São Paulo dará espaço para promessa da base na lateral esquerda

O São Paulo tem, neste momento, apenas dois laterais-esquerdos em seu elenco profissional. A saída de Patryck por empréstimo ao Juventude deixou o técnico Hernán Crespo com apenas Wendell e Enzo Diaz à disposição.

A movimentação tricolor no mercado de transferências vai abrir, portanto, espaço para uma jovem promessa de suas categorias de base. O jovem Nicolas, de apenas 18 anos, será integrado definitivamente ao elenco profissional, concluirá sua transição e se tornará a terceira opção para o setor em 2026.

A tendência é de que Nicolas dispute a Copa São Paulo de Futebol Júnior com o time sub-20 e logo depois já se apresente a Hernán Crespo. Esse movimento, claro, poderá se antecipar de acordo com as necessidades da comissão técnica.

A lateral esquerda do São Paulo sofria com a falta de opções antes mesmo da saída de Patryck, porque Enzo Diaz e Wendell estavam no departamento médico. O atacante Ferreira passou a ser improvisado como ala pelo lado esquerdo nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro.

A dupla, recuperada de lesões, é esperada em boas condições para o início da próxima temporada, mas Nicolas pode ser “puxado” para o início das competições, já em janeiro.

Enzo Diaz, por causa de um procedimento para correção de hérnia inguinal oculta do lado esquerdo, entrou em campo pela última vez no dia 8 de novembro. Já Wendell, por causa de uma ruptura parcial da fáscia plantar do pé esquerdo, jogou apenas até o dia 16 de outubro.

Nicolas, antes mesmo das duas lesões, já havia agradado ao técnico Hernán Crespo em treinos no CT da Barra Funda. O jovem lateral-esquerdo jogou por 45 minutos na derrota por 6 a 0 para o Fluminense e, depois, voltou para o sub-20 para ser campeão da Copa do Brasil da categoria.

Agora observado e perto do profissional, Nicolas fez todas as categorias na base do São Paulo e é visto como uma grande promessa internamente.

Oposição protocola e Olten encaminha pedido de afastamento de Casares

A oposição do São Paulo reuniu 57 assinaturas pedindo o afastamento imediato do presidente Júlio Casares, uma espécie de impeachment (termo que não existe no São Paulo). Foram sete a mais do que o mínimo necessário. O presidente do Conselho Deliberativo, Olten Ayres de Abreu, já aceitou e encaminhou para a comissão de Ética, que agora vai analisar a viabilidade.

O documento apresentado pela oposição, baseado no Artigo 112 do Estatuto Social do Tricolor, diz que são necessários dois terços de votos favoráveis à saída para que o presidente seja afastado do cargo. Depois disso, o impeachment iria para Assembleia Geral.

Nesse meio tempo, correm rumores de que, sentindo que será afastado e com as investigações sobre sua diretoria aumentando, Casares venha a renunciar seu mandato.

 

Veja os conselheiros  que assinaram o pedido

 

Paulo Pontes

Alisson perde espaço com chegada de Crespo e tem ano de oscilação

O volante Alisson teve uma temporada de oscilação no São Paulo. O camisa 25 começou o ano como titular absoluto com o ex-técnico Luis Zubeldía e acumulou boas atuações. Contudo, logo na chegada do treinador Hernán Crespo, o jogador sofreu com dores no quadril e acabou perdendo espaço no time titular. Apesar de ter sido o segundo jogador de linha do Tricolor com mais jogos em 2025, ele terminou a temporada em baixa e mira um 2026 melhor.

Alisson teve altos e baixos na atual temporada. O volante se recuperou de uma cirurgia no tornozelo no final de 2024 e reencontrou a boa forma, retomando a titularidade e mantendo-a no início de 2025. Ele começou o ano como um dos principais jogadores de confiança de Zubeldía e fez um bom Campeonato Paulista.

Para além das boas atuações, Alisson também foi peça importante no time titular em meio à constante onda de desfalques que assolou o São Paulo nesta temporada. Em meados de maio, por exemplo, Pablo Maia e Luiz Gustavo estiveram fora de combate para tratar de suas respectivas lesões, enquanto algumas suspensões também afetaram a equipe. Se manter saudável e disposto a jogar, portanto, foi um dos trunfos do camisa 25 no ano.

