Juventude avança pela contratação de Iba Ly, volante do São Paulo

Já em preparação para a disputa do Campeonato Gaúcho e da Série B de 2026, o Juventude avançou pela contratação por empréstimo do volante Iba Ly, de 22 anos, que pertence ao São Paulo. A negociação está por detalhes de ser finalizada e o jogador deve se apresentar em Caxias do Sul nos próximos dias.

O modelo apresentado é de empréstimo por uma temporada, com todos os vencimentos mensais pagos pela equipe gaúcha. Fora dos planos de Hernán Crespo, Iba Ly tem contrato com o São Paulo até 31 de dezembro de 2027. Recentemente, o Juventude fechou a contratação de dois jogadores do Tricolor paulista pelo modelo de empréstimo: o goleiro Jandrei e o lateral-esquerdo Patryck.

Senegalês, Iba Ly foi contratado inicialmente para as categorias de base do São Paulo junto ao Jamono Fatick, de Senegal. O jogador, que sequer estreou pela equipe profissional do, já passou por outros empréstimos recentes. Em 2024, foi emprestado à Inter de Limeira, clube que defendeu até abril de 2025. Depois, foi cedido ao Retrô-PE para a disputa da Série C e da Copa do Brasil. Pela equipe pernambucana, o senegalês somou 15 partidas.

Nas últimas semanas, o Caxias, clube da terceira divisão do Campeonato Brasileiro, tentou a contratação do volante por empréstimo, mas esbarrou nos valores. A prioridade da diretoria são-paulino é emprestar o jogador e garantir que ele terá mais tempo de jogo em 2026.

 

Como o São Paulo tenta driblar crise política para reforçar elenco

As últimas semanas foram agitadas no São Paulo. Enquanto lida com a maior crise política dos últimos anos, o Tricolor tenta concentrar suas principais forças no trabalho para se reforçar e concretizar mudanças no elenco comandado pelo técnico Hernán Crespo.

À espera da abertura da janela de transferências, no início de janeiro, o São Paulo tem duas contratações certas. O volante Danielzinho até foi anunciado como reforço, enquanto o goleiro Carlos Coronel está acertado com o clube e será oficializado como jogador tricolor nos primeiros dias de 2026.

O trabalho do São Paulo no mercado de transferências, liderado pelo executivo Rui Costa, tem tentado se isolar da crise política enfrentada pelo clube nas últimas semanas.

O presidente Julio Casares tem lidado com pressão de opositores e aliados por causa de episódios que não têm relação com o futebol. Nas últimas semanas, o ge revelou detalhes de um esquema de exploração clandestina de camarote do Morumbis em dia de shows, liderado pelos diretores Mara Casares e Douglas Schwartzmann.

Os episódios que sucederam a revelação do escândalo minaram a reputação de Casares nos bastidores do São Paulo. Grupos opositores e até de situação protocolaram requerimentos no Conselho Deliberativo pedindo punição aos envolvidos e pressionando o presidente.

Aliados, inclusive, se articulam em busca de quórum (no mínimo 50 assinaturas) para protocolar um novo requerimento pedindo reunião extraordinária no Conselho para debater o impeachment de Casares. Opositores já fizeram isso e aguardam o presidente do órgão, Olten Ayres, marcar o encontro para que a destituição do presidente seja votada.

Para além de requerimentos e pressão em rede social, os protestos chegaram à sede social do São Paulo, no Morumbis. Associados, na última semana, esticaram faixas em protesto ao caso do camarote, citando frases usadas pelos diretores no áudio revelado pelo ge.

Tudo isso acontece em meio às movimentações do São Paulo no mercado de transferências, com a tentativa interna de “isolar” o futebol para que Rui Costa tenha autonomia e tranquilidade para formar o elenco de 2026.

Além das duas contratações já certas, o clube acertou as saídas de Maílton, Dinenno, Luiz Gustavo, Rigoni, Leandro, Iba Ly, Jandrei e Patryck para o ano que vem.

O São Paulo ainda busca outras contratações. As três trocas com o Botafogo não devem sair do papel, e o Tricolor procura, dentro do seu orçamento, possibilidades para reforçar o elenco do técnico Hernán Crespo.

O tempo, porém, é curto. No dia 11 de janeiro, o São Paulo já encara o Mirassol na estreia do Campeonato Paulista, fora de casa. A reapresentação para o início da pré-temporada será no dia 2.

Allan, volante do Flamengo, entra na mira do São Paulo

O volante Allan, do Flamengo, entrou na mira do São Paulo para 2026.

