Tapia agrada Crespo e se consolida no ataque do São Paulo

Gonzalo Tapia chegou ao São Paulo no meio da temporada como alternativa para o ataque, setor que sofria com uma série de lesões. O chileno rapidamente agradou ao técnico Hernán Crespo e, com atuações consistentes, conquistou espaço na equipe tricolor.

Conhecido pelo espírito combativo e pela entrega em campo, Tapia mostrou-se uma peça útil ao longo do ano, contribuindo com cinco gols em 21 partidas, além de acumular 42 finalizações, sendo 17 delas no alvo, e registrar dez dribles certos. Os dados são do SofaScore.

 

Lance polêmico
O atacante também esteve envolvido em um dos lances mais polêmicos do São Paulo em 2025. No segundo turno do Campeonato Brasileiro, na partida contra o Palmeiras, disputada no Morumbis em 5 de outubro, o chileno foi derrubado por Allan dentro da área. O árbitro Ramon Abatti Abel, no entanto, interpretou o contato como um escorregão do jogador palmeirense e mandou o jogo seguir, sem sequer recorrer à cabine do VAR para revisar a jogada.

A decisão gerou forte revolta entre os torcedores são-paulinos. Posteriormente, em novembro, o árbitro e o VAR Ilbert Estevam receberam 40 dias de suspensão após julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Futuro de Tapia
Contratado pelo River Plate no início de 2025, o atacante foi emprestado ao São Paulo em julho, com opção de compra prevista em contrato. O vínculo atual é válido até junho de 2026, mas a tendência é que o clube paulista exerça a cláusula e acerte a permanência definitiva do jogador.

São Paulo vê renovação esfriar e futuro de Rodriguinho vira incógnita

A renovação contratual de Rodriguinho com o São Paulo entrou em compasso de espera e deixou o futuro do jovem meia indefinido no clube. As conversas, que chegaram a avançar em determinado momento da temporada, esfriaram nas últimas semanas, e hoje não há perspectiva concreta de desfecho a curto prazo.

Conversas travadas
O UOL conversou com pessoas ligadas ao negócio e descobriu que as partes não conversam formalmente sobre uma extensão contratual desde setembro. À época, o clube enviou uma proposta de renovação até 2029, que inicialmente não foi aceita pelo estafe do jogador. A partir daí, as tratativas perderam força e deixaram de ser tema recorrente no dia a dia da direção.

O impasse pela renovação contratual coloca Rodriguinho em uma situação sensível já nesta janela de transferências. A partir de junho, o meia de 21 anos estará apto a assinar um pré-contrato com qualquer outro clube, podendo deixar o Morumbi sem gerar retorno financeiro.

Clubes interessados
O nome de Rodriguinho esteve recentemente no radar do Botafogo e passou a ser citado em conversas sobre uma possível troca entre os clubes. Apesar da possibilidade ainda não ter sido formalizada, o São Paulo foi procurado pelo clube carioca e questionado sobre a possibilidade de envolver o meia em uma eventual operação.

Além do Botafogo, o Bayer Leverkusen, da Alemanha, também demonstra interesse no jogador no modelo de pré-contrato. Em setembro, em meio ao auge de Rodriguinho na temporada de 2025, dirigentes do São Paulo sonhavam com uma venda na casa dos 25 milhões de euros (R$ 162,5 milhões, na cotação atual) .

Problemas no setor
No contexto esportivo, o São Paulo observa atentamente o cenário da posição. Oscar, concorrência direta de Rodriguinho no decorrer da temporada, sofreu uma síncope vasovagal em novembro e confidenciou a pessoas próximas a decisão de encerrar a carreira. Internamente, diretoria e comissão técnica tem o mesmo entendimento: Rodriguinho pode, sim, assumir a função de articulador no elenco.

Apesar da avaliação positiva, a incerteza dos próximos passos da carreira do jogador e a necessidade de montar um elenco extenso para a temporada faz o São Paulo estar atento no mercado em busca de um meia criativo, buscando modelo de empréstimo com opção de compra ou jogadores livres no mercado.

São Paulo e Porto acertam mais seis meses de empréstimo de Moreira

São Paulo e Porto já trocam contratos para oficializar a prorrogação de empréstimo de Moreira por mais seis meses no clube português. O vínculo com os Dragões, que acabaria dia 31, agora será válido até o fim de junho.