O volante, contudo, ficou muito marcado por uma lance na Copa Libertadores. No jogo contra o Libertad-PAR, na quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, Alisson foi escalado como titular, mas foi expulso com apenas 16 minutos da primeira etapa. Mesmo com um a menos, o Tricolor buscou o empate com um gol do jovem Lucca no Morumbis, mas os torcedores ficaram na bronca com o camisa 25.

(Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc)

A partir daí, Alisson começou a oscilar, mas sua titularidade permaneceu intacta — pelo menos até a saída de Zubeldía e a chegada de Hernán Crespo. O argentino foi anunciado no dia 18 de junho e até manteve o volante como titular nos primeiros jogos, mas foi impedido de dar uma grande sequência ao jogador devido a uma lesão do atleta, que passou a sofrer com dores no quadril em meados de agosto.

Sem o camisa 25, Crespo precisou se virar com o que tinha e encontrou uma trinca de meio-campistas formada por Marcos Antônio, Bobadilla e Pablo Maia. Quando se recuperou das dores no quadril, Alisson não teve o mesmo desempenho do início da temporada e passou a alternar entre titulares e reservas, perdendo espaço com o treinador argentino.

A oscilação permaneceu até o final desta temporada, mas o volante figurou principalmente entre os reservas do São Paulo. Apesar disso, ele terminou o ano como o segundo jogador de linha com mais jogos pela equipe tricolor ao lado de Bobadilla — ambos disputaram 52 partidas, e Alisson somou um gol e duas assistências.

Agora, Alisson mira uma temporada mais produtiva em 2026 no São Paulo. O volante deve permanecer no clube no ano que vem e tem contrato com o Tricolor até o final de 2027.

 

Investigação apura saques em espécie do SP e depósitos para cartolas

A investigação da Polícia Civil sobre desvios de dinheiro do São Paulo apura, dentre suas frentes, saques feitos das contas do clube e depósitos em espécie para dirigentes durante a gestão de Julio Casares. Essa informação já circula entre pessoas do clube que, em conversas privadas, já têm justificado as movimentações como formas de premiação ou bicho.

A Polícia Civil foi contatada pela reportagem e não se manifesta para preservar o sigilo das investigações. Nenhuma informação até agora foi divulgada.

O São Paulo também foi procurado e reforçou o posicionamento enviado na segunda-feira.

“O São Paulo Futebol Clube informa que não tem conhecimento de qualquer investigação da Polícia Civil em andamento. O Clube se coloca à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários às autoridades, caso seja formalmente citado.”

As movimentações envolvem pessoas da alta cúpula do clube e quantias vultosas de dinheiro, que ultrapassam R$ 10 milhões.

A investigação ocorre há meses e envolve uma lista de dirigentes tricolores e empresários suspeitos de participação no desvio.

Neste momento, os indícios apontam que o desvio de verba não envolvia apenas as contas dos suspeitos, mas também de pessoas próximas a eles.

Até agora, não há indícios de envolvimento do crime organizado. O inquérito teve início a partir de procedimentos instaurados no caso Vai de Bet, no Corinthians.

 

Fonte: Uol

São Paulo desconhece investigação da Polícia Civil sobre supostos desvios

O São Paulo se manifestou na manhã desta segunda-feira sobre a suposta investigação da Polícia Civil sobre desvios de verbas referentes a negociações de atletas do clube.

A notícia de que a alta cúpula tricolor estaria na mira da investigação foi publicada pelo Uol.

“O São Paulo Futebol Clube informa que não tem conhecimento de qualquer investigação da Polícia Civil em andamento. O Clube se coloca à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários às autoridades, caso seja formalmente citado”, afirmou o clube.

A investigação estaria em curso há meses e envolveria dirigentes do São Paulo e empresários de jogadores. A Justiça já teria autorizado a quebra de sigilo bancário de parte dos acusados. Há também evidências de que os suspeitos de estarem envolvidos no esquema em questão contavam com o apoio de “laranjas” para movimentações bancárias.

