No ar a edição nº 1668 desta sexta-feira, 01 de agosto de 2025. Em destaque a análise dos principais assuntos do dia. Ouça comigo.
Arquivos
Com Lucas em campo, São Paulo se reapresenta
Após a vitória sobre o Athletico-PR pela Copa do Brasil, o São Paulo se reapresentou na manhã desta sexta-feira com o novo desfalque de Wendell, mas com Lucas em campo. O elenco tricolor já virou a chave e iniciou a preparação para o confronto diante do Internacional, válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Como de praxe, os jogadores que foram titulares na vitória sobre o Furacão realizaram trabalhos de recuperação, com exercícios de mobilidade, força e aeróbios no SuperCT. O meia Rodriguinho, que sofreu cortes no rosto após um choque nos instantes finais do duelo e recebeu pontos logo após a partida, também permaneceu na parte interna.
Já os demais atletas fizeram atividades de mobilidade e de fundamentos técnicos antes de uma dinâmica de enfrentamentos, com situações de um contra um, dois contra dois, três contra três e quatro contra quatro. Preservado da partida, o goleiro Rafael treinou normalmente junto aos demais companheiros.
Houve ainda um terceiro grupo, composto pelos atletas que se encontram em transição com a preparação física, como Lucas, Luiz Gustavo e Lucca. Tais jogadores fizeram exercícios de fundamentos técnicos, posse de bola e um jogo em espaço reduzido com a participação de jovens das categorias de base. O trio, porém, ainda deve seguir fora para o próximo jogo.
Para o duelo contra o Inter, o técnico Hernán Crespo terá três problemas. Alan Franco e Ferreirinha receberam o terceiro amarelo e terão que cumprir suspensão. Já Wendell sofreu uma lesão na região posterior da coxa esquerda contra o Athletico-PR e também será baixa.
Além de Lucas, Luiz Gustavo e Lucca, ainda devem ser ausências os seguintes lesionados: Oscar (fraturas nos processos transversos das vértebras L1, L2 e L3), Calleri (ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo) e Ryan Francisco (cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo).
O elenco do São Paulo fecha a preparação para o duelo contra o Inter na tarde deste sábado. A bola rola no domingo, a partir das 20h30 (de Brasília), no Estádio Beira-Rio.
O São Paulo chega embalado após quatro vitórias consecutivas. No Brasileirão, o Tricolor se recuperou e pulou para a oitava colocação, com 22 pontos.
Wendell tem lesão na coxa esquerda e vira desfalque
O lateral-esquerdo Wendell tem uma lesão na região posterior da coxa esquerda. Substituído ainda no primeiro tempo da vitória por 2 a 1 sobre o Athletico, na última quinta-feira, Morumbis, pela Copa do Brasil, o jogador do São Paulo fez exames de imagem nesta sexta-feira.
Wendell sentiu o problema depois de um lance no lado esquerdo do ataque, aos 14 minutos do primeiro tempo. O lateral invadiu a área e tentou o cruzamento, mas se desequilibrou, caiu e imediatamente pediu atendimento médico.
Com dores, Wendell precisou do auxílio do carrinho com maca para deixar o gramado do Morumbis. Agora, é desfalque para os próximos jogos do São Paulo.
Sem Wendell, o técnico Hernán Crespo optou por colocar o lateral-esquerdo Enzo Diaz em campo. Para os próximos jogos, ele terá também Patryck à disposição.
Wendell recuperou espaço no time depois da chegada de Crespo. Ele foi titular contra Corinthians, Juventude e, nesta quinta, diante do Athletico. Agora, porém, ficará no departamento médico.
O São Paulo enfrenta o Internacional, domingo, às 20h30, no Beira-Rio, pelo Brasileirão.
