Ryan tem ano de estreia no profissional do São Paulo prejudicada por lesão

Principal jogador da Copinha 2025, Ryan Francisco teve uma grande ascensão dentro do São Paulo. Com dez gols em oito jogos, o jovem de 19 anos foi promovido ao time profissional logo após a competição, mas não conseguiu ter sequência após sofrer graves lesões.

Em julho, Ryan Francisco rompeu o ligamento cruzado anterior e teve uma lesão no menisco do joelho esquerdo. Desde então, está afastado dos gramados e tem previsão para voltar por volta dos meses de abril e maio.

Outro ponto para Ryan Francisco não ter tido tanta sequência foi por conta do então treinador Luis Zubeldía. Com o argentino, o jovem foi titular apenas duas vezes e não tinha uma frequência regular saindo do banco de reservas.

Contrato renovado
Mesmo após a lesão, Ryan Francisco é considerado uma das grandes promessas do clube e renovou seu contrato com o São Paulo até o final de 2029.

Pelo time profissional, foram 16 jogos e três marcados. Destaque no título da Copinha no último mês de janeiro, Ryan Francisco anotou dez gols e deu uma assistência em oito jogos pela competição.

São Paulo se reapresenta com dois reforços e novas camisas de treino

O elenco do São Paulo se reapresentou no CT da Barra Funda na tarde desta sexta-feira, dia 2 de janeiro, depois do recesso de fim de ano. Os jogadores passaram por algumas avaliações e conheceram os novos profissionais do estafe, já que o clube promoveu grande reformulação.

Além dos novos uniformes de treino, nas cores preta e dourada, as novidades foram o volante Danielzinho, que já foi anunciado pelo clube, e o goleiro Carlos Coronel, que passou por exames médicos, conheceu o CT e deve ser anunciado até sábado.

O meia Oscar, que deve anunciar a sua aposentadoria, não esteve no CT da Barra Funda. Ele discute com seus empresários e com o São Paulo um acordo de rescisão amigável.

Além dele, outros seis jogadores que estavam no elenco em 2025 não voltaram em janeiro: Luiz Gustavo, Leandro, Rigoni, Dinenno, Patryck Lanza e Maílton (veja para onde eles foram).

Ainda em relação ao plantel da temporada passada, quatro jogadores voltaram para o sub-20, para a disputa da Copinha: o lateral-esquerdo Nicolas Bosshardt, o meia Pedro Ferreira e os atacantes Lucca e Paulinho. Eles devem ser integrados ao grupo principal após a disputa do torneio de base.

O Tricolor volta a treinar no sábado e, depois da atividade, segue para o CFA de Cotia, onde o elenco ficará concentrado até o início do Paulistão. A estreia é contra o Mirassol, dia 11, fora de casa.

São Paulo na Copinha: veja tabela, histórico e inscritos na competição

Como é tradicionalmente, a charmosa Copa São Paulo de Futebol Júnior abre o ano do futebol brasileiro. O torneio de base, carinhosamente chamado de “Copinha”, é a chance de muitos jovens atletas brilharem e ganharem uma chance na equipe profissional.

O São Paulo é o atual campeão do torneio e vai forte em busca de defender o troféu em 2026. O Tricolor Paulista é um clube muito tradicional na competição, com cinco títulos e muitas participações memoráveis.

A Gazeta Esportiva produziu um guia especial para os torcedores são-paulinos se preparam para a competição, que acontece entre os dias 2 e 25 de janeiro. Veja abaixo:

Cinco títulos
O São Paulo, ao lado de Internacional e Fluminense, é a segunda equipe com mais títulos da Copinha, com cinco títulos. O pentacampeonato foi conquistado justamente na última edição, de forma especial: vitória de virada por 3 a 2 sobre o arquirrival Corinthians, maior campeão do torneio com 11 troféus.

Além de 2025, o São Paulo foi campeão da Copinha nos anos de 1993, 2000, 2010 e 2019. As duas últimas com brilho de Lucas Moura e Antony, respectivamente.

 

53 participações
A tradição do São Paulo na Copinha não se confirma apenas pelo número de títulos, mas também pela quantidade de participações: em 53 oportunidades o Tricolor esteve presente na competição.