Mesmo delegado do caso “VaideBet”
O inquérito policial teria tido início a partir de procedimentos instaurados no caso VaideBet, ex-patrocinadora máster do Corinthians. A responsabilidade do caso seria do delegado Tiago Correia, justamente quem conduziu as investigações relacionada ao arquirrival do São Paulo.

Alguém me disse

Começam rumores de que Júlio Casares pode renunciar a qualquer momento. A evolução nas investigações com nomes sendo divulgados, novos casos que estão surgindo e serão publicados provavelmente amanha, outros que serão logo após o Natal, pois as provas ainda estão chegando, enfim, tudo o que veio finalmente à tona pode levar Casares à demissão e uma possível fuga. Só que a Polícia e o Ministério Público já estão batendo nas portas da Roberto Gomes Pedrosa, 01. Então uma tentativa de fuga seria muito pior para o mais maléfico presidente da história do São Paulo.

 

Paulo Pontes

Polícia investiga dirigentes do São Paulo por desvio de dinheiro em vendas

A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar supostos desvios de verbas em negociações envolvendo jogadores do São Paulo. A coluna apurou que o esquema teria beneficiado cartolas do clube, que teriam recebido dinheiro de forma indevida após a venda de atletas.

Procurada pela reportagem, a Polícia Civil não se manifestou. Já o São Paulo informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não foi comunicado sobre nenhuma investigação em andamento e, por isso, não poderia se pronunciar.

A investigação ocorre há meses e envolve uma lista de dirigentes tricolores e empresários suspeitos de participação no desvio. A Justiça já autorizou a quebra de sigilos bancários de alguns dos acusados, e um dos agentes citados, inclusive, é considerado um dos mais importantes do mundo.

Neste momento, os indícios apontam que o desvio de verba não envolvia apenas as contas dos suspeitos, mas também de pessoas próximas a eles.

Até agora, não há indícios de envolvimento do crime organizado. O inquérito teve início a partir de procedimentos instaurados no caso Vai de Bet, no Corinthians, e está sob a responsabilidade do delegado Tiago Correia, o mesmo que conduz a investigação relacionada ao clube alvinegro.

Nesta temporada, o São Paulo registrou mais de R$ 230 milhões em vendas de atletas, algumas delas questionadas internamente pelo valor envolvido para a saída de alguns jogadores da base que eram avaliados com potencial maior.

 

Fonte: Uol

 

São Paulo fica sem títulos e mergulha na crise com lesões e escândalo

O ano do São Paulo foi muito pior do que o projetado em janeiro. As frustrações esportivas, as infinitas lesões dos protagonistas do elenco e até a aposentadoria do meia Oscar ficaram em segundo plano, porque o fim de 2025 seria marcado pela revelação de um escândalo envolvendo dois diretores.

Esportivamente, o São Paulo atingiu a meta prevista no orçamento da temporada em apenas uma competição, ao chegar às quartas de final da Conmebol Libertadores, mas ficou abaixo do esperado no Paulistão, na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. E só se classificou para a Sul-Americana em 2026.

De olho na próxima temporada, o São Paulo manteve o técnico Hernán Crespo no comando da equipe e busca reforços. Até agora, o Tricolor contratou apenas o volante Danielzinho, do Mirassol, mas também negocia uma troca com o Botafogo para mandar o zagueiro Ferraresi, o volante Pablo Maia e o meia Rodriguinho e receber outros três jogadores.

As frustrações
O São Paulo tinha metas ambiciosas para 2025. Chegar à final do Campeonato Paulista, terminar o Campeonato Brasileiro em sexto lugar e ir até as quartas de final da Copa do Brasil e da Libertadores. Apenas a última delas, porém, foi cumprida.

Entre lesões e oscilações, o São Paulo foi eliminado para o Palmeiras na semifinal do Paulista, para o Athletico nas oitavas de final da Copa do Brasil e para a LDU nas quartas de final da Libertadores. No Campeonato Brasileiro, ficou em oitavo lugar.

