SP busca embalar 1ª série de vitórias pelo Brasileiro e afastar perigo do Z4

Depois da grande vitória no Majestoso do fim de semana, o São Paulo, agora, tenta embalar de vez no Campeonato Brasileiro e somar sua primeira série de triunfos na atual edição da competição. Caso consiga, o Tricolor poderá respirar mais aliviado na briga contra o rebaixamento.

Com a moral elevada após o resultado no clássico, o São Paulo terá pela frente um Juventude abalado. No fim de semana, o time gaúcho foi goleado pelo Cruzeiro, por 4 a 0, fora de casa. O Tricolor, portanto, pode se aproveitar da situação para conquistar a segunda vitória consecutiva na Série A.

Na atual temporada, o São Paulo não conseguiu emendar uma série de triunfos no Campeonato Brasileiro. A campanha do Tricolor, inclusive, está longe do esperado: são apenas três vitórias, com sete empates e cinco derrotas em 15 rodadas.

O péssimo início de Brasileirão fez com que a torcida do São Paulo passasse a temer o rebaixamento, o que seria algo inédito na história do clube. A vitória no clássico, assim, foi importante para evitar que o Tricolor entrasse no Z4 e ganhasse moral para a sequência do torneio.

O São Paulo somou quatro empates consecutivos nas primeiras rodadas do Brasileirão. A série foi interrompida por uma vitória contra o Santos, no Morumbis, por 2 a 1. O segundo triunfo só foi acontecer três partidas depois, diante do Grêmio, por 2 a 1, também em casa.

Em seguida, o Tricolor passou por um momento negativo e amargou três derrotas seguidas, o que culminou na demissão do técnico Luis Zubeldía. Hernán Crespo retornou ao Tricolor, mas teve um revés e um empate até conquistar a vitória sobre o Corinthians no último sábado.

O treinador, então, tirou uma grande pressão das costas e ganhou um alívio momentâneo. Ainda assim, um bom resultado diante do Juventude pode fazer o São Paulo adquirir maior confiança para o restante do Brasileirão. Neste momento, a equipe ocupa a 14ª posição, com 16 pontos – dois a mais que o Santos, que abre o Z4.

O Tricolor de Hernán Crespo, portanto, tenta embalar de vez e atingir sua primeira série de vitórias nesta edição do Brasileiro contra o Juventude. O time gaúcho está na zona de rebaixamento e amarga o 18º posto, com 11 pontos, mas tem o fator casa a seu favor.

O São Paulo visita o Juventude nesta quinta-feira, a partir das 19h (de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, em compromisso válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Entenda características e como Tapia pode ajudar o São Paulo de Crespo

O São Paulo tem um novo reforço para a sequência da temporada. Trata-se do atacante Gonzalo Tapia. O chileno de 23 anos viveu dias intensos na chegada ao clube: foi anunciado na sexta-feira, estreou no sábado e foi apresentado à imprensa na última segunda-feira.

A chegada de Tapia foi uma indicação do técnico Hernán Crespo, que avaliou positivamente o atleta. O chileno tem uma característica que pode vir a ser um trunfo importante: a versatilidade. Ele pode atuar pelos lados do campo ou até por dentro.

Na coletiva de apresentação, Tapia destacou o gosto por jogar pelas beiradas no esquema utilizado por Crespo, o 3-5-2. Apesar disso, o chileno deixou claro que não possui uma posição fixa.

“Neste esquema [do Crespo] me acomoda pelas duas pontas, [posso atuar] como extremo também. É um esquema que conheço muito, que faço desde muito pequeno. A verdade é que não tenho uma posição fixa, posso jogar mais pelo meio, ou como ponta também. Creio que cabe ao corpo técnico decidir onde serei melhor”, analisou o atacante.

Tapia se caracteriza pela sua força física, sem abrir mão da velocidade. Por isso, a ideia é de contar com o chileno atuando pelos lados do campo, embora não seja um atleta que se notabilize pela sua grande capacidade de improviso ou pelo seu arsenal de dribles.