Rodriguinho ganha destaque no São Paulo e torna realidade profecia de Ceni
A chegada de Crespo ao São Paulo reergueu o futebol do meio-campista Rodriguinho, que voltou a ter mais oportunidades na equipe depois de altos e baixos. Ao começar como titular contra o Athletico, foi um dos destaques na vitória tricolor por 2 a 1, na última quinta-feira, no Morumbis, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
As lesões de Oscar e Lucas, além da venda de Matheus Alves para o CSKA, da Rússia, ajudaram a abrir caminho para que Rodriguinho tivesse mais chances. Na rodada do último fim de semana do Campeonato Brasileiro, contra o Fluminense, ele quase marcou um golaço depois de aplicar dois chapéus na mesma jogada e acertar um chute de longa distância.
Em 2025, que ainda está na metade, Rodriguinho já entrou em campo 13 vezes. A temporada em que o meia teve mais espaço no São Paulo foi a de 2023, quando ele jogou 14 partidas e deu uma assistência. Ele já igualou o número de passe para gol e ainda balançou a rede uma vez neste ano, o que só havia acontecido em 2022.
O bom momento de Rodriguinho pode ser surpresa para muitos, mas não para quem acompanha o dia a dia do jovem de 21 anos no CT da Barra Funda. O ge constantemente escuta elogios sobre o desempenho do meio-campista nos treinamentos. Até as últimas semanas, porém, isso não costumava ser traduzido em boas atuações nos jogos.
Quem também era um entusiasta declarado do futebol de Rodriguinho é Rogério Ceni. Atual técnico do Bahia, o ídolo são-paulino rasgou elogios ao jogador e fez uma profecia em 2022, quando era treinador do São Paulo e comandava o meio-campista.
– Rodriguinho é um jogador que vai jogar no São Paulo. Escuta o que eu estou falando para vocês. Ele é talentoso. Está sendo trabalhado. Estreou, depois ficou alguns jogos… Nós trabalhamos bastante com ele. (…) É bom jogador, bom menino. Tem futuro no São Paulo. Acredito muito que deva em breve ter mais oportunidades do que vem tendo. Não tenho do que reclamar. É um garoto que acho que tem um brilhante futuro – disse Ceni, à época.
Entre os elogios de Rogério Ceni e o presente, Rodriguinho demorou a engrenar, porém. Na temporada seguinte, chegou a voltar para as categorias de base, apesar de ter conseguido entrar em campo 14 vezes pelo time profissional. Em 2024, menos espaço ainda. Sob o comando de Thiago Carpini e Zubeldía, só jogou sete partidas – lidou com problemas físicos e com a falta de espaço pela ascensão de outros jogadores.
Esta temporada também não começou fácil para Rodriguinho. Ainda com dificuldades para estar no mesmo ritmo dos companheiros e sem tanto espaço, o meio-campista só havia sido titular uma vez até o jogo contra o Athletico.
Na estreia do Campeonato Paulista, em que o São Paulo entrou em campo apenas com garotos e reservas, já que os titulares estavam nos Estados Unidos para a FC Series, Rodriguinho começou jogando diante do Botafogo. Depois, amargurou seis meses de banco de reservas e poucas oportunidades até a chegada de Crespo.
– Pessoalmente estou muito contente com ele. O importante é não esquecer que fomos nós que o subimos ele quatro anos atrás. (…) Eram garotos e ver a realidade deles agora é algo que me deixa muito contente. Eles merecem, são boas pessoas e atletas – disse Crespo na última quinta-feira.
Rodriguinho foi titular do São Paulo contra o Athletico no lugar de Alisson, preservado por causa de desgaste físico. Apesar da assistência para o gol de Ferreira, o meio-campista deve voltar ao banco de reservas no domingo, contra o Internacional, às 20h30 (de Brasília), no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro.
Crespo elogia base, mas não promete vagas ‘cativas’ no São Paulo
Dois crias de Cotia foram os principais personagens na vitória do São Paulo sobre o Athletico-PR por 2 a 1, na gelada noite da última quinta-feira, no Morumbis. Este foi o primeiro encontro entre as equipes no confronto das oitavas de final da Copa do Brasil.
