Supersticioso, atacante Lucca quer manter em 2026 a numeração do 1º gol

Foi um ano mágico para Lucca com a camisa do São Paulo.

Aos 18 anos, o garoto termina a temporada com dez partidas pela equipe profissional e um gol, tendo se tornado em maio o jogador mais jovem do São Paulo a marcar um gol num jogo de Conmebol Libertadores, em partida que garantiu a classificação às oitavas de final do torneio.

Dono da camisa 45 nesta temporada, em numeração que sobrou para ele com as escolhas dos demais jogadores ainda na primeira partida do ano, num jogo em que ficou no banco de reservas no empate sem gols contra o Botafogo-SP no Paulistão, ele não pretende trocar de numeração em 2026.

Por causa do gol marcado contra o Libertad-PAR, no dia mais marcante de sua ainda curta carreira no futebol, o garoto quer manter a dezena nas costas da camisa para criar uma identificação com ela. Além disso, por superstição, não quer mexer em algo que deu certo na primeira temporada.

Com as saídas de jogadores, o São Paulo iniciará o ano com alguns números vagos, como o 16 de Luiz Gustavo, o 77 de Rigoni e o 19 de Dinenno.

Bobadilla cresce após chegada de Crespo e tem temporada regular

Em 2025, o paraguaio Damián Bobadilla viveu sua segunda temporada pelo São Paulo. Meio-campista importante, sendo pilar na seleção do Paraguai, o jogador de 24 anos teve um ano regular, mas notoriamente ganhou um crescimento após a chegada do técnico Hernán Crespo, em junho.

Ao lado de Marcos Antônio, Bobadilla viveu seus melhores momentos neste ano. A dupla ganhou corpo após o esquema de Crespo, que enxergou nos volantes uma grande oportunidade para a sustentação da formação que desejava.

Além disso, na reta final do Campeonato Brasileiro, Bobadilla viveu uma fase ofensivamente importante, o que contribuiu para o time “não sofrer” na competição. Nos últimos oito jogos do torneio, o meio-campo marcou duas vezes (contra Bahia e Juventude) e deu uma assistência (diante do Internacional), o que resulta em três participações em gols.

Em baixa com Zubeldía
Se com Crespo ganhou moral, Bobadilla teve um fim de primeiro semestre difícil com Zubeldía. Na reta final do trabalho do treinador no São Paulo, o paraguaio perdeu a posição de titular absoluto.

Nos últimos 20 jogos de Zubeldía no São Paulo, Bobadilla não foi utilizado seis vezes e começou no banco em dez oportunidades.

No Paraguai
Se no São Paulo a temporada teve altos e baixos, pelo Paraguai foi um ano de muitas alegrias. Sendo uma das principais peças da seleção, Bobadilla ajudou seu país a se classificar à uma Copa do Mundo após 16 anos.

Pelo Paraguai, foram oito jogos em 2025, com um gol marcado e três assistências. No São Paulo, por sua vez, foram 52 partidas disputadas, com quatro gols e três assistências.

FPF define detalhes dos jogos da primeira fase do Paulistão

A Federação Paulista de Futebol divulgou neste sábado a tabela detalhada da primeira fase do Campeonato Paulista, com datas, horários e locais dos jogos do Estadual, que começa no dia 10 de janeiro de 2026. Confira a seguir os detalhes das partidas dos 16 clubes participantes, incluindo Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.

As partidas ainda poderão sofrer alterações, por solicitação das redes de TV ou pela Polícia Militar, por medida de segurança.

São Bernardo e Capivariano inauguram o Paulistão às 15 horas do sábado, 10 de janeiro. No mesmo dia, o Santos recebe o Novorizontino, às 16 horas, em Santos. O Palmeiras também joga no sábado, contra a Portuguesa, no Canindé, às 20h30.

No domingo, Corinthians e Ponte Preta se enfrentam às 16 horas, na Neo Química Arena, enquanto o São Paulo fecha a rodada às 20h30 em duelo contra o Mirassol, no Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP).

