Rádio São Paulo faz Especial Musical O Som da Eternidade VII

A Rádio São Paulo apresenta neste final de semana seu Especial Musical. Será “O Som da Eternidade”, um tributo a cantores, cantoras, maestros, todos imortais pelas suas obras.

Serão cinco edições. Hoje a edição VII, a última da série.

Sexta-feira, às 10h e 20h

Sábado, às 10h

Domingo, às 10h e 20h

 

Crespo admite diferença técnica entre São Paulo e Flamengo

Hernán Crespo escalou o São Paulo com três zagueiros e três volantes para enfrentar o Flamengo no Maracanã, em sua reestreia pelo clube, mas sucumbiu ao adversário e perdeu o jogo por 2 a 0.

Em entrevista coletiva, ele disse que não haveria como montar um time mais ofensivo para esse jogo.

– É preciso saber o que temos nas mãos. Se quisermos jogar assim contra o Flamengo (ofensivamente)… o Flamengo está num nível diferente neste momento. Estamos tentando construir uma situação difícil, complicada. Falei com eles hoje, contra o Flamengo, no Maracanã, talvez seja o jogo mais difícil até o final da temporada. Acho que não vai ser o mais importante.

– Aconteceu (a derrota), porque a gente tem que ser honesto, sabemos a qualidade do adversário. As pessoas tinham a ideia de jogar contra um adversário muito forte. Na minha equipe, eu queira jogar com grande intensidade e isso não aconteceu, mas vamos melhorar com certeza – projetou o técnico.

Enquanto o adversário chegou aos 27 pontos, mantendo-se na liderança do Brasileirão, o São Paulo olha com preocupação para a parte debaixo da tabela:

– Sabemos que temos outro objetivo em relação ao Flamengo, essa é a realidade. E que temos que lutar por esse objetivo até 21 de dezembro. Se alguém achar que essa situação difícil não vai ter aceleração, nós vamos sair rapidamente. Eu espero, mas eu pretendo que o time continue trabalhando muito, trabalhando sério. Os resultados virão.

Para o futuro breve, o técnico espera um time com maior poderio ofensivo. A equipe enfrenta o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, na próxima rodada, quarta-feira:

– O que eu quero é uma equipe muito mais intensa, com muito mais qualidades, muito mais ofensiva, mas jogamos contra o Flamengo, se pensas que é fácil, não pode jogar, é difícil jogar contra o Flamengo. O nível defensivo foi bom, o nível criativo nos faltou.

– A ideia é pensar no Brasileirão, em começar a fazer pontos para sair da situação desconfortável. Copa do Brasil e Copa Libertadores são sonho, é outra coisa. A prioridade é o Brasileirão, é construir uma identidade, uma chance para a próxima temporada, começar a fazer pontos. No meio dessa situação, esperar chegar ao sonho de ganhar Copa do Brasil ou Copa Libertadores. Mas neste momento, é ter foco no que podemos fazer, recuperar a equipe, lutar, disputar cada bola. E graças a Deus, não é todo dia que a gente vai jogar contra o Flamengo no Maracanã – destacou.

Veja mais trechos da coletiva:
Volta do Oscar
– É importante recuperar o elenco. O Oscar está de volta hoje. Estamos felizes, mas sabemos que o Oscar pode jogar em outro nível, mas é o primeiro jogo depois da lesão. A ideia é recuperar o time, ter o time com saúde.

Lucas Moura

– Sobre o Lucas, só o médico pode falar. Só nos resta rezar. Não falo de Lucas ou de outros que estão fora. Tem de falar com o médico se ele volta, falar do mercado com a direção e falo de mim, mais fácil.

Nível do elenco
– Acho que todos os jogadores que vestem a camisa do São Paulo sabem jogar bola. Para jogar um tipo de futebol e para jogar no São Paulo, eles têm de jogar com a bola. Eles têm coragem, mas têm de jogar com a bola. Temos de trabalhar a coordenação dos movimentos, porque não é fácil. Sim, é verdade, todas as minhas equipas jogaram com a identidade de tentar ter a bola. Queria ter a bola ainda mais do que neste jogo, ter mais intensidade quando recuperarmos a bola, calma. O primeiro jogo, temos tempo, mais 25 jogos. Mais 25 histórias novas. Temos de nos concentrar na nossa identidade. Depois veremos.

