Minha Seleção Tricolor/Brasil

Como estamos em época de Copa do Mundo e são poucos os acontecimentos relativos ao nosso São Paulo, continuo por aqui aliando os temas.

Sabe-se que toda

Seleção Brasileira campeã teve ao menos um atleta tricolor, o que é um mau presságio para nossas pretensões na Rússia. Mas, você lembra quem já representou o Mais Querido com a camisa canarinho? Foram muitos, nem todos foram campeões, mas acho que daria um bom time. Ficarei nos atletas que vi jogar, ok?

No gol tivemos Zetti, Rogério Ceni, Waldir Peres. Na lateral direita, Cafu, em sua primeira Copa, 94. Não esqueçamos do Zé Carlos, aquele que imitava um galo e veio da Matonense, em 98, e Belletti em 2002.

Entre os zagueiros, em 82, o sensacional Oscar, posteriormente Ricardo Rocha e, em 94, o campeão Ronaldão.

A lateral esquerda foi representada por Leonardo. Jogava pouco?

Abrindo o meio de cam

po, o volante com autoridade, servindo a Seleção de 78, Chicão. Ou o volante de classe, Falcão, em 86? Ou ainda o incrível Mineiro em 2006? E pra armação? Tivemos Kaká em 2002, Silas em 86 e Renato em 82.

No ataque, então, somente os melhores atacantes: Mirandinha em 74, Zé Sérgio, tão jovem ainda, na Copa de 78, Serginho em 1982 e, acreditem, uma dupla que era show de bola em 1986, Careca e Muller. Não podemos esquecer o Denilson na Copa de 98, convocado e mais tarde vendido ao Bétis, não sem antes debulhar o Corinthians no Paulistão.

Se eu pudesse escalar a minha Seleção Tricolor/Brasil assim seria: Zetti, Cafu, Oscar, Ricardo Rocha e Leonardo; Chicão, Silas e Kaká; Muller, Serginho e Zé Sérgio. Não briguem comigo por Careca estar no banco. E a sua seleção Tricolor/Brasil, qual seria?

 

25 comentários em “Minha Seleção Tricolor/Brasil

  1. Olá Sombra.
    Entendo o seu Serginho no lugar de Careca.
    Pelos mesmos motivos de memórias afetivas eu escalaria Waldir Perez no gol. De todo modo seleções que seguramente disputariam título em qualquer Copa.
    Um abraço.

  2. Na ponta esquerda, trocaria o Zé Sergio pelo Canhoteiro. Que foi barrado em 58 por políticas da CBD e em seu lugar foi o Velho Lobo Zagallo.

  3. Sombra não vi o Careca jogar, mas pelos vídeos e depoimentos do meu Pai, não dá pra aceitar que fique de fora, que jogue os dois… rs

    O Cicinho na Copa de 2006 não era mais do tricolor ?

    Mas tá muito boa!
    Abraço

  4. Waldir , caro “compadre”, o Mauro que nos vimos em 1962 levantar a Copa não era mais do SPFC. É uma pena que os meninos (Paulo, Sombra e a maioria) não tenham visto jogar De Sórdi, Dino Sani, Bauer, Rui, Noronha, Alfredo Ramos, Friaça,, Gerson e outros que não tiveram a mesma notoriedade! Note-se que citei apenas jogadores que defendiam o SPFC em época de Copa do Mundo!

    • Ovídio, abraços compadre. Pois é, na Copa de 90, o Careca já estava jogando no Napoli, assim como o Cafu, quando levantou a Copa, também não atuava mais pelo Tricolor. Penso que a intenção do Sombra foi a gerar um elo de identificação dos jogadores que jogaram a Copa, com a camisa do São Paulo, caso contrário o grupo seria reduzido a poucos e solitários exemplos, como aqueles citados por você, de De Sordi, Dino, Mauro em 58, Rogério Ceni em 2002, e mais uns poucos casos.

      • Desculpe insistir caro Waldir: Vou tentar escalar uma equipe de grandes jogadores que disputaram Copas sendo atletas do SPFC na época. Lá vai: Zetti (Rogerio), De Sórdi (Cafu) e Mauro (Bellini), (Oscar); Rui(Jurandir), Noronha, (Alfredo), (Leonardo); Bauer, (Dino), (Chicão), Gerson, Kaká (Renato), Serginho, Careca, Falcão, Friaça, Maurinho, Zé Sérgio, Paraná. Não citei Zé Carlos (lateral). Me ajudem se esqueci alguém, pois a memória vai enfraquecendo. Os jogadores citados são de 1950 até hj, simplesmente os que vi jogar!

        • Ovidio, apenas 3 ressalvas: o Falcão ainda não era jogador do SPFC em 1982…O Cafu idem nas Copas de 94/98/02; o Gerson em 70, já havia sido contratado, mas ainda não tinha atuado pelo Tricolor. De resto, sua memória foi brilhante como sempre. A exemplo do Cueva, que disputou a atual Copa pelo Peru, em 1974, Forlan e Pedro Rocha jogaram pela seleção do Uruguai.

        • Ovídio, faltou também o Muller… Jogou a Copa de 90, na Itália, junto com o meio-campista Alemão, que depois veio para o Tricolor.

  5. Minha seleção que vi jogar é esta:

    Zetti , Cafu , Oscar , Dario Pereira e Serginho

    Chicão , Vagner ( que jogoou no Santos ) e Pitta

    Muller , Careca e Zé Sergio

    Time imbatível

    Abraço

  6. O SPFC sempre serviu a seleção com grandes craques em todas as posições.
    Eu colocaria nessa seleção o Raí tbm como lembrou o amigo Jaime Gokdzveig.

  7. Caramba, como estou velho! Eu vi o grande Mauro Ramos de Oliveira, apelidado de “Marta Rocha”, graças a sua elegância, levantar a Copa em 1962 como capitão do time. Valeu Sombra, mas data vênia, eu não posso concordar com o Careca no banco do Serginho Chulapa. Seria como andar de Fusca, deixando a Ferrari guardada na garagem.

  8. Difícil perdoar o Careca ser banco de alguém, mesmo do Serginho Chulapa, rsrs.

    A Copa de 1990 era pra ser do Careca, mas seleção que escolhe Lazzaroni como técnico e a máfia vascaina que tinha de imperar não dava pra se livrar de um retumbante fracasso como foi.

    Mas voltando aos convocados, o legal da sua lista é que quase todos fazem parte da mesma geração. A melhor de todos os tempos do SPFC.

    Parabéns e um abraço

  9. Mais uma vez agradeço ao Sombra pela participação sempre brilhante e monto a minha Seleção Tricolor/Brasil: Waldir Perez (acho que foi injustiçado pelo gol sofrido da Rússia em 1982); Cafu, Oscar, Ricardo Rocha e Leonardo; Chicão, Kaká e Gerson; Muller, Careca e Zé Sergio.
    Como podemos ver, divergi no goleiro, no meia esquerda e no centro-avante. Mas fossem Zetti, Silas e Serginho, seria uma Seleção imbatível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*