O desempenho abaixo do previsto no Brasileirão, inclusive, deixou o São Paulo fora da Libertadores de 2026. Na próxima temporada, o Tricolor disputará a Sul-Americana.

Lesões
O departamento mais frequentado no São Paulo em 2025 foi o médico. As constantes lesões atrapalharam os times de Luis Zubeldía e Hernán Crespo no decorrer da temporada. Os principais jogadores do time, como Oscar, Lucas e Calleri, sequer completaram 30 partidas.

Lucas precisou lidar com problemas no joelho direito. Entre idas e vindas, ficou no departamento médico durante a maior parte do ano a partir de março, quando teve a primeira lesão. Em novembro, decidiu se afastar dos gramados para se recuperar 100% e ficar à disposição da comissão técnica em 2026.

O São Paulo também perdeu seus três centroavantes por graves lesões no joelho. Calleri, em abril, e Ryan Francisco, em julho, romperam o ligamento cruzado anterior e não jogaram mais. André Silva, outra opção para o setor, teve uma grave lesão no ligamento cruzado posterior em agosto.

Além das lesões mais graves, as ligamentares, o São Paulo lidou com inúmeros problemas musculares no decorrer da temporada. Felipe Marques, coordenador de saúde do clube, admitiu o número elevado.

– A incidência de lesões é o número de lesões a cada mil horas. A média da Uefa é 3.4 para jogador de futebol profissional. A nossa em 2025, só em treinos, deu 0.9. Em 2024 e 2023 havia sido 2.1, em 2022 havia sido 4.0 e em 2021 foi 2.3.

– Agora, quando se fala a média de jogos, a da Uefa é 23.8, enquanto a nossa está em 32. Está alta. Já se pegarmos a média geral, com jogos mais treinos, estamos em 3.6, enquanto a média da Uefa é 7.7. Estamos pela metade. Dá para melhorar? Podemos. A gente deve diminuir as lesões em jogos. Por isso, estamos analisando e observando – explicou o fisioterapeuta.

Volta, Crespo!
A parada das competições para a disputa da Copa do Mundo de Clubes, em junho, fez o São Paulo trocar de treinador. Luis Zubeldía pediu demissão do cargo depois da derrota por 3 a 1 para o Vasco, no Morumbis. Ele deixou o clube com 85 jogos disputados, somando 38 vitórias, 27 empates e 20 derrotas.

Para o seu lugar, o clube contratou Hernán Crespo. O antigo conhecido do torcedor, por causa do título paulista de 2021, chegou com a missão de afastar o Tricolor da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Rapidamente conseguiu, apesar de ter terminado a temporada distante dos objetivos traçados ainda em 2024.

Crespo teve, em 2025, 13 vitórias, cinco empates e 14 derrotas pelo São Paulo.

Aposentadoria de Oscar
Contratado com pompa de principal reforço da temporada, Oscar voltava ao São Paulo para tentar reescrever sua conturbada história no clube, que havia terminado com briga na Justiça no passado. Mas não foi possível.

A última partida de Oscar pelo São Paulo e como jogador de futebol foi em julho. Quando fraturou três vértebras lombares na vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, no Morumbis, o meio-campista não sabia que estaria em campo pela última vez naquela noite.

Meses depois, já recuperado, Oscar descobriu uma síncope vasovagal no coração durante uma bateria de exames no CT da Barra Funda e optou por encerrar a carreira. Agora, vai discutir uma rescisão amigável com o São Paulo.

O meio-campista jogou apenas 21 jogos e fez dois gols em 2025.

Marca negativa
Em 27 de novembro, o São Paulo perdeu por 6 a 0 para o Fluminense, no Maracanã. A derrota, que teria impactos na diretoria, com a saída de Carlos Belmonte do cargo de diretor de futebol, foi o pior resultado do Tricolor nos últimos 24 anos.

A goleada no Maracanã foi a maior derrota do São Paulo desde 25 de novembro de 2001, quando havia perdido por 7 a 1 para o Vasco, em São Januário.

