Oscar tem fratura diagnosticada e pode desfalcar o SP por até dois meses

O meia Oscar, do São Paulo, teve diagnosticada uma fratura nos processos transversos de três vértebras lombares (L1, L2 e L3), um dia depois de ser substituído no clássico contra o Corinthians por um trauma direto na região lombar.

Os resultados dos exames foram divulgados pelo clube neste domingo. O prazo para recuperação estimado é de quatro e oito semanas, a depender da evolução clínica e funcional de Oscar.

Segundo comunicado do Tricolor, o jogador passará por um tratamento conservador com foco em controle da dor, repouso relativo e reabilitação progressiva.

O meia Oscar foi substituído ainda nos primeiros minutos do duelo de sábado, após se envolver em um lance com José Martínez, volante do Corinthians.

Após subir para uma disputa de bola, o meia tricolor acabou deslocado e caiu de mal jeito no gramado.

O camisa 8 permaneceu caído, recebeu atendimento e chegou a voltar ao clássico válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, não conseguiu permanecer em campo por muito tempo e precisou ser substituído.

O meio-campista deixou o gramado no intervalo com a ajuda do carrinho de maca do Morumbis e foi direto para o Hospital Albert Einstein para exames de imagem.

Crespo opina sobre reunião com Organizada no CT

Hernán Crespo deu sua opinião sobre a reunião de lideranças do elenco, comissão técnica e diretoria do São Paulo com membros da Torcida Independente, principal Organizada do clube, na última sexta-feira, no CT da Barra Funda.

Passada a vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, neste sábado, no Morumbis, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, o treinador argentino não fugiu da inevitável questão na entrevista coletiva.

“Todas as partes se encontraram. Atletas, torcedores e comissão, e ninguém pediu para jornalista participar. Privado é privado. Não acho que seja interessante [a reunião], na minha opinião. Mas, aconteceu, vamos em frente”, disse Crespo.

Quem também comentou sobre o encontro com membros da Torcida Independente foi Luciano. O atacante, decisivo no clássico contra o Corinthians, parece ter entregado tudo aquilo que os membros da Organizada tricolor e também torcedores comuns esperavam há tempo.

“Eles foram lá para mostrar apoio. Eles sabem da dificuldade que a gente passa, mas eles foram lá mais para nos apoiar e falar que estão juntos. A amostra disso foi hoje, eles fizeram uma festa linda e a gente pôde retribuir com entrega, raça e vitória”, disse Luciano.

Agora a missão de Luciano, Hernán Crespo e todo o elenco são-paulino e manter a toada já na próxima quinta-feira, quando o time visita o Juventude, em Caxias do Sul, às 19h (de Brasília), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Oscar deixa Morumbi com dificuldades para se locomover

Oscar deixou o Morumbis com dificuldades para se locomover após ser substituído no início do clássico contra o Corinthians, neste sábado, devido a uma forte queda. O meio-campista tricolor chocou as costas no gramado e não conseguiu continuar na partida.

Bastante abatido, Oscar atendeu alguns torcedores que pediram para tirar fotos, mas não escondeu a frustração por ter de sair de campo em um jogo tão importante para a sua equipe, pressionada pelos resultados ruins recentes.

Oscar foi encaminhado ao Hospital Albert Einstein para realizar exames. A tendência é que neste domingo o Departamento Médico já tenha definido qual será o tratamento do jogador, que reclamou bastante de dores e limitação de movimentos.

Vale lembrar que Oscar já havia desfalcado o São Paulo por um período considerável antes da pausa para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA por causa de uma lesão na região posterior da coxa esquerda.

Oscar aproveitou a pausa no calendário do futebol brasileiro para concluir seu processo de reabilitação e voltar a ficar à disposição da equipe, mas agora o camisa 8 terá de lidar com um novo problema físico.

