São Paulo vence Athletico e larga em vantagem nas oitavas da Copa do Brasil

O São Paulo largou em vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira, o Tricolor venceu o Athletico-PR no jogo de ida, por 2 a 1, no Morumbis. Pablo Maia e Ferreirinha anotaram para os donos da casa, enquanto Viveros entrou no segundo tempo e descontou para o Furacão.

Com o resultado, o São Paulo precisa somente de um empate no jogo de volta para se classificar às quartas de final. Se o Athletico-PR ganhar por um gol de diferença, a vaga será decidida nos pênaltis. Já um triunfo por dois ou mais gols leva o Furacão à próxima fase da Copa do Brasil.

O duelo de volta entre São Paulo e Athletico-PR está agendado para a próxima quarta-feira (06), às 19h30 (de Brasília), na Ligga Arena.

Antes disso, porém, as duas equipes disputam outros compromissos. O São Paulo visita o Internacional neste domingo, às 20h30, no Beira-Rio, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Athletico-PR recebe o Paysandu também no domingo, às 18h30, na Ligga Arena, pela 20ª rodada da Série B.
O jogo

A primeira oportunidade do jogo saiu aos cinco minutos do primeiro tempo. Fernando alçou bola para dentro da área. Alan Kardec se antecipou à zaga do São Paulo e cabeceou, mas a bola passou próxima à trave esquerda e foi pela linha de fundo. Um minuto depois, o Tricolor respondeu com Arboleda, que cabeceou nas mãos de Santos. Com 19 minutos, o São Paulo arriscou com Rodriguinho fora da área, mas mandou por cima do gol.

Foi aos 31 minutos que o São Paulo, depois de pressionar o Athletico-PR, conseguiu abrir o placar. Ferreira rolou para Marcos Antônio, que chutou e carimbou a zaga do Furacão. A bola sobrou com Alan Franco, que tocou para Pablo Maia. Da entrada da área, o volante bateu colocado e marcou um bonito gol para explodir a torcida no Morumbis: 1 a 0.

Aos 43 minutos, o Athletico-PR assustou o São Paulo novamente. Giuliano recebeu na entrada da área e cruzou rasteiro para Alan Kardec. A bola passou por todos da zaga tricolor e o centroavante chegou finalizando de primeira, mas o chute não teve direção e Jandrei fez a defesa tranquila no meio do gol.

Nos acréscimos, o São Paulo quase ampliou em duas chances seguidas. No primeiro, Rodriguinho chutou de fora da área e viu a bola passar rente à trave. Já no segundo, Ferreira lançou André Silva em velocidade. O centroavante saiu cara a cara com o goleiro, mas bateu mal e Santos defendeu.

SEGUNDO TEMPO

O segundo tempo não reservou grandes emoções, pelo menos até os 25 minutos. O Athletico-PR melhorou com as trocas promovidas pelo técnico Odair Hellmann, mas ofereceu pouco perigo ao gol defendido por Jandrei. Já o São Paulo também teve alterações e administrou a vantagem no placar.

Foi aos 31 minutos que o São Paulo ampliou a vantagem para delírio da torcida no Morumbis. Rodriguinho fez bela jogada individual, se livrou de dois marcadores, invadiu a grande área e cruzou para trás. Ferreirinha só teve o trabalho de concluir para o fundo das redes e fazer 2 a 0.

Com 37 minutos, o São Paulo quase fez o terceiro. Alisson tocou para Ferreirinha, que enfiou bola para Enzo Díaz. O lateral chegou batendo de primeira e viu a bola explodir na trave. Minutos depois, Ferreirinha arriscou de fora da área e a bola passou próxima ao gol, mas foi para fora.