Apesar de cair pelos lados do campo, mais pela direita do que pela esquerda, Tapia também tem presença de área e pode, sim, jogar mais centralizado, como um centroavante, caso haja necessidade.

Justamente pela versatilidade, Tapia explicou que não tem uma grande referência no esporte. O chileno revelou que assiste muito futebol para poder captar as melhores características de cada atleta, mas descartou escolher um nome preferido nas posições em que atua.

“Vejo muito o futebol, não tenho um jogador específico como referência. Trato de focar em diversos jogadores para pegar os melhores aspectos de cada um. Jogo por fora, ou também por dentro, são posições que conheço muito bem, porque as fiz por muito tempo. Gosto de jogar o futebol e assistir aos jogadores, porque há muitos que são bons. Aprendo muito assistindo os atletas da posição”, comentou.

Tapia foi revelado pela Universidad Católica. Após se destacar pelo clube chileno, o atacante se transferiu ao River Plate no ano passado, mas não conseguiu se firmar no time argentino, recebendo poucas oportunidades para mostrar seu valor.

Contudo, o atacante ainda se vê mentalmente forte e não demonstrou estar preocupado com as poucas chances recebidas durante a passagem pela Argentina. O foco de Tapia, no momento, é um só: ajudar o São Paulo.

“Não me preocupa muito os últimos seis meses. Aprendi muitíssimo. Levo muitas coisas positivas do clube, o dia a dia, meus companheiros. Tudo isso vai servir e ser posto à prova aqui. É um novo desafio enorme, estou totalmente focado no São Paulo. Sinto que vai ser tudo muito lindo”, concluiu o jogador.

Tapia estreou pelo São Paulo no último sábado e fica à disposição de Crespo para o embate diante do Juventude, válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), no Alfredo Jaconi.

Em ofício, Corinthians denuncia gritos homofóbicos da torcida do SP

Nesta segunda-feira, a diretoria do Corinthians formalizou uma denúncia contra o São Paulo por cânticos homofóbicos proferidos por torcedores tricolores no Majestoso do último sábado, no Morumbis, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão foi derrotado por 2 a 0, com dois gols de Luciano.

A informação foi publicada inicialmente pelo Uol e confirmada pela Gazeta Esportiva. O ofício, ao qual a reportagem teve acesso, foi encaminhado à CBF (Confederação Brasileira de Futebol), ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e à FPF (Federação Paulista de Futebol).

O clube do Parque São Jorge anexou ao documento vídeos que evidenciam os gritos preconceituosos vindos das arquibancadas do Morumbis. O cântico, entoado na reta final do segundo tempo, dizia o seguinte: “Gambá, me diz como se sente. Por que você gosta de beijar? Ronaldo saiu com dois ‘travecos’. O Sheik selinho ele foi dar. Vampeta posou para a G. Dinei ‘desmunhecou’. Na Fazenda de calcinha ele dançou. Não adianta argumentar. Todo mundo já falou. Que o Gavião virou um beija-flor”.

O Corinthians também lamentou o fato de episódio não ter sido registrado pelo árbitro da partida, Anderson Daronco, na súmula. Em contato com jornalistas após o clássico, o gaúcho alegou que não ouviu os gritos homofóbicos.

O Timão, por fim, solicita que o STJD adote “medidas exemplares” para responsabilizar os envolvidos e evitar que casos como esse se repitam.

“O Corinthians manifesta sua mais veemente inconformidade e indignação com referidas condutas discriminatórias e confia que o STJD adotará, exemplarmente, medidas adequadas no sentido de responsabilizar os envolvidos e evitar a repetição de lamentáveis episódios”, disse o clube, em um dos trechos do ofício.