O lateral-direito chegou ao Porto B no início do ano e acumulou 12 partidas e um gol marcado. O jogador teve um bom primeiro semestre e chegou a ser cotado para uma promoção ao grupo principal, mas sofreu uma lesão na coxa que o afastou dos gramados a partir de agosto

Nos últimos anos, a situação física do jogador já vinha dificultando sua afirmação no São Paulo. Aos 21 anos, ele estava fora dos planos de Hernán Crespo, que já conta com Cédric Soares e Maik para a função. Nos últimos dias, Maílton foi emprestado ao Fortaleza.

A confirmação do empréstimo foi publicada pelo Uol e confirmada pelo ge.

Moreira tem contrato com o Tricolor até a metade de 2027. O empréstimo do lateral-direito mantém a cláusula de opção de compra fixada em 2 milhões de euros (R$ 12,9 milhões) por 50% dos direitos. O São Paulo manteria 40%.

Cria de Cotia, ele acumula 27 partidas no profissional do São Paulo e tem um gol marcado.

Lesão interrompe temporada promissora de André Silva

André Silva iniciou a temporada como uma espécie de “reserva de luxo” no São Paulo, mas viu seu papel mudar após a grave lesão de Calleri. Com a ausência do titular, o atacante assumiu a posição e passou a apresentar bons números, tornando-se uma peça importante no setor ofensivo da equipe. No entanto, uma lesão sofrida em agosto interrompeu de forma precoce a trajetória do camisa 17 em 2025.

Início promissor
O atleta começou o ano alternando entre os titulares e os reservas. Na grande maioria dos jogos, porém, ele se acostumou a ganhar minutos na segunda etapa. Ainda assim, sempre que entrou, correspondeu e começou a pedir passagem no 11 inicial.

Parte da torcida, inclusive, pedia que André Silva se tornasse o titular no lugar de Calleri. O argentino não fez um grande início de temporada e, apesar das assistências, vinha sofrendo para balançar as redes. Silva, inclusive, chegou a marcar antes do camisa 9.

Apesar disso, o então técnico Luis Zubeldía seguiu insistindo em Calleri. Ao longo desse período, André Silva continuou brigando por espaço e fazendo valer suas oportunidades. Em seus 11 primeiros jogos, dos quais foi titular em quatro, ele foi às redes cinco vezes.

Titularidade e grave lesão
Foi em abril que tudo mudou para André Silva. No dia 16 daquele mês, no embate contra o Botafogo, Calleri rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo, lesão que tende a afastar os atletas dos gramados por cerca de um ano. Nessa mesma partida, o camisa 17 entrou aos 10 minutos da etapa final e marcou.

Com a ausência do titular, André Silva assumiu a posição e correspondeu às expectativas, encerrando o primeiro semestre como artilheiro do Tricolor. No entanto, a trajetória do camisa 17 sofreu um duro revés no dia 24 de agosto, na partida contra o Atlético-MG. Na ocasião, o atacante sofreu uma lesão no ligamento cruzado posterior e um estiramento no ligamento cruzado anterior do joelho direito, o que o afastou dos gramados até o fim do ano.

A lesão de André Silva teve impacto significativo no desempenho ofensivo do São Paulo. Mesmo sem ser um primor técnico, o atacante vinha contribuindo de forma decisiva no setor ofensivo. Com as ausências simultâneas de Calleri e Ryan Francisco, o Tricolor passou a enfrentar grande escassez na posição de centroavante, e as apostas em nomes como Dinenno e Tapia não surtiram o efeito esperado.

Mesmo afastado nos últimos três meses da temporada, André Silva encerrou o ano como vice-artilheiro do São Paulo, com 14 gols, ficando atrás apenas de Luciano, que marcou 16 vezes.

Veja os números de André Silva em 2025:
Jogos: 43
Gols: 14
Assistências: 4
Total de finalizações: 74
Chutes no alvo: 24
Grandes chances criadas: 6
Dribles certos: 5

São Paulo e River Plate fecham troca entre Tapia e Enzo Díaz por Galoppo

São Paulo e River Plate possuem um acerto verbal por uma troca tripla: Enzo Díaz e Gonzalo Tapia por Giuliano Galoppo.

