São Paulo reencontra três rostos conhecidos contra o Juventude

O São Paulo volta a campo nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), quando visita o Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), pela 16ª rodada do Brasileirão. O duelo reserva o reencontro do Tricolor com rostos conhecidos que hoje defendem a equipe gaúcha.

Atualmente, o elenco do Juventude conta com três jogadores que já passaram pelo São Paulo. O primeiro deles é o meia Nenê, destaque da equipe gaúcha e que defendeu o Tricolor entre 2018 e 2019.

Apesar de não ter conquistados títulos pelo São Paulo, Nenê se destacou e deixou o clube com 71 jogos, 12 gols marcados e 12 assistências. Aos 44 anos, mantém as boas atuações no Juventude e é um dos líderes do elenco gaúcho.

Outro jogador que teve passagem pelo São Paulo foi o atacante Gilberto. O centroavante de 36 anos defendeu a equipe entre 2016 e 2017 e se destacou pelos gols. No período, ele marcou 15 vezes em 43 jogos. Contudo, sua saída do Tricolor foi conturbada, após o goleador recusar propostas de renovação de contrato.

O último nome é um reforço recente do Juventude: o meia Lucas Fernandes, de 27 anos. Em 2016, o jogador foi revelado em Cotia, mas nunca se firmou na equipe principal. Até 2018, o atleta entrou em campo 53 vezes e depois foi emprestado ao Portimonense-POR, que o comprou em 2019.

Atualmente, o São Paulo está na 14ª posição do Campeonato Brasileiro, com 16 pontos, apenas dois acima do Santos, primeiro time na zona de rebaixamento. O Tricolor busca vencer o Juventude para se afastar do Z4.

Ausência de Oscar abre disputa no meio-campo do São Paulo

Hernán Crespo derrotou o Corinthians e conseguiu sua primeira vitória na segunda passagem como técnico do São Paulo no último sábado, ao fazer 2 a 0 no rival dentro do Morumbis, pelo Brasileirão. O desafio agora é repensar uma equipe sem Oscar, que saiu do clássico machucado.

O camisa 8 teve diagnosticada uma fratura nos processos transversos de três vértebras lombares (L1, L2 e L3), um dia depois de ser substituído no clássico contra o Corinthians por um trauma direto na região lombar. O prazo para recuperação estimado é de quatro a oito semanas.

Substituto de Oscar no Majestoso, o volante Alisson entrou bem na partida e larga na frente para ser mantido no jogo contra o Juventude, quinta-feira, às 19h, no Alfredo Jaconi, pela 16ª rodada. No sábado, o time teve Bobadilla como primeiro homem, dando liberdade a Alisson e Marcos Antônio.

O Tricolor jogaria com Rafael, Ferraresi, Arboleda e Alan Franco; Cédric Soares, Bobadilla, Alisson, Marcos Antônio e Wendell; Luciano e André Silva.

Crespo, porém, pode armar seu 3-5-2 de outras formas. Umas delas é puxando Luciano para uma linha de criação, como jogador costumava atuar com Luis Zubeldía, mudando assim sua dupla de atacantes. Nesta hipótese, o atacante Ferreirinha seria beneficiado para jogar com André Silva.

Menos badalada, mas também uma possibilidade, seria a entrada do meia Rodriguinho no time, numa substituição de mesma posição. O jogador, que chegou a aquecer no Morumbis com a lesão de Oscar, entregaria ao time uma característica de retenção e distribuição de jogo.

Com mais um treino nesta quarta-feira, o elenco viaja à tarde para Caxias do Sul.

SP não tem 100% dos direitos econômicos de nenhuma joia do profissional

O São Paulo não tem a totalidade dos direitos econômicos de nenhum dos atletas que ascenderam das categorias de base para o time profissional. Isso se dá por dois motivos:

A aquisição de jogadores ainda na base, mantendo percentual dos direitos para o clube anterior;
Negociações com os próprios atletas.
Nos casos de jogadores que foram adquiridos de outros clubes durante o processo de formação, é muito comum que a equipe que negocia o atleta não queira ceder 100% desses direitos, pensando em lucrar mais em uma futura venda – com a ajuda da vitrine proporcionada pelo São Paulo.