O que aconteceu
O Tricolor fez contatos para saber as condições do jogador de 28 anos, que tem contrato com o Rubro-Negro até 31 de dezembro de 2027 e foi comprado por cerca de R$ 43 milhões junto ao Atlético-MG, em 2023.

Allan terminou 2025 fora dos planos do Flamengo. O volante sequer viajou para a disputa da Copa Intercontinental, no Qatar, onde o clube carioca ficou com o vice-campeonato ao perder a final nos pênaltis para o PSG.

Com isso, o Rubro-Negro não se opõe em negociar o atleta, mas assim como tem feito com os demais jogadores, tende a ser rígido nas condições do negócio.

A ideia inicial do São Paulo é ter Allan por empréstimo com opção de compra. O Tricolor, porém, precisa chegar a um acordo em relação à questão salarial do volante, que possui vencimentos considerados altos. A informação inicial do interesse do clube paulista foi dada pelo jornalista Venê Casagrande e confirmada pelo UOL.

Allan fez 33 partidas em 2025, sendo 17 como titular. O volante – que já tinha perdido espaço para Erick Pulgar, De la Cruz e Evertton Araújo – foi ainda mais para o fim da fila com as chegadas de Jorginho e Saúl.

 

São Paulo negocia contratação de Lucas Ramon, lateral-direito do Mirassol

Buscando um novo lateral-direito no mercado, o São Paulo abriu conversas e negocia a contratação de Lucas Ramon, de 31 anos, titular do Mirassol na histórica campanha no Brasileirão de 2025. A negociação, já avançada entre São Paulo e o staff do jogador, agora depende de um acerto entre os clubes.

Lucas Ramon tem contrato somente até abril com o Mirassol e já pode assinar pré-contrato com qualquer equipe. A direção do Leão propôs uma renovação contratual ao atleta, mas as partes ainda não chegaram a um acordo quanto aos valores. O São Paulo, por sua vez, ofereceu um aumento significativo ao staff do lateral e avançou por sua contratação.

Para liberar o jogador de forma imediata, o Mirassol, que recebeu outras sondagens, entende que precisará de uma compensação financeira. Sem dinheiro no caixa para movimentos imediatos, o São Paulo cogita envolver a possibilidade do empréstimo ou da liberação de algum jogador fora dos planos para a próxima temporada.

Em 2025, Lucas Ramon somou 44 jogos com a camisa do Mirassol, anotando cinco gols e cinco assistências em campanha que levou a equipe do interior paulista pela primeira vez a disputar a Copa Libertadores.

São Paulo avalia outras possibilidades
Após acertar o empréstimo do lateral-direito Mailton ao Fortaleza, o São Paulo, que tem Maik e Cédric Soares no elenco para a posição, entende que precisa contatar mais um jogador para “fechar o setor”. A direção são-paulina priorizava a contratação de Vitinho, do Botafogo, que poderia ser envolvido em uma troca com Pablo Maia ou Ferraresi. Com a chegada de Martin Anselmi no clube carioca, que inicialmente conta com o atleta em seu planejamento, a possibilidade passou a ser vista como muito improvável.

Lucas Ramon é visto internamente como uma oportunidade de mercado. Aos 31 anos, ele passou por equipes como Sport, Grêmio Novorizontino, Guarani e Cuiabá, antes de se firmar na lateral do Mirassol sob o comando de Rafael Guanaes.

 

Fonte: Uol

SP aposta em integração na preparação da base após saída do TecFut

A poucas semanas da estreia na Copa São Paulo de 2026, o São Paulo intensificou a rotina de preparação física, fisioterapia e controle de carga no CFA de Cotia, apostando na continuidade de uma metodologia que apresentou resultados em 2025. Mesmo após a demissão de Eduardo Rauen, nutrólogo que esteve à frente da implementação do TecFut no clube, os profissionais que compõem a área de saúde e preparação da categoria de base organizam uma nova logística priorizando integração entre departamentos para a Copinha.

Rauen foi desligado nas últimas semanas após polêmicas envolvendo o uso de canetas emagrecedoras com indicação de fornecedor sem autorização da Anvisa para operar no Brasil,  episódio que gerou ruído interno e externo. A saída, porém, não representou ruptura nos processos. A leitura dentro do São Paulo é clara: parte dos processos trazidos junto ao TecFut permanecem como metodologia estruturante da base. A estrutura de equipamentos também permanece no CFA de Cotia.