Troca fechada
Os clubes já trabalham nos trâmites burocráticos e devem oficializar a operação nas próximas horas. O UOL já havia antecipado o encaminhamento das tratativas, há duas semanas.

Todos os três jogadores estavam emprestados e agora assinam contrato em definitivo.

O São Paulo, que detinha 100% dos direitos econômicos de Galoppo, usará 50% para ‘pagar’ Enzo Díaz e Tapia. Assim, os clubes dividirão os direitos do meia argentino em 50/50.

Internamente, o Tricolor avalia a troca como ‘positiva’. A palavra é de dois jogadores recorrentemente titulares trocados por um atleta que normalmente figurava no banco de reservas.

Meia seguirá na Argentina
Galoppo está emprestado ao River Plate e tinha meta contratual de atuar por 45 minutos em 50% das partidas do clube na temporada. O clube portenho pagaria quase R$ 20 milhões por 60% dos direitos.

Ele ficou a cinco minutos de atingir a cláusula na última partida e, com isso, retornaria ao Morumbi no início do ano que vem.

Desde o fim de outubro, o clube negociava com o River uma solução definitiva, já ciente de que a minutagem não deveria ser alcançada.

Fonte: Uol

Nota do PP: ninguém soube dizer por quanto ele veio, nem por quanto ele foi. Mais um mistério desta diretoria mequetrefe e maléfica.

 

São Paulo anuncia chegada de profissionais para diferentes áreas do clube

O São Paulo anunciou nesta terça-feira a chegada de novos profissionais para diferentes áreas do clube. A diretoria decidiu realizar uma reformulação em vários departamentos, incluindo comissão técnica e Reffis Plus, o núcleo de saúde e performance do Tricolor.

Para o Departamento Médico, o São Paulo contratou os doutores Hilton Lufti e Bruno Schiefer. Lufti é especializado em medicina esportiva e membro das sociedades brasileira e americana de ortopedia e traumatologia. Schiefer, por sua vez, também é ortopedista e traumatologista da sociedade brasileira e faz parte da International Society for Medical Shockwave Treatment – associação científica internacional dedicada ao estudo, desenvolvimento e padronização da terapia por ondas de choque extracorpóreas na medicina, além de integrar a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho.

Também chega ao CT da Barra Funda o fisiologista Rafael Grazioli, mestre e doutor em Ciências do Movimento Humano, tendo integrado recentemente a comissão técnica das Seleções Brasileiras sub-15 e sub-17.

Completando a área de saúde do São Paulo chegaram os fisioterapeutas Leandro Carvalho (doutor em Ciências da Rabilitação), Gilvan Arruda (mestre em Ciências da Saúde Aplicada ao Esporte e Atividade física e que acumula passagens pela base e pelo futebol feminino do São Paulo) e João Ribeiro, pós-graduado em fisioterapia esportiva.

As novidades não param por aí. O cientista do esporte Danilo Prado também fará parte do quadro de funcionários do São Paulo. Ele é pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da USP e doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP, com mestrado em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP, além de ser especialista em condicionamento físico aplicado à prevenção cardiológica primária e secundária pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Veja mais: Ex-diretor do Corinthians é contratado por Casares para defendê-lo em meio a investigações policiais

Para a área de preparação física, o clube acertou a contratação de Ricardo Ferreira para coordenar o setor. O profissional possui doutorado em Ciências do Movimento Humano e Reabilitação, além de mestrado em Engenharia Biomédica. A estrutura ainda será reforçada com a chegada do preparador físico Pedro Salles, que integrou as comissões técnicas das equipes Sub-17 e Sub-20 do Tricolor. Na última temporada, em 2025, o time Sub-20 conquistou os títulos da Copa São Paulo de Futebol Júnior e da Copa do Brasil da categoria.

Graduada em podologia e com mais de 13 anos de atuação clínica, Gabriela Barboza passará a fazer parte da comissão técnica do São Paulo a partir da próxima temporada.

Para completar a estrutura, o enfermeiro Thyago Souza, que acumula mais de uma década de experiência na área de massagem no futebol, ficará responsável pela coordenação do setor. A equipe ainda será reforçada com a chegada do massagista Francisco Gregorio.

Confira a lista completa dos novos funcionários contratados pelo São Paulo:

Dr. Hilton Lutfi – ortopedia/traumatologia.