Mudanças no Paulistão para 2026
Neste ano, a primeira fase do Campeonato Paulista tem oito rodadas. O Estadual tem início no sábado, 10 de janeiro, com quatro partidas, e tem a oitava e última rodada da primeira fase com todos os jogos às 20h30 do domingo, 15 de fevereiro.

Veja a tabela detalhada da primeira fase do Paulistão:
Primeira rodada

10 de janeiro (sábado)

São Bernardo FC x Capivariano, às 15h, em São Bernardo do Campo
Santos x Grêmio Novorizontino, às 16h, Santos
Guarani x Primavera, às 18h30, em Campinas
Portuguesa x Palmeiras, às 20h30, em São Paulo

11 de janeiro (domingo)

Corinthians x Ponte Preta, às 16h, em São Paulo
Velo Clube x Botafogo-SP, às 17h, em Rio Claro
Noroeste x Red Bull Bragantino, às 18h15, em Bauru
Mirassol x São Paulo, às 20h30, em Mirassol

Segunda rodada

13 de janeiro (terça-feira)

Novorizontino x Guarani, às 19h, em Novo Horizonte
Capivariano x Portuguesa às 21h30, em Capivari

14 de janeiro (quarta-feira)

Primavera x Mirassol, às 19h, em Indaiatuba
Palmeiras x Santos, às 19h30, em Barueri
Ponte Preta x Velo Clube, às 21h, em Campinas

15 de janeiro (quinta-feira)

Botafogo-SP x Noroeste, às 19h, em Ribeirão Preto
Red Bull Bragantino x Corinthians, às 19h30, em Bragança Paulista
São Paulo x São Bernardo FC, às 21h45, em São Paulo

Terceira rodada

17 de janeiro (sábado)

Primavera x Novorizontino, às 16h, em Indaiatuba
Portuguesa x Velo Clube, às 17h30, em São Paulo
Capivariano x Ponte Preta, às 18h30, em Capivari
Palmeiras x Mirassol, às 20h30, em Barueri

18 de janeiro (domingo)

Corinthians x São Paulo, às 20h30, em São Paulo
São Bernardo FC x Noroeste, às 11h, em São Bernardo Campo
Red Bull Bragantino x Botafogo-SP, às 18h, em Bragança Paulista
Guarani x Santos, às 18h, em Campinas

Quarta rodada

20 de janeiro (terça-feira)

Novorizontino x Palmeiras, às 19h, em Novo Horizonte

21 de janeiro (quarta-feira)

Noroeste x Capivariano, às 19h, em Bauru
São Paulo x Portuguesa, às 21h30, em São Paulo
Mirassol x Red Bull Bragantino, às 19h, em Mirassol
Ponte Preta x São Bernardo FC, às 19h, em Campinas

22 de janeiro (quinta-feira)

Santos x Corinthians, às 21h30, em Santos
Botafogo-SP x Primavera, às 21h30, em Ribeirão Preto
Velo Clube x Guarani, às 21h30, em Rio Claro

Quinta rodada

24 de janeiro (sábado)

São Bernardo FC x Mirassol, às 16h, em São Bernardo do Campo
Ponte Preta x Noroeste, às 17h, em Campinas
Palmeiras x São Paulo, às 18h30, em Barueri

25 de janeiro (domingo)

Santos x Red Bull Bragantino, às 16h, em Santos
Capivariano x Primavera, às 17h, em Capivari
Novorizontino x Botafogo-SP, às 18h30, em Novo Horizonte
Velo Clube x Corinthians, às 20h30, em Rio Claro

26 de janeiro (segunda-feira)

Portuguesa x Guarani, às 20h, em São Paulo

Sexta rodada

31 de janeiro (sábado)

Guarani x Ponte Preta, às 16h, em Campinas
Corinthians x Capivariano, às 18h30, em São Paulo
Botafogo-SP x Palmeiras, às 20h30, em Ribeirão Preto
Primavera x Portuguesa, às 20h30, em Indaiatuba

1° de fevereiro (domingo)

Noroeste x Velo Clube, às 16h, em Bauru
Red Bull Bragantino x São Bernardo FC, às 16h, em Bragança Paulista
Mirassol x Novorizontino, às 18h30, em Mirassol
São Paulo x Santos, às 20h30, em São Paulo