Metodologia permanece
Dirigentes e profissionais da área de performance avaliam que, quando Rauen chegou ao clube, encontrou “terreno fértil”. Os indicadores físicos e médicos de Cotia já eram considerados bons, o que facilitou um salto de qualidade a partir da incorporação de novas práticas. Em 2025, muita coisa foi adicionada aos processos de controle, prevenção e recuperação — e não há, segundo a avaliação do clube, qualquer razão para abandonar o que foi desenvolvido.

Cotia registra números positivos
Os números sustentam esse discurso. Em levantamento feito ao longo de 2025, o São Paulo registrou índice de disponibilidade dos atletas de Cotia acima de 95% durante todo o ano. No Sub-20, foram 38 lesões no total em uma temporada com 78 jogos, incluindo amistosos, registrando uma queda de 26% em relação ao ano anterior.

Um dado que chama atenção internamente é o volume de atletas envolvidos. O Sub-20 do São Paulo trabalha ao longo do ano com um grupo flutuante entre 45 e 60 jogadores, número superior ao do elenco profissional. Esse cenário impõe desafios específicos: se durante os jogos o risco de lesão tende a ser diluído pela distribuição das cargas, nos treinamentos ele aumenta justamente pelo maior número de atletas simultaneamente expostos a estímulos físicos intensos.

É aí que entra a engrenagem integrada que o clube vem construindo. Embora o departamento médico seja o responsável por auditar oficialmente os números de lesões, a compreensão interna é de que quem “entrega” ou não uma lesão é o treinamento — e, sobretudo, o controle desse treinamento. Em 2025, o São Paulo entende que avançou de forma significativa na integração entre preparação física, fisioterapia, nutrição e área médica.

Coordenadores buscam manter linha direta

A estrutura de saúde do CFA de Cotia conta hoje com quatro coordenadores: Pedro Jatene (coordenador de performance), Leticia Simon (coordenadora de nutrição), Bruno Secco (coordenador de fisioterapia) e Paulo Forte (coordenador médico). A ideia da integração é que os profissionais estejam em constante comunicação no decorrer da temporada, podendo convocar um “comitê de crise” para elencar processos equivocados em meio a algum cenário atípico na temporada.

Na preparação para a Copinha, os coordenadores controlam a carga de treinamentos junto a Pedro Salles, preparador físico da comissão técnica de Allan Barcellos na categoria Sub-20. O treinador tenta variar a equipe conforme os indicadores físicos apresentados por preparadores e coordenadores no decorrer da temporada.

Copinha é prioridade

Para a Copinha de 2026, a delegação são-paulina chega a Sorocaba no dia 2 de janeiro, onde ficará concentrada em hotel durante toda a primeira fase da competição. A ideia é manter rotina controlada de treinos, recuperação e alimentação, replicando protocolos já testados ao longo do último ano.

Mesmo em meio à turbulência causada pela saída de um nome forte do projeto, Cotia aposta na continuidade. A mensagem interna é de estabilidade: mudam as pessoas, permanecem os processos. E, para o São Paulo, os bastidores da preparação física indicam que a Copinha de 2026 será disputada com um time não apenas talentoso, mas também fisicamente confiável.

 

Fonte: Uol

São Paulo vê negociações com o Botafogo se arrastarem

As negociações entre São Paulo e Botafogo não têm avançado e podem nem sair do papel.

Os dois clubes conduzem, há semanas, uma negociação que acabou dividida em três partes, para efetuarem três trocas. O São Paulo liberaria o zagueiro Ferraresi, o volante Pablo Maia e o meia Rodriguinho.

Para ceder os três jogadores, o São Paulo pedia outros três em troca. Entre alguns nomes bem avaliados estão o lateral-direito Vitinho, o meia Savarino e o atacante Joaquín Correa. Diante da dificuldade de concretizar o “combo” de trocas, os clubes decidiram fazer três negociações diferentes.

Mesmo assim, as conversas não têm andado como o esperado.

O São Paulo já vê as possíveis trocas com olhar mais pessimista. Com o passar do tempo e a falta de uma evolução nas negociações, o Tricolor trabalha por alternativas para se reforçar para a próxima temporada.

A negociação que desde o início se mostrou mais fácil de ser concluída, envolvendo o zagueiro Ferraresi, também está estagnada. Pessoas envolvidas nas conversas entre os clubes ouvidas pelo ge acreditavam que esse acordo seria o mais simples de ser costurado, mas está travado.

O São Paulo não encerrou as conversas com o Botafogo, mas entende que pode ser necessário abrir mão das trocas para contratar outros jogadores no mercado de transferências.