Gonzalo Tapia e mais reforços
– Fico feliz com qualquer reforço que chegue. Mas aqui é a direção que bate o martelo, não eu.

Dinenno no banco
– Para mim, não era um jogo para o Dinenno jogar. Por quê? Porque se tratava de profundidade ofensiva, penso que o Ryan ou o André Silva poderiam usar essas caraterísticas, tudo o que o Dinenno não tem. Talvez se encontrarmos uma equipe com falhas e tivermos de trazer dois laterais, o Dinenno vai ser muito útil.

São Paulo contrata Gonzalo Tapia

O São Paulo finalizou os trâmites burocráticos e já dá como certa a contratação do atacante chileno Gonzalo Tapia, do River Plate.

O jogador de 23 anos chega ao Tricolor por empréstimo até o fim de 2026, com opção de compra e um valor fixado para uma negociação definitiva no futuro. Ele desembarca no Brasil na próxima segunda-feira e será levado ao CT da Barra Funda para assinar contrato.

O River Plate não dificultou a negociação por causa do limite de estrangeiros imposto pela AFA.

A AFA permite que cada time do Campeonato Argentino tenha seis jogadores estrangeiros em seu elenco, mas apenas cinco podem ser relacionados para as partidas. Como é chileno, Tapia ocupava uma dessas vagas e não tem sido usado pelo River Plate.

A contratação do atacante foi um pedido do técnico Hernán Crespo, com a aprovação do departamento de scout.

Tapia chegou ao River Plate neste ano, após se destacar pela Universidad Católica, do Chile, equipe pela qual anotou 11 gols e deu quatro assistências em 2024, ano em que também defendeu a seleção chilena sub-23 no torneio pré-olímpico, tendo anotado um gol e uma assistência.

No River Plate, porém, não conseguiu se destacar. Foram apenas sete jogos, nenhum gol ou assistência. O desempenho no futebol argentino também facilitou as negociações com o Tricolor.

O São Paulo segue em busca por outros reforços que estejam dentro da realidade financeira do clube, principalmente um lateral direito e um zagueiro. A ideia é fechar com um jogador de cada posição.

Rafael vê São Paulo em início de processo

O São Paulo perdeu por 2 a 0 para o Flamengo, neste sábado, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã. O goleiro Rafael lamentou o resultado na reestreia do técnico Hernán Crespo e destacou a necessidade do clube paulista voltar a vencer o quanto antes na competição.

“Difícil falar depois de uma derrota. Tínhamos uma grande expectativa, deixamos o nosso melhor. O Flamengo é muito difícil aqui. Corremos muito, tivemos nossos momentos, mas eles acabaram acertando um chute muito feliz. Dificultou o jogo”, disse à TV Globo.

“É um processo. Estamos começando agora com o Crespo. Temos entendido e colocado em prática o que ele tem pedido no dia a dia. É devagar, aos poucos. Vamos pensar no Bragantino. Não podemos deixar de pontuar no Brasileirão. temos que buscar as vitórias”, completou.

Com o resultado, o Tricolor Paulista amarga a 15ª colocação do Brasileiro, com 12 pontos, apenas um a mais que o Vitória, que abre a zona do rebaixamento. O time do Morumbis, no entanto, ainda pode perder mais uma posição nesta rodada caso o Fortaleza vença o Ceará no domingo.

O São Paulo volta a campo na quarta-feira, quando visita o Red Bull Bragantino, pela 14ª rodada da Série A. A bola rola no gramado do Estádio Municipal Cicero De Souza Marques, em Bragança Paulista (SP), a partir das 21h30 (de Brasília).

São Paulo perde para o Flamengo e fica mais perto do Z4 do Brasileirão

O São Paulo não voltou para o Campeonato Brasileiro da forma que gostaria. Neste sábado, o Tricolor perdeu por 2 a 0 para o Flamengo, no Maracanã, pela 13ª rodada. Luiz Araújo, ex-jogador do time paulista, e Wallace Yan anotaram os gols que frustraram a reestreia de Hernán Crespo.