Sétima rodada

07 de fevereiro (sábado)

Portuguesa x Ponte Preta, às 16h, em São Paulo
Guarani x Botafogo-SP, às 18h30, em Campinas
Novorizontino x São Bernardo FC, às 18h30, em Novo Horizonte
São Paulo x Primavera, às 20h30, em São Paulo

08 de fevereiro (domingo)

Noroeste x Santos, às 16h, em Bauru
Capivariano x Mirassol, às 18h30, em Capivari
Velo Clube x Red Bull Bragantino, às 18h30, em Rio Claro
Corinthians x Palmeiras, às 20h30, em São Paulo

Oitava rodada

15 de fevereiro (domingo)

Botafogo-SP x Capivariano, às 20h30, em Ribeirão Preto
Primavera x Noroeste, às 20h30, em Indaiatuba
Mirassol x Portuguesa, às 20h30, em Mirassol
Palmeiras x Guarani às 20h30, Barueri
Ponte Preta x São Paulo às 20h30, em Campinas
Red Bull Bragantino x Novorizontino às 20h30, em Bragança Paulista
Santos x Velo Clube, às 20h30, em Santos
São Bernardo FC x Corinthians, às 20h30, em São Bernardo do Campo

Sócios do São Paulo protestam com faixas com frases de áudio vazado

O clube social do Morumbis amanheceu com protestos neste sábado. Sócios do São Paulo estenderam faixas no local com frases do áudio que o ge revelou sobre um esquema de comercialização clandestina de camarote do estádio em dias de shows, com envolvimento dos conselheiros Douglas Schwartzmann, ex-diretor adjunto de futebol de base, e Mara Casares, ex-esposa do presidente Julio Casares e ex-diretora feminina, cultural e de eventos.

Uma das faixas cita a parte do áudio em que Douglas Schwartzmann afirma que “teve negócio que você ganhou dinheiro, eu ganhei, todo mundo ganhou”.

– E vou repetir uma coisa. Você é uma pessoa que a Mara confiou. Eu só entrei nisso porque a Mara me garantiu que você era de total confiança. Desde o primeiro dia que eu te falava isso. Não podemos fazer coisa errada aqui. Então, teve negócio que você ganhou dinheiro, eu ganhei, todo mundo ganhou. Mas foi feito tudo na confiança. Coisa errada? Errou, tem que comer com farinha. Não tem jeito, querida. Não tem outro jeito. Não tem outro jeito. Não tem.

Os sócios também pedem a saída de Mara Casares, Douglas Schwartzmann e até mesmo do presidente Julio Casares de forma definitiva do São Paulo com as faixas “Fora Mara e Douglas” e “Fora Casares”.

Na última sexta-feira, Mara pediu licença do Conselho Deliberativo do São Paulo. Tanto ela quanto Douglas já haviam pedido licença dos seus cargos logo que a informação foi publicada pelo ge.

De acordo com o Artigo 57 do Estatuto Social do São Paulo, o prazo mínimo de afastamento é de um ano. Mara Casares, portanto, só volta ao Conselho Deliberativo do clube em dezembro de 2026.

O afastamento não interrompe a investigação da Comissão de Ética, que vai ouvir os envolvidos no esquema de exploração clandestina de um camarote no Morumbis.

O caso do camarote virou alvo de investigação policial. O Ministério Público pediu, na última quinta, que a Polícia prepare um inquérito sobre a exploração clandestina do espaço, com participação de Mara Casares e Douglas Schwartzmann.

O episódio também é apurado internamente no São Paulo. Além da Comissão de Ética, duas sindicâncias vão ouvir os envolvidos para determinar o que aconteceu.

A íntegra do áudio vazado entre Douglas Schwartzmann e Mara Casares

O Tricolornaweb divulgou na noite desta sexta-feira, durante o Jornal Tricolornaweb, em conjunto com o Tribuna Tricolor, o áudio completo das conversas entre Douglas Schwartzmann, Mara Casares e Adriana, cuja edição foi feita e divulgado pelo GE.

