Amigo são-paulino, leitor do Tricolor na Web, o São Paulo demitiu o técnico Émeson Leão nesta terça-feira e agora está a procura de um novo treinador. Muitos nomes começam a ser especulados. A depender da dica dada pelo presidente Juvenal Juvêncio, que será um técnico que trabalha no Brasil e está empregado, eliminamos diversas opções e ficamos com estas: Marcelo Oliveira, Falcão, Cuca e Vadão.
Estou acompanhando com muita atenção todo o debate que se fez em nosso site. Alguns nomes de uma relação que apresentei, na coluna “Opinião de São-paulino”, bem aceitos, outros odiados, enfim, não há um consenso sobre quem seria o nome ideal para assumir o comando técnico do Tricolor.
Mas todos concordam – e aqui há unanimidade – que a mudança deveria ocorrer no comando do clube. Juvenal Juvêncio e sua trupe deveriam pegar o boné e dar o lugar a gente jovem, gente com vontade de trabalhar em prol do São Paulo. Mas todos sabem, também, que isso não vai acontecer. O mandato de Juvenal Juvêncio se encerra em 2014 e ele não vai praticar o gesto nobre de renunciar. Então…
E pior: não vejo possibilidade de mudança radical em 2014. Muitos cobraram os sócios por esta situação que vivemos. Sou sócio do São Paulo, votei em várias eleições, e posso explicar o que digo. Nós, sócios, elegemos o conselheiro, que vai eleger o presidente. Ocorre que o Conselho Deliberativo do São Paulo é formado por 240 conselheiros, dos quais 2/3 (160) são vitalícios; dos 80 que serão eleitos em 2014, metade (40) será por antiguidade e os demais 40, efetivamente eleitos pelos sócios. Então, pergunto: como é que os sócios podem mudar a estrutura que comanda o clube? Lembrem-se que 70 por cento dos conselheiros vitalícios são aliados a Juvenal Juvêncio. Então…chance zero de mudar.
A única possibilidade de mudança no comando seria a oposição, completamente sem força, se aglutinar em torno de algum cardeal, que não seja alinhado a Juvenal, e esse cardeal conseguir apoio dos situacionistas. Um nome que se ventila no Morumbi é o de Fernando Casal de Rey, mas está difícil convencê-lo a assumir essa misão.
Deixando a política de lado, Juvenal Juvêncio tem que ser muito rápido na escolha e contratação do novo técnico, mas sem fazer outra besteira. Chega de experiências mal sucedidas como Baresi, Adilson Batista e Carpegiani, entre outros. O ano de 2012 está praticamente perdido, mas, dependendo da agilidade e da inteligência, ainda podemos salvar alguma coisa.
A torcida fará a sua parte apoiando, se a decisão for acertada e se os reforços vierem. Mas também usará seu papel de protestar se tudo continuar nesse teatro de horrores em que nos encontramos.
Muitos me ligaram e perguntaram se eu sabia quem seria o novo técnico. Conversei com vários conselheiros e os nomes aparecem aos montes. Mas o nome mais forte e fácil de ser contratado nesse instante, pelo que senti, é o de Levir Culpi. Posso estar enganado, mas ele deve ser a bola da vez. E que Deus nos proteja.
Paulo, ha uma possibilidade náo comentada, a do atual presidente morrer, você não conta com esta possibilidade?
Fernando Casal del Rey? Para ele afundar o SPFC assim como fez no passado? Como a memória das pessoas é curta…
Se o destino nos tirou Marcelo Portugal G porque não nos tira esta criatura nefasta que comanda o clube?
tris o dunga… e um jogador de qualidade pq nao é o tequinico sao os jogadors q sao ruim
Prezado Paulo,
Você escutou alguma coisa de que o São Paulo estaria na verdade é interessado em contratar o Ganso e não Elano, como tem saído na imprensa?
Ouvi de uma pessoa, confesso que sem condição alguma de se saber se era confiável ou não, pois não a conheço suficiente, que o Santos até aceitaria fazer negócio, pois está num um impasse com o atleta. Para isso, o São Paulo além de uma boa quantia em dinheiro, estaria disposto a incluir até um jogador na transação, e esse jogador seria o Casemiro.
Mas, novamente, com analiso com os pés no chão, como o caso Lugano, pois 45% do jogador pertencem à DIS, empresa que não tem bom (ou nenhum) relacionamento com o São Paulo, e isso pode ser um entrave em qualquer negociação.
Mas considerando que o São Paulo adora contratar jogadores com problemas físicos/médicos, Ganso cairia como uma luva. No Reffis, é claro.
