Defesa afunda, e Lúcio entra na mira da diretoria do São Paulo

Juvenal Juvêncio não mediu esforços para contratar Lúcio. Vencedor e com muita experiência internacional, o pentacampeão dividiria a liderança com Rogério Ceni para comandar o time no sonho do quarto título da Libertadores. Mas, na prática, não funcionou. Depois de atuações ruins e de uma postura diferente daquela esperada, o veterano não consegue acertar a defesa e ainda começa a desagradar aos dirigentes.

Titular em 30 das 43 partidas disputadas pelo Tricolor em 2013, Lúcio sempre esteve longe de satisfazer a expectativa. A começar pelos amistosos disputados na pré-temporada, nos quais cometeu erros considerados infantis. As falhas continuaram nos confrontos oficiais e colaboraram para o time naufragar tanto na Libertadores quanto no Campeonato Paulista.

Foi justamente no torneio internacional que o comportamento do defensor ganhou críticas. Ao ser substituído diante do Arsenal, na Argentina, Lúcio deixou o campo irritado com o técnico Ney Franco e seguiu diretamente para o ônibus, não participando da conversa com o treinador nos vestiários. Por conta disso, acabou perdendo o lugar no time, mas acabou retornando pouco tempo depois ao pedir desculpas.

A postura do jogador naquela ocasião foi o primeiro ato de reprova da cúpula do futebol. Os dirigentes entenderam que Lúcio piorou o ambiente, já ruim por conta dos meus resultados no torneio, e jogou o grupo de vez contra o treinador. Ganso e Fabrício também reclamaram de substituições no mesmo período.

O voto de confiança dado por Juvenal após a queda nas oitavas de final foi perdendo força nas últimas semanas. Os diretores tricolores se irritaram com as famosas arrancadas dadas por Lúcio da defesa em direção ao ataque. A estratégia, que deu certo resultado algumas vezes na seleção brasileira, ainda não foi nada produtiva no Tricolor.

Coincidência ou não, o sistema defensivo do São Paulo vem tendo um desempenho bastante ruim na temporada. Foram 52 gols sofridos em 43 partidas, média de 1,20 por confronto. Em apenas 13 duelos o time passou sem ser vazado: dois na Libertadores, nove no Paulistão e outros dois no Brasileirão.

– Enquanto não ganharmos estabilidade defensiva, fica difícil. Não conheço nenhuma equipe que possa atingir seus objetivos sem isso. Não adianta botarmos o time para frente – afirmou o técnico Paulo Autuori.

O novo comandante, aliás, é a esperança da direção de transformar o momento de Lúcio pelo Morumbi e salvar Juvenal e Adalberto de mais críticas. O jogador, dono de um dos salários mais altos do grupo (são pagos com a ajuda de um parceiro), tem contrato até o fim de 2014. No entanto, mais atuações ruins até dezembro podem abreviar a passagem dele pelo Tricolor.

Os são-paulinos, inclusive, estão de olho no mercado para encontrar novos zagueiros. As outras opções do grupo são Paulo Miranda, Edson Silva e Rafael Toloi.

Fonte: Globo Esporte

2 comentários em “Defesa afunda, e Lúcio entra na mira da diretoria do São Paulo

  1. Paulo Pontes, boa noite.
    Quem contratou o Lucio, foi o melhor gestor de todos os tempos?
    Da para perceber que entende muito de futebol, contratou um cara
    que faz 03 anos que não vem jogando nada éra reserva na Inter e
    no Juventus e veio ser titular do J.J e juvenal a idade esta pesando
    pede pra ir embora antes que nos mande para a serie B.

    • Carlos, se o problema fosse só o Lúcio era fácil de resolver. Mas a essa altura acho que a solução – sem solução – seria a dissolução da diretoria. Mas…O problema, então, são o Lúcio, o Silvinho, o Caramelo, o Juan, o Maicon, o Denilson, o Aloísio, o Luis Fabiano, o Osvaldo… e por aí vamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*