Ryan passa por cirurgia e deve voltar a atuar apenas em 2026

Nesta quarta-feira, o atacante Ryan Francisco, do São Paulo, passou por uma cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado e correção de uma lesão meniscal no joelho esquerdo. O procedimento, realizado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, foi um sucesso.

A alta médica do atleta de 18 anos está prevista para esta quinta (31/07). Na sequência, Ryan iniciará sua recuperação sob os cuidados do Tricolor.

O jogador rompeu o ligamento no dia 15 de julho, no CT, durante um treino da equipe principal. Desde então, ficou em tratamento fisioterápico no REFFIS Plus como preparação para a cirurgia.

Ryan chegou ao profissional do São Paulo após ótima atuação na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Além de campeão, o atleta foi o artilheiro do torneio de base, com dez gols marcados, e chamou a atenção de Luis Zubeldía e sua comissão técnica.

Pelo profissional, o atacante disputou 16 partidas e anotou três gols. Já pelas categorias de base, foram 35 oportunidades e 27 tentos marcados, além de três assistências.

São Paulo encerra preparação para pegar o Athletico-PR

Nesta quarta-feira, no SuperCT, o São Paulo encerrou sua preparação para o duelo contra o Athletico-PR, válido pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. As equipes se enfrentam nesta quinta, às 19h30 (de Brasília), no Morumbis.

Após exercícios coordenativos de mobilidade e velocidade, o elenco realizou trabalho tático sob o comando de Crespo. Na sequência, o treinador argentino promoveu ajustes na equipe e aprimorou as bolas paradas defensivas e ofensivas. Por fim, parte dos atletas treinou finalização.

Para o duelo, o Tricolor não poderá contar com Lucas (estiramento na cápsula posterior do joelho direito), Oscar (fraturas nos processos transversos das vértebras L1, L2 e L3) e Calleri (ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo).

Lucca (lesão no músculo adutor da coxa esquerda), Ryan Francisco (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar) e Dinenno (já atuou por outra equipe na competição) também são desfalques.

Desta forma, o São Paulo deve entrar em campo com: Rafael; Ferraresi, Arboleda e Alan Franco; Cédric, Bobadilla, Marcos Antônio e Enzo Díaz; Luciano, Ferreirinha e André Silva.

São Paulo lida com empecilhos no mercado para contratar lateral-direito

O São Paulo ainda não conseguiu avançar em negociações para contratar um lateral-direito, a prioridade do clube nesta janela de transferências. Enquanto busca alternativas, o Tricolor traçou perfis e alinhou necessidades com a comissão técnica de Hernán Crespo para buscar jogadores que se encaixem no elenco.

Atualmente, o São Paulo tem apenas duas opções para a lateral direita no elenco profissional: o titular Cédric e o garoto Maik, de apenas 20 anos, que sequer estreou. Por isso, contratar um jogador para o setor se tornou a prioridade do clube nesta janela de transferências. Mas as condições financeiras do Tricolor atrapalham as negociações.

Num processo natural de busca por reforços, o São Paulo tem mapeado possibilidades, recebido ofertas e até discutido valores, mas nenhuma negociação avançou a ponto de ser considerada encaminhada. Sem dinheiro em caixa, o Tricolor busca o empréstimo de um lateral-direito ou, então, contratar um atleta livre no mercado.

A chegada de um jogador para a posição é, também, um pedido de Hernán Crespo. O treinador vê com bons olhos a contratação de um lateral-direito com perfil diferente do que o São Paulo buscava no primeiro semestre.

Antes, a prioridade tricolor era um lateral-direito com características mais defensivas, que pudesse atuar na zaga e pelo lado. Nas últimas semanas, porém, um outro perfil de atleta entrou no leque de possibilidades do Tricolor.

Hernán Crespo, diante da necessidade de um reforço para o setor, não prioriza mais a chegada apenas de um lateral que possa atuar também como zagueiro. Atualmente, para o treinador, um lateral-direito de ofício, sem a polivalência de jogar em outros setores, é o suficiente.

Por isso, o São Paulo abriu seu leque de possibilidades no mercado de transferências. Agora, o clube não descarta contratar um lateral-direito com características mais ofensivas.

Há um novo entendimento interno, com o aval da comissão técnica de Crespo, de que o elenco possui peças suficientes para suprir necessidades defensivas mesmo sem contratar um lateral-direito que seja, também, zagueiro.

No último domingo, Crespo, em entrevista coletiva, falou sobre a urgência para contratar um lateral-direito.

– Neste momento, ou inventamos um na posição, ou esperamos que o Maik esteja bem. Talvez no próximo jogo, se o Maik estiver bem, possa jogar. Vamos ver. Sinceramente, vocês sabem, o elenco não tem laterais-direitos. Ou inventamos algo, como fizemos com Bobadilla por 10 minutos contra o Juventude, ou não temos – disse Crespo.

