Bobadilla se reencontra com Crespo e vive maior sequência no São Paulo

O técnico Hernán Crespo deu um novo rumo ao São Paulo. Após a chegada do treinador, o Tricolor voltou a apresentar um futebol ofensivo e corajoso. Já são três vitórias consecutivas para a equipe do argentino, sendo a mais recente delas contra o Fluminense, por 3 a 1, no Morumbis.

Para além disso, Crespo também conseguiu recuperar a confiança de alguns atletas. Entre eles, está Bobadilla. O volante se reencontrou após a chegada do novo comandante e vive o que é sua maior sequência como titular do São Paulo na atual temporada.

Bobadilla disputou quatro de cinco partidas com Crespo no comando. O paraguaio soma uma sequência de quatro jogos como titular do São Paulo. Ele só não completou os 90 minutos no clássico contra o Corinthians, válido pelo Campeonato Brasileiro.

Até o presente momento, Bobadilla não havia tido uma grande sequência no clube em 2025. O paraguaio havia emendado, no máximo, dois jogos como titular do Tricolor. O então treinador Luis Zubeldía apostava em um meio-campo formado, na maioria das vezes, por Alisson e Marcos Antônio.

A maior sequência de Bobadilla como titular aconteceu na reta final de maio. O camisa 21 saiu jogando e completou os 90 minutos na vitória sobre o Talleres, por 2 a 1, pela fase de grupos da Libertadores, e na derrota para o Bahia, pelo mesmo placar, no Brasileirão.

Além de receber mais oportunidades, Bobadilla cresceu de produção com a chegada de Crespo. O paraguaio, ao lado de Marcos Antônio, tem entregado grandes atuações e sido um dos ‘motorzinhos’ do São Paulo. Parece, inclusive, estar em todos os lados do campo, seja no ataque ou na defesa.

Contra o Fluminense, mais uma vez, o camisa 21 se destacou. Segundo dados do Sofascore, ele acumulou 58 ações com a bola e teve taxa de acerto de 90% nos passes. Uma finalização do volante ainda teria levado a um gol do Tricolor, mas a bola desviou no braço de Luciano e o tento foi anulado após checagem do VAR.

Já no setor defensivo, Bobadilla ganhou seis de nove duelos pelo chão e realizou cinco desarmes, além de um corte e uma interceptação. Não à toa, as grandes atuações do paraguaio com a camisa do São Paulo tem lhe rendido muitos elogios da torcida tricolor.

Bobadilla terminou a temporada passada como reserva com Luis Zubeldía. O cenário se repetiu no início deste 2025, quando o então treinador optou por outra dupla de volantes e o paraguaio recebeu chances esporádicas, alternando entre reservas e titulares. Agora, ele se recuperou e se tornou peça confiável para Crespo.

Com Bobadilla à disposição e vivendo grande momento, o São Paulo volta aos gramados nesta quinta-feira, quando vira a chave e passa a focar na Copa do Brasil. O Tricolor recebe o Athletico-PR, às 19h30 (de Brasília), no Morumbis, no jogo de ida das oitavas de final do torneio.

Marcos Antônio vira arma do São Paulo de Crespo com mais liberdade

O São Paulo do técnico Hernán Crespo tem empolgado seu torcedor. Com três vitórias, um empate e uma derrota, o treinador argentino promoveu mudanças, mexeu no esquema tático, encontrou alternativas e deu uma nova cara ao Tricolor. Um dos personagens centrais desta evolução é Marcos Antônio.

De contrato renovado até o meio do ano que vem e recuperado de lesão na coxa, o volante se tornou ainda mais decisivo depois da chegada de Crespo, apesar de já ter sido importante sob o comando de Zubeldía.

Depois que Marcos Antônio se lesionou diante do Grêmio, em maio, o Tricolor perdeu seus três jogos seguintes no Campeonato Brasileiro, e Zubeldía não resistiu à pressão. Agora, Crespo deu espaço para que o volante seja ainda mais decisivo com assistências e mais poderio ofensivo.