Mais distante da zona de rebaixamento, o São Paulo volta a campo na próxima quinta-feira, às 19h (de Brasília), contra o Juventude, em Caxias do Sul, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

“São Paulo deve jogar assim contra todos”, diz Crespo

Hernán Crespo saiu satisfeito com a vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, neste sábado, no Morumbis, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas fazendo questão de comunicar aos seus jogadores de que a euforia pelo resultado deve durar pouco tempo. Os mais de 47 mil torcedores que compareceram ao estádio festejaram muito, mas o treinador argentino não quer que essa empolgação tome conta do vestiário.

“Importante não pensar que [a vitória] é uma coisa extraordinária. O São Paulo tem que fazer esse tipo de jogo, é importante, é um clássico, estamos todos felizes, o público deve comemorar, mas aqui dentro temos que encarar com normalidade. O São Paulo deve jogar assim sempre, contra todos, não somente nos clássicos. O caminho é esse, vamos por esse caminho. Durante o caminho acontecem coisas boas, mas temos que continuar por esse caminho”, disse Crespo.

Mesmo com pouco tempo para trabalhar entre os jogos, o treinador argentino já começa a fazer o São Paulo ter um desempenho melhor. Após o empate em 2 a 2 com o Red Bull Bragantino, veio a vitória no clássico contra o Corinthians, mas Crespo fez questão de dar todo o mérito aos seus atletas.

“Ninguém aqui é um mago. Viemos trabalhar, mas sem a disposição dos jogadores é impossível. A gente propõe uma coisa, temos uma metodologia, uma ideia, mas ninguém do tem uma fórmula mágica para ganhar todos os jogos, todos os títulos. Todos tentamos fazer o melhor, respeitar nossa ideia, nossa identidade e tratar de transmitir isso. Mas, sem a vontade dos atletas, é impossível. A gente propôs, eles fizeram e ficamos felizes”, prosseguiu.

A partida deste sábado também marcou a estreia de Hernán Crespo no Morumbis com torcida. Durante sua primeira passagem pelo São Paulo, em 2021, o treinador argentino não teve essa experiência, uma vez que os jogos aconteciam com portões fechados por causa da pandemia. Passada a vitória no Majestoso, o treinador argentino não escondeu a satisfação por viver a grande atmosfera na casa tricolor.

“Foi a noite ideal. Uma noite ideal. Ganhar o clássico, Morumbis lotado. Sonhei muitas vezes com isso. Os atletas me presentearam com um grande jogo. Será seguramente uma noite inesquecível para mim”, concluiu.

Luciano vibra com atuação de gala e revela papo com Organizada

Luciano foi o herói do São Paulo no clássico contra o Corinthians deste sábado, no Morumbis, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Autor dos dois gols da vitória por 2 a 0, o camisa 10 tricolor vibrou com a atuação de gala e revelou o papo que teve com torcedores organizados que foram ao CT da Barra Funda na última sexta-feira.

“A gente sabe que sempre quando troca o treinador é ruim, mas aconteceu. Nossa vibração é porque precisávamos dessa vitória. Ontem os torcedores foram ao CT e mostraram apoio. Eu falei que clássico não se joga, clássico se ganha, e que estaríamos juntos até o final, e hoje eles fizeram essa festa linda”, disse Luciano ao Sportv.

O triunfo no Majestoso não poderia vir em um momento melhor. A semana do elenco são-paulino foi conturbada. Embora tenha mostrado uma melhora no empate em 2 a 2 com o Red Bull Bragantino, os comandados do técnico Hernán Crespo tiveram de lidar com uma forte pressão da torcida e, inclusive, prestar satisfação para membros da principal Organizada do clube.

“Falei para a rapaziada ontem também que quando cheguei aqui em 2020 ninguém acreditava, fui criticado, tive que escutar bastante coisa e estou aí, devagarzinho estou construindo um pouco de história, espero ainda viver muito isso aqui. Tem uns que criticam, porque não vou estar bem sempre, mas é seguir, quinta tem outra decisão, espero que nosso time vá para Caxias do Sul e faça um grade jogo”, prosseguiu Luciano.

Com o resultado, o São Paulo se afastou provisoriamente da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e agora aguarda o complemento da rodada deste final de semana para saber em qual colocação figurará. O ambiente para os próximos dias, entretanto, certamente será muito mais leve. Nada como uma vitória sobre o maior rival para fazer a paz voltar a reinar no CT da Barra Funda.

