São Paulo tenta manter embalo no Brasileiro contra o Fluminense

O Campeonato Brasileiro segue a todo vapor. O São Paulo enfrenta o Fluminense na tarde deste domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbis, em compromisso válido pela 17ª rodada da competição nacional.

As duas equipes estão separadas por apenas um ponto na tabela da Série A. O São Paulo figura na 12ª colocação, com 19 pontos, enquanto o Fluminense se encontra em oitavo lugar, com 20. O Tricolor carioca, porém, tem dois jogos a menos que o time do Morumbis.

O São Paulo chega embalado para o duelo contra o Fluminense. O Tricolor vem de duas vitórias consecutivas que deram moral e fôlego na briga contra o rebaixamento. Primeiro, os comandados de Hernán Crespo venceram o Corinthians em casa por 2 a 0 e, na última quinta-feira, bateram o Juventude por 1 a 0 no Sul.

Para o duelo, o técnico terá os desfalques já conhecidos de Oscar (fraturas em três vértebras da região lombar), Lucas (estiramento da cápsula posterior do joelho direito), Calleri (cirurgia no joelho esquerdo), Ryan Francisco (ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão no menisco do joelho esquerdo), Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar) e Lucca (contusão no músculo adutor da coxa esquerda).

 

Em contrapartida, o zagueiro Alan Franco deve ficar à disposição sem maiores problemas. Ele havia sido poupado por Crespo e ficou apenas no banco de reservas contra o Juventude por dores, mas deve voltar ao time titular contra o Fluminense caso esteja apto fisicamente.

Do outro lado, o Fluminense vive um momento ruim desde a volta do Mundial de Clubes. O Tricolor carioca não sabe o que é vencer há três rodadas e amargou três derrotas seguidas para Cruzeiro (2 a 0 em casa), Flamengo (1 a 0 fora) e Palmeiras (2 a 1 no Maracanã).

O técnico Renato Gaúcho, por sua vez, perdeu o zagueiro Ignacio, com uma lesão grau 2 no ligamento colateral medial do joelho direito. Tudo indica que a zaga do Fluminense terá Thiago Silva e Juan Freytes. Além disso, Otávio também segue entregue ao DM.

Davi de Oliveira Lacerda (ES) apita o duelo, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Douglas Pagung (ES). O VAR, por sua vez, fica a cargo de Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG).
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X FLUMINENSE

Data: 28 de julho de 2025, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Douglas Pagung (ES)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)

SÃO PAULO: Rafael; Alan Franco (Sabino), Ferraresi e Arboleda; Cédric Soares, Alisson, Marcos Antônio, Bobadilla e Wendell; Luciano e André Silva.
Técnico: Hernán Crespo

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Juan Freytes e Gabriel Fuentes; Martinelli, Hércules e Nonato; Kevin Serna, Cano e Soteldo.
Técnico: Renato Portaluppi

São Paulo encerra preparação para pegar o Fluminense

O São Paulo finalizou neste sábado, no SuperCT, sua preparação para enfrentar o Fluminense, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo acontece neste domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbis, em São Paulo (SP).

O técnico Hernán Crespo e sua comissão promoveram diferentes atividades técnicas.

Lucas, que trata de um estiramento na cápsula posterior do joelho direito, deu sequência aos trabalhos com a fisioterapia no campo. O atacante não entra em campo desde o último dia 6 de maio, quando atuou no segundo tempo diante do Alianza Lima, do Peru, pela Libertadores.

Já Lucca, que sofreu uma lesão no músculo adutor no treino da última terça-feira, também realizou atividades no campo sob a supervisão dos fisioterapeutas.

Luiz Gustavo, por sua vez, já vinha fazendo os exercícios de força com o grupo e continua com um cronograma específico, cuja evolução está condicionada a novas avaliações com um médico especialista. O volante está fora de combate desde o último dia 5 de abril, quando teve a condição pulmonar diagnosticada.

Além de Lucas, Lucca e Luiz Gustavo, Crespo ainda deve ter as ausências de Oscar (fraturas em três vértebras da região lombar), Calleri (cirurgia no joelho esquerdo) e Ryan Francisco (ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão no menisco do joelho esquerdo).

Em contrapartida, o zagueiro Alan Franco deve ficar à disposição sem maiores problemas. Ele havia sido poupado por Crespo e ficou apenas no banco de reservas contra o Juventude por dores, mas deve voltar ao time titular contra o Fluminense caso esteja apto fisicamente.