Além de cinco títulos, foram sete vices (1981, 1992, 1994, 2001, 2004, 2007 e 2018) e outras dez presenças nas semifinais (1972, 1973, 1984, 1990, 1991, 1995, 2008, 2009, 2012 e 2015).

 

Agenda de 2026
Em 2026, o São Paulo caiu no Grupo 19 (sediado em Sorocaba) com Maruinense, Independente-AP e Real Soccer. Veja a agenda de jogos do Tricolor na Copinha deste ano:

(04/01) – São Paulo x Maruinense – 11h
(07/01) – São Paulo x Independente-AP – 15h
(10/01) – São Paulo x Real Soccer – 18h30
Veja a lista de inscritos do São Paulo para a Copinha 2026:
Goleiros

João Nazari (João Paulo Nazari de Oliveira)
João Pedro (João Pedro Pantiga Gomes)
Luciano (Luciano Anacleto Junior)
Laterais

Felipe (Felipe Oliveira e Silva)
Guilherme Reis (Guilherme Reis Oliveira)
Igor (Igor Teixeira Felisberto)
Lucyan (Lucyan Gabriel Arruda Delgado)
Nicolas (Nicolas Bosshardt)
Zagueiros

Hugo Martins (Hugo Aparecido Galdino Martins)
Igão (Igor Odoni Gomes)
Isac (Isac Silvestre da Silva)
Osorio (Luis Osorio Messias de Oliveira)
Meio-campistas

Bezerra (Pedro Henrique Bezerra Araújo)
Davi Pena (Davi Pena Araujo)
Djhordney (Djhordney Ferreira)
Kaio (Kaio dos Santos Rodrigues da Silva)
Kauã Edmar (Kauã Edmar Ramos Santos)
Matheus Ferreira (Matheus Ferreira Gomes)
Pedro Ferreira (Pedro Henrique Ferreira da Silva)
Renan (Renan La Salvia Zangelmi)
Samuel Jhonathan (Samuel Jhonathan Monteiro Guimarães)
Atacantes

Calci (Guilherme Calci Ribeiro)
Gustavo Miranda (Gustavo Miranda)
Gustavo Santana (Gustavo Domingos Santana)
Juan Potes (Juan Manuel Potes Carrillo)
Lucca (Lucca Marques Alencar)
Matheus Menezes (Matheus Menezes Butzke)
Paulinho (Paulo Sergio Venuto Bezerra)
Tetê (Perivan dos Santos)
Zabarelli (Gustavo Zabarelli Correia)

São Paulo inicia 2026 à espera de respostas sobre Allan e Gastón Ávila

O departamento de futebol do São Paulo inicia 2026 ainda aguardando a resposta de dois clubes sobre jogadores pelos quais o Tricolor manifestou interesse no fim do ano passado: o Flamengo, que tem o volante Allan no elenco, e o Ajax, dono dos direitos do zagueiro argentino Gastón Ávila.

No caso de Ávila, o São Paulo já formalizou proposta de empréstimo ao clube holandês, mas tem concorrência de outros times. Além disso, há um entrave na negociação porque o zagueiro recebia no Fortaleza um salário considerado alto pelos são-paulinos. Em 2025, ele fez 34 jogos pelo Lion.

A chegada de um zagueiro havia virado prioridade no início da janela porque havia uma grande possibilidade da transferência de Ferraresi ao Botafogo. O negócio, porém, esfriou nos últimos dias. Mesmo assim, a negociação ainda pode avançar, dependendo das condições.

No caso de Allan, o São Paulo ainda não fez proposta ao Flamengo, mas o clube carioca tem ciência do interesse tricolor no atleta.

Nos últimos dias, o gerente de futebol Rui Costa teve conversas com José Boto, diretor de futebol flamenguista. O presidente Julio Casares também tem mantido contato com Bap, o presidente rubro-negro. A ideia é conseguir uma liberação por empréstimo, mas também há outros clubes interessados.

Em crise financeira, o São Paulo procura jogadores com o perfil de Allan no mercado, considerando uma negociação por empréstimo ou com custo baixo. Ao ge, pessoas ligadas ao atleta demonstraram otimismo com a chance de transferência para o Tricolor neste ano.