E tem surtido efeito. Em seu novo posicionamento, Marcos Antônio chegou à sua temporada com mais assistências desde o início da carreira. São quatro passes para gols no São Paulo em 2025, sendo que dois deles saíram com o novo treinador, contra Juventude e Fluminense.

Antes de atingir esta marca, Marcos Antônio havia registrado suas temporadas com mais assistência em 2020 e 2021, pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, com dois passes para gols em 31 e 33 jogos. Em 2025, o volante dobrou esta marca em 23 partidas.

Sob o comando do novo treinador, ainda mais depois da lesão do meia Oscar, o Tricolor passou a jogar num esquema com três volantes: Bobadilla, Alisson e Marcos Antônio. Isso tem dado mais liberdade para que os três cheguem mais ao ataque, mas sem abrir mão das responsabilidades defensivas, também.

Marcos Antônio, por exemplo, tem conseguido chegar mais ao campo ofensivo para atacar espaços vazios na zaga adversária. Foi assim que o São Paulo construiu a jogada que resultou no pênalti perdido por Luciano no primeiro tempo da vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense, no último domingo, em que o volante deu assistência para o segundo gol tricolor.

É um pedido de Crespo para que os meio-campistas se revezem entre chegar à área adversária e priorizar o sistema defensivo. Marcos Antônio, que tem características de velocidade e passes curtos, conseguiu aproveitar a liberdade dada pelo treinador argentino.

Antes de viver seu melhor momento no São Paulo, Marcos Antônio teve seu contrato de empréstimo renovado com o clube. O volante pertence à Lázio, da Itália, e está emprestado ao Tricolor até o meio de 2026. Ao fim deste vínculo, ele será comprado por cerca de R$ 25 milhões.

São Paulo iguala melhor série de vitórias da temporada

O São Paulo, enfim, embalou no Campeonato Brasileiro. No último domingo, o Tricolor de Hernán Crespo venceu o Fluminense, por 3 a 1, no Morumbis. Arboleda, Ferreirinha e Tapia anotaram os gols do triunfo, enquanto Luciano ainda perdeu um pênalti.

O clube paulista engatou três vitórias consecutivas e igualou sua melhor série de vitórias da atual temporada. O São Paulo venceu, em sequência: Corinthians, no Morumbis (2 a 0); Juventude, no Alfredo Jaconi (1 a 0); e, agora, Fluminense, também em casa.

A chegada do técnico Hernán Crespo parece ter renovado os ânimos do São Paulo. O técnico começou aos trancos e barrancos, com uma derrota e um empate, mas emendou a sequência positiva logo depois.

Além disso, o time são-paulino comandado por Crespo também passou a se destacar pelas boas atuações, mesmo em meio aos desfalques de peso. Alguns dos líderes do elenco, como Lucas, Calleri, Oscar e Luiz Gustavo, seguem entregues ao departamento médico.

A última vez que o Tricolor somou três triunfos seguidos havia sido em janeiro deste ano, ainda sob o comando do treinador Luis Zubeldía – que deixou o clube em junho deste ano. Na ocasião, a equipe acumulou os números na primeira fase do Campeonato Paulista.

Naquele recorte, o São Paulo bateu, em sequência: Guarani, por 1 a 0, no Morumbis; Corinthians, por 3 a 1, também em casa; e Portuguesa, por 2 a 1, fora de casa. O que as duas séries têm em comum? Em ambas, o Tricolor foi superior e ganhou do rival alvinegro.
São Paulo de Crespo persegue nova marca em 2025

Após igualar sua melhor série de vitórias de 2025, o São Paulo persegue, agora, uma marca que não alcança desde o ano passado: quatro triunfos consecutivos. O Tricolor vai atrás de tal objetivo contra o Athletico-PR, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

O time são-paulino não sabe o que é somar quatro vitórias seguidas há um ano. Entre junho e julho de 2024, o Tricolor venceu Criciúma (2 a 1), Bahia (3 a 1), Athletico-PR (2 a 1) e Red Bull Bragantino (2 a 0). Foram três jogos no Morumbis e um longe de casa.

Em busca da quarta vitória consecutiva, agora em 2025, o São Paulo encara o Athletico-PR nesta quinta-feira, a partir das 19h30 (de Brasília), no Morumbis.