São Paulo se reapresenta e abre preparação para enfrentar o Juventude

Após folgar no último domingo, o São Paulo se reapresentou na manhã desta segunda-feira. Com o retorno de dois jogadores, o elenco tricolor abriu a preparação para a partida contra o Juventude, válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Dois atletas reforçaram o São Paulo no treino desta manhã: Enzo Díaz e Maik. O argentino se recuperou da indisposição que o tirou do clássico e fez atividades regenerativas. O jovem lateral direito, por sua vez, se recuperou de uma lesão muscular na coxa direita e trabalhou normalmente junto ao restante do elenco.

Acompanhados de Enzo Díaz, os jogadores que foram titulares no Majestoso realizaram exercícios regenerativos com mobilidade e força na parte interna do SuperCT. Já os demais atletas trabalharam no gramado com o técnico Hernán Crespo, que promoveu um enfrentamento entre duas equipes em espaço reduzido, além de um treino de força e potência comandado pela preparação física.

O dia do São Paulo também contou com a apresentação do reforço Gonzalo Tapia. O chileno, que já estreou no clássico, foi apresentado à imprensa na manhã desta segunda-feira. Entre muitos assuntos, o atacante destacou suas qualidades, exaltou o clube e explicou o motivo por trás da chegada ao Tricolor.

 

Tapia, portanto, está à disposição de Crespo para o duelo contra o Juventude. O treinador, por outro lado, terá os desfalques já conhecidos de Lucas (estiramento na cápsula posterior do joelho direito), Calleri (cirurgia no joelho esquerdo), Ryan Francisco (ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão no menisco do joelho esquerdo) e Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar).

Além do quarteto, Crespo ainda ganhou mais uma baixa no último domingo. Oscar fraturou os processos transversos de três vértebras lombares no Majestoso do último fim de semana e também está fora do jogo contra o Juventude. O camisa 8 tem prazo de recuperação de quatro a oito semanas.

O São Paulo ainda tem mais dois dias de preparação para o confronto diante do Juventude. O Tricolor visita o adversário gaúcho nesta quinta-feira, a partir das 19h (de Brasília), no Alfredo Jaconi.

Com a vitória no clássico contra o Corinthians, o São Paulo ganhou um alívio e se afastou da zona de rebaixamento. A equipe tricolor aparece, agora, na 14ª colocação, com 16 pontos conquistados – dois a mais que o Santos, que abre o Z4.

Oscar se manifesta após lesão nas costas: “Estou bastante abalado”

Oscar se manifestou nas redes sociais neste domingo sobre a lesão que sofreu nas costas e o fez deixar o clássico contra o Corinthians, no último sábado, pelo Brasileirão, com apenas 15 minutos de jogo.

“Ontem, durante o jogo, infelizmente sofri uma lesão na coluna. Estou bastante abalado com a situação, mas sigo com fé e foco na recuperação”, escreveu Oscar.

O jogador, que fraturou os processos transversos de três vértebras lombares (L1, L2 e L3), deixou o Morumbi com bastante dificuldade para se locomover e foi direto para o Hospital Albert Einstein, onde realizou exames que detectaram a lesão.

“Apesar disso, conquistamos uma vitória muito importante para a equipe em um clássico, o que me deixa extremamente orgulhoso. Agradeço de coração todas as mensagens de apoio — elas têm me dado muita força neste momento difícil”, completou.

O tempo estimado de recuperação de Oscar é de quatro a oito semanas. Tudo dependerá da evolução clínica e funcional do meio-campista, que já havia desfalcado o São Paulo antes da pausa para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA por causa de uma lesão na região posterior da coxa esquerda.

Tapia destaca versatilidade para atuar no ataque e elogia São Paulo

Gonzalo Tapia foi apresentado no São Paulo no início da tarde desta segunda-feira, tendo, inclusive, entrado em campo pelo clube no último sábado na vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, no Morumbis, pelo Brasileirão.

Emprestado pelo River Plate, o jogador destacou a condição de atuar em diferentes posições do ataque:

– Eu me acomodo em um esquema com dois atacantes, mas também com pontas, não tenho uma posição fixa, posso atuar como central, como ponta, como segundo atacante sem problemas – afirmou o chileno.