+ Siga o canal ge São Paulo no WhatsApp

– Lucas Ferreira é um exemplo disso. Ele foi contratado junto ao Boavista, do Rio de Janeiro, e seu clube anterior ficou com 40% dos direitos econômicos. O São Paulo, posteriormente, negociou a compra de um percentual maior, mas o Boavista não abriu mão de ficar com uma parcela dos direitos – contou o diretor-adjunto das categorias de base, Douglas Schwartzmann.

Lucas Ferreira festeja gol em Libertad x São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc
Lucas Ferreira festeja gol em Libertad x São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc

Essa é uma prática consolidada no mercado, sendo uma fonte de renda de clubes menores. Não apenas de jogadores próximos da profissionalização ou já profissionais, mas de todos aqueles envolvidos no ecossistema do futebol.

– Eu tenho atletas do Ituano, que eu tenho 60%, tenho opção de comprar 20%, mas eles não abrem mão de ficar com 20%. O Ituano, o Guarani, isso é do mercado. Mesmo quando você vai comprar o jogador de meia-confecção, o clube que está com ele vai querer segurar um percentual, porque sabe que ele vale. Os clubes menores vivem disso. É o mercado – relatou Douglas.

Mais do São Paulo:
+ São Paulo anuncia parceria com Stuttgart, da Alemanha, para as categorias de base
+ Lucas inicia reabilitação após procedimento no joelho

Outro razão de o Tricolor não ter a totalidade dos direitos econômicos de seus jovens é a própria negociação com os atletas. Quando o clube oferece uma extensão ou renovação contratual, é normal que uma das exigências seja disponibilizar um percentual de seus direitos para os próprios jogadores e seus agentes.

Isso acontece, principalmente, quando eles completam a maioridade – e um novo contrato pode ser negociado.

Vale lembrar que a Fifa permite que um atleta assine um contrato profissional a partir dos 16 anos, e os menores de idade podem ter um vínculo com extensão máxima de três anos.

A depender da visibilidade que o atleta ganha, o clube fica pressionado a ceder um percentual para o jogador aceitar a renovação de contrato. Segundo Douglas Schwartzmann, esse foi o caso de Matheus Alves.

Ryan Francisco e Matheus Alves na base — Foto: Foto: Guilherme Veiga/São Paulo FC
Ryan Francisco e Matheus Alves na base — Foto: Foto: Guilherme Veiga/São Paulo FC

+ Leia mais notícias do São Paulo

– Na renovação que foi em janeiro, ele estourou na Copinha. Ou eu dava um percentual para ele ou não renovava. O Alves tinha 10%, isso já quando ele vem para cá, ele já vem com 10% dele. Na renovação, ele queria mais 25% e ficou com 5%, então no final ficou com 15%, isso é do mercado.

– A gente traz um jogador, quando o jogador tem 14 anos, 13 anos, ele vem pra cá, a gente tem 100% quando ele faz 18. Se ele for muito acima da média, na hora que eu for renovar o contrato, o agente vai querer tirar e aí você tem uma negociação. Às vezes você consegue, às vezes você não consegue – completou o diretor.

 

Veja quais os planos do SP para o decorrer da janela de transferências

O São Paulo ainda tenta se movimentar no mercado, mas adota cautela. A janela de transferências está aberta até o início de setembro, e a diretoria tricolor definiu três posições como prioridade para reforçar o elenco do técnico Hernán Crespo.