O técnico realizou, nesta tarde, a sua primeira partida neste retorno ao São Paulo. O argentino, que assume o posto de Luis Zubeldía, foi anunciado no dia 18 de junho e teve 16 dias de preparação.

 

Com o resultado, o Tricolor Paulista amarga a 15ª colocação do Brasileiro, com 12 pontos, apenas um a mais que o Vitória, que abre a zona do rebaixamento. O time do Morumbis, no entanto, ainda pode perder mais uma posição nesta rodada caso o Fortaleza vença o Ceará no domingo.

O Flamengo, por sua vez, abriu vantagem na liderança. O clube carioca está com 27 pontos, três a mais que o vice-líder Cruzeiro, que recebe o Grêmio neste domingo.

O São Paulo volta a campo na quarta-feira, quando visita o Red Bull Bragantino, pela 14ª rodada da Série A. A bola rola no gramado do Estádio Municipal Cicero De Souza Marques, em Bragança Paulista (SP), a partir das 21h30 (de Brasília). No mesmo dia, mas às 20 horas, o Flamengo encara o Santos na Vila Belmiro.

 

O jogo

Atuando com o apoio do seu torcedor, o Flamengo começou o jogo pressionando. A equipe dominou a posse de bola e rondou a área adversária. Os mandantes, entretanto, tiveram dificuldades para achar espaços na forte marcação tricolor.

Assim, foram bem raras as situações de gol. A primeira chance real saiu apenas aos 20 minutos. Léo Ortiz dominou pela direita e soltou uma pancada. A bola explodiu no pé da trave e voltou nas costas de Rafael. Atento, Alan Franco correu e afastou o perigo.

O zagueiro do Rubro-Negro voltou a dar trabalho aos 40. Após bate-rebate na área, o camisa 3 bateu colocado e parou em Rafael. Cinco minutos depois, Wesley foi lançado na direita, cortou o defensor e, de canhota, chutou no cantinho. O goleiro são-paulino se esticou todo e fez grande defesa.

No fim, ainda deu tempo de Plata perder uma oportunidade clara. Bruno Henrique fez jogada pela esquerda e achou o companheiro livre no miolo da área. O atacante equatoriano, no entanto, finalizou pelo lado.

2º tempo

No segundo tempo, o São Paulo enfim apareceu no ataque. Com o relógio marcando oito minutos, Cedric dominou sozinho na grande área, cortou para a esquerda e bateu por cima.

O Flamengo respondeu aos 12. Luiz Araújo cobrou escanteio e Léo Pereira cabeceou no canto para mais uma intervenção de Rafael.

Já aos 15 minutos, nada impediu o gol flamenguista. Um golaço, por sinal. Ex-jogador do São Paulo, Luiz Araújo foi acionado no bico da área, puxou para o pé esquerdo e arrematou colocado, no ângulo, sem chances para o goleiro rival.

Em desvantagem, o técnico Crespo fez mudanças e conseguiu fazer o São Paulo ficar um pouco mais com a bola. Os visitantes, porém, mostraram lentidão e sofreram para levar perigo contra a meta de Rossi.

Em meio a falta de força dos rivais, os mandantes passaram a controlar o resultado nos minutos finais e matar o confronto aos 50. Em contra-ataque, Luiz Araújo dominou sozinho na direita e bateu cruzado. Rafael defendeu, mas deixou nos pés de Wallace Yan, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 x 0 SÃO PAULO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Sábado, 13 de julho de 2025
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Bruno Raphael Pires (GO)
VAR: Bráulio da Silva Machado (SC)
Cartões amarelos: Bruno Henrique e Wallace Yan (Flamengo); Sabino, Alan Franco (São Paulo)

GOLS: Luiz Araújo, aos 15 do 2ºT, e Wallace Yan, aos 50 do 2ºT (Flamengo)

SÃO PAULO: Rafael, Arboleda, Alan Franco e Sabino; Cédric, Alisson, Pablo Maia (Bobadilla), Marcos Antônio (Ferreirinha) e Enzo Diaz; Oscar e André Silva (Ryan Francisco)
Técnico: Hernán Crespo