Dr. Bruno Schiefer – ortopedia/traumatologia.

Rafael Grazioli – fisiologista

Leandro Carvalho – fisioterapeuta

Gilvan Arruda – fisioterapeuta

João Ribeiro – fisioterapeuta

Danilo Prado – cientista do esporte

Ricardo Ferreira – coordenador da preparação física

Pedro Salles – preparador físico

Gabriela Barboza – podólogo

Thyago Souza – coordenador do setor de massagem

Francisco Gregorio – massagista

Ferreirinha alterna bons momentos e oscilações pelo São Paulo em 2025

Em sua segunda temporada com a camisa do São Paulo, Ferreirinha teve um 2025 marcado por altos e baixos. Após um início discreto, o atacante conseguiu reagir com boas atuações e gols, mas voltou a apresentar oscilações ao longo da segunda metade do ano.

Nos primeiros 12 jogos da temporada, Ferreira não balançou as redes e tampouco contribuiu com assistências. A falta de produtividade gerou questionamentos, mas a resposta veio de forma contundente logo na sequência.

Em uma arrancada de seis partidas, o atacante marcou cinco gols, além de distribuir duas assistências. No entanto, a boa fase durou pouco. Após a sequência positiva registrada em abril, o atacante de 27 anos voltou a sofrer com atuações irregulares.

 

Até o encerramento da temporada, Ferreirinha marcou apenas mais três gols e deu duas assistências, números considerados abaixo do esperado para um jogador de ataque do Tricolor.

Apesar disso, o atleta se destacou em uma estatística relevante no Campeonato Brasileiro: foi o terceiro jogador com mais dribles certos na competição, somando 53, atrás apenas de Paulo Henrique, com 74, e Jhon Jhon, com 86.

Ferreirinha, inclusive, tornou-se uma das poucas opções de ponta no elenco são-paulino. Lucas Ferreira foi vendido ao Shakhtar Donetsk, Henrique do Carmo ao CSKA Moscou e William Gomes ao Porto.

Veja os números de Ferreirinha em 2025:
Jogos: 48
Gols: 8
Assistências: 4
Total de finalizações: 66
Chutes no alvo: 25
Grandes chances criadas: 13
Dribles certos: 104

Por que interesse em Allan não significa saída de Marcos Antonio

O São Paulo mira a contratação do volante Allan, do Flamengo, mas o interesse, que agora deve evoluir para uma negociação, não é recente e não tem nenhuma relação com a valorização de Marcos Antônio, que é da mesma posição.

Apesar de ser um desejo antigo, Allan passou a se tornar um alvo possível no São Paulo por não ter espaço com o técnico Filipe Luís, que renovou seu contrato com o Flamengo até o fim de 2027. Bem antes disso, porém, o volante já agradava ao Tricolor.

O que tornava a negociação impossível nas últimas janelas de transferências era, principalmente, o valor pago pelo Flamengo para contratar Allan. O volante foi comprado em 2023, quando estava no Atlético-MG, por R$ 43 milhões. O São Paulo, em crise financeira, nunca se viu em posição de oferecer um valor próximo a isso para tirá-lo do Rio de Janeiro.

A negociação só se torna possível pela falta de espaço de Allan e a tentativa do São Paulo de convencer o Flamengo a liberá-lo por empréstimo até o fim de 2026. Seu contrato com o Rubro-Negro é válido até dezembro de 2027.

Justamente por Allan ser um desejo antigo, a possível contratação do volante não tem nenhuma relação com a valorização de Marcos Antônio. O jogador, titular absoluto do time comandado pelo técnico Hernán Crespo, inclusive, ainda está apenas emprestado ao São Paulo, que terá a obrigação de comprá-lo no meio de 2026.

O Tricolor, neste momento, não pensa na possibilidade de perder Marcos Antônio, que é visto como uma peça fundamental para o clube em 2026.

A tendência é de que outro jogador do meio de campo seja negociado pelo São Paulo nesta janela de transferências. Nas últimas semanas, o Tricolor tentou envolver o volante Pablo Maia e o meia Rodriguinho em uma troca com o Botafogo, mas o negócio não evoluiu.

O São Paulo deve transformar o quanto antes o desejo por Allan em uma negociação com o Flamengo.