O chileno de 23 anos ressaltou a felicidade de se juntar ao plantel do São Paulo e agradeceu a confiança dada por Crespo em sua indicação.

– Eu já o conhecia, a comissão técnica. Ele me passou o que quer que eu faça dentro da equipe e com o passar dos dias de treinamento vou entender melhor o jogo e a equipe.

O jovem atacante também fez questão de mostrar conhecimento sobre a história do Tricolor, o qual considera um dos gigantes do continente.

– Eu tive uma conversa com Galoppo (ex-atleta tricolor) no River, ele me falou maravilhas do clube, mas no fim das contas isso nem era necessário. O São Paulo é um clube gigante no Brasil e na América do Sul, e eu nem precisava perguntar.

Ele ainda reforçou o que lhe fez escolher o São Paulo neste momento.

– Vir para uma equipe grande do Brasil, que briga por tudo, sempre estará na disputa dos campeonatos, o projeto do clube e do treinador, então estou muito feliz por estar aqui.

Com nova lesão de Oscar, Alisson pode reconquistar espaço com Crespo

“Rebaixado” a reserva desde a chegada do técnico Hernán Crespo, Alisson pode aproveitar a lesão de Oscar para recuperar seu espaço entre os titulares do São Paulo.

No último sábado, no clássico contra o Corinthians, o volante foi o escolhido para substituir o camisa 8 após ele sofrer uma forte queda, chocando as costas, e ajudou o São Paulo a sair de campo com a importantíssima vitória por 2 a 0.

Alisson não possui as mesmas características de Oscar, mas vinha atuando no meio-campo com maestria há tempo. Por já ter atuado também como ponta, o volante tem valências ofensivas sem deixar de lado o poder de marcação.

Por despontar como um atleta capaz de atuar em mais de uma posição, além de ter sido titular com todos os últimos treinadores que passaram pelo São Paulo, Alisson é o favorito para preencher a lacuna deixada por Oscar.

Outra opção, que corre por fora, é Rodriguinho. O meio-campista de 21 anos tem características mais parecidas com as de Oscar, se notabilizando por ser um armador de jogadas, porém, sua curta experiência como profissional pode pesar para que ele não receba tantas oportunidades.

Crespo fica sem estrelas e busca soluções para São Paulo crescer no Brasileirão

O São Paulo já não tinha o atacante Lucas à disposição, mas ganhou mais um desfalque importantíssimo no último sábado, durante o clássico contra o Corinthians. O meia Oscar teve uma fratura nos processos transversos de três vértebras lombares (L1, L2 e L3) e ficará longe dos gramados por até dois meses.

Em meio à tentativa de fazer o São Paulo crescer no Campeonato Brasileiro para se afastar de vez da zona de rebaixamento (agora, está em 14º lugar), Hernán Crespo fica sem seus dois principais jogadores. Ele também não terá o centroavante Calleri à disposição por longo tempo – ele rompeu ligamentos do joelho em abril e pode voltar só em 2026.

Enquanto Oscar está de repouso para se recuperar da fratura, Lucas passou por um procedimento no joelho direito na última sexta-feira “objetivo de alívio sintomático e otimização do retorno esportivo”, como informou o clube. A previsão é de que o atacante fique à disposição do São Paulo novamente no início de agosto.

Sem suas principais estrelas, Crespo busca soluções para montar o São Paulo. Na vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, por exemplo, o volante Alisson entrou na vaga de Oscar e formou o meio de campo com Bobadilla e Marcos Antônio.

A tendência é de que Crespo dê sequência ao trio na ausência de Oscar. Desta maneira, o São Paulo passa a ser escalado com três zagueiros, Bobadilla mais à frente da zaga, Marcos Antônio pela direita e Alisson à esquerda. Os dois mais à frente, um de cada lado, podem se movimentar e trocar de posição.

