços importantes para o confronto. O volante Marcos Antonio, o meia Oscar e o atacante Ferreira estão recuperados de lesão e novamente à disposição da comissão técnica. Outro retorno é o de Rodriguinho, que cumpriu suspensão contra o Vasco, na última rodada. Além deles, o volante Luan, que estava emprestado ao Vitória, volta a ser relacionado pelo clube após uma boa temporada na equipe baiana.

Por outro lado, o São Paulo também tem baixas. O meio-campista Lucas Moura, que ainda realiza um cronograma individualizado, não viajou com a delegação. O atacante Lucas Ferreira, com dores no quadril, também permanece em tratamento em São Paulo. Já o artilheiro Luciano cumpre suspensão automática após receber o terceiro cartão amarelo.

A tendência é que Oscar atue mais adiantado, ao lado do atacante André Silva, formando o setor ofensivo da equipe.

Do lado do Flamengo, o técnico Filipe Luís retorna ao comando da equipe após a queda nas oitavas no Mundial de Clubes, diante do Bayern. O Rubro-Negro tem problemas: Pulgar (lesionado) e Gerson (vendido ao Zenit) estão fora, e o treinador ainda avalia a melhor opção para o comando de ataque. O jogo marcará a estreia de Jorginho no Brasileirão.

Ainda assim, o Flamengo vive grande fase no Brasileirão. Líder isolado da competição com 24 pontos em 11 jogos, o time carioca goleou o Fortaleza por 5 a 0 antes da pausa e promete força máxima diante do São Paulo.

Invicto em casa, o Rubro-Negro soma quatro vitórias e dois empates em seis jogos, com apenas um gol sofrido e impressionantes 17 marcados — média de quase três por partida. O São Paulo, por sua vez, tenta superar um retrospecto bastante negativo fora de casa: ainda não venceu como visitante no Brasileirão, com três empates e duas derrotas em cinco jogos, além de um ataque pouco eficiente, com apenas quatro gols marcados longe do Morumbi.

 

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO x SÃO PAULO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Sábado, 13 de julho de 2025
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Bruno Raphael Pires (GO)
Quarto árbitro: José Mendonça da Silva Júnior (PR)
VAR: Bráulio da Silva Machado (SC)

SÃO PAULO: Rafael; Arboleda, Alan Franco e Sabino (Ferraresi); Cédric, Alisson, Bobadilla, Marcos Antônio e Enzo Diaz; Oscar e André Silva.
Técnico: Hernán Crespo

FLAMENGO: Rossi; Wesley (ou Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho (ou Allan), De La Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Gonzalo Plata (ou Cebolinha).
Técnico: Filipe Luís

São Paulo desembarca no Rio de Janeiro para enfrentar o Flamengo

O São Paulo desembarcou, na noite desta sexta-feira, no Rio de Janeiro, onde enfrenta o Flamengo pela 13ª rodada do Brasileirão. A partida, que acontece às 16h30 deste sábado no Maracanã, marca a reestreia de Hernán Crespo à frente do Tricolor. Além disso, é o retorno do clube paulista aos gramados após a pausa do calendário brasileiro para a disputa da Copa do Mundo de Clubes, nos Estados Unidos.

Para o duelo deste fim de semana, o técnico argentino poderá contar com os retornos de Marcos Antonio, Oscar e Ferreira. Recuperados de lesão, os três jogadores estão novamente à disposição da comissão técnica. Quem também volta a ser opção é Rodriguinho, após cumprir suspensão na rodada anterior, contra o Vasco da Gama.

Outra novidade na lista de relacionados é o volante Luan, que retorna ao São Paulo após defender o Vitória por empréstimo em 2024. Pela equipe baiana, ele disputou 27 partidas na última temporada. Já com a camisa do Tricolor, Luan soma 165 jogos, seis gols e quatro assistências.

Com dores no quadril, Lucas Ferreira permaneceu na capital paulista para seguir em tratamento com a equipe de fisioterapia. Já Luciano está fora do confronto com o Flamengo por suspensão automática, após receber o terceiro cartão amarelo.