Casares contrata advogado que defendeu Cuca e Michelle Bolsonaro

O presidente do São Paulo Julio Casares contratou o criminalista Daniel Bialski para representá-lo e acompanhar as investigações da Polícia Civil sobre supostos desvios de dinheiro no clube.

Bialski é conhecido por atuar em casos de grande repercussão, e foi advogado de Michelle Bolsonaro durante parte do caso das joias sauditas. Ele também já representou a ex-deputada Carla Zambelli, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral e o técnico Cuca.

O UOL apurou que, neste primeiro momento, Bialski trabalhará para ter acesso ao conteúdo das investigações, que passa também pelo suposto esquema de venda de camarotes clandestinos que abalou o clube na última semana.

É prematuro falar em defesa, já que ainda não há qualquer informação pública que indique se Casares figura entre os investigados ou não.

A Polícia Civil conduz o inquérito sob sigilo, e não divulgou nenhuma informação sobre o seu conteúdo. A Secretaria de Segurança Pública apenas confirma a existência da investigação.

A reportagem procurou Casares e os advogados, que enviaram uma nota afirmando que “os fatos, recentemente, vazados à imprensa são fruto de ilação, com finalidade única de criar desinformação e produzir dano reputacional à pessoa de Julio, já que, oficialmente, estão aguardando ainda acesso ao inquérito que teria sido instaurado”.

A investigação apura supostos desvios de dinheiro do clube, que incluiriam saques em espécie de contas e entradas em contas de dirigentes.

Já o caso do camarote clandestino envolve uma negociação entre os então diretores Douglas Schwartzmann e Mara Casares – essa ex-mulher de Julio – com uma terceira, chamada Adriana Prado, de um espaço supostamente clandestino no Morumbis para show da Shakira em fevereiro.

 

Fonte: Uol

São Paulo acerta venda definitiva de Erick ao Vitória

O São Paulo oficializou nesta segunda-feira a venda do atacante Erick ao Vitória, encerrando o vínculo do jogador de 28 anos com o Tricolor. Emprestado ao time baiano até o fim de 2025, o atleta foi adquirido em definitivo até 2028.

O São Paulo detinha 70% dos direitos econômicos do atleta e acertou a transferência de metade dessa fatia por R$ 7 milhões, valor que será quitado em dez parcelas. A primeira está prevista para 30 de março de 2026.

Desse total, R$ 6,3 milhões ficarão com o Tricolor, enquanto R$ 700 mil serão destinados diretamente ao jogador, referentes a quantias pendentes desde a assinatura de seu primeiro vínculo com o clube. Após a operação, o São Paulo manterá 20% dos direitos econômicos de Erick, enquanto os 30% restantes pertencem ao próprio atleta.

O acordo também contempla a quitação de débitos anteriores, incluindo R$ 1 milhão pela multa aplicada devido à utilização do jogador no último confronto entre as equipes pelo Campeonato Brasileiro, no Barradão, além de R$ 200 mil remanescentes do empréstimo.

Soma-se ainda o valor de R$ 1,6 milhão relacionado à transferência definitiva de Wellington Rato para o Vitória.

O São Paulo Futebol Clube definiu a transferência em definitivo do atacante Erick, de 28 anos de idade, ao Esporte Clube Vitória.

Estratégia da diretoria são-paulina
Internamente, a saída de Erick está alinhada à estratégia adotada pela diretoria são-paulina para a próxima temporada. A ideia é equilibrar as contas, priorizar oportunidades de mercado e reforçar o grupo do técnico Hernán Crespo de forma pontual.

A contratação do meia Danielzinho, que chegou sem custos após se destacar pelo Mirassol, é exemplo desse planejamento. Além disso, o clube já confirmou o empréstimo do lateral-direito Mailton ao Fortaleza, dentro do mesmo processo de enxugamento.

Erick no São Paulo
Pelo São Paulo, Erick teve passagem discreta. Ao todo, disputou 45 partidas com a camisa tricolor, somando três gols e cinco assistências.

Números pelo Vitória
No Vitória, o atacante ganhou a confiança do técnico Jair Ventura na reta final da temporada e terminou 2025 com 38 partidas disputadas, 27 como titular, além de três gols e cinco assistências. O desempenho fez com que sua permanência fosse tratada como prioridade pela diretoria rubro-negra.