Sei que é fofoca, mas já que estamos em época de boatos para desviar o foco da má administração, nada mais justo que comentarmos mais esse.
Régis, não ouvi nada a respeito do Ganso, mas vou tentar descobrir alguma coisa. Sobre o Elano a fonte é muito confiável: é o próprio presidente do Santos, que esteve na Jovem Pan e com quem eu conversei.
O problema não é técnico e sim falta de vergonha na cara dos dirigentes e jogadores.
Meu filho foi gerente de uma casa noturna por mais de 3 anos (saiu no começo deste ano) e cansou de ver jogadores do São Paulo por lá. Figurinhas carimbadas principalmente domingo, segunda e terça até 4 ou 5 da manhã. As vezes de quinta e sexta, mas alguns jogadores não gostavam desses dias porque tem muita gente e a exposição é maior.
Todos esses jogadores bebiam. Como ficar acordado até esse horário, bebendo e ir treinar no dia seguinte? Com qual preparo ele chega para o jogo?
Alguns estão no São Paulo e confesso que tenho nojo de olhar para cara deles, por saberem que não estão jogando nada porque não querem.
Detalhe importante é que os dirigentes do clube sabem disso.
Quais seriam esses jogadores amigo?
Otima pergunta João, também quero saber. Espero que o leitor do TNWB não se esconda.
SE FOR PRA TRAZER TECNICO PORCARIA NÃO TRAZ, ESPERA ATE O FIM DO ANO VAI COM O MILTON CRUZ MESMO E TRAZ UM TECNICO DECENTE PARA NO QUE VEM ENTRARMOS COM TUDO.
INFELIZMENTE TEMOS QUE DAR 2 PASSOS PRA TRAZ PARA DAR 1 PRA FRENTE, NÃO ADIANTA SAIR FAZENDO LOUCURA , CONTRATANDO QUALQUER UM E DEPOIS FICAR IGUAL ESSE ANO SEM PLANEJAMENTO , O SPFC É MUITO GRANDE PRA FICAR COM TECNICOS MEDIANOS , FAZ UM PLANEJAMENTO SE QUER USAR GAROTOS DA BASE CONTRATE UM TECNICO QUE SAIBA TRABALHAR COM A BASE ( SUGESTÃO NEY FRANCO ), OU CONTRATE UM TECNICO QUE SE ADAPTE AOS JOGADORES DO ELENCO , SE NÃO DER O NEY FRANCO TENTE O MARCELO OLIVEIRA PELO MENOS MOSTRA UM ENTENDIMENTO PARA ARMAR O CORITIBA, SERIA UMA APOSTA EU SEI MAS PELO MENOS É ALGUEM QUE ESTA EM ALTA , E PELO AMOR DE DEUS NADA DE LEVIR CULPI, VADÃO, OSVALDO DE OLIVEIRA ESSES TECNICOS ANOS NOVENTA JA DERAM O QUE TINHAM QUE DAR.
Sobre os sócios, com todo respeito, então estamos fodidos. Torço para que o Fernando ₢asal de Rey faça algo, pois se continuarmos dependendo do Juvenal iremos cair. Não há um adversário que não fale para mim, logo após aquela coletiva infeliz de terça: ” nossa, seu presidente é meio doidão, hein?”. Nunca houve um presidente no SPFC que fizesse o torcedor passar tanta vergonha com uma coletiva. Acho que nem o Bastos Neto. É, realmente, lamentável.
O Levir Culpi foi o único técnico que nos levou à final da Copa do Brasil, que perdemos nos minutos finais da dolorosa partida contra o Cruzeiro. Mas acho que precisamos de alguém de fora. Alguém que traga algo inédito ao Brasil, pois só assim para sairmos dessa draga e escapar das previsões apocalípticas.
No mais, parabéns pelo trabalho, Paulo Pontes. O Tricolornaweb é um dos melhores sites são paulinos da internet. Mais uma vez, parabéns.
Obrigado.
SE FOR O LEVIR CULPI JURO QUE NÃO ASSISTIREI MAIS NENHUM JOGO ESTE ANO SO PODE SER BRINCADEIRA DE MAL GOSTO O JJ VIROU A CASACA E CORINTHIANO DO PODE
AHHhh, Levir Culpy não ele caiu para a série B com o Palmeiras em 2002….
Sabias palavras amigo Paulo Pontes…
O que realmente deveria mudar era a saída deste pseudo presidênte decadente e ultrapassado chamado Juvenal Juvêncio. As coisas continuarão como estão se ele não renunciar, spu realista e nada vai mudar até 2014 quando encerrar o mandato deste cara.