A primeira delas é a lateral direita — ou, mais especificamente, um jogador que possa atuar tanto aberto pelo lado quanto como zagueiro. Conforme apurado pela Gazeta Esportiva, a ideia é contratar um atleta com perfil “oposto” ao de Ferraresi, que é zagueiro de origem, mas também pode ser improvisado na lateral. O clube busca um nome mais versátil, com características de um ala, mas que também possa compor o setor defensivo central em linhas de três.

Outra carência detectada é no meio-campo. A lesão de Oscar, que fraturou os processos transversos de três vértebras lombares (L1, L2 e L3) e desfalcará a equipe por até dois meses, aumentou a urgência pela busca de um meio-campista mais clássico.

Segundo soube a reportagem, o São Paulo está em busca de um jogador com poder de chegada ao ataque, mas que também tenha capacidade de recomposição e possa atuar como. O nome ideal, segundo o perfil traçado internamente, é de alguém com características parecidas ao de Marcos Antônio. A avaliação da diretoria, no entanto, é de que esta será a posição mais difícil de reforçar nesta janela.

O Tricolor ainda busca um zagueiro. A permanência de Ruan Tressoldi era um desejo da diretoria, mas uma lesão no joelho direito, aliada ao fim do empréstimo junto ao Sassuolo, acabou dificultando a negociação para que o atleta ficasse na equipe. Assim, o clube segue atento a alternativas.

Apesar do desejo de reforçar o elenco, a realidade financeira do São Paulo impõe algumas limitações. O clube vive um cenário de restrição orçamentária e, até o momento, só anunciou a chegada do atacante Gonzalo Tapia, emprestado pelo River Plate até junho do ano que vem.

Com isso, a tendência é que a diretoria aposte em oportunidades de mercado, com foco em jogadores livres ou disponíveis por empréstimo. A busca envolve o trabalho conjunto do departamento de futebol e da equipe de scouting, priorizando atletas que cheguem sem custo de transferência, com o clube arcando apenas com salários e eventuais luvas.

São Paulo goleia o Internacional e entra no G8 do Brasileiro Sub-17

O São Paulo superou o time do Internacional por 4 a 1 nesta terça-feira, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-17. Lino (2), Brenno e Nicolas Kauan anotaram os gols do Tricolor no Estádio Morada dos Quero-Queros, no Rio Grande do Sul, enquanto Edson Machado diminuiu para o Colorado.

Com o triunfo, a equipe paulista entra no G8 da competição, grupo que garante vaga na próxima fase do torneio. O São Paulo ocupa a sétima colocação, com 18 pontos. O clube gaúcho, por sua vez, aparece na 17ª posição, com sete tentos.

Ambas as equipes voltam a campo na próxima terça-feira, às 15h (de Brasília), pelo Brasileirão Sub-17. O São Paulo recebe o Bragantino, em Cotia. Já o Inter visita o Atlético-GO, no Estádio Antônio Accioly.

O jogo

Lino abriu o placar para o São Paulo com 27 minutos de jogo, porém aos 32, Edson Machado foi às redes e empatou o confronto em 1 a 1.

Após 11 minutos do início do segundo tempo, Brenno marcou com um passe de Davi Pena para o Tricolor retomar a frente do marcador. Passados dois minutos, Lino anotou mais uma bola na rede de cabeça, para ampliar.

Já nos acréscimos, aos 50 minutos da etapa complementar, Nicolas Kauan marcou o quarto gol do São Paulo, sacramentando a vitória da equipe paulista.

São Paulo apresenta parceria da base com Stuttgart, da Alemanha

Nesta terça, através de coletiva de imprensa, Douglas Schwartzmann, diretor-adjunto de Cotia, revelou mais detalhes sobre a parceria entre São Paulo e Stuttgart, que representa uma forma de expandir ambas as marcas e adquirir conhecimento no futebol internacional. Stephan Hildebrandt, diretor de base do time alemão, reforçou que o acordo é “baseado em confiança” e que busca prolongá-lo.