Técnico do sub-20 diz como Maik pode ajudar o São Paulo

Se Hernán Crespo precisar, o lateral-direito Maik está apto para ajudar Hernán Crespo no São Paulo. Quem garante é Allan Barcellos, técnico do time sub-20, que participou nesta terça-feira da live do GE São Paulo.

– Hoje o Maik, na minha opinião, está pronto – cravou o treinador de 33 anos.

Maik, de 20 anos, foi campeão da Copinha neste ano e promovido ao time principal, mas ainda não estreou. Nas últimas semanas, tratou uma lesão muscular na coxa direita, sofrida no jogo contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro Sub-20.

A tendência é de que seja relacionado contra o Athletico, na quinta, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

– Maik te entrega agressividade, te entrega duelos, sabe muito bem duelar nos espaços de força, defende muito bem, tem chegadas no ataque e se precisar armar por dentro, vai armar. Tem uma coisa que é a maturidade de jogo do profissional que só o departamento profissional vai entregar para ele, mas em conteúdo e performance de jogo na base, ele já superou. Ele está pronto – afirmou.

Atualmente, Crespo tem apenas o português Cédric Soares como titular da posição. Depois do jogo contra o Fluminense, Crespo abriu a possibilidade de utilizar o garoto na partida da Copa do Brasil.

O Tricolor ainda treina na quarta-feira no CT da Barra Funda antes da partida no Morumbis.

SP busca vaga nas quartas de final da Copa do Brasil pelo sexto ano seguido

O São Paulo recebe o Athletico-PR, nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, no Morumbis. O Tricolor Paulista busca garantir vaga nas quartas da competição pelo sexto ano seguido.

A última vez que o São Paulo foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil foi em 2019. Na ocasião, a equipe paulista foi superada pelo Bahia, pelo placar agregado de 2 a 0. Os baianos venceram na ida, no Morubis, por 1 a 0, com gol de Élber, e repetiram a dose na Arena Fonte Nova, com Ernando.

Desde então, o Tricolor Paulista sempre avançou, pelo menos, até as quartas de final da competição. Em 2020, no Morumbis, o São Paulo eliminou o Fortaleza na disputa de pênaltis, após 5 a 5 no placar agregado. No ano seguinte, os paulistas eliminaram o Vasco nas oitavas, em São Januário, por 4 a 1 na soma dos placares,

O Tricolor despachou o Palmeiras nas oitavas de 2022 nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no agregado, no Allianz Parque. Em 2023, ano do título inédito do São Paulo na Copa do Brasil, o clube eliminou o Sport, no Morumbis, novamente nos pênaltis, com empate em 3 a 3 nos dois jogos.

Por fim, no ano passado, o Tricolor superou o Goiás nas oitavas de final por 2 a 0 na soma dos placares, no Serra Dourada.

São Paulo x Athletico-PR

A partida de volta entre São Paulo e Athletico-PR acontece na próxima quarta-feira, às 19h30, na Ligga Arena. Antes disso, os dois times têm compromissos no final de semana.

Neste domingo, às 20h30, o Tricolor visita o Internacional, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Beira-Rio. O Furacão recebe o Paysandu também no domingo, às 18h30, pela 20ª rodada da Série B, na Ligga Arena.

Lucas inicia transição com preparação física

O São Paulo informou, nesta terça-feira, que o meia-atacante Lucas iniciou a transição com preparação física, dando mais um passo na recuperação de dores no joelho direito.

Segundo o clube, o camisa 7 são-paulino fez trabalhos conduzidos pela fisioterapia antes de começar a nova etapa do tratamento.

Fora de combate desde 6 de maio, o jogador seguirá em recuperação pelo menos até o dia 6 de agosto, quando completa três meses da última lesão.

Em 18 de julho, Lucas passou por uma intervenção no joelho direito, com “objetivo de alívio sintomático e otimização do retorno esportivo”, segundo informou o São Paulo.

Lucas se lesionou no dia 10 de março, durante a semifinal do Campeonato Paulista contra o Palmeiras, no Allianz Parque. O atacante sofreu a lesão ao se chocar com o gramado. A contusão, apesar de não ser considerada grave, é complexa — o próprio jogador a comparou a uma batida de carro.

Depois disso, o meia-atacante entrou em campo outras duas vezes, por 25 minutos contra o Fortaleza, em 2 de maio, e por 29 minutos contra o Alianza Lima, em 6 de maio.

Lucas não precisou passar por uma cirurgia, mas as dores continuaram limitando os movimentos do joelho direito do meia-atacante, o que levou à necessidade de uma nova abordagem do departamento médico.

SP perde para o RB Bragantino e sai da zona de classificação no sub-17

O São Paulo recebeu o Red Bull Bragantino, nesta terça-feira, pela 12ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro sub-17, no CT Laudo Natel, em Cotia. Os visitantes venceram por 4 a 2, com gols de Manu, Teodoro, David Lucas e Joanderson. Thiago e Renan marcaram para o Tricolor.