O São Paulo contratou dois jogadores nesta janela de transferências: o volante Danielzinho, do Mirassol, e o goleiro Carlos Coronel, ex-New York Red Bulls. O lateral-direito Lucas Ramon, também do Mirassol, deve assinar pré-contrato nos próximos dias. A princípio, chega ao Tricolor em maio.

São Paulo amplia barca, mas elenco começará 2026 com poucas novidades

O São Paulo se reapresenta no SuperCT, hoje, a partir das 17h (de Brasília) com uma lista muito maior de saídas do que chegadas no elenco para 2026.

Barca e poucos reforços
Oito jogadores fecharam 2025 no São Paulo e mudaram de clubes para 2026. Jandrei, Patryck Lanza (ambos Juventude), Matheus Belém (Camboriú) e Maílton (Fortaleza) foram emprestados. Rigoni, Dinenno, Luiz Gustavo e Leandro ficaram sem contrato e foram dispensados.

Outros três nomes tinham contrato com o Tricolor, estavam em outros clubes e foram renegociados. Galoppo e Erick permaneceram de vez no River Plate e no Vitória, respectivamente, enquanto Moreira teve seu empréstimo renovado com o Porto.

Quem também tem saída próxima é Oscar. Após a síncope vasovagal que o fez desmaiar durante uma avaliação no São Paulo, o meio-campista deve anunciar a sua aposentadoria.

As contratações, por outro lado, são poucas. Até agora, o São Paulo só anunciou a chegada do meia Danielzinho, que estava livre no mercado após ficar sem contrato com o Mirassol.

Outros dois reforços estão acertados, mas ainda não foram anunciados. O goleiro Carlos Coronel deve chegar, assim como Lucas Ramon, lateral que tem vínculo com o Mirassol até abril e assinou um pré-contrato com o São Paulo, que tenta antecipar a liberação.

Os reforços, até agora, não custaram nada ao bolso tricolor. Em meio às dívidas, o clube tem reduzido os gastos e vem aproveitando as oportunidades de mercado.

Gonzalo Tapia e Enzo Díaz foram envolvidos no negócio que culminou na ida de Galoppo ao River Plate e ficarão em definitivo. Díaz seria adquirido de qualquer forma porque já havia batido a meta estipulada, e Tapia ainda tinha contrato para o ano.

Temporada do São Paulo
O São Paulo disputará quatro competições ao longo de 2026. A equipe entrará em campo pelo Paulistão, Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.

Hernán Crespo tem altos e baixos e termina ano sem vaga à Libertadores

Depois de uma boa passagem em 2021, o argentino Hernán Crespo voltou ao comando técnico do São Paulo em 2025. Após um primeiro semestre conturbado com Luis Zubeldía, a diretoria são-paulina optou por acertar a volta do treinador que foi campeão paulista em 2021.

Como foi o retorno
A volta aconteceu logo após a Copa do Mundo de Clubes, mas com um resultado ruim: derrota para o Flamengo por 2 a 0, no Maracanã. Apesar do mau início, Crespo não demorou para uma engatar uma boa sequência de vitórias, iniciada com um triunfo diante do arquirrival Corinthians, após placar de 2 a 0 dentro do Morumbis.

Então, o São Paulo conseguiu subir na tabela do Brasileirão e achar um estilo de jogo. Entretanto, o primeiro baque com Crespo veio já nas oitavas de final da Copa do Brasil. Após vitória no Morumbis, o Tricolor perdeu para o Athletico-PR na Arena da Baixada e posteriormente eliminado da competição nos pênaltis.

 

Libertadores e lesões
A lesão foi dolorida, mas o São Paulo ainda possuía coisas grandes para se lutar na temporada. Nas oitavas da Copa Libertadores, confronto com o Atlético Nacional-COL, uma possível revanche das semifinais de 2016.

Após dois jogos equilibrados e cheio de cartões, o São Paulo conseguiu mais uma noite mágica no Morumbis e eliminou os colombianos.