O atacante Lucas também não integrou a delegação do São Paulo na viagem ao Rio de Janeiro. Apesar de já treinar com o elenco desde o início da semana, o camisa 7 ainda cumpre um cronograma individualizado antes de voltar a ser relacionado.

Desta maneira, a delegação seguirá em voo fretado para o Rio de Janeiro, onde ficará concentrada até a partida deste sábado. Com 12 pontos conquistados e ocupando a 14ª colocação na tabela, o São Paulo busca se afastar da zona de rebaixamento.

Santos e São Paulo firmam acordo para utilização de estádios

Santos e São Paulo fecharam um acordo para a ‘troca’ de estádios. O documento prevê a realização de três jogos do Peixe no Morumbi e e três partidas do Tricolor na Vila Belmiro.

A iniciativa visa aproximar os clubes de seus torcedores em diferentes regiões, especialmente na capital paulista.

O Santos revelou que enviará ofício à CBF solicitando que o primeiro seja contra o Juventude, pela 18ª rodada do Brasileirão. A partida está marcada para o dia 4 de agosto, às 20h (de Brasília).

Marcelo Teixeira, presidente do Peixe, afirmou que a ideia é manter o sucesso de público em São Paulo. A última partida do Alvinegro Praiano na capital foi no dia 12 de maio, contra o Ceará. O duelo, realizado no Allianz Parque, atraiu 35.240 pessoas.

“Fizemos grandes partidas recentemente na capital, com uma adesão fantástica de público e nossa intenção é manter esse sucesso, ajudando tanto a torcida quanto o nosso time”, afirmou o mandatário.

Fonte: Globo Esporte

Nota do PP: jogada altamente inteligente desta diretoria: nós cedemos um estádio com capacidade para 70 mil torcedores e vamos jogar num de 15 mil, para aproximar o clube de sua torcida no Litoral. Acho que eu vou ter que voltar para os bancos do pré-primário.

Lucas Moura e Lucas Ferreira não viajam com elenco do São Paulo

O São Paulo terá dois desfalques importantes para o confronto contra o Flamengo, neste sábado, às 16h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O meio-campista Lucas Moura, que tratou uma lesão no joelho, não viajará com a delegação para o Rio de Janeiro.

Apesar de treinar com o grupo desde o início da semana, o camisa 7 ainda cumpre um cronograma individualizado de recuperação e não está pronto, segundo o departamento médico, para retornar aos jogos.

Além dele, Lucas Ferreira também será ausência. Com dores na região do quadril, o jogador permanecerá na capital paulista para continuar tratamento com os fisioterapeutas do clube.

Desta maneira, ambos se juntaram a Luciano (suspenso por acúmulo de cartões), Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar) e Calleri (cirurgia no joelho) na lista de desfalques para a reestreia de Hernán Crespo à frente do São Paulo.

A delegação tricolor embarca em voo fretado nesta tarde e ficará concentrada no Rio até o horário da partida. Com 12 pontos e ocupando a 14ª posição na tabela, o São Paulo busca se distanciar da zona de rebaixamento.

O duelo no Maracanã marcará ainda o retorno da equipe aos gramados após a pausa do calendário nacional para a disputa da Copa do Mundo de Clubes.

Crespo debaterá quatro nomes para a lateral com a diretoria

A sexta-feira será longa para o técnico Hernán Crespo. O dia prevê um treinamento pela manhã, a viagem ao Rio de Janeiro para o jogo contra o Flamengo, no sábado e, após o jantar, uma avaliação de potenciais reforços junto da diretoria do São Paulo no hotel da equipe.

Atrás de um lateral-direito para reforçar a equipe, o técnico receberá quatro indicações aprovadas pelo departamento de scout, hoje chefiado por Matheus Steinmetz, que estará com a delegação.

O perfil de lateral buscado é um jogador com força e potência, já que irá jogar como um ala no esquema tático de Crespo, com muita chegada à linha de fundo. As opções apresentadas são jogadores que podem chegar por empréstimo, sem a necessidade de alto investimento.