Aos 41 minutos, o Athletico-PR descontou. Benavidez invadiu a grande área pelo lado esquerdo e cruzou para trás. Viveiros finalizou para o fundo das redes e diminuiu a vantagem do São Paulo.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 X 1 ATHLETICO-PR

Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
Data: 31 de julho de 2025, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Maira Mastella Moreira (RS) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Wagner Reway (SC)
Público: 42.042 torcedores
Renda: R$ 1.944.658,00

GOLS: Pablo Maia, aos 31′ do 1ºT; Ferreirinha, aos 31′ do 2º T (São Paulo) / Viveros, aos 41′ do 2ºT (Athletico-PR)
Cartões amarelos: Wendell, Cédric Soares e Rodriguinho (São Paulo) / Belezi e Odair Hellmann (Athletico-PR)
Cartão vermelho: Odair Hellmann (Athletico-PR)

SÃO PAULO: Jandrei; Alan Franco, Arboleda e Sabino; Cédric Soares (Maik), Pablo Maia (Bobadilla), Marcos Antônio (Alisson), Rodriguinho e Wendell (Enzo Díaz); Ferreirinha e André Silva (Luciano).
Técnico: Hernán Crespo

ATHLETICO-PR: Santos; Belezi, Habraão e Léo Pelé; Gastón Benavidez, Patrick, Riquelme (João Cruz), Dudu (Mendoza), Giuliano (Zapelli) e Fernando (Felipinho); Alan Kardec (Viveros).
Técnico: Odair Hellmann

São Paulo mira ida às quartas das copas para receber R$ 14 milhões

Com sérios problemas financeiros e freio de mão puxado em investimentos na temporada, a diretoria conta com a arrecadação das premiações de uma possível classificação às quartas de final da Copa do Brasil e da Conmebol Libertadores para facilitar seu fluxo de caixa.

Prestes a iniciar as disputas de oitavas de final das duas competições, o Tricolor mira as premiações que os torneios vão pagar aos classificados para a próxima fase: R$ 14,2 milhões (são R$ 4,7 milhões na Copa do Brasil e R$ 9,5 milhões na Libertadores).

Diante do Athletico, nesta quinta-feira, às 19h30, no Morumbis, o Tricolor tentará quase dobrar premiação acumulada na Copa do Brasil. Até aqui, o clube somou R$ 5,9 milhões, com os R$ 2,3 milhões (3ª fase) e R$ 3,6 milhões (oitavas).

Na Libertadores, o São Paulo terá o Atlético Nacional, da Colômbia, como adversário nas oitavas. Os tricolores somaram até agora R$ 31,5 milhões em premiações pela participação e vitórias na primeira fase e também com a ida às oitavas.

Neste ano, o clube já recebeu R$ 44 milhões da Federação Paulista de Futebol apenas pela participação no Paulistão. E, por ficar em terceiro no Estadual, ficou com mais R$ 1,08 milhão.

Em entrevista coletiva depois da vitória contra o Fluminense, quando o Tricolor somou três resultados positivos seguidos e ganhou fôlego na tabela do Brasileirão, o técnico Hernán Crespo disse que é possível competir também nas demais competições.

– Temos de ir em todas as frentes. O desgaste é grande, mas somos o São paulo. Temos de lutar e competir sempre – disse o técnico Hernán Crespo.

Abaixo, veja quanto cada competição ainda vai pagar:
Libertadores
Quartas de final: US$ 1,7 milhão (R$ 9,6 milhões)
Semifinal: US$ 2,3 milhões (R$ 13 milhões)
Vice-campeão: US$ 7 milhões (R$ 39,7 milhões)
Campeão: US$ 24 milhões (R$ 136 milhões)
Copa do Brasil
Quartas de final: R$ 4.740.750
Semifinal: R$ 9.922.500
Vice-campeão: R$ 33.075.000
Campeão: R$ 77.175.000

Ferreira aproveita maratona de jogos para recuperar espaço

A sequência de jogos que preocupa o técnico Hernán Crespo reabriu espaço para o atacante Ferreira voltar a ter mais espaço no São Paulo. Titular na vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense, no último domingo, o jogador começará jogando outra vez nesta quinta-feira, contra o Athletico, na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, no Morumbis, às 19h30.

Ferreira havia começado a temporada como titular absoluto e um dos destaques do São Paulo sob o comando de Luis Zubeldía, mas uma fascite plantar no pé esquerdo tirou o atacante de ação em maio. Em 2025, já são 27 jogos e seis gols.

O camisa 11 só voltou a ficar à disposição para jogar em julho, depois da pausa das competições para a Copa do Mundo de Clubes. Sob o comando de Hernán Crespo, porém, Ferreira, ainda readquirindo ritmo e sua melhor condição física, passou a ser reserva para que Luciano e André Silva formassem a dupla de ataque.