O objetivo do Tricolor é reforçar o elenco do técnico Hernán Crespo com jogadores não tão jovens, com experiência na Série A do Campeonato Brasileiro, mas sem fazer grandes investimentos. Por isso, o clube ainda vê as trocas com o Botafogo como um bom caminho para oferecer mudanças ao treinador.

O São Paulo, até agora, anunciou apenas a contratação do volante Danielzinho, que estava no Mirassol, mas também já tem um acerto com o goleiro Carlos Coronel.

Rodriguinho ganha espaço com Crespo e vive temporada de ascensão

O meio-campista Rodriguinho viveu em 2025 uma temporada de afirmação em seu quarto ano no elenco profissional do São Paulo. Formado em Cotia, o jogador de 21 anos ganhou espaço com a chegada de Hernán Crespo e passou a figurar como uma das peças de confiança do treinador ao longo do ano.

Na temporada, Rodriguinho entrou em campo 28 vezes, sendo 13 como titular, com um gol marcado e uma assistência. De acordo com dados do SofaScore, o meia finalizou 33 vezes, acertando o alvo em dez oportunidades, além de registrar 24 passes decisivos e criar quatro grandes chances.

Apesar do crescimento técnico, o jovem não conseguiu se desvencilhar dos problemas físicos, que afetaram grande parte do elenco são-paulino. Em fevereiro, sofreu uma lesão no joelho esquerdo e ficou afastado por 66 dias. O retorno ocorreu na partida contra o Náutico, pela Copa do Brasil, no Morumbis, quando marcou justamente o único gol da temporada.

Com a chegada de Crespo e Oscar fora de combate por diferentes questões, entre elas fratura de vértebras, lesão na panturrilha e um quadro de síncope vasovagal, Rodriguinho foi alçado ao posto de principal meia de criação da equipe. Nesse período, acumulou uma sequência de 18 partidas consecutivas, 12 delas como titular.

No entanto, ao longo do segundo semestre, o rendimento caiu. O meia perdeu regularidade, deixou de contribuir ofensivamente e voltou a sentir dores no joelho em outubro. Quando se preparava para retornar, apresentou um quadro respiratório que o tirou de ação pelo restante da temporada.

Futuro incerto no São Paulo
Com contrato válido até o fim de 2026 e sem avanço nas conversas por renovação, o futuro de Rodriguinho no clube é incerto. Recentemente, seu nome foi citado em uma possível negociação com o Botafogo, que envolveria também Bobadilla e Pablo Maia.

Diante desse cenário, o São Paulo pode optar por utilizar o jogador como moeda de troca em uma negociação em definitivo, evitando o risco de enfrentar um impasse contratual e perder o atleta ao término do vínculo, como ocorreu recentemente na saída do lateral Welington.

Relembre as partidas com maior público do São Paulo na temporada

A temporada de 2025 ficou aquém das expectativas do torcedor do São Paulo. Em meio a atuações irregulares e resultados frustrantes, o Tricolor teve poucos motivos para comemorar ao longo do ano. Ainda assim, a Torcida que Conduz marcou presença e apoiou o clube de forma constante. Diante desse cenário, a Gazeta Esportiva reuniu as partidas com os maiores públicos do São Paulo em 2025. Confira!

1) São Paulo 1 (4) x (3) 1 Atlético Nacional (57,559) – 19/08

O recorde de público do Tricolor na temporada aconteceu na volta das oitavas de final da Libertadores, diante do Atlético Nacional, quando 57.559 torcedores lotaram o Morumbis.

Naquela noite, o São Paulo avançou às quartas de final após empate por 1 a 1 no tempo normal e vitória nos pênaltis por 4 a 3. André Silva marcou para o time paulista, enquanto Morelos deixou tudo igual para os colombianos.

Nas penalidades, o goleiro Rafael brilhou ao defender uma cobrança e foi decisivo para a classificação são-paulina.

2) São Paulo 3 x 1 Corinthians (54,855) – 26/01

Outro grande público foi registrado no primeiro Majestoso de 2025, válido pela quarta rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista.

54.855 pessoas acompanharam a vitória do São Paulo por 3 a 1 sobre o Corinthians, em um clássico marcado pelo atraso de uma hora devido à forte chuva em São Paulo.

Quando a bola rolou, Lucas e Oscar comandaram o triunfo: o meia marcou um gol e deu assistência, enquanto Lucas balançou as redes duas vezes.