Entretanto, a temporada começou a ser prejudicada pelo grande número de lesões. Durante grande parte do ano, Crespo não teve à disposição os principais nomes do elenco, como Calleri, Lucas e Oscar, o que atrapalhou o rendimento do time.

Nas quartas de final da Libertadores, o São Paulo não resistiu: duas derrotas para a LDU e eliminação que significava o fim do sonho por títulos em 2025.

 

Reta final de Brasileirão e projeção para 2026
Por fim, sobrou sonhar com uma vaga direta para a Libertadores do ano que vem, mas Crespo e sua comissão não conseguiram o objetivo. Derrotas marcantes para Corinthians e RB Bragantino, além de uma goleada histórica sofrida para o Fluminense, foram primordiais para que o Tricolor terminasse fora da zona de classificação à competição continental.

Em seu retorno ao São Paulo, Crespo esteve na beira do campo em 32 jogos, com 14 vitórias, quatro empates e 14 derrotas. Para 2026, o técnico argentino espera se livrar das lesões e ter uma temporada mais consistente.

Casares agenda reuniões e tenta se proteger de impeachment

O presidente do São Paulo, Julio Casares, iniciou uma ofensiva política nos bastidores do clube em meio ao avanço de um possível processo de impeachment. Nos últimos dias, o mandatário agendou reuniões com grupos políticos considerados estratégicos dentro do Conselho Deliberativo e da estrutura associativa, com o objetivo de “esclarecer os fatos” e reduzir resistências diante das acusações que pesam contra sua gestão.

O movimento ocorre em um momento delicado da política interna do clube. O presidente do Conselho Deliberativo, Olten Ayres de Abreu Júnior, encaminhou a discussão sobre o pedido de afastamento de Casares ao Conselho Consultivo do São Paulo. Essa etapa antecede uma reunião formal do Conselho Deliberativo na qual o presidente poderá apresentar sua defesa. O Conselho Consultivo é formado por presidentes e ex-presidentes do clube e do próprio Conselho Deliberativo — entre eles, o próprio Olten e Julio Casares.

Próximos dias serão decisivos
O pedido de afastamento foi protocolado no dia 23 de dezembro de 2025 e contou com 57 assinaturas de conselheiros. Para que Olten Ayres, presidente do Conselho, fosse obrigado a dar sequência ao requerimento, eram necessárias ao menos 50 assinaturas. A reportagem do UOL apurou que existe ainda a possibilidade de que um grupo de cerca de 22 conselheiros da atual Coalizão, nome dado a união de chapas apoiadoras de Casares, se junte ao processo e solicite o impeachment do mandatário.

Com o protocolo do pedido, iniciou-se o prazo legal para a convocação da reunião extraordinária do Conselho Deliberativo. Caso Olten não faça a convocação em até 30 dias, a responsabilidade passa para o vice-presidente do Conselho, João Farias Júnior, que terá 15 dias para convocar. Em caso de nova omissão, a convocação poderá ser feita pelo conselheiro signatário do pedido com mais tempo de associação ao São Paulo.

A data sugerida para a reunião do Conselho Consultivo é 12 de janeiro, ainda pendente de confirmação oficial. O encontro deverá ocorrer pouco mais de uma semana antes do prazo final para que Olten convoque uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, que será destinada à apresentação da defesa de Casares e à continuidade da tramitação do pedido de afastamento.

As acusações que embasam o requerimento envolvem suposta má gestão orçamentária, venda de atletas por valores considerados abaixo do mercado e uso irregular de camarote. O Conselho Consultivo, ao contrário do que foi especulado, não tem poder direto de interferência ou veto no processo de impeachment. Sua função é apenas emitir uma opinião, que será levada em consideração na discussão do Conselho Deliberativo.

Para que o impeachment seja aprovado no Conselho Deliberativo, é necessária maioria qualificada de dois terços dos votos — o equivalente a 171 votos entre os 255 conselheiros. Caso esse quórum seja atingido, Julio Casares será afastado provisoriamente da presidência do São Paulo. Nesse caso, o vice-presidente Harry Massis Júnior, empresário de 80 anos, é quem assumiria a cadeira.