“Nossa equipe precisava dessa vitória, jogamos bem contra o Bragantino, deixamos escapar a vitória por erros pontuais e hoje nossa equipe estava bem concentrada. Graças a Deus, conseguimos os três pontos”, concluiu o camisa 10 tricolor.

Notas dos jogadores

Rafael: duas defesas espetaculares. 9

Ferraresi: só perdeu pontos por não ganhar bola pelo alto. 8

Arboleda: partida perfeita. 10

Alan Franco: muito próximo da perfeição. 9

Cedric: alternou bons e maus momentos. 6

Bobadilla: sua melhor partida com a camisa do São Paulo. 8

Marcos Antonio: o melhor em campo. 10

Oscar: jogou pouco tempo. Sem nota

Wendel: sua melhor partida pelo São Paulo. 9

Luciano: o dono do jogo. 10

André Silva: assistência e muita participação. 7

Alisson: entrou bem no jogo, em outra função, mais adiantado. 7

Pablo Maia: jogou pouco tempo. Sem nota

Sabino: jogou pouco tempo. Sem nota

Ferreira: jogou pouco tempo. Sem nota

Tapia: jogou pouco tempo. Sem nota

Crespo: deu uma aula de tática e de futebol. 8

Paulo Pontes

Luciano brilha, São Paulo vence Corinthians e se afasta do Z4 do Brasileirão

O São Paulo conquistou uma importantíssima vitória por 2 a 0 no clássico contra o Corinthians deste sábado, no Morumbis, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois gols da partida foram marcados por Luciano.

Com o resultado, o São Pauo, que começou o final de semana como primeiro time fora da zona de rebaixamento, se afastou provisoriamente do grupo dos últimos quatro colocados e agora aguarda os jogos deste domingo para saber em qual posição ficará ao fim da rodada.

Já o Corinthians perdeu a oportunidade de se aproximar do G6, grupo que garante vaga para a próxima edição da Copa Libertadores.

O São Paulo volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, quando visita o Juventude, às 19h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro. Já o Corinthians terá pela frente o Cruzeiro, às 19h30, na quarta, em Itaquera, também pela competição por pontos corridos.
Luciano, o herói do 1º tempo

Logo aos 15 minutos o São Paulo sofreu um duro baque. Depois de perder Enzo Díaz por uma indisposição no aquecimento, o técnico Hernán Crespo viu Oscar deixar o jogo após sofrer uma dura queda, machucando as costas.

Ainda assim, o Tricolor conseguiu ameaçar o Corinthians com Arboleda, aproveitando a sobra de uma cobrança de escanteio para bater de primeira, mandando rente ao travessão. O Timão, por sua vez, respondeu com Romero, que saiu cara a cara com o goleiro Rafael após belo passe de Memphis Depay, mas viu o goleiro são-paulino fazer grande defesa.

Depois disso, Luciano tomou o protagonismo para si. Na primeira tentativa, Marcos Antônio cruzou, Hugo Souza desviou e o camisa 10 do São Paulo desviou por cima do gol, dentro da pequena área, desperdiçando uma chance claríssima de gol.

Depois disso, porém, Luciano foi mais feliz. Aos 31 minutos, o atacante recebeu de André Silva, dominou e bateu cruzado, rasteiro, sem chances para o goleiro Hugo Souza, que se esticou todo, mas não conseguiu alcançar a bola.

Mal teve tempo de o Corinthians digerir o primeiro gol e Luciano já marcou o segundo. Aos 34, Wendell recebeu de Arboleda, avançou e bateu cruzado, vendo o camisa 10 aparecer no meio do caminho e desviar com um carrinho para o fundo das redes, explodindo o Morumbis.
Dorival mexe, mas Corinthians não muda

O técnico Dorival Júnior decidiu voltar para o segundo tempo sem Memphis Depay na equipe. Além do holandês, Félix Torres e Martínez foram sacados, mas o que se viu em campo foi a mesma tônica do primeiro tempo: domínio total do São Paulo.