Douglas e Mara se defenderam alegando que era uma edição tirada e um contexto. Então fomos atrás do áudio total e obtivemos.

Para quem não ouviu, são 44 minutos. Está aqui. Fiquem à vontade e divirtam-se. Ou se enojem.

 

Paulo Pontes

Desejo de seguir no Brasil anima São Paulo em negociação por Gastón Ávila

O São Paulo FC intensificou nos últimos dias as conversas para contratar o zagueiro argentino Gastón Ávila, de 24 anos, junto ao Ajax, da Holanda, por empréstimo de uma temporada. O movimento coloca a vontade do defensor de permanecer no futebol brasileiro como peça central da negociação, e o Tricolor Paulista agora aguarda uma resposta formal do Ajax.

O UOL apurou o São Paulo já acertou a questão salarial com o staff do jogador, e agora espera a resposta oficial do clube holandês para que o negócio avance. Fontes próximas ao zagueiro escutadas pela reportagem afirmam que Ávila prioriza a permanência no futebol brasileiro, onde atuou pelo Fortaleza em 2025. O plano do São Paulo é buscar um empréstimo com opção de compra fixada, nos mesmos moldes da negociação que Ávila teve anteriormente com o Leão do Pici.

Embora os valores ainda dependam do aceite dos holandeses, o São Paulo tem otimismo de fechar o acordo nos mesmos moldes do Fortaleza, com passe fixado em 3,5 milhões de euros (R$22,7 milhões, na cotação atual). Paralelamente, o Ajax tem outras possibilidades na mesa: um clube da Argentina e um clube dos Estados Unidos formalizaram interesse em ter o zagueiro. Além destes, outro clube da Série A do Campeonato Brasileiro fez uma sondagem, mas ainda não avançou com proposta.

De olho no mercado da bola buscando reforçar os principais setores da equipe para 2026, o São Paulo anunciou nas últimas horas a contratação do meia Danielzinho, de 31 anos, livre no mercado após deixar o Mirassol. O desejo da diretoria é fechar com pelo menos mais dois jogadores antes do retorno aos treinamentos, que acontece no dia 2 de janeiro.

Quem é Gaston Ávila?
Revelado nas categorias de base do Rosario Central, na Argentina, Gastón Ávila construiu sua carreira no futebol sul-americano, com passagem pelo Boca Juniors, antes de se transferir para o futebol europeu. Em 2023, o Ajax pagou cerca de 12,5 milhões de euros para contratá-lo do Royal Antwerp, da Bélgica. No entanto, o defensor sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em janeiro de 2024, que o tirou dos gramados por quase um ano.

Depois de se recuperar, Ávila foi emprestado ao Fortaleza no início de 2025, onde atuou 34 vezes ao longo da última temporada. Com a queda para a segunda divisão, o Fortaleza decidiu não exercer a opção de compra, o que fez com que o zagueiro retornasse ao Ajax ao término do vínculo de empréstimo. No clube holandês, Ávila tem contrato até junho de 2028 e agora busca um novo empréstimo.

Danielzinho superou dores na coluna com máquina de R$ 275 mil

Primeiro reforço do São Paulo para 2026, Danielzinho vem de uma temporada bastante ativa pelo Mirassol. O meia atuou em 50 das 51 partidas do Leão em 2025, sendo todas como titular. Só ficou fora do jogo da 17ª rodada do Brasileirão, quando estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Apesar da alta frequência em campo, o jogador de 31 anos precisou lutar com intensas dores na coluna em parte do Brasileirão 2025. Para amenizar esse problema na lombar, o Mirassol investiu R$ 275 mil na compra de uma máquina de descompressão da coluna. Ela ficou conhecida no clube como a “máquina do Danielzinho”.

 

As dores não o tiraram de combate, mas o limitaram em algumas atividades. Danielzinho parou de treinar faltas nos períodos de maior incômodo, para não exigir demais do próprio corpo.

Depois de o meia procurar o clube, o gestor e vice-presidente, Juninho Antunes, foi atrás do melhor equipamento para ajudar o “motorzinho” do Leão. A máquina comprada é uma solução não invasiva, que consegue atingir as vértebras desejadas, em mais de 100 posições diferentes.