3) São Paulo 0 x 1 LDU (54,609) – 25/09

A eliminação na Libertadores também entrou para a lista dos jogos mais frequentados do ano.

Na volta das quartas de final, diante da LDU, 54.609 torcedores estiveram presentes no Morumbis, apesar da derrota por 1 a 0 que selou a despedida do sonho do tetracampeonato continental.

O São Paulo teve maior volume ofensivo, criou boas chances, mas pecou nas finalizações. A equipe equatoriana foi eficiente e marcou com Jeison Medina em um contra-ataque, garantindo a classificação.

4) São Paulo 2 x 1 Santos (52,436) – 20/04

Pelo Campeonato Brasileiro, o clássico contra o Santos aparece entre os maiores públicos do ano.

52.436 torcedores acompanharam a vitória são-paulina por 2 a 1, na quinta rodada, em partida disputada no domingo de Páscoa.

Ferreirinha e André Silva marcaram para o Tricolor, enquanto Tiquinho Soares descontou para o rival.

5) São Paulo 1 x 0 Novorizontino (52,315) – 03/03

Fechando a lista, o confronto contra o Novorizontino, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, levou 52.315 torcedores ao Morumbis.

O São Paulo venceu por 1 a 0 e garantiu vaga na semifinal estadual. Apesar de uma atuação pouco inspirada, o time decidiu o jogo no segundo tempo, com Calleri aproveitando boa jogada construída por Oscar e Lucas.

Pivô de escândalo de camarote patrocinou eventos internos do São Paulo

Adriana Prado, que protagoniza o áudio que deflagrou um escândalo de suposta venda de camarotes clandestinos no São Paulo, patrocina eventos organizados pela diretoria social do clube desde pelo menos 2022.

Adriana, que na verdade se chama Rita de Cássia Adriana Prado, é quem teria adquirido o camarote clandestino alvo da denúncia que chacoalhou o clube neste mês. Ela aparece na ligação telefônica com os diretores Douglas Schwartmann e Mara Casares.

A coluna teve acesso a materiais, fotos e vídeos de eventos organizados pela diretoria social do clube, que mostram associados e diretores usando camisetas com patrocínio de “Adriana Prado Intermediações Artísticas”, e confirmou que esse nome se refere à mesma parceria que aparece no áudio dos camarotes.

Um desses eventos é o novembro azul, de 2022. A camisa produzida na ocasião traz o patrocínio de Adriana e a organização da diretoria feminina, cultural e de eventos, de Mara Casares. Há ainda referência ao instagram @spfcsocial, da diretoria social, comandada pelo diretor Antonio Donizete Gonçalves, conhecido no clube como Dedé.

Outro evento patrocinado por Adriana é a caminhada de inverno, em 2024. A camisa produzida para a caminhada traz, entre outros patrocinadores como Sírio-Libanês e Senac, a marca Adriana Prado Intermediações Artísticas .

Vídeos do evento mostram o diretor Dedé discursando ao lado de Mara Casares e diante de vários associados, dentro do clube social – ambos vestem a camisa que exibe o patrocínio de Adriana, além de um logotipo que diz “diretoria geral, gestão 24/26”.

A coluna entrou em contato com Dedé e perguntou sobre sua relação com Adriana e detalhes da atuação dela no social do São Paulo. O diretor respondeu que não a conhece e que as parcerias foram trazidas por Mara Casares.

“Eu não tenho qualquer relação com a Adriana, não participo ou organizo eventos e patrocínios feitos diretamente pelos departamentos do social. Nesse caso da Adriana, quem fez a parceria foi a Mara pela diretoria cultural. Os diretores de cada departamento ficam livres para trazer seus apoiadores e patrocinadores nos eventos realizados pelo social.”

Mara Casares também foi procurada, mas não respondeu até a publicação deste texto. A coluna ainda tenta, há dias, contato com Adriana Prado e sua advogada, mas não teve qualquer retorno.

Os eventos mostram mais um ramo de atuação de Adriana na esfera do São Paulo. Além de ser investigada como a potencial compradora do camarote clandestino tanto em sindicância no clube como pela Polícia Cívil, Adriana também aparece no áudio como intermediadora do contrato de permuta com a concessionária Osten, que cedeu 12 veículos para uso de dirigentes tricolores.

Ela também já respondeu a um processo cível ao lado de Julio Casares Filho, filho do presidente Julio Casares. Julinho, como é  conhecido, é criador de conteúdo especializado em pets e produziu uma matéria com um gato que estava em posse de Adriana.

 

Fonte: Uol