Apesar de neutralizar as investidas do Corinthians, o Tricolor só conseguiu chegar ao gol adversário com mais perigo aos 18 minutos, quando Cédric Soares chegou na linha de fundo e cruzou rasteiro para Alisson completar de primeira, mas em cima do goleiro Hugo Souza.

Mais tarde, Angileri e Talles Magno também foram acionados por Dorival Júnior, mas faltava criatividade ao setor ofensivo do Corinthians, que até passou a ter mais posse de bola na reta final do jogo, até pela necessidade de buscar o empate, mas não agredia o São Paulo.

Na reta final, coube ao São Paulo apenas administrar a vantagem construída no segundo tempo, mas sem abrir mão de pressionar a saída de bola do descoordenado Corinthians, para sair de campo com os três preciosos pontos no Brasileirão e sob aplausos da torcida tricolor.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 X 0 CORINTHIANS

Data: 19 de julho de 2025, sábado
Horário: às 21h (de Brasília)
Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Público: 47.964 torcedores.
Renda: R$ 2.667.868,00

GOLS: Luciano, aos 31′ e aos 34′ do 1ºT (São Paulo)
Cartões amarelos: Alisson, Tapia (São Paulo) / Raniele e Garro (Corinthians)
Cartão vermelho: Marcelo Carpes, preparador de goleiros do Corinthians

SÃO PAULO: Rafael; Arboleda, Alan Franco (Sabino) e Ferraresi; Cédric Soares, Marcos Antônio, Bobadilla (Pablo Maia), Oscar (Alisson) e Enzo Díaz; Luciano (Gonzalo Tapia) e André Silva (Ferreira).
Técnico: Hernán Crespo

CORINTHIANS: Hugo Souza; Félix Torres (Léo Maná), André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu (Angileri); Breno Bidon, José Martínez (Raniele), André Carrillo (Talles Magno) e Rodrigo Garro; Memphis Depay (Gui Negão) e Romero.
Técnico: Dorival Júnior

Por que o São Paulo trata o clássico como final

Os mais de 40 mil torcedores do São Paulo que vão ao Morumbis neste sábado, para assistir ao clássico contra o Corinthians, às 21h, darão ao técnico Hernán Crespo uma noite especial.

Em sua primeira passagem pelo São Paulo, em 2021, o treinador foi campeão paulista, mas teve de lidar com restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. Por isso, não teve contato com grande parte da torcida tricolor. Não conviveu, por exemplo, com o Morumbis lotado ou perto disso, como estará neste sábado.

Este é um dos, mas longe de ser o único, motivos que tornam o clássico válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro uma final para o São Paulo.

Perto da zona de rebaixamento do Brasileirão, o Tricolor precisa de qualquer jeito vencer o Corinthians para respirar aliviado. O São Paulo está em 16º lugar na tabela de classificação, com apenas 13 pontos. São somente duas vitórias, sete empates e cinco derrotas.

O aproveitamento de apenas 30% dos pontos no Brasileirão até então deixa o São Paulo a apenas uma posição da zona de rebaixamento, só um ponto à frente do Vitória. Este é um dos motivos que aumentam a importância dos três pontos neste sábado.

A última vitória do São Paulo na competição foi há mais de dois meses, no dia 17 de maio, quando fez 2 a 1 sobre o Grêmio, no Morumbis.

Desde então, o Tricolor perdeu para Mirassol, Bahia, Vasco e Flamengo, empatou com o Bragantino e viu a crise bater à porta do CT da Barra Funda. O técnico Luis Zubeldía foi substituído por Hernán Crespo, mas as vitórias ainda não voltaram. O novo treinador argentino perdeu para o Flamengo e empatou com o Red Bull Bragantino.

Na última sexta-feira, em meio à luta momentânea contra o Z-4, membros de uma torcida organizada foram ao CT da Barra Funda se reunir com elenco, comissão técnica e diretoria do São Paulo.

A ideia foi demonstrar apoio, mas cobrar resultados diferentes dos que foram conquistados nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. O clássico deste sábado, portanto, já importante por ser um clássico, ganhou ares de final para o Tricolor.