O Tricolor vai em busca do triunfo para construir uma boa vantagem já de olho na partida de volta, agendada para o próximo dia 6 de agosto, na Arena da Baixada.

São Paulo pode não ter zagueiro reserva no banco contra o Athletico

O São Paulo pode não ter um zagueiro no banco de reservas na primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Athetico, na quinta-feira, às 19h, no Morumbis.

Ferraresi, autor da assistência para o gol de Gonzalo Tapia na vitória por 3 a 1 contra o Fluminense, no último domingo, terá de cumprir suspensão automática por conta da expulsão que teve na vitória por 2 a 1 contra o Náutico, nos Aflitos, há mais de dois meses.

Assim, Hernán Crespo conta apenas com Alan Franco, Arboleda e Sabino para a posição. Como utiliza o esquema com três zagueiros, ele pode ir para o jogo sem um zagueiro de ofício na reserva, o que obrigará um improviso ou uma mudança para linha de quatro caso ocorra algum problema no jogo.

Por enquanto, nenhum zagueiro do time sub-20 foi convocado para compor o elenco que enfrenta o time paranaense na próxima quinta-feira.

Matheus Belém, devolvido pela Chapecoense em abril num curto empréstimo, não está nos planos do treinador, que dificilmente irá relacioná-lo para o jogo.

A diretoria do São Paulo, aliás, trabalha no mercado pela contratação de mais um zagueiro.

Chance para Maik
Quem pode aparecer na partida é o lateral-direito Maik, de 20 anos, que se recuperou de lesão e vem treinando junto do elenco principal. A entrada dele como ala pode dar descanso a Cédric Soares.

– Digo talvez, pois ainda não sei. Ele está com a gente há três ou quatro dias treinando em continuidade sem dor – disse o treinador sobre Maik, após o jogo contra o Fluminense.

Em sua entrevista, Crespo admitiu que pode levar a campo um time com algumas mudanças para evitar desgastes físicos. O Tricolor faz três treinos até a data da primeira partida.

São Paulo não pode utilizar Dinenno nas oitavas da Copa do Brasil

Por conta de uma participação de 12 minutos com a camisa do Cruzeiro, o atacante Juan Dinenno não poderá defender o São Paulo na Copa do Brasil, competição em que o clube vai iniciar as disputas de oitavas de final na quinta-feira, contra o Athetico, no Morumbis.

Dos cinco jogos que Dinenno fez pelo Cruzeiro em 2025, um foi pela Copa do Brasil, quando saiu do banco aos 78 minutos na vitória por 2 a 0 contra o Vila Nova, na terceira fase do torneio.

Caso essa partida tivesse sido de primeira ou segunda fase, Dinenno estaria liberado. Isso porque, a partir deste ano, a CBF autorizou que um jogador atue por mais de um clube na Copa do Brasil desde que essas partidas tenham sido disputadas nas duas fases iniciais.

 

Juan Dinenno em treino do São Paulo — Foto: André Fernandes e Erico Leonan / São Paulo FC
Caso tenha jogado a terceira fase – exatamente o caso de Dinenno –, ele não pode mais defender outro time no mesmo torneio.

A CBF, por sinal, fez questão de frisar que, por “atuar”, se entende apenas o ato do jogador, de fato, ter entrado em campo, seja desde o início, ou entrando no decorrer do jogo. Assim, um atleta que tenha atuado nas duas primeiras fases, mas que ficou no banco de reservas na terceira sem ser acionado, segue livre para defender outro clube na competição.

Além disso, um jogador só poderá defender, no máximo, dois clubes na Copa do Brasil. Com as equipes ficando liberadas para inscrever, no máximo, três atletas que já tenham defendido outras equipes na competição.

CBF divulga análise do VAR em lances polêmicos de São Paulo x Fluminense

A CBF divulgou a análise da arbitragem de vídeo em dois lances que geraram polêmica na vitória do São Paulo sobre o Fluminense no último domingo, no Morumbis, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os árbitros da cabine checaram um possível pênalti para o Tricolor e também anularam um gol dos donos da casa.