Até aquela noite, as piores derrotas do São Paulo em 2025 tinham sido todas por 3 a 1, para Santos, Vasco e Corinthians. No Maracanã, porém, o time comandado pelo técnico Hernán Crespo foi goleado pelo Fluminense.

Transfer ban
Pela primeira vez em sua história, o São Paulo sofreu transfer ban da Fifa e ficou impossibilitado de contratar jogadores. Primeiro, pelo não pagamento de um valor ao Cerro Porteño, do Paraguai, referente à contratação de Bobadilla.

Meses depois, o São Paulo foi novamente punido pelo não pagamento de uma comissão à empresa que agenciava o atacante Calleri em 2021, quando ele retornou para o clube. Os dois casos foram encerrados com acordos, e o Tricolor já está liberado para registrar jogadores.

As canetas emagrecedoras
O médico Eduardo Rauen, que prestava serviços ao São Paulo, rescindiu seu contrato com o clube nos últimos dias. Depois de admitir que indicou o uso de canetas emagrecedoras para dois atletas do elenco, o nutrólogo deixou o Tricolor por causa de uma irregularidade na compra desses produtos.

O medicamento para emagrecer utilizado por jogadores do São Paulo havia sido adquirido a partir de um vendedor sem autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para fornecer o produto.

A revelação do caso fez com que Eduardo Rauen deixasse o clube.

Esquema de camarote
No início da última semana, o ge revelou o caso em que diretores do São Paulo foram gravados admitindo participar de um esquema de exploração clandestina de camarote em dia de shows no Morumbis.

Na gravação, Mara Casares e Douglas Schwartzmann, agora diretores licenciados do clube, admitiam ter se beneficiado do uso do camarote 3A no show da Shakira, em fevereiro deste ano.

– E vou repetir uma coisa. Você é uma pessoa que a Mara confiou. Eu só entrei nisso porque a Mara me garantiu que você era de total confiança. Desde o primeiro dia que eu te falava isso. Não podemos fazer coisa errada aqui. Então, teve negócio que você ganhou dinheiro, eu ganhei, todo mundo ganhou. Mas foi feito tudo na confiança. Coisa errada? Errou, tem que comer com farinha. Não tem jeito, querida. Não tem outro jeito. Não tem outro jeito. Não tem – disse Douglas.

O caso foi parar no Ministério Público, que pediu a abertura de um inquérito policial para apurar o envolvimento dos diretores do São Paulo. Mara e Douglas pediram licença de seus cargos no clube. A ex-esposa do presidente Julio Casares, inclusive, também pediu licença do Conselho Deliberativo.

Fora da Libertadores e nas páginas policiais, o São Paulo termina 2025 bem pior do que se imaginava em janeiro. Em 2026, buscará mais estabilidade e menos problemas para ter um ano mais calmo.

Fonte: GE

Oscar vive ano decepcionante no SP e termina perto da aposentadoria

A temporada de Oscar no São Paulo ficou marcada por um contraste evidente entre a expectativa criada com sua contratação e o que, de fato, foi entregue dentro de campo. Anunciado como o grande reforço do clube para 2025, o camisa 8 chegou ao Morumbi cercado de esperança, carregando no currículo passagens por Chelsea, Seleção Brasileira e anos de protagonismo no futebol chinês. A realidade, porém, foi bem diferente do imaginado por diretoria, torcida e pelo próprio jogador.

Desde o início do ano, Oscar encontrou dificuldades para ter sequência. Problemas físicos comprometeram sua continuidade e impediram que assumisse o papel de líder técnico do meio-campo são-paulino. Ao longo da temporada, o meia entrou em campo apenas 21 vezes, número baixo para um atleta contratado para organizar o setor de criação e ser referência em jogos decisivos.

A produção também ficou aquém do esperado: foram apenas dois gols e duas assistências, sem impacto relevante no Campeonato Brasileiro.