Pablo Maia ganhou a chance como titular e não desperdiçou: bateu colocado de fora da área marcou um golaço. Já Rodriguinho, que também saiu jogando, passou entre dois marcadores com um só drible e deu a assistência para o gol de Ferreirinha.
Em resumo, a noite foi de brilho de Cotia. Não à toa, o técnico Hernán Crespo exaltou o trabalho feito na base do São Paulo e destacou alguns jogadores que subiram ao profissional sob seu comando na primeira passagem, como o do zagueiro Beraldo, hoje no PSG (França).
“Pessoalmente, estou muito contente com ele [Rodriguinho]. É importante não esquecer que nós o subimos. Pablo Maia, Rodriguinho, Beraldo, Patryck, quatro anos atrás. Tínhamos trabalhado com eles quatro anos atrás. Acredito que esses garotos de Cotia já são grandes, então ver essa realidade deles me deixa muito contente. Eles merecem, são boas pessoas, bons atletas. Acho que se continuarem assim é um bom caminho. Estou feliz também por Maik, que teve sua estreia”, celebrou Crespo.
Crespo demonstrou saber a importância da base tricolor, mas fez questão de explicar que não existem vagas ‘cativas’ no São Paulo, afirmando que ser formado em Cotia não garante mais espaço na equipe titular. O argentino tem o costume de apostar em jovens atletas, mas a regra é clara: joga quem merece.
“Como falei antes, tive experiências com Igor Gomes, Nestor, Luan, Gabriel Sara. A ideia é promover esses jogadores, porque merecem, mas não porque vêm de Cotia. Quem merece, joga. Neste momento, Rodriguinho joga. Pablo Maia? Joga. Maik? Joga. Quanto? Vamos ver. Queremos dar espaço, mas tem que merecer. Não é porque vem de Cotia que vai jogar. Não me interessa o passaporte, não me interessa de onde vem, se é estrangeiro, se é brasileiro, se é de Cotia. Quem joga, joga. Nesse aspecto, os atletas para mim são todos iguais. Não interessa, são todos iguais. Quem merece, joga”, afirmou Crespo.
A base tem sido a solução do São Paulo em meio aos tantos desfalques recentes. Lucas, Oscar, Luiz Gustavo, Calleri, Ryan Francisco e Lucca estão entregues ao departamento médico.
No duelo contra o Athletico-PR, por exemplo, os três crias de Cotia a entrarem em campo foram Rodriguinho, Pablo Maia e Maik. Já no banco de reservas, estiveram presentes outros seis atletas formados na base tricolor: Luan, Patryck, Henrique Carmo, Felipe Negrucci, Lucas Ferreira e Young.
Com o resultado da última quinta-feira, o São Paulo precisa somente de um empate no jogo de volta para se classificar às quartas de final. Se o Athletico-PR ganhar por um gol de diferença, a vaga será decidida nos pênaltis. Já um triunfo por dois ou mais gols leva o Furacão à próxima fase da Copa do Brasil.
O duelo de volta entre São Paulo e Athletico-PR está agendado para a próxima quarta-feira (06), às 19h30 (de Brasília), na Ligga Arena.
Antes disso, porém, o São Paulo enfrenta o Internacional, em compromisso válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola neste domingo, às 20h30, no Estádio Beira-Rio.
Wendell lesiona a coxa esquerda, é substituído e preocupa o São Paulo
O lateral-esquerdo Wendell, do São Paulo, foi substituído com uma lesão na coxa esquerda durante a partida contra o Athletico, nesta quinta-feira, no Morumbis, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Wendell sentiu o problema depois de um lance no lado esquerdo do ataque do São Paulo, aos 14 minutos do primeiro tempo. O lateral invadiu a área e tentou o cruzamento, mas se desequilibrou, caiu e imediatamente pediu atendimento médico.