Os dois lances checados aconteceram aos seis minutos da segunda etapa. Primeiro, Ferreirinha tentou o drible e acusou um possível toque no braço de Serna. A bola sobrou na entrada da área com Bobadilla, que finalizou para o gol. O chute foi desviado em Luciano, e a bola acabou no fundo das redes.

Inicialmente, o juiz Davi de Oliveira Lacerda (ES) validou o gol, e a decisão foi apoiada pela equipe da cabine do VAR. Contudo, o árbitro de vídeo Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG) checou o lance por outros ângulos e recomendou a revisão do lance por um possível toque da bola no braço de Luciano.

“Vou recomendar a revisão para você por um possível toque de imediatez. Vou te mostrar o contato da bola com o braço, ok?”, explicou Marco Aurélio ao chamar o árbitro de campo para revisar o lance.

 

Davi de Oliveira Lacerda, então, foi ao monitor de vídeo e entendeu que, de fato, a bola havia tocado no braço de Luciano antes de acabar no fundo das redes.

“Está ótimo. Só gira a câmera para mim. Ela bate no braço. Gira para mim, quero ver essa câmera baixa. Ela pega no cotovelo, confere? É uma mão de imediatez. Estou voltando com a decisão de falta a favor da equipe do vermelho [Fluminense], ok?”, explicou o juiz.

Antes e depois da anulação do gol, o São Paulo seguiu reclamando de um possível pênalti após o possível toque da bola na mão de Serna. Contudo, a equipe de arbitragem foi categórica ao não recomendar a revisão da possível penalidade por entender que “o braço estava recolhido”.

“O lance do possível penal anterior, a gente já checou e o braço está recolhido, tá?”, afirmou Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira. Os demais membros da cabine do VAR concordaram com a decisão.

Mesmo com o tento anulado, o São Paulo bateu o Fluminense por 3 a 1 graças a gols de Arboleda, Ferreirinha e Gonzalo Tapia. O Tricolor embalou a terceira vitória consecutiva e disparou na tabela de classificação, chegando aos 22 pontos e assumindo a oitava posição do Brasileirão.

Liziero é anunciado por clube de Portugal

Ex-jogador do São Paulo, Igor Liziero deu um novo passo na carreira. O volante foi anunciado como novo reforço do CD Nacional, clube da primeira divisão do futebol português. Ele assinou contrato válido por três temporadas.

“Médio Igor Liziero é reforço alvi-negro! Bem-vindo!”, escreveu o clube português nas redes sociais. O volante já tem treinado com os novos companheiros desde o último sábado.

Liziero deixou o São Paulo após o fim de seu contrato, encerrado no último dia 30 de junho. As partes não chegaram a um acordo para a renovação, e o volante se despediu do clube.

Após passar as últimas temporadas emprestado a diversos clubes, Liziero ganhou novas chances no São Paulo em 2024, com o então técnico Luis Zubeldía. Ao todo, o volante marcou um gol em 11 jogos e terminou o ano com chances de renovação.

A diretoria são-paulina chegou a ofertar uma proposta ao jogador, que recusou e, desde então, ficou apenas treinando no SuperCT. A chegada de Hernán Crespo – que utilizou muito o jogador em 2021 – poderia dar um novo cenário à situação de Liziero, mas não houve nenhum novo movimento por uma renovação.

Assim, Liziero se despediu do São Paulo após sete anos e encerrou de vez sua passagem pelo clube. Ao todo, o jogador defendeu o Tricolor paulista em 145 jogos, com seis gols e seis assistências.

São Paulo tem folga após vitória sobre o Fluminense

O elenco do São Paulo ganhou a segunda-feira de folga após a vitória sobre o Fluminense por 3 a 1, no Morumbis, no último domingo. Os jogadores, portanto, terão o dia para descansar e recuperar as energias já de olho no próximo confronto da temporada.

Em contrapartida, os atletas que ainda seguem se recuperando de problemas físicos deram sequência aos respectivos tratamentos e realizaram atividades no SuperCT.

A reapresentação completa do elenco são-paulino está agendada para esta terça-feira, no período da manhã, no SuperCT. A partir daí, o Tricolor terá dois dias de preparação visando o embate contra o Athletico-PR, o primeiro das oitavas de final da Copa do Brasil.