Por precaução por causa de desgaste físico, André Silva ficou no banco de reservas contra o Fluminense, no último domingo, e abriu espaço para Ferreira iniciar um jogo pela primeira vez depois da lesão no pé esquerdo – ele havia sido titular pela última vez no empate com o Libertad, em maio, quando se sentiu a lesão que o tirou dos jogos contra Grêmio, Náutico, Mirassol, Talleres, Bahia e Vasco.

Diante do Fluminense, porém, Ferreira recebeu o terceiro cartão amarelo e se tornou desfalque para o jogo contra o Internacional, no domingo, também pelo Campeonato Brasileiro. Como não estará à disposição no fim de semana, o atacante será novamente titular nesta quinta-feira.

Hernán Crespo está preocupado com o retorno da Libertadores e da Copa do Brasil e, por isso, vai começar a fazer mudanças estratégicas no time titular do São Paulo. Com a volta das copas, o Tricolor passará a entrar em campo duas vezes por semana num futuro próximo. Esse é um dos motivos para que Ferreira volte a ter sequência começando as partidas.

O atacante, nesta quinta-feira, deve fazer dupla com André Silva, que foi preservado no fim de semana.

– É importante. É um momento que eu estou voltando a jogar, recuperando a parte física, a parte com o grupo. Comecei voltando aos poucos, no último jogo consegui iniciar a partida. Espero dar sequência agora e ajudar a equipe – disse Ferreira, na última quarta-feira.

São Paulo reencontra três rostos conhecidos contra o Athletico-PR

O São Paulo volta a campo nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), quando recebe o Athletico-PR, no Morumbis, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Além de decisivo, o embate reserva um componente especial: o reencontro do Tricolor com rostos conhecidos que hoje vestem a camisa do clube paranaense.

Atualmente, o elenco do Furacão conta com três jogadores que já passaram pelo São Paulo. O primeiro deles é o atacante Alan Kardec, que foi contratado em 2014, junto ao Benfica, e jogou no time paulista por três temporadas. Apesar de não ter levantado nenhuma taça, somou números regulares antes de se transferir ao futebol chinês: 94 jogos, 25 gols e oito assistências.

A lista de ex-tricolores do adversário ainda tem o meia Patrick. Após quatro anos no Internacional, ele se juntou ao São Paulo no início de 2022. Entretanto, teve passagem apagada de apenas um ano, com nove tentos, oito passes para gol e nenhum título conquistado em 55 partidas.

O último nome conhecido pelo torcedor tricolor é Léo Pelé, que registra a maior passagem pelo São Paulo dentre os três atletas citados. Contratado junto ao Fluminense em 2019, o zagueiro defendeu o clube paulista por quatro temporadas e entrou em campo 162 vezes. Também sem se sagrar campeão, virou alvo de críticas e se despediu em 2022, quando passou a defender o Vasco.

São Paulo recebe Athletico-PR pelas oitavas da Copa do Brasil

Nesta quinta-feira, em confronto válido pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o São Paulo recebe o Athletico-PR no Morumbis, às 19h30 (de Brasília).

No último sábado, o Tricolor Paulista dominou o Fluminense no Morumbis e venceu os cariocas com facilidade por 3 a 1, embalando o terceiro triunfo consecutivo no Campeonato Brasileiro. Os gols da equipe paulista foram marcados por Arboleda, Ferreirinha e Tapia.

A vitória foi de dois tentos de vantagem, mas poderia facilmente ter sido maior. Luciano, que deu assistência para o tento de Arboleda, também desperdiçou um pênalti e teve um gol anulado pelo VAR. No fim, Tapia chegou a marcar em impedimento.

Com o resultado, o São Paulo subiu para a primeira parte da tabela de classificação. A equipe comandada por Crespo agora ocupa o oitavo lugar do Brasileirão, com 22 pontos, e vê o G6, antes distante, mais de perto.

O técnico argentino não poderá contar com sete atletas: Lucas (estiramento na cápsula posterior do joelho direito), Oscar (fraturas nos processos transversos das vértebras L1, L2 e L3), Calleri (ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), Lucca (lesão no músculo adutor da coxa esquerda), Ryan Francisco (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar) e Dinenno (já atuou por outra equipe na competição).