Com dores, Wendell precisou do auxílio do carrinho com maca para deixar o gramado do Morumbis. Ele sequer ficou no banco de reservas e foi direto para o vestiário.
Sem Wendell, o técnico Hernán Crespo optou por colocar o lateral-esquerdo Enzo Diaz em campo. Para os próximos jogos, ele terá, também, Patryck à disposição.
Wendell recuperou espaço no time titular do São Paulo depois da chegada de Crespo. Ele foi titular contra Corinthians, Juventude e, nesta quinta, diante do Athletico. Agora, porém, ficará no departamento médico.
Opinião de são-paulino: São Paulo 2 x 1 Athletico-PR
Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, aqui o espaço é seu. Use-o para elogiar, comentar, criticar, cornetar, enfim, diga o que achou da vitória do São Paulo sobre o Athlético-PR, no Morumbi, pela Copa do Brasil.
Crespo diz que São Paulo merecia “vantagem maior”
O técnico Hernán Crespo aprovou a atuação do São Paulo na vitória por 2 a 1 sobre o Athletico-PR na noite desta quinta-feira, no Morumbis, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O treinador, contudo, lamentou apenas a vantagem mínima, pois entende que o Tricolor merecia uma “diferença maior”.
“Acho que o time jogou bem essa noite, que mereceu uma diferença maior. Não aconteceu, mas faz parte. O mata-mata, o importante é que se ganha. Depois vamos falar do jogo de volta, que ainda vai acontecer e se [essa vantagem] vai ser suficiente ou não. Mas essa sensação de que foi pouco é legal, eu gosto. Porque o time demonstrou que está jogando bem e que pode fazer ainda mais”, afirmou o treinador em coletiva pós-jogo.
Crespo não está errado. O São Paulo criou oportunidades e poderia ter feito pelo menos três ou quatro gols no duelo desta quinta-feira. André Silva perdeu uma chance cara a cara ainda no primeiro tempo, enquanto Enzo Díaz acertou a trave já perto do fim do jogo.
O argentino, contudo, foi categórico ao responder se entendeu que o time relaxou após abrir 2 a 0 e, por isso, sofreu o gol já na reta final da partida: “Não. Acho que jogamos bem, que merecíamos mais. Mas que relaxamos, não”.
O primeiro gol do São Paulo na partida saiu após uma jogada trabalhada. Ferreirinha invadiu a grande área e tocou para Marcos Antônio, que carimbou a zaga do Athletico-PR. A bola sobrou com Alan Franco, que rolou para Pablo Maia. O camisa 29 mostrou confiança e bateu colocado, abrindo o placar no Morumbis.
Crespo, então, foi questionado se os chutes de fora da área, como o do gol de Pablo Maia, têm sido trabalhados nos treinos. O treinador deixou claro que tudo faz parte de uma identidade maior que ele vem tentando implementar novamente no São Paulo.
“Se é uma coisa que se repete constantemente, pode ter certeza que o trabalho é esse. Se chutamos de fora da área, se lutamos, se chegamos dentro da área. É uma ideia, uma identidade que temos que defender. E acho que os atletas estão se encontrando bem nessa estrutura. Os jogadores se divertem dentro de campo, criam ocasiões. A sensação é que merecíamos uma diferença maior, porque se jogamos de um certo jeito, o público agradece e gosta. Queremos mais e mais, porque ainda não aconteceu nada de especial. A ideia é construir e criar oportunidades para fazer algo especial, mas ainda estamos no início”, avaliou.
Com o resultado, o São Paulo precisa somente de um empate no jogo de volta para se classificar às quartas de final. Se o Athletico-PR ganhar por um gol de diferença, a vaga será decidida nos pênaltis. Já um triunfo por dois ou mais gols leva o Furacão à próxima fase da Copa do Brasil. Crespo, porém, pregou cautela para o duelo de volta.