FLAMENGO: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho (De La Cruz), Allan e Arrascaeta (Wallace Yan); Luiz Araújo, Bruno Henrique (Cebolinha) e Plata
Técnico: Filipe Luís

Notas dos jogadores

Rafael: grande partida, mas falhou no segundo gol. 5

Alan Franco: respeita muito a camisa, mas não foi bem. 4

Arboleda: o melhor da defesa. 6

Sabino: horrível. 2

Cedric: não comprometeu em nada, mas não pode dar  o chute bisonho que deu quando estava dentro da área. 5

Pablo Maia: infelizmente, o DEM do São Paulo acabou com mais uma carreira. 4

Alisson: perdido no meio de um monte de volantes e zagueiros. 4

Marcos Antonio: isso é uma piada. 2

Oscar: o cara ganha cinco milhões para não saber onde vai jogar e o que deve fazer? 1

Enzo Dias: outro que respeita muito a camisa. 5

André Silva: uma verdadeira piada de mau gosto. Bom só para quem o contratou. 1

Ferreira: quando entrou o time teve mais posse de bola. 4

Ryan: jogou MUITO melhor que André Silva. 5

Bobadilla: não mudou nada o contexto. 3

Crespo: me parece que foi contratado para tratar o São Paulo como time pequeno. Jogar no 3-6-1, só para Ibis. 2

 

Paulo Pontes

Novo técnico, retornos ao time e busca por reforços: como foi a pausa

Exatamente um mês separou a derrota do São Paulo por 3 a 1 para o Vasco, no dia 12 de junho, da volta do time ao Campeonato Brasileiro neste sábado, dia 12 de julho, depois da Copa do Mundo de Clubes. O período, mesmo sem jogos, foi agitado no Tricolor.

O São Paulo que jogará contra o Flamengo, neste sábado, às 16h30 (de Brasília), pela 13ª rodada do Brasileirão, no Maracanã, não é tão diferente daquele que perdeu para o Vasco no Morumbis. Os jogadores serão praticamente os mesmos, com a volta de alguns lesionados. A principal mudança estará à beira do campo.

O resultado negativo em casa, depois de outros tropeços, fez o São Paulo mudar seus rumos na temporada. O clube e o técnico Luis Zubeldía entenderam que o melhor para os dois era interromper o trabalho. O treinador argentino, então, daria lugar a outro “hermano”: Hernán Crespo, dias depois, voltou ao Tricolor.

Crespo volta ao São Paulo quatro anos depois de sua primeira passagem. Em 2021, o técnico comandou o Tricolor na conquista do Campeonato Paulista, mas acabou demitido por causa do desempenho abaixo do esperado no Brasileirão – exatamente o mesmo motivo que fez o clube decidir trocar Zubeldía.

Essa foi a primeira e principal mudança do São Paulo no período de paralisação das competições por causa da Copa do Mundo de Clubes.

O que também mudou (para melhor) no Tricolor foi a quantidade de jogadores que estão no departamento médico. Contra o Vasco, oito atletas estavam fora de combate por problemas físicos: Luiz Gustavo, Calleri, Igor Vinícius, Lucas, Ferreira, Marcos Antônio, Ruan e Oscar.

Um mês depois, o número de jogadores no DM diminuiu. Luiz Gustavo e Calleri continuam fora de combate, enquanto Igor Vinícius e Ruan deixaram o São Paulo. Marcos Antônio, Oscar e Ferreira já estão à disposição para enfrentar o Flamengo, e Lucas recupera o condicionamento físico para voltar a jogar.

O único atleta que virou desfalque durante a pausa do Campeonato Brasileiro foi Lucas Ferreira. O atacante tem dores no quadril e não enfrentará o Flamengo.

Enquanto isso, a diretoria segue na busca por reforços. Nos últimos dias, o São Paulo encaminhou a contratação do atacante Gonzalo Tapia, do River Plate. A tendência é que a chegada do jogador seja confirmada no início da próxima semana.

O Tricolor ainda busca outros dois jogadores no mercado de transferências. A maior urgência é para a lateral direita. Neste fim de semana, inclusive, o técnico Hernán Crespo vai analisar quatro opções selecionadas pelo São Paulo para o setor.

Existe, também, a possibilidade de o Tricolor contratar um zagueiro, mas a chegada de um defensor é vista com menos urgência pela diretoria e pela comissão técnica.