Em sua chegada ao São Paulo, Crespo indicou o peruano Luis Advíncula, de 35 anos, mas não houve liberação do Boca Juniors sem compra de direito econômico, o que encerrou a conversa.

Bryan Carabalí, do Barcelona de Guayaquil, foi indicado pelo empresário de Arboleda, aprovado pelo scout e pelo treinador, mas também não houve acordo comercial com o time equatoriano. Assim, agora Crespo irá avaliar novas opções para que a diretoria de futebol avance em novas negociações.

O primeiro reforço, porém, deve ser no ataque, já que o chileno Gonzalo Tapia está muito próximo de ser anunciado. Ele chegará para um empréstimo de um ano e meio.

São Paulo não vence Flamengo no Maracanã pelo Brasileiro há 4 jogos

O São Paulo busca quebrar um tabu diante do Flamengo no Maracanã para se recuperar no Brasileirão. Isso porque o time não vence o rival em jogos válidos pela competição nacional desde 2021. São três derrotas e um empate.

O último triunfo foi pela 19ª rodada, no dia 1º de novembro de 2020, quando o Tricolor goleou o time carioca por 4 a 1, com gols de Tchê Tchê, Brenner, Reinaldo e Luciano.

Já a má sequência começou com um revés por 5 a 1, em julho de 2021. Naquela partida, válida pela 13ª rodada da Série A, o Tricolor até abriu o placar com Arboleda, mas sofreu a virada com três tentos de Bruno Henrique, um de Gustavo Henrique e o último de Welington, contra.

O jogo mais recente entre as equipes no Maracanã foi realizado no dia 17 de abril de 2024, quando o Flamengo saiu vencedor pelo placar de 2 a 1, em duelo válido pela segunda rodada do Brasileirão.

O novo confronto acontece neste sábado, às 16h30 (de Brasília), novamente no Maracanã, pela 13ª rodada da Série A.

Confira os últimos quatro jogos entre São Paulo e Flamengo no Maracanã pelo Brasileirão:

Flamengo 5 x 1 São Paulo – 25/07/2021

Flamengo 3 x 1 São Paulo – 17/04/2022

Flamengo 1 x 1 São Paulo – 13/08/2023

Flamengo 2 x 1 São Paulo – 17/04/2024

Crespo busca revanche contra Flamengo após goleada em 2021

Neste sábado (12), pelo Brasileirão, Hernán Crespo terá a chance de reencontrar o Flamengo no Maracanã, em um duelo que traz uma lembrança amarga. Em sua primeira passagem pelo São Paulo, em 2021, o técnico argentino enfrentou o Rubro-Negro apenas uma vez — e saiu com a dura goleada por 5 a 1.

A partida, válida pela 13ª rodada da Série A daquele ano, aconteceu no dia 25 de julho e até começou positiva para o Tricolor. Logo no início do segundo tempo, Arboleda abriu o placar de cabeça, após cobrança de escanteio. A vantagem, porém, durou pouco. Aos 24 minutos, Bruno Henrique iniciou a reação carioca ao desviar o cruzamento rasteiro de Arrascaeta. Dois minutos depois, o camisa 27 virou o jogo com um belo chute no ângulo de Tiago Volpi.

Aos 31, Bruno Henrique anotou o terceiro, em nova assistência de Arrascaeta. O atleta se posicionou bem dentro da área e marcou de cabeça. Nos minutos finais, Gustavo Henrique aproveitou cruzamento de Rodrigo Caio para marcar o quarto, e Welington, contra, acabou fechando a goleada ao tentar afastar um passe de Vitinho.

O resultado custou caro ao São Paulo naquela ocasião. Estagnado nos 11 pontos, o time comandado por Crespo caiu para a 18ª colocação.

Quase três anos depois, a situação ameaça se repetir. O São Paulo chega à 13ª rodada com 12 pontos, na 14ª posição, apenas um à frente do Internacional, que abre o Z4.

Uma nova derrota para o Flamengo — novamente comandado por Crespo — pode levar o Tricolor à zona da degola, assim como aconteceu naquela única vez em que o argentino enfrentou os cariocas.