Desta forma, a provável escalação do São Paulo tem: Rafael; Arboleda, Ferraresi, Alan Franco; Cédric, Marcos Antônio, Alisson, Bobadilla e Wendell; Luciano e André Silva.

Os comandados de Crespo chegam embalados após duas vitórias consecutivas no Brasileirão. A equipe são-paulino escapou das últimas posições e aparece na 12ª colocação, com 19 pontos. Já o Fluminense é o oitavo colocado, com 20.

Como Luan esperou nova chance no São Paulo

As lentes do fotógrafo oficial do São Paulo registraram o momento em que Luan foi às lágrimas depois de jogar os minutos finais da vitória por 1 a 0 contra o Juventude, em Caxias do Sul, na última quinta, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Eram mais de 660 dias desde o último jogo dele pelo Tricolor. Um período sofrido para o volante, que pode receber nova chance neste domingo, contra o Fluminense, às 16h, no Morumbis.

Autor de um dos gols no jogo do título do Paulistão de 2021, Luan perdeu espaço a partir de 2022 e nunca mais conseguiu ter relevância dentro do clube. Por questões comportamentais e físicas, virou carta fora do baralho para todos os técnicos que antecederam a atual passagem de Hernán Crespo.

No período, um episódio foi marcante: ao se reapresentar em 2024, foi informado que não estava nos planos de Dorival Júnior e, posteriormente, de Thiago Carpini. Assim, até março, quando foi emprestado ao Vitória, fazia treinos sozinho e em horários alternativos.

Uma foto que guarda até hoje é a de uma marmita etiquetada com seu nome dentro da geladeira do CT, num dia que almoçou sozinho. A imagem serve de motivação, já que Luan queria voltar a ser parte de um grupo, com treinos e refeições com os companheiros. Dali, foi ao Vitória e voltou em janeiro.

Com poucas chances com Rogério Ceni após a sua lesão e sem jogar com Dorival, Carpini e Luis Zubeldía, Luan sentiu o baque mental. O isolamento interno, causado muito por sua queda de rendimento e quebra de confiança com diretoria e treinadores, teve um custo alto emocional.

Diagnosticado com sintomas de depressão há alguns meses, Luan passou a fazer acompanhamento com uma psicóloga. Sua condição ficou mais evidente em fevereiro, quando abriu uma live no Instagram num local escuro e preocupou seguidores, que notaram som de choro.

Segundo pessoas próximas, o acompanhamento psicológico tem ajudado muito o jogador. Neste ano, depois do Paulistão, deixou de treinar à parte e foi integrado ao elenco, mas não recebeu nenhuma convocação para jogo de Luis Zubeldía. Assim, o astral mudou com o retorno de Hernán Crespo ao clube. Com intimidade com o treinador, vinha sentindo que poderia receber uma oportunidade.

Outro fator importante para a sua volta aos jogos foi a evolução física. Em maio, o diretor de futebol Carlos Belmonte tornou pública a informação que o jogador havia perdido 12 quilos desde a reapresentação.

Além dos treinos no CT, Luan tem feito trabalhos complementares num segundo período na academia que construiu dentro de sua casa com um profissional especializado em performance de elite.

Em sua entrevista coletiva, Crespo exaltou o lado humano ao dar uma chance a Luan:

– Ao final do dia, sempre falamos de atletas, mas estamos falando de pessoas. Isso é importante, estar perto das situações particulares, privadas. Nós chegamos aqui para ajudar os atletas, então se uma pessoa, que para mim é importante, que foi um dos protagonistas de um titulo para o São Paulo com a gente na comissão, a gente quer ajudar. Vê-lo feliz faz a gente feliz.

Luan saiu do banco para substituir Alisson no fim do jogo. Com o apito final, ele não segurou a emoção e chorou ainda em campo. Depois nas redes sociais, postou uma foto com um versículo da Bíblia:

– “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Salmos 30:5.

Luan tem contrato com o São Paulo até o fim de 2026.

Fonte: Globo Esporte

Lucas Ferreira perde espaço, mas pode se reinventar em nova função

Lucas Ferreira assumiu papel de protagonismo na reta final do trabalho de Luis Zubeldía no São Paulo, porém não tem sido utilizado nos primeiros jogos sob o comando de Hernán Crespo. O treinador estuda a melhor forma de utilizar o atleta no esquema 3-5-2.