Com 12 pontos e na 14ª posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, o São Paulo retoma neste sábado a caminhada para se distanciar da zona de rebaixamento.

Rafael projeta restante da temporada: “Vamos brigar por tudo”

O goleiro Rafael está prestes a completar uma grande marca pelo São Paulo. Caso entre em campo contra o Flamengo, neste sábado, às 16h30 (de Brasília), pela 13ª rodada do Brasileirão, o atleta atingirá 150 jogos com a camisa tricolor.

“É uma marca que me enche de orgulho. Quando cheguei ao São Paulo, sabia da grandeza do clube, mas viver tudo o que vivi aqui nesse período é especial demais. Cada jogo foi uma batalha, uma entrega. Completar 150 com essa camisa é uma honra, mas não quero parar aqui. Seguirei trabalhando para alcançar novos feitos, e o mais importante ajudar o clube a conquistar títulos”, destacou o camisa 23.

Em sua terceira temporada pelo São Paulo, Rafael analisou que a pausa durante o Mundial de Clubes foi importante ao elenco e destacou o trabalho de Crespo, que retornou ao comando do Tricolor.

“Foi um tempo importante para gente se preparar bem, ajustar o que precisava e chegar bem nesse período de muitos jogos por várias competições. O Crespo chegou com ideias claras, já conhece o clube e está trazendo um estilo intenso. O grupo está todo focado e preparado para um grande segundo semestre”, disse.

O goleiro ainda projetou o restante da temporada e afirmou que a equipe brigará por todas as competições que ainda disputa.

“Sabemos que temos muito a conquistar ainda. Temos grandes desafios pela frente na temporada. O Brasileiro é longo, mas precisamos reagir. E temos os mata-matas da Libertadores e da Copa do Brasil. Vamos brigar por tudo”, afirmou Rafael.

Ao longo do período com a camisa tricolor, Rafael conquistou a inédita Copa do Brasil de 2023 e a Supercopa do Brasil em 2024, sendo, inclusive, eleito o melhor arqueiro em ambas as competições.

As boas atuações renderam ao goleiro a convocação para a Seleção Brasileira nos amistosos contra Inglaterra e Espanha, disputados em março de 2024, além dos duelos diante de México e Estados Unidos. Por fim, Rafael ainda integrou o elenco que disputou a Copa América.

O goleiro, que recentemente estendeu seu vínculo com o São Paulo até dezembro de 2027 — com possibilidade de renovação até o fim de 2028 — já defendeu o clube em 149 partidas, 32 delas apenas nesta temporada. Ao longo desse período, ele terminou 63 jogos sem sofrer gols e, no total, foi vazado 129 vezes, o que resulta em uma média de 0,86 gol por jogo.

Oscar celebra recuperação de lesão, elogia Crespo e projeta duelo

Recuperado de um edema na coxa esquerda, Oscar deve estar entre os relacionados de Hernán Crespo para o duelo contra o Flamengo, no retorno do Brasileirão. O atleta celebrou o momento e destacou que a parada para o Mundial de Clubes foi fundamental para sua recuperação.

“Estou feliz, todos sabem o quanto eu estava me esforçando para voltar o mais rápido possível, essa parada ajudou também os que estavam lesionados a voltarem 100%, mas estou bem, feliz em estar de volta ao grupo”, disse.

O meia ainda elogiou o início de trabalho de Crespo. O treinador argentino, que retornou ao Tricolor, fará sua reestreia contra o Flamengo.

“O Crespo está mostrando bastante disposição à equipe, a gente vai voltar a competir forte, sabemos que tem muitos jogos importantes agora, então esperamos mostrar o melhor futebol possível”, afirmou.

Oscar, por fim, destacou a qualidade da equipe carioca, mas deixou claro que o São Paulo também tem um elenco forte.

“A gente sabe que o Flamengo é uma equipe com muita qualidade, claro que a gente respeita o Flamengo, mas também sabemos que nosso time é muito forte, então vamos lá para competir com eles”, finalizou.

A partida, válida pela 13ª rodada, está marcada para este sábado, às 16h30 (de Brasília), no Maracanã.