O equipamento atua com reabsorção das hérnias de disco e é útil para aliviar a pressão e restaurar o alinhamento adequado da coluna vertebral. O resultado, muitas vezes, contribui para evitar uma cirurgia.

O Mirassol comprou essa máquina no meio de 2025. Um fisioterapeuta da empresa que fabrica o equipamento veio para fazer o treinamento e acabou até sendo contratado em definitivo pelo clube.

Danielzinho passou a usar a máquina todas as semanas e não perdeu nenhum jogo por lesão nesta temporada.

O meia de 31 anos deixa o Mirassol como ídolo e quinto jogador com mais partidas na história do clube: foram 145 jogos em três temporadas.

Entenda o que faz o SP incluir Rodriguinho em troca com o Botafogo

A inclusão de Rodriguinho na lista de jogadores que devem deixar o São Paulo no pacotão de troca com o Botafogo pegou muitos torcedores do Tricolor de surpresa. Afinal, aos 21 anos, o garoto viveu em 2025 sua temporada de maior participação, com 28 partidas, sendo titular em 13 delas.

Cria de Cotia, o meio-campista é visto ainda com enorme potencial de desenvolvimento, mas algumas questões objetivas podem fazer com que ele deixe o clube neste momento. Como fator principal está a sua questão contratual.

O vínculo de Rodriguinho com o São Paulo vai até dezembro de 2026. E, segundo os agentes do jogador, o Tricolor não apresentou nenhuma proposta para a renovação. Isso significa que o clube talvez não esteja disposto a fechar um novo vínculo que inclua um custoso pagamento de luvas.

Assim, para não correr riscos de viver um ano de imbróglio e perder o jogador no fim do contrato, como aconteceu recentemente nas saídas dos laterais Caio Paulista e Welington, o São Paulo pode se antecipar e envolver o jogador numa negociação em definitivo, usando-o como moeda de troca.

Técnico do Tricolor, Hernán Crespo gosta do jogador, um garoto que ele conhece desde a sua primeira passagem, em 2021. A performance, porém, ainda não tem sido de números relevantes. Ele só marcou um gol em 2025, contra o Náutico, e deu duas assistências. Além disso, conviveu com algumas dores no joelho direito ao longo do ano.

A prioridade do São Paulo é conseguir no mercado um meio-campista que entregue números melhores e que consiga ter uma boa frequência de jogos. Alvo do Tricolor, o venezuelano Jefferson Savarino, de 29 anos, fez 20 gols nas duas últimas temporadas pelo Botafogo.

São Paulo acerta os empréstimos de Jandrei e Patryck ao Juventude

O São Paulo acertou nesta sexta-feira dois empréstimos ao Juventude. O goleiro Jandrei, que já havia disputado parte do Brasileirão pelo time de Caxias do Sul, teve vínculo renovado por mais um ano. Além dele, o lateral-esquerdo Patryck Lanza também ficará por um ano no clube gaúcho.

No acordo, o Juventude aceitou arcar com 100% dos salários de Patryck. No caso de Jandrei, o Tricolor ainda pagará uma pequena de cerca de 30% dos vencimentos do jogador.

A nova cessão do goleiro de 32 anos foi divulgada pelo Uol e confirmada pelo ge. Jandrei, que atuou em 19 partidas pelo Juventude neste ano, tem contrato com o São Paulo até o fim de 2026 e, portanto, não atuará mais com a camisa do São Paulo.

Patryck Lanza, de 22 anos, tem vínculo até a metade de 2027. Reserva de Enzo Díaz e Wendell, ele perdeu espaço também para o jovem Nicolás Bosshardt nesta temporada. Nos últimos jogos, Hernán Crespo improvisou atacantes como Ferreira e Lucca na função de ala esquerda e não utilizou o lateral.

Com a saída, a tendência é que Nicolás Bosshardt seja promovido em definitivo em 2026 e seja o terceiro jogador da função. A princípio, ele segue incluído na lista da Copa São Paulo.