As constantes lesões ajudaram a explicar o rendimento abaixo. Oscar acumulou longos períodos fora de combate, lidando com edema na coxa esquerda, fratura em vértebras e lesão na panturrilha, o que afetou diretamente seu ritmo e sua capacidade física. No fim do ano, o cenário se agravou com o diagnóstico de síncope vasovagal, em novembro, episódio que acendeu um alerta importante sobre sua saúde e passou a influenciar suas decisões em relação ao futuro no futebol.

Dentro de campo, mesmo quando esteve disponível, Oscar não conseguiu ser o motor criativo que o São Paulo esperava. Faltou intensidade, regularidade e protagonismo, atributos que justificaram sua chegada como principal nome da temporada. Aos 34 anos, o retorno ao futebol brasileiro, que parecia um reencontro promissor, acabou se transformando em um capítulo de frustração para todas as partes envolvidas.

Agora, com a possibilidade de aposentadoria sendo discutida internamente, a passagem de Oscar pelo São Paulo caminha para um desfecho melancólico. A temporada de 2025, que começou com grande expectativa, terminou marcada mais pelas ausências, pelos problemas físicos e pela decepção do que por grandes atuações com a camisa tricolor.

Oposição coleta assinaturas, e pedido de saída de Casares avança

A oposição do Conselho Deliberativo do São Paulo avalia que terá as 50 assinaturas para iniciar o processo de destituição do presidente Julio Casares nesta segunda-feira.

O que aconteceu
Opositores preveem que no início da semana já poderão realizar uma convocação de reunião extraordinária na casa, que exige um documento com assinaturas de pelo menos 50 conselheiros. Neste encontro, será protocolado o pedido de saída do mandatário.

Ao UOL, fontes no grupo admitem que será um processo difícil, já que, mesmo em meio ao ‘turbilhão’ político que atingiu a gestão nos últimos dias, a maior parte do Conselho ainda é fiel a Casares — mesma avaliação de pessoas na situação.

Se o pedido avançar, precisaria passar por uma votação no Conselho Deliberativo e ser aprovado por pelo menos dois terços da casa — 171 de 255 conselheiros hoje aptos ao voto. Nesse caso, Casares já seria afastado.

Em seguida, o pedido de destituição ainda passaria por uma Assembleia Geral, com todos os sócios adimplentes. A aprovação se daria por maioria simples, última instância do processo.

Entenda o caso
A ira de opositores veio à tona após a divulgação de um áudio, revelado pelo ge, em que Douglas Schwartzmann, diretor adjunto da base, conversa com Mara Casares — ex-esposa do presidente e então diretora feminina, cultural e de eventos do clube — sobre a comercialização de ingressos de um camarote para o show da cantora Shakira, realizado em fevereiro. Ambos foram afastados de suas funções, e Mara pediu licença do cargo de conselheira.

No áudio, Schwartzmann reconhece que a operação teria ocorrido de forma clandestina, afirma que Márcio Carlomagno — superintendente geral do clube no CT da Barra Funda, considerado internamente o “braço direito” de Julio Casares e nome forte da situação política para a eleição presidencial de 2026 — tinha conhecimento dos fatos e demonstra preocupação com possíveis punições e desgastes políticos dentro do clube.

O camarote envolvido é o 3A, localizado no setor leste do estádio e registrado nos sistemas internos como “sala da presidência”. Mara Casares teria recebido de Carlomagno o direito de uso do espaço e repassado o camarote para exploração comercial no show. A venda dos ingressos ficou sob responsabilidade de Rita de Cássia Adriana Prado, que teria arrecadado cerca de R$ 132 mil, com entradas comercializadas por valores de até R$ 2.100.

A situação avançou para a esfera judicial depois que Rita de Cássia acionou uma empresa parceira, alegando apropriação indevida de ingressos sem o devido pagamento. Com o registro de Boletim de Ocorrência e a abertura de processo, Douglas Schwartzmann e Mara Casares teriam passado a pressioná-la para retirar a ação.

Em contato com o UOL, Schwartzmann negou todas as acusações. O diretor afirmou que sua atuação foi pontual, que teve como único objetivo tentar evitar que um conflito entre particulares causasse desgaste institucional ao São Paulo e ter optado por um afastamento temporário para que as apurações ocorram com tranquilidade.