Após a decisão do Conselho, deverá ser convocada, em até 30 dias, uma Assembleia Geral de sócios para ratificar ou não o afastamento. Nesse processo, a aprovação depende apenas de maioria simples dos votos.

Casares tenta recuperar prestígio
Em meio ao processo político turbulento, Casares agendou reuniões com os seis grupos políticos que compõem a “Coalizão” do São Paulo. Na primeira semana de janeiro, o presidente do São Paulo deverá se reunir com os grupos MSP (Movimento São Paulo FC), Legião Tricolor, Sempre Tricolor, Participação, Força Tricolor e Vanguarda Tricolor.

O movimento é visto como uma tentativa de “esclarecer o cenário” e recuperar prestígio político. Nas últimas semanas, a Coalizão se reuniu para um bate-papo após o escândalo do camarote, em encontro que contou com as presenças de Mara Casares e Douglas Schwartzmann, ex-diretores diretamente envolvidos na polêmica. A avaliação é que o encontro “não aparou todas as arestas”, e será necessário um papo individual com cada grupo para entender as pretensões e qual o grau do apoio ao atual presidente.

 

Fonte: Uol

Torcedor e “treinador” em campo, Nicolas será promovido a profissional

Com a experiência de ter feito um jogo no time profissional do São Paulo, o lateral-esquerdo Nicolas Bosshardt, de apenas 18 anos, se firmou como uma das grandes promessas da base tricolor para o futuro.

Polivalente, estudioso e com planos no futebol até para quando se aposentar, o são-paulino, que participou de um intercâmbio na Europa neste ano, tem algumas marcas na carreira: foi eleito, por um jornal espanhol, o melhor jogador sub-17 da posição em 2024 e chamou a atenção de clubes como Barcelona, da Espanha, e Stuttgart, da Alemanha.

Desde os 10 anos no Tricolor, com uma pequena passagem pelo futsal do clube, Nicolas também carrega a responsabilidade de ser um torcedor dentro de campo. O lateral nunca escondeu ser são-paulino e já até publicou fotos de quando era criança e frequentava as arquibancadas do Morumbis.

Em alta e visto como talento promissor, Nicolas assinou um novo vínculo com o São Paulo, em junho deste ano, com validade até dezembro de 2029.

– É um sonho mais que realizado. Às vezes a ficha não cai muito bem, porque as coisas aconteceram muito rápido. Parece que ontem eu estava indo ao estádio como torcedor, meu pai sempre me levou desde pequeno ao Morumbis para ver os jogos. É um carinho muito especial que tenho pelo clube que eu passo para dentro de campo – revelou o jogador, em entrevista ao ge.

Nicolas começou 2025 sem fazer parte do time que foi campeão da Copinha. Ele ficou, em maio, cerca de um mês na Alemanha, onde participou de um intercâmbio e treinou com a equipe sub-21 do Stuttgart. No retorno ao Morumbis, assumiu um papel de protagonismo no time sub-20.

Durante a temporada, o jogador atuou prioritariamente como lateral-esquerdo, mas também jogou como volante, meio-campista e até como um ponta aberto pela esquerda. Não foi incomum vê-lo fazer mais de uma função durante a mesma partida sob o comando do treinador Allan Barcellos.

Nicolas é visto pela comissão e também pelos companheiros como um técnico dentro de campo. Alguém que tem uma leitura de jogo apurada e com capacidade de corrigir o comportamento tático dos demais atletas com a bola rolando.

O lateral revelou ao ge que dedica uma boa parte de seu tempo para o estudo do futebol, conta com uma equipe de scout individualizada e, mesmo com apenas 18 anos, demonstra vontade de ser treinador futuramente.

– Eu estudo bastante, é uma parte que eu gosto muito, analisar o jogo de fora. Eu gosto de entender as táticas, o Allan (Barcellos) me ajudou bastante nisso. Faço scout fora do clube, é uma parte que eu gosto muito.

– Se Deus quiser, e eu virar um jogador consolidado, depois eu quero virar técnico também. É uma vontade minha, gosto muito e acho que isso ajuda no meu jogo também, facilita em algumas coisas porque o futebol, hoje, não é só entrar lá nas quatro linhas e jogar, tem muita coisa por fora. O que tiver de bom para agregar é positivo – completou o jovem.