“O intuito dessa parceria não é financeiro, é uma troca de experiências. Queremos ver como é o trabalho deles e eles querem ver como trabalhamos. Hoje, eles estão olhando para nós alguns jogadores que possam ter um potencial de vivenciar a Europa. Nós também estamos olhando o desempenho de alguns jogadores deles para que também possam passar uma temporada aqui e vejam outras culturas, porque é muito difícil sair da Europa para ficar aqui. Esse acordo não tem data limite”, declarou Schwartzmann.

A parceira inclui visitas dos jovens atletas às instalações de ambas as equipes, eventuais trocas de profissionais para períodos de treinamento e a participação dos times em jogos amistosos no Brasil e na Alemanha.

Na última semana, inclusive, o São Paulo sediou um torneio amistoso com Stuttgart, Palmeiras e Clube Vital. O Tricolor encerrou a fase de grupos nesta terça-feira e garantiu vaga na final, onde enfrentará o Alviverde.

“A gente vê jogadores que têm potencial para jogarem lá, que podemos pensar em futuras vendas, e não só com o Stuttgart. Eles também olham para esses jogadores como atletas que futuramente possam ser queridos por eles. O que a gente faz junto é entender o perfil que interessa a eles e o que nos interessa. É basicamente para escolhermos os atletas que vão e os atletas que vêm. Temos que encontrar perfis diferentes do que estamos acostumados”, afirmou o diretor.

Em junho de 2024, alguns representantes do Stuttgart já haviam conhecido Cotia. Após a visita, os fizeram a proposta da parceria: “Esse acordo é baseado em confiança. Nós compartilhamos os mesmos interesses, então não é sobre tentar enganar o outro e pegar um jogador bom. Nós escolhemos tudo junto, e esse começo de interação é muito importante. Queremos continuar com esse acordo de cooperação mútua”, completou Hildebrandt.

SP treina com garotos da base, e Lucas inicia processo de reabilitação

Lucas Moura iniciou nesta terça-feira o seu processo de reabilitação no CT da Barra Funda. O camisa 7 do São Paulo, que passou por um procedimento médico no joelho direito na última sexta-feira, realizou exercícios físicos na parte interna do CT.

Fora de combate desde 6 de maio, o jogador seguirá em recuperação pelo menos até o dia 6 de agosto, quando completa três meses da última lesão.

Pela manhã, o elenco deu sequência aos preparativos para enfrentar o Juventude, na noite de quinta-feira, às 19h, no estádio Alfredo Jaconi, em jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Para completar a atividade do dia, o técnico Hernán Crespo convocou um grupo de jovens jogadores das categorias de base para integrar os ajustes do time principal. Depois do processo de aquecimento, o treinador argentino dividiu os atletas em duas equipes, que realizaram um trabalho tático.

O Tricolor volta a treinar na manhã de quarta-feira e, em seguida, viaja a Caxias do Sul.

São Paulo quer jogador versátil para lateral direita e coloca meia no radar

O São Paulo segue ativo no mercado de transferências em busca de reforços para o elenco após a chegada de Gonzalo Tapia. O foco principal da diretoria tricolor é a lateral direita. O clube busca um jogador versátil, que possa atuar também como zagueiro.

Com o retorno de Ruan Tressoldi para o italiano Sassuolo, a diretoria entende que o clube carece de um zagueiro destro, que atue pelo lado direito da zaga, principalmente em razão do esquema 3-5-2 ser o de preferência do treinador Hernán Crespo.

Além disso, o modelo de negócio que o Tricolor busca é o de empréstimo para não desembolsar inicialmente qualquer valor em aquisição de direitos econômicos dos atletas.

Mesmo que o contrato preveja um valor fixado para a contratação definitiva, o dinheiro sairia dos cofres do São Paulo apenas no futuro.

O Tricolor segue atento à oportunidades de mercado para outros setores do time. Com a lesão de Oscar na partida contra o Corinthians, que o afastará dos gramados de quatro a oito semanas, o clube monitora possibilidades de um meio-campista ser incorporado ao plantel.