O jovem atacante ficou fora dos primeiros trabalhos de Crespo durante a intertemporada, por causa de dores na região do quadril. Problema que o tirou do jogo contra o Flamengo, na reestreia do treinador. Isso atrapalhou sua adaptação ao novo modelo de jogo implementado na equipe.

Agora, o camisa 48 já está plenamente recuperado das dores e em condições plenas de atuar.

Ferreira voltou a treinar em campo no dia 13 de julho, dia seguinte à derrota contra o Flamengo. Entretanto, o ge apurou que o jogador teve uma queda de rendimento nos trabalhos das últimas semanas, o que fez com que Crespo o deixasse para trás na lista de escolhas nas últimas partidas.

Desde então, o atacante foi relacionado para as partidas contra Bragantino, Corinthians e Juventude, porém não entrou em campo.

A mudança no esquema de jogo do São Paulo pode ser um dificultador para o atacante, que é um ponta de origem. Porém, é possível que o jogador se reinvente e explore algumas carências do time para recuperar seu espaço.

A ala direita do Tricolor é a posição de maior lacuna, já que conta apenas com Cédric Soares no elenco principal e Maik, que foi reintegrado ao time profissional após se recuperar de lesão. Portanto, Crespo pode testá-lo na posição, principalmente, em ocasiões que necessite de mais potência ofensiva.

Isso não seria uma grande novidade para o treinador no São Paulo. Em sua primeira passagem pelo Tricolor, Crespo utilizou o atacante Galeano, então recém promovido da base, como ala pela direita.

Lucas Ferreira tem características que permitem cumprir tal função. Sob o comando de Zubeldía, em diversas ocasiões atuou como meia aberto na segunda linha do 4-4-2, com obrigações ofensivas e defensivas.

Ele é um jogador que tem boa leitura defensiva, rouba bolas dos adversários, além de força e capacidade física para atuar nas duas metades do campo.

O Tricolor volta a campo no domingo, às 16h (de Brasília), contra o Fluminense, no Morumbi, em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ferreira segue à disposição de Hernán Crespo.

SP quebra jejum no Brasileiro e ganha moral para sequência complicada

O São Paulo colocou um ponto final em um jejum incômodo com a vitória sobre o Juventude na última quinta-feira. O Tricolor bateu o adversário gaúcho por 1 a 0, no Alfredo Jaconi, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, graças a um gol de Luciano na reta final do jogo.

O clube, portanto, conquistou três pontos fora de casa pela primeira vez nesta edição da Série A. O Tricolor vinha de uma série de maus resultados longe de seus domínios, mas com a confiança lá em cima após o clássico contra o Corinthians, conseguiu quebrar um jejum que já durava oito meses.

O Tricolor não vencia fora de casa pelo Campeonato Brasileiro desde o dia 5 de novembro de 2024. Na ocasião, a equipe, ainda sob o comando de Luis Zubeldía, superou o Bahia por 3 a 0, na Arena Fonte Nova. Luiz Gustavo, Wellington Rato e Lucas foram às redes.

De lá para cá, o São Paulo amargou dez jogos consecutivos sem vitórias como visitante somando as duas edições do Brasileirão. Neste período, a equipe tricolor sofreu cinco derrotas e cinco empates, totalizando apenas 16,6% de aproveitamento.

Desde 2023, o Tricolor encontra dificuldades para impôr seu jogo longe do Morumbis. Neste mesmo ano, por exemplo, o time de Dorival Júnior disputou 19 partidas fora de casa pela Série A e venceu apenas uma, acumulando oito empates e dez derrotas, o que representa um aproveitamento de 19,29%.

Já na edição passada do Brasileiro, o São Paulo apresentou uma leve melhora, mas ainda teve campanha aquém como visitante. A equipe, que começou o torneio com Thiago Carpini e terminou sob o comando de Luis Zubeldía, teve cinco vitórias, cinco empates e nove derrotas em 19 jogos, com aproveitamento de 35,08%.

Na atual edição do torneio de pontos corridos, o São Paulo começou com Zubeldía, mas demitiu o treinador para contratar Crespo em meados de julho. Agora, o argentino terá a missão de melhorar os números do São Paulo fora de casa. Até o momento, são quatro empates, três derrotas, uma vitória e um aproveitamento de 29,16%.