Tenho até medo de disputar um compeonato brasileiro forte e o time acabar caindo para a segunda divisão por conta de ditadores iguais a Dualib, Mustafá, Eurico Miranda e outros exemplos.
Torço de coração que ele saia o mais rápido possível, mais antes disso ficaremos acostumados com campanhas pífeas e passando vergonha em mata mata que não ganhamos desde 2005.
#FORAJUVENAL
“Louco é aquele que sempre faz as mesmas coisas e espera resultados diferentes”
E vamos nós com Milton Cruz denovo
Um técnico desempregado, sem títulos denovo. (Levir Culpi)
Um elenco desqualificado denovo.
Um presidente ditador denovo.
Eu só discordo quanto ao elenco desqualificado. Entendo que é um elenco acomodado e que não rende o que deveria. E isso já tem uns 4 anos que é assim. Não é um super time, mas no mercado será muito difícil encontrar peças de reposição melhores do que temos (dentro das nossas possibilidades financeiras). Temos algumas deficiências aqui e acolá, mas no papel é um bom time. Basta ver que o Coritiba e Palmeiras não tem elencos melhores que o nosso e estão na final da Copa do Brasil.
Só não há explicação do porquê que alguns jogadores atuavam tão bem em seus times anteriores e quando chegam ao Morumbi caem vertiginosamente de produção.
Técnico também parece não ser, pois Leão só chegou no final de 2011 e esse cenário se repete, como eu falei, há mais de 4 anos.
Pode ser que você esteja certo, mas eu não acho que seja acomodação.
Paulo Miranda e Edson Silva – Paulo Miranda não é ruim, mas precisaria estar inserido em um esquema muito seguro para não compremeter. Edson Silva é lento e fraco demais tecnicamente (cintura dura)
Fabricio – Aqui não existe análise. Parece ser boa pessoa, mas está repetindo o ano passado dele no Cruzeiro, portanto previsível sua temporada de contusões.
Cortez, Oswaldo, Douglas e Jadson – acredito que irão melhorar o rendimento ainda pois foram destaques em seus times.
Maicon – lento, inseguro (novo Cleber Santana)
Cícero e Casemiro – estes sim me parecem casos de acomodação.
Denilson – sacrificado em uma função que não é a sua ( volante de marcação ).
Rodolpho – bom jogador, no entanto está sacrificado por uma zaga desprotegida
Denis – goleiro somente mediano (bom reserva)
LF – ainda tem faro de gol, mas a velocidade lhe falta em alguns momentos e o temperamento explosivo pode ser prejudicial para o grupo.
EU ACREDITO QUE NÃO SEJA ACOMODAÇÃO,(TIRANDO O CASEMIRO ESSE É ACOMODADO), NA MINHA MODESTA OPINIÃO FALTA É ESQUEMA TATICO, COMO NOS NÃO TEMOS BONS ZAGUEIROS EXCEÇÃO DO RODOLFO E NEM VOLANTES DE MARCAÇÃO TEMOS QUE JOGAR FECHADO SAINDO NO CONTRA ATAQUE USANDO A VELOCIDADE DO LUCAS E TORCER PARA O JADSON SER MAIS CONSTANTE NAS PARTIDAS
Edson Silva e Maicon foram muito bem no Figueirense no ano passado. Inexplicavelmente no São Paulo não jogam nada. Tinha referências muito boas de um colega de Santa Catarina de que Maicon foi o maior responsável pelo sucesso do time no ano passado (O Figueirense terminou o ano na frente do São Paulo). O jogador que está no Morumbi não pode ser o mesmo que ele citou.
Edson Silva realmente ele alertou para um futebol limitado, mas que daria, no mínimo, um bom reserva. Para mim, nem isso.
E João Felipe e Fernandinho. Não são jogadores ruins, mas no Morumbi parece que desaprenderam a jogar. Por que? Se o tal de Romarinho tivesse vindo ao Morumbi, seria mais do mesmo.
Acho que pode ser a solução. Aí saberemos quem vai Levir a Culpi pelos maus resultados.
Se for Levir Culpi é melhor tirar licença de torcedor até o final do ano. Todavia, a parte boa, é que se for com a camisa do São Paulo lá no restaurante dele em Curitiba, com certeza, vai ter um bom desconto.
Pelo amor de Deus, se vir esse Levir Culpi, ai fecha a conta e passa a régua.
Acho que as organizadas e torcedores da capital deveriam protestar ao máximo, e se vir esses dinossauros, ja deveriam pedir a cabeça.