 

O São Paulo recebe o Athletico-PR nesta quinta-feira, a partir das 19h30 (de Brasília), no Morumbis. O segundo jogo do mata-mata, por sua vez, acontece no próximo dia 6 de agosto, na Arena da Baixada.

Para o confronto, o técnico Hernán Crespo não terá à disposição o zagueiro Ferraresi. O venezuelano foi expulso no duelo de volta contra o Náutico, ainda na terceira fase da Copa do Brasil, e precisará cumprir suspensão. Além disso, devem continuar fora os lesionados Lucas, Calleri, Oscar, Lucca, Luiz Gustavo e Ryan Francisco.

O São Paulo chega embalado para o confronto da Copa do Brasil. O Tricolor vem de três vitórias consecutivas e de boas atuações contra Corinthians, Juventude e Fluminense.

Crespo fará avaliações, mas São Paulo terá mudanças na Copa do Brasil

Depois de vencer três partidas consecutivas no Brasileirão e ganhar alívio na tabela, o São Paulo agora foca suas forças na Copa do Brasil. Na quinta-feira, a equipe recebe o Athletico para o primeiro dos dois duelos das oitavas de final da competição.

Em entrevista coletiva na noite de domingo, o técnico Hernán Crespo admitiu que deve mexer na equipe na primeira partida contra os paranaenses. Jogadores mais desgastados podem começar no banco.

– Devemos (mesclar) – disse, antes de reforçar, porém, que levará a campo um time forte.

– (Usar o que há) De melhor, sempre. Depende das características, o desgaste de energia e desgaste psicológico, vocês sabem. É mata-mata, tem 180 minutos. Então temos que equilibrar as energias. temos gente pendurada, vamos ver. A ideia é sempre competir e tentar ganhar o jogo.

Diante do Fluminense, o atacante André Silva começou no banco de reservas, já que havia reclamado de um pisão contra o Juventude e vinha com desgaste.

O técnico não conta com Ferraresi, que está suspenso pelo vermelho que recebeu contra o Náutico, na fase anterior. Alan Franco, que foi substituído nos minutos finais do jogo contra o Fluminense com dores musculares e forçou o terceiro cartão para não enfrentar o Inter no outro fim de semana, deve formar o trio defensivo com Sabino e Arboleda.

Escassez de laterais direitos abre espaço para jovem no São Paulo

O São Paulo vive uma escassez de laterais direitos no elenco. Com a saída de Igor Vinícius para o Santos, Hernán Crespo conta apenas com uma opção para a posição: o português Cédric Soares, atual titular. Em busca de soluções, o treinador não descarta dar chance a um jovem da base tricolor.

Trata-se de Maik. A Cria de Cotia se destacou na Copinha deste ano, mas ainda não recebeu oportunidades entre os profissionais. Ele foi apenas relacionados para alguns jogos.

O garoto está em transição do sub-20 para a equipe principal e tem treinado com o grupo no CT da Barra Funda. Crespo disse em entrevista coletiva após a vitória sobre o Fluminense, no último domingo, que Maik pode receber chances “se estiver bem”.

“Neste momento, ou temos que inventar uma posição ou esperar que o Maik esteja bem. O próximo jogo, se Maik estiver bem, pode jogar. Vamos ver. Vocês sabem, não temos laterais direitos. Ele está treinando com a gente há três ou quatro dias”, afirmou o argentino.

Durante a passagem de Luis Zubeldía, Ferraresi chegou a ser improvisado na função. Esta, porém, não é sua função predileta. O venezuelano, inclusive, voltou a ser utilizado como zagueiro sob o comando de Hernán Crespo.

O treinador avalia as opções para o jogo contra o Athletico-PR, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, por conta do desgaste causado pela sequência de partidas. E, por isso, Maik pode ser escolhido se mostrar bom rendimento nos treinos. O garoto, recentemente, renovou seu contrato até 2028.

O duelo entre São Paulo e Athletico-PR está agendado para esta quinta-feira. A bola rola a partir das 19h30 (de Brasília) no Morumbis.