Com o resultado, o São Paulo caiu para a 10ª posição, com 18 pontos conquistados, e saiu da zona de classificação para a próxima fase da competição. Por outro lado, o Red Bull Bragantino subiu para a 8ª posição, com 20 pontos conquistados.

As duas equipes voltam a campo neste sábado, pela 14ª rodada do Campeonato Paulista sub-17. O São Paulo recebe o Guarani, às 11 horas (de Brasília), no CT Laudo Natel. O Red Bull Bragantino recebe o Meia Noite, no mesmo horário, no CPD Red Bull Bragantino, em Atibaia.

Logo aos oito minutos de jogo, o Red Bull Bragantino abriu o placar. Após cobrança de falta, Paulinho escorou de cabeça para o meio da área e Manu bateu no cantinho, sem chances para o goleiro. O São Paulo buscou o empate aos 12 minutos. Lino bateu o escanteio na medida e Thiago mandou para o fundo das redes.

Aos 22, em nova cobrança de falta pelo lado direito, Teodoro desviou na primeira trave e recolocou o Red Bull Bragantino em vantagem. Depois de jogada pela direita, Marquinhos Monteiro cruzou e encontrou David Lucas, que cabeceou para o fundo do gol e marcou o terceiro dos visitantes, aos 29 minutos.

Já no segundo tempo, Renan recebeu de Zabarelli e arriscou de muito longe para marcar um golaço e descontar para o São Paulo, aos 13 minutos. Aos 20, Marquinhos levantou a bola na área, mas a zaga do Tricolor afastou. Joanderson ficou com a sobra a ampliou para o RB Bragantino.

Moreira estreia pela equipe principal do Porto

No último domingo, o lateral-direito Moreira, que está emprestado pelo São Paulo, fez sua estreia pela equipe principal do Porto no amistoso contra o Twente, da Holanda, disputado no Estádio do Dragão. Atuando pela primeira vez na casa portista, Moreira entrou no segundo tempo e participou da vitória dos portugueses de virada por 2 a 1.

“Fico feliz com a oportunidade e vou fazer de tudo para agarrá-la. Foi uma sensação incrível entrar no Dragão com a camisa do Porto, e espero ter essa experiência por muitas vezes ainda. Entendo que é o início de um novo trabalho e estou muito motivado para retribuir a confiança que o clube e a comissão técnica têm depositado em mim”, disse.

Apesar do costume de atuar pela direita, o atleta foi utilizado pelo lado esquerdo em sua estreia, ao entrar no lugar do nigeriano Zaidu. O jovem de 21 anos relatou não ver problemas em ser escalado nesta posição, visto que já realizou a função em outras oportunidades.

“Me sinto plenamente confortável também como lateral-esquerdo. Joguei muitas vezes nessa função desde a base e até em alguns momentos no profissional do São Paulo, e sei que posso contribuir normalmente com a equipe nos dois lados”, diz Moreira.
Reestruturação

Após uma temporada abaixo das expectativas e a eliminação ainda na fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o Porto tem promovido uma reestruturação em seu plantel e uma mudança no comando técnico, com a saída do argentino Martín Anselmi e a chegada do italiano Francesco Farioli, ex-Ajax.

Moreira, que chegou ao clube português em janeiro, com a temporada em andamento, foi um dos principais nomes do Porto B. O atleta atuou em 11 partidas da equipe na Liga Portugal 2. Agora, foi chamado por Farioli para integrar o elenco principal na pré-temporada.

O contrato de empréstimo de Moreira com o Porto prevê uma opção de compra fixada em 2,5 milhões de euros por 50% de seus direitos.

O próximo compromisso do Porto na pré-temporada será no domingo, novamente no Estádio do Dragão, contra o Atlético de Madrid. A partida também servirá como homenagem a Diogo Jota, atacante português falecido recentemente em um acidente automobilístico.

São Paulo confirma mais de 20 mil ingressos vendidos para quinta

O São Paulo confirmou nesta terça-feira que mais de 20 mil ingressos para o jogo contra o Athletico-PR já foram vendidos. O duelo é válido pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

O Tricolor tenta manter a boa média de público acumulada nos últimos dois jogos no Morumbis. Mais de 40 mil pessoas acompanham as vitórias do time de Hernán Crespo contra Corinthians e Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro.

Os torcedores ainda podem adquirir as entradas para o embate através do site oficial de comercialização de ingressos do clube. O preço dos bilhetes varia de R$ 25,00 a R$ 400,00.

A boa fase da equipe são-paulina pode atrair mais torcedores ao estádio. O São Paulo ostenta uma série de três triunfos consecutivos e perdeu apenas um de seus últimos cinco jogos.

O Tricolor Paulista iniciou sua campanha na Copa do Brasil na última fase, em que eliminou o Náutico. Na ocasião, a equipe do Morumbi venceu os dois jogos do duelo.

São Paulo e Athletico-PR se enfrentam nesta quinta-feira, no Morumbis, a partir das 19h30 (de Brasília).