O São Paulo já foi a campo com essa escalação contra o Flamengo, na estreia de Crespo. Oscar, na ocasião, jogou avançado, como um atacante, ao lado de André Silva. Quem faz essa função agora é Luciano.

As lesões dos dois principais jogadores do elenco não mudam o foco do São Paulo no mercado de transferências, inclusive. A diretoria, em meio à crise financeira, mantém o radar apontado apenas para laterais-direitos e não pretende contratar atacantes ou meio-campistas. Caberá a Crespo encontrar respostas dentro do grupo que tem à disposição atualmente.

Semana tem apresentação de reforço e confronto direto fora de casa

O São Paulo começa uma nova semana com o pé direito após a vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians no clássico do último sábado, no Morumbis, pelo Campeonato Brasileiro. O Tricolor inicia o novo ciclo de trabalho apresentando seu mais recente reforço e já começa a se preparar para o próximo compromisso na competição por pontos corridos.

Nesta segunda-feira haverá no CT da Barra Funda a apresentação de Gonzalo Tapia. O atacante chileno foi anunciado na última sexta-feira e já estreou pelo São Paulo no clássico contra o Corinthians, sendo acionado na reta final do segundo tempo.

O elenco, por sua vez, inicia a preparação para o confronto com o Juventude. A partida está marcada para quinta-feira, às 19h (de Brasília), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

O duelo com o Juventude é um confronto direto contra a zona de rebaixamento. O time gaúcho figura na 18ª colocação, integrando o Z4. Já o São Paulo conseguiu subir para o 13º lugar, se afastando do tão temido grupo dos últimos quatro colocados do Campeonato Brasileiro.

O técnico Hernán Crespo terá três dias para trabalhar com a equipe. Uma vitória em Caxias do Sul deixa o São Paulo em uma situação muito mais confortável no Campeonato Brasileiro, permitindo que o clube comece a almejar voos maiores na competição.

Para essa partida Crespo não poderá contar com Oscar. O meio-campista sofreu uma fratura nos processos transversos de três vértebras lombares (L1, L2 e L3) e deverá ficar afastado por quatro a oito semanas.

Árbitro cita expulsão no banco do Corinthians e invasão de campo

A vitória do São Paulo sobre o Corinthians no último sábado teve dois elementos citados pelo árbitro Anderson Daronco na súmula da partida. O gaúcho registrou a expulsou o preparador de goleiros do Timão e uma invasão ao gramado do Morumbis.

A primeira ocorrência a ser descrita foi a expulsão do preparador de goleiros do Corinthians, Marcelo Flain Carpes. De acordo com a súmula, o fato que levou a expulsão do profissional aconteceu aos 17 minutos do segundo tempo.

Daronco mostrou o vermelho direto, pois identificou que o preparador de goleiros alvinegro teria “se levantado do banco de reservas de maneira hostil” e proferido a seguinte frase: “Vocês são fracos, tudo contra nós, dá o ** para eles também”.

Quase em sequência, o gaúcho também descreveu uma invasão ao gramado do Morumbis. Um torcedor do São Paulo saiu das arquibancadas e correu na direção de Luciano, grande personagem do Majestoso.

Segundo o relato de Daronco, o torcedor são-paulino foi contido rapidamente pelas autoridades policiais, e a invasão “não atrapalhou o andamento do jogo”. Um boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia Civil.

O São Paulo conquistou uma importantíssima vitória por 2 a 0 no clássico contra o Corinthians disputado no último sábado, no Morumbis, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois gols da partida foram marcados por Luciano.

Com o resultado, o Tricolor, que começou o final de semana como primeiro time fora da zona de rebaixamento, se afastou provisoriamente do grupo dos últimos quatro colocados e agora aguarda os jogos deste domingo para saber em qual posição ficará ao fim da rodada.

Já o Corinthians perdeu a oportunidade de se aproximar do G6, grupo que garante vaga para a próxima edição da Copa Libertadores. O time aparece na décima posição, com 19 pontos.