RESULTADOS ELEVAM MORAL PARA SEQUÊNCIA ‘DECISIVA’

Além de quebrar o jejum de vitórias longe do Morumbis, o São Paulo emendou a sua primeira série de triunfos nesta edição do Brasileirão. Primeiro, venceu o Corinthians por 2 a 0, em casa. Já na última quinta-feira, bateu o Juventude. Luciano marcou os três gols e foi o grande protagonista das duas partidas.

A primeira série de vitórias com Crespo eleva a moral do São Paulo para uma sequência decisiva da temporada. O Tricolor duela com o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro e, depois, tem pela frente as oitavas de final da Copa do Brasil, em que encara o Athletico-PR.

“A confiança dita muita coisa no futebol, e recuperá-la com vitórias é muito importante. Conquistar vitórias fora de casa é muito importante, muito feliz por esses dois resultados positivos. Nosso time, além de vir com os resultados, que são o mais importante no futebol, conseguiu boas atuações”, avaliou o goleiro Rafael, capitão e um dos líderes deste elenco do São Paulo.

“Essa confiança vai passando para todos, nós vamos nos sentindo mais seguros também e confiantes que estamos no caminho certo. É daqui para mais, sempre evoluir, buscar melhoras, porque teremos confrontos dificílimos pela frente e precisamos continuar evoluindo para buscar os resultados”, complementou.

O São Paulo recebe o Fluminense neste domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbis, pela 17ª rodada do Brasileiro. Depois, pega o Athletico-PR, também em casa, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Na sequência, ainda tem pela frente Internacional fora de casa, pela Série A, e o duelo de volta contra o Furacão.

Luiz Gustavo e Lucas Moura treinam com bola ainda com limitações

A sexta-feira do São Paulo contou com duas novidades no gramado, mas nenhuma delas ainda com possibilidade de reforçar a equipe no domingo, no jogo contra o Fluminense, às 16h (de Brasília), no Morumbis, pelo Brasileirão. Luiz Gustavo e Lucas Moura, ainda longe do retorno, realizaram treinos com bola.

Luiz Gustavo, que completou 38 anos nesta semana, segue protocolo de recuperação de um tromboembolismo pulmonar e fez parte do trabalho técnico com o restante do elenco pela primeira vez, mas ainda sem contato físico. Ele, que tem feito exercícios de força com o grupo, continua com um cronograma específico, cuja evolução depende da liberação de um médico especialista.

Lucas Moura, por sua vez, deu sequência aos treinos com a fisioterapia no campo e realizou uma atividade com bola nesta sexta-feira. Há exatamente uma semana, o camisa 7 passou por uma intervenção no joelho direito com “objetivo de alívio sintomático e otimização do retorno esportivo”.

Fora de combate desde 6 de maio, o jogador seguirá em recuperação pelo menos até o dia 6 de agosto, quando completa três meses da última lesão.

O treino
Como tradicionalmente ocorre nos dias seguintes aos jogos, os jogadores foram divididos em dois grupos nesta manhã. Enquanto os titulares fizeram exercícios regenerativos, o restante trabalhou no gramado com Hernán Crespo e a sua comissão, que comandaram um treinamento físico e técnico.

Na tarde deste sábado, o São Paulo realizará a última atividade antes de receber o Fluminense em busca da primeira trinca no Brasileirão. O time são-paulino, que ocupa o 12º lugar, com 19 pontos, chegará ao confronto deste fim de semana embalado pelas vitórias contra São Paulo e Juventude.

Luciano “gabarita” participações decisivas no São Paulo de Hernán Crespo

O momento é todo de Luciano. Autor dos dois gols da vitória do São Paulo por 2 a 0 no clássico contra o Corinthians, no Morumbis, no último sábado, o camisa 10 do Tricolor foi novamente o herói da equipe na vitória por 1 a 0 contra o Juventude, nesta quinta-feira, no Alfredo Jaconi.

Além dos três gols nestes dois jogos, Luciano teve também duas assistências no jogo anterior, no empate por 2 a 2 contra o Red Bull Bragantino, quando serviu André Silva nos dois gols da equipe.

Ou seja, Luciano participou de todos os gols da era Hernán Crespo. Vale lembrar que, antes dos três jogos citados, o treinador argentino fez sua estreia na derrota por 2 a 0 para o Flamengo.