Nicolas passou a ser figura frequente nos treinos da equipe profissional no segundo semestre deste ano. Ele foi relacionado para diversos jogos, inclusive de Conmebol Libertadores, e fez sua estreia no time principal na partida contra o Fluminense, em 27 de novembro.

Para o garoto de Cotia, a convivência com os profissionais tem um nome de destaque: Lucas Moura.

– O Lucas Moura é um cara sem palavras, o Ferreirinha também, além do Enzo e do Wendell, mas eu acredito que o Lucas Moura é um cara especial, ele fala muito com a gente que é da base, da muitos conselhos. É um cara que ajuda muito a gente. Os dois laterais também conversam bastante comigo, dão muitas dicas.

Como um estudioso do futebol, Nicolas minimizou a diferença entre atuar como lateral em uma linha de quatro defensores e como um ala, junto de três zagueiros de ofício. Sua polivalência na base também o auxilia a ter facilidade na transição entre base e profissional.

Inscrito para a disputa da Copinha em 2026, o jogador será integrado definitivamente ao elenco profissional após a disputa do torneio. Mesmo com apenas 18 anos, ou seja, com a possibilidade de atuar mais dois anos no time sub-20, o São Paulo entende que a joia está pronta para o desafio.

– Acho que a Copinha é o campeonato mais importante da base, o que mais esperamos no ano por conta da visibilidade. É algo mais próximo do profissional, a torcida lota o estádio, conseguimos sentir como um jogador profissional e por isso é o campeonato que a gente mais espera no ano.

– É muito importante descer para a base, tanto para ganhar minutagem, quanto protagonismo. Como no profissional a gente não tem tantos momentos, que estamos conquistando os espaços, treinando. é importante descer para ter minutos e rodagem de jogo, porque muitas vezes se ficarmos só treinando, quando vamos jogar estamos sem ritmo, só treinar não é a mesma coisa, então acho isso muito importante para a gente – acrescentou o lateral.

Com o empréstimo de Patryck para o Juventude, Nicolas será alçado imediatamente ao posto de terceiro reserva da posição na equipe principal. Diante do alto volume de jogos do São Paulo no ano, o atleta pode ser utilizado ao longo da temporada.

São Paulo avisa Mirassol e encaminha pré-contrato com lateral Lucas Ramon

Depois de acertar a contratação do meio-campista Danielzinho, um dos líderes do elenco do Mirassol na campanha de 2025, o São Paulo tem encaminhado um pré-contrato com o lateral-direito Lucas Ramon, de 31 anos, que tem vínculo com o Leão até 5 de maio de 2026.

Nos últimos dias, a diretoria de futebol do São Paulo comunicou o Mirassol sobre a negociação com o jogador e sinalizou a vontade de tê-lo já nesta janela de transferências, para que pudesse já iniciar o ano como jogador do Tricolor.

A antecipação, porém, ainda depende de negociações. O Mirassol quer uma compensação financeira do São Paulo. Com muitos problemas financeiros, o clube do Morumbis sinalizou com a possibilidade de envolver algum jogador no negócio.

A negociação com Lucas Ramon foi publicada pela ESPN e confirmada pelo ge.

A tendência é que o São Paulo acerte um contrato de duas temporadas com o lateral-direito, que chegará ao elenco para disputar posição com Cédric Soares e Maik. O entendimento da diretoria é que, por conta do calendário apertado desde janeiro, será necessário um bom rodízio dentro do elenco.

Maílton, que estava no elenco, não convenceu Crespo e foi emprestado ao Fortaleza.

O plano A da diretoria para a posição era Vitinho, do Botafogo, que poderia ser envolvido numa troca de jogadores, mas o lateral-direito recusou a possibilidade de defender o São Paulo no ano de 2026.

Mineiro de Montes Claros, Lucas Ramon começou a carreira no Londrina e passou por clubes como Grêmio, Cuiabá, Red Bull Bragantino, Novorizontino, Guarani e Sport. No Mirassol, foram três temporadas, com 128 jogos oficiais e nove gols marcados.