Entretanto, o estilo de jogo do meio-campista que a diretoria busca não seria exatamente como o de Oscar, um meia de criação mais clássico. O clube quer um atleta que se movimente de área a área, mais parecido com Marcos Antônio, mas que tenha também características ofensivas.

O Tricolor volta a campo pelo Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira, às 19h, contra o Juventude, fora de casa. O São Paulo tem 16 pontos e aparece na 14ª colocação da competição.

Fonte: Globo Esporte

Wendell aproveita chance inesperada e pode ganhar espaço

Desde que chegou ao São Paulo, Wendell não conseguiu se firmar como titular. Porém, um inesperado evento – o mal-estar de Enzo Díaz – pode ter sido a virada de chave que o jogador precisava para emplacar uma boa sequência.

O Tricolor já estava escalado para enfrentar o Corinthians no último sábado, quando, durante o aquecimento, Enzo Díaz sentiu uma indisposição e foi cortado da partida. Com isso, apenas 15 minutos antes da partida iniciar, Wendell soube que seria titular no Majestoso. Foi um presente de aniversário para o atleta que completou 32 anos no último domingo.

O camisa 18 lamentou que a oportunidade tenha surgido a partir de um problema com um companheiro de equipe, mas destacou a importância de estar preparado para quando ela apareça.

— Eu fico triste pela situação que aconteceu com o Enzo. Ninguém quer que o companheiro se sinta indispostos para não jogar, mas eu fico feliz pela oportunidade. Eu acho que as oportunidades aparecem no momento que a gente menos espera e hoje, graças a Deus, aconteceu.

— Eu consegui ajudar a equipe a conseguir o resultado positivo, que é o mais importante. Nossos torcedores terem saído felizes, indo para casa também, contentes com o resultado, com o desempenho da equipe — completou o lateral.

Fato é, que Wendell aproveitou muito bem a chance, foi sólido defensivamente e se apresentou como uma boa opção no ataque, algo que o São Paulo não vinha tendo pelos lados do campo em suas últimas partidas. A boa atuação foi coroada com uma assistência para o segundo gol de Luciano.

A postura de Wendell em campo também foi diferente do que ele vinha apresentando em outras oportunidades e, após a partida, confidenciou que ele tem muito mais a crescer.

— Acho que tenho muito a melhor ainda, acho que não mostrei tudo que eu tenho para mostrar ainda, preciso continuar trabalhando, como eu falei, ter humildade. Eu acho que o trabalho não começa no jogo, começa já na sua casa, começa já no seu treinamento durante a semana, para quando chegar no jogo você estar preparado — afirmou o lateral.

— Eu acho que demorou um pouco para eu poder mostrar o que eu sei, e ainda não estou no meu nível que você bem falou, da Copa América. Eu acho que tenho muita melhor ainda, espero continuar assim, trabalhando forte, trabalhando com respeito, respeitando meus companheiros, respeitando o que o treinador quer, para que eu possa dar continuidade e que esse jogo seja o ponto inicial de uma jornada que eu tenho certeza que vai ter muitos frutos — completou, mirando o futuro.

A tendência é que diante do futebol apresentado no clássico contra o Corinthians, Wendell passe a ter mais chances na equipe. O treinador Hernán Crespo, após a partida contra o Red Bull Bragantino, mencionou que a opção por Enzo Díaz tinha um caráter mais preventivo em relação à defesa, mas o Wendell mostrou que pode dar conta dessa fase do jogo também.

Até o momento, Wendell jogou por 90 minutos em apenas três jogos pelo São Paulo. Além do clássico contra o Corinthians, na sétima rodada do Brasileirão contra o Fortaleza e na última rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores contra o Talleres.

Nas três partidas, o São Paulo foi vazado em apenas uma delas, contra o Talleres, quando sofreu um gol.