Após a partida em Caxias do Sul, Luciano celebrou o seu bom momento:

– Deus tem me abençoado (…) Pude aproveitar bem a jogada, o Marcos Antônio também tinha que estar aqui (dando entrevista), me deixou sem goleiro para fazer o gol. São pontos importantes em uma sequência importante.

Com duas vitórias seguidas, o São Paulo chega aos 19 pontos na tabela de classificação. Para Luciano, o trabalho de Crespo começa a dar frutos:

– Eu acho que é o trabalho que fizemos durante 20 dias para durante a parada da Copa do Mundo de Clubes. Seguir com pés no chão, porque o campeonato é difícil, espero que com o apoio do nosso torcedor a gente possa sair vitorioso contra o Fluminense no domingo.

Luciano segue em sua busca pelo gol 100 com a camisa do São Paulo. O gol marcado contra o Juventude foi o de número 97. Quarto maior goleador do São Paulo no Brasileirão, ele chega também a 57 gols no torneio com a camisa tricolor.

Entenda por que Sabino substituiu Alan Franco e foi titular contra o Juventude

Na noite da última quinta-feira, o São Paulo venceu o Juventude, por 1 a 0, no Alfredo Jaconi, no encerramento da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Pouco antes da bola rolar, porém, uma mudança no setor defensivo chamou a atenção dos torcedores na escalação tricolor: Alan Franco estava no banco de reservas.

Considerado um dos pilares defensivos do São Paulo, Alan Franco foi poupado e não estava no 11 inicial. Em seu lugar, aparecia Sabino. O zagueiro brasileiro, assim, substituiu o companheiro, que sequer foi acionado pelo técnico Hernán Crespo durante os 90 minutos.

Com poucas opções para o sistema defensivo após a saída de Ruan Tressoldi, a escolha de Crespo por Sabino foi lógica e, em campo, se provou acertada. Após o triunfo, o treinador justificou a escolha pelo camisa 35 e explicou que Alan Franco tinha, na verdade, uma pequena questão física, que poderia ser agravada caso entrasse em campo.

“A ideia de Sabino foi porque Alan [Franco] não está bem. Não queríamos arriscá-lo, porque sabíamos que se ele jogasse hoje, seguramente, por uma questão de uma pequena dor que tem, poderia arriscar de não jogar contra o Fluminense. Achamos que a solução justa nesse caso seria Sabino, que jogou muito bem”, explicou Crespo.

A ausência de Alan Franco foi pouco sentida pela torcida tricolor. Como destacado pelo treinador, Sabino teve grande atuação, sendo um dos principais destaques do São Paulo no triunfo sobre o Juventude. O defensor ainda travou um duelo à parte com o atacante Batalla e levou a melhor.

De acordo com dados do Sofascore, Sabino realizou oito cortes, duas interceptações e conseguiu um desarme. O defensor ainda ganhou dois de três duelos pelo chão e seis de sete duelos pelo alto. Ao longo dos 90 minutos, ainda acumulou 83% de acerto no passe.

Na atual temporada, Sabino soma 21 partidas, sendo 14 como titular, e um gol. O esquema de três zagueiros utilizados por Crespo pode conferir mais oportunidades ao zagueiro, que aparece, agora, como a primeira opção em caso de mudanças obrigatórias.

Sabino, inclusive, entrou em campo em todos os jogos do São Paulo com Crespo no comando. Ele foi titular na derrota para o Flamengo, entrou nos minutos finais no empate diante do Red Bull Bragantino e na vitória sobre o Corinthians, e voltou ao 11 inicial na vitória da última contra o Juventude.

Se mantiver o bom nível mostrado na última quinta-feira, Sabino ainda pode acirrar a disputa por uma vaga no time titular do São Paulo. Os titulares de Crespo no setor defensivo tem sido Arboleda e Ferraresi – além, é claro, de Alan Franco.

Com Sabino e provavelmente Alan Franco à disposição, o São Paulo volta a campo neste domingo, quando encara o Fluminense. A bola rola às 16h (de Brasília), no Morumbis, pela 17ª rodada do Brasileirão.