“O importante é o grupo estar bem, que o grupo acredita, quer jogar bola e que gosta do jeito que está jogando, mas com muita tranquilidade, porque ainda não conseguiu nada. Simplesmente ganhou um jogo que tem definir na volta, em Curitiba. Ainda não acabou. Mas temos que esperar e começar a pensar no Internacional”, completou.
O segundo jogo entre São Paulo e Athletico-PR está previsto para acontecer na próxima quarta-feira (06), às 19h30 (de Brasília), na Ligga Arena.
Antes disso, porém, o São Paulo terá pela frente um compromisso pelo Campeonato Brasileiro. O Tricolor encara o Internacional neste domingo, às 20h30, no Estádio Beira-Rio, pela 18ª rodada do torneio nacional.
Ferreirinha valoriza vantagem do São Paulo e celebra bom momento
Ferreirinha foi um dos personagens principais na vitória do São Paulo por 2 a 1 sobre o Athletico-PR, no Morumbis, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Autor do segundo gol tricolor após bela jogada de Rodriguinho, ele valorizou o triunfo e destacou a entrega da equipe.
“Para jogar contra o Athletico-PR, sempre temos que estar ligados. Temos que sempre estar com o alerta ligado, mas temos que valorizar nossa vitória. Sabíamos que era um jogo difícil. O Athletico tem um ótimo elenco, um bom treinador também. Valorizar nossa vitória, batalhamos até o final. Eles também não desistiram, saíram com um gol, mas é uma grande vitória no primeiro jogo. Tem o segundo jogo lá, que vai ser uma batalha também”, disse em entrevista à Amazon Prime Video na saída de campo.
Ferreirinha fez mais uma boa partida pelo São Paulo e vive um bom momento após voltar de lesão. Nos últimos três jogos, o camisa 11 participou de três gols da equipe. Saiu do banco e deu a pré-assistência contra o Juventude, além de ter balançado as redes contra o Fluminense e, agora, contra o Athletico-PR.
“Não é fácil passar por lesão. Eu vinha trabalhando em três períodos com o Lucas todo dia. Três períodos no clube, mais dois em casa. Acho que é resultado do nosso trabalho, fico feliz por estar voltando e fazendo gols”, afirmou o atacante.
Com o resultado, o São Paulo precisa somente de um empate no jogo de volta para se classificar às quartas de final. Se o Athletico-PR ganhar por um gol de diferença, a vaga será decidida nos pênaltis. Já um triunfo por dois ou mais gols leva o Furacão à próxima fase da Copa do Brasil.
O duelo de volta entre São Paulo e Athletico-PR está agendado para a próxima quarta-feira (06), às 19h30 (de Brasília), na Ligga Arena.
Antes disso, porém, o São Paulo de Ferreirinha visita o Internacional, em compromisso válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola neste domingo, às 20h30, no Estádio Beira-Rio.
Notas dos jogadores
Jandrei: falhou no gol, péssimas reposições e colocação ruim. 1
Alan Franco: tem dificuldade para jogar pelo lado direito. 5
Arboleda: outra partida soberba. 7
Sabino: dentro das possibilidades, não comprometeu. 5,5
Cedric: apesar de suas limitações, dá conta do recado. 5
Pablo Maia: um golaço e uma grande partida. Porém preocupa a questão física. 7
Marcos Antonio: continua sendo um motorzinho no meio. 6
Rodriguinho: uma super jogada no gol, mas depois começou a abusar de coisas que ele não tem. 7
Wendell: jogou pouco tempo. Sem nota
André Silva: horrível. 3
Ferreira: o melhor em campo. 8
Enzo Dias: mais uma vez compensa a falta de técnica pela raça. 6
Maik: tenho esperança n esse garoto. 5
Bobadilla: jogou pouco tempo. Sem nota
Luciano: jogou pouco tempo. Sem nota
Alisson: jogou pouco tempo. Sem nota
Crespo: mais uma vitória. 8
Paulo Pontes