Do outro lado, o Athletico-PR vem de empate por 2 a 2 com o América-MG, pela Série B. Na 11ª posição da competição, com 25 unidades, a equipe de Odair Hellmann não vence há quatro jogos (dois empates e duas derrotas).

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X ATHLETICO-PR

Local: Morumbis, em São Paulo, SP
Data: 31 de julho de 2025, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel
Assistentes: Maira Moreira e Thiaggo Labes
VAR: Wagner Reway

SÃO PAULO: Rafael; Ferraresi, Arboleda e Alan Franco; Cédric, Bobadilla, Marcos Antônio e Enzo Díaz; Luciano, Ferreirinha e André Silva
Técnico: Hernán Crespo

ATHLETICO-PR: Santos; Kauã Moraes, Belezi, Aguirre e Léo; Felipinho, Patrick, Giuliano e Zapelli; Mendoza e Alan Kardec
Técnico: Odair Hellmann

Luiz Gustavo treina com restriçõeso, mas pode voltar a jogar até setembro

Luiz Gustavo pode retornar aos jogos do São Paulo até setembro. O ge apurou que, neste momento, essa é a tendência caso a evolução do jogador siga sendo satisfatória.

O jogador, que na última sexta-feira fez parte do trabalho técnico com o restante do elenco pela primeira vez (ainda sem contato físico com os demais atletas), tem uma consulta agendada para agosto com o médico especialista que tem cuidado do seu caso.

Caso seja liberado, poderá voltar a jogar. Com 38 anos recém-completados, o jogador segue protocolo de recuperação de um tromboembolismo pulmonar (quando há obstrução de uma artéria do pulmão).

Diagnosticado em 5 de abril, o jogador tem feito exercícios de força com o grupo e continua com um cronograma específico, cuja evolução depende desta liberação. O clube não trabalha com um prazo.

Para se livrar do problema, Luiz tem tomado uma medicação para o tratamento de anticoagulação. Por causa do remédio, ele não poderia fazer atividades físicas com impacto que possam causar sangramento. Por isso, faz atividades sem impacto.

Com contrato com o Tricolor até o fim de 2025, Luiz Gustavo ainda não sabe se seguirá jogando em 2026. A meta do momento é voltar aos jogos. Foram apenas dois oficiais nesta temporada.

Ferreirinha valoriza retomada e projeta duelo contra o Athletico-PR

Recuperado fisicamente e em boa fase, Ferreirinha vive um momento de retomada no São Paulo. Autor de um dos gols na vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense, no último sábado, o atacante deve ser titular mais uma vez no duelo contra o Athletico-PR, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O confronto de ida acontece nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Morumbis.

Depois do treino que encerrou a preparação da equipe nesta quarta-feira, Ferreirinha falou sobre a evolução recente e a importância do embalo tricolor.

“É importante, um momento que estou voltando a jogar, recuperando a parte física. Comecei voltando aos poucos, no último jogo consegui iniciar a partida. Espero dar sequência agora e ajudar a equipe. A gente vinha de resultados negativos e, nas últimas quatro partidas, depois do empate com o Bragantino, conseguimos três vitórias. Isso nos dá confiança para voltar à Copa do Brasil e fazer um grande jogo em casa”, disse.

O atacante também destacou a força do adversário e o papel da torcida são-paulina, sobretudo no Morumbis.

“Vai ser um jogo muito difícil, um jogo de mata-mata, a equipe do Athletico-PR sempre é forte, sempre são bons confrontos contra eles. Temos que entrar concentrados, respeitando o adversário, para fazermos um grande primeiro jogo e irmos mais confortáveis para o segundo. Desde quando cheguei aqui, a torcida sempre esteve presente em peso, e tenho certeza que na quinta-feira não vai ser diferente”, completou.

Vivendo boa fase, o São Paulo vem de três vitórias seguidas (Corinthians, Juventude e Fluminense). A equipe de Crespo, no entanto, terá uma série de desfalques importantes para o duelo mata-mata: Lucas, Calleri, Oscar, Ryan Francisco, Lucca, Luiz Gustavo e Dinenno.

Desta forma, a provável escalação do Tricolor tem: Rafael; Ferraresi, Arboleda e Alan Franco; Cédric, Bobadilla, Marcos Antônio e Enzo Díaz; Luciano, Ferreirinha e André Silva.