Luan ‘renasce’ com Crespo e volta a atuar pelo SP após quase dois anos

O São Paulo venceu o Juventude por 1 a 0 na última quinta-feira, no Alfredo Jaconi, em duelo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já nos minutos finais, a torcida pôde rever um velho conhecido em campo: o volante Luan. Reintegrado pelo técnico Hernán Crespo, ele voltou a atuar com a camisa tricolor após quase dois anos e, agora, mira um renascimento no clube.

Ainda neste ano, Luan retornou ao São Paulo depois do fim do empréstimo para o Vitória. O volante, contudo, não estava nos planos do então treinador Luis Zubeldía e passou a treinar separado. Apenas na reta final de março, voltou a treinar com o elenco, mas sequer havia sido relacionado para os jogos.

Com a chegada de Crespo, o cenário do volante mudou, e ele retornou aos relacionados e também aos jogos. Na última quinta-feira, Luan foi acionado pelo argentino e entrou no lugar de Alisson aos 43 minutos do segundo tempo, quando o São Paulo já vencia por 1 a 0. A decisão do treinador teve o objetivo de dar mais fôlego à marcação e retornar com os três pontos à capital paulista.

Os poucos minutos finais em campo, porém, foram suficientes para fazer com que o camisa 33 voltasse a sentir o prazer de defender o Tricolor, especialmente com uma figura tão conhecida à beira do gramado. Foi justamente com Crespo no comando que Luan viveu sua melhor fase no clube.

Na última quinta-feira, contando com a confiança de Crespo, Luan voltou a entrar em campo pelo São Paulo após exatos 666 dias. Após a partida, o argentino comentou sobre o retorno do jogador, o qual conhece bem, e destacou o desejo de ajudá-lo a recuperar seu futebol.

“Ao final do dia, sempre falamos de atletas, mas estamos falando de pessoas. Isso é muito importante. Estar perto de situações pessoais, privadas. Chegamos aqui para ajudar os atletas. É uma pessoa que para mim é importante, porque ao fim do dia, foi um dos protagonistas de um título para o São Paulo com a nossa comissão técnica. É uma pessoa particular. Queremos ajudá-lo tanto como queremos ajudar os outros atletas. Vê-lo feliz também nos deixa feliz”, afirmou Crespo.

A última partida de Luan com a camisa do São Paulo havia sido no dia 27 de setembro de 2023, quando o Tricolor ainda era comandado por Dorival Júnior. Na ocasião, o volante foi titular na derrota por 2 a 1 para o Coritiba, no Morumbis, pelo Campeonato Brasileiro.

Agora, o camisa 33 vai em busca de novas oportunidades com Crespo no São Paulo. O técnico decidiu reintegrá-lo pela boa relação com o atleta e também pelo esforço demonstrado pelo volante no dia a dia.

Luan, porém, não terá vida fácil para retomar a titularidade, uma vez que o São Paulo conta com peças de qualidade no meio-campo. O jogador enfrenta as concorrências de Bobadilla e Marcos Antônio (ambos titulares), além de Alisson e Pablo Maia. Ainda há Luiz Gustavo, que deve voltar a ficar à disposição assim que se recuperar de um tromboelismo pulmonar.
Relembre a situação de Luan

Formado em Cotia, Luan viveu seu auge no São Paulo justamente em 2021, na primeira passagem de Hernán Crespo, com quem foi titular absoluto na conquista do Campeonato Paulista. O volante foi peça importante em tal campanha e chegou até a anotar um dos gols na final contra o Palmeiras, encerrando uma seca de nove anos sem títulos do clube.

A sequência positiva de Luan, entretanto, foi interrompida por graves lesões musculares. Em outubro de 2021, ele sofreu uma avulsão tendínea durante o primeiro treino de Rogério Ceni no comando do time. O atleta voltou a atuar em março de 2022, mas se lesionou novamente logo em seguida, sendo submetido a uma cirurgia no adutor. No total, disputou apenas 13 partidas naquela temporada.

Em 2023, recuperado fisicamente, somou 28 jogos e fez parte do elenco campeão da Copa do Brasil. No entanto, perdeu espaço e foi emprestado ao Vitória no início de 2024, onde disputou 27 partidas. Após o fim do vínculo, Luan voltou ao São Paulo, mas não foi utilizado pelo então técnico Luis Zubeldía e chegou até a treinar separado do restante do elenco.

Ao todo, Luan soma 166 jogos pelo São Paulo, com seis gols marcados e quatro assistências.