São Paulo empata com o Bahia na ida da semi da Copa do Brasil sub-17

As equipes sub-17 de Bahia e São Paulo protagonizaram um embate eletrizante nesta terça-feira, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Pela ida da semifinal da Copa do Brasil da categoria, os times empataram em 4 a 4. Brenno (2), Angelo e Lino marcaram para os paulistas. Richarllyson (2), Lyan e Dell anotaram para os mandantes.

As equipes voltam a se enfrentar na próxima terça-feira, às 16h (de Brasília), no CFA Laudo Natel, em Cotia.

 

O São Paulo terminou o primeiro tempo atrás do placar. O Bahia conseguiu furar a defesa do Tricolor Paulista e foi para o intervalo vencendo por 2 a 0.

Em desvantagem, o time são-paulino intensificou a partida na segunda etapa, marcou quatro gols e conseguiu a virada. No entanto, o Bahia reagiu, diminuiu logo após o quarto gol e deixou tudo igual nos acréscimos do duelo.

Lucas e Oscar desfalcam time no Paraguai; André Silva segue como titular

Antes de viajar para Assunção, capital do Paraguai, onde enfrenta o Libertad no estádio La Huerta nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores, o São Paulo treinou no CT da Barra Funda nesta terça e encerrou a preparação para o confronto.

Fora do time desde que se machucou em 10 de março, na eliminação do Tricolor contra o Palmeiras na semifinal do Paulistão, Lucas já desfalcou a equipe em sete partidas. E, como ainda tem dores, seguirá como ausência.

Já Oscar se recupera de lesão na posterior da coxa esquerda e também não entrará em campo. Além deles, Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Arboleda (sobrecarga muscular na coxa esquerda), Pablo Maia (cirurgia ligamentar no tornozelo direito) e Calleri (ruptura no LCA do joelho esquerdo) são os desfalques do São Paulo para a partida.

Luiz Gustavo, inclusive, esteve acompanhando as atividades no CT. Após passar por retorno médico, o volante segue em repouso e cumprindo o protocolo de recuperação.

André Silva, artilheiro do time no ano com sete gols marcados, seguirá como titular do ataque tricolor ao lado de Ferreirinha e Lucas Ferreira. No meio-campo, o garoto Matheus Alves deve manter a posição e a confiança do treinador argentino.

Assim, o São Paulo pode ter Rafael, Cédric Soares, Ruan Tressoldi, Alan Franco e Enzo Díaz; Alisson, Marcos Antônio e Matheus Alves; Lucas Ferreira, Ferreirinha e André Silva.

Com quatro pontos, equipe de Zubeldía vem de uma vitória e um empate no torneio e está na vice-liderança do Grupo D, atrás do próprio Libertad, que tem seis.

Em recuperação, Luiz Gustavo acompanha último treino do São Paulo

Na manhã desta terça-feira, o São Paulo encerrou a preparação para o duelo contra o Libertad-PAR, válido pela 3ª rodada do Grupo D da Libertadores. Luiz Gustavo, que se recupera de um tromboembolismo pulmonar, acompanhou a atividade.

O volante de 37 anos segue em repouso e cumprindo o protocolo de recuperação. Luiz Gustavo ficou internado por três dias e desfalcou o São Paulo nas últimas cinco partidas.

Após aquecimento, o técnico Luiz Zubeldía separou o grupo para um trabalho tático posicional e de bolas paradas. Participaram das atividades os titulares para o confronto. O restante do elenco participou de um trabalho de posse de bola e jogos em espaço reduzido.

O meia-atacante Lucas Moura trabalhou no gramado do CT da Barra Funda, mas ainda desfalca o Tricolor. Em recuperação de um trauma no joelho direito, o camisa sete trabalhou com a fisioterapia no campo. Ele desfalca o São Paulo desde o início de março e ainda não jogou nesta edição da Libertadores.

O zagueiro Arboleda, que lida com uma sobrecarga muscular na coxa esquerda, permaneceu na parte interna do CT e não trabalhou com o grupo. Assim, também pode desfalcar a equipe de Luis Zubeldía. O equatoriano ficou de fora do San-São de domingo, vencido pelo time são-paulino por 2 a 1.

O volante Pablo Maia (cirurgia no tornozelo direito), o meia Oscar (lesão na região posterior da coxa esquerda) e o atacante Henrique (lesão de sindesmose no tornozelo esquerdo) também trabalharam internamente, com foco em exercícios específicos.

O atacante Calleri, por sua vez, passará por cirurgia nesta quarta-feira. O camisa nove teve constatada lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo.

Assim, uma provável escalação do São Paulo tem: Rafael; Cédric Soares, Ferraresi, Alan Franco e Enzo Díaz; Alisson, Marcos Antônio e Matheus Alves; Lucas Ferreira, André Silva e Ferreira.

O duelo acontece nesta quarta-feira, no Estádio Tigo La Huerta, em Assunção, no Paraguai, às 21h30 (de Brasília). A delegação são-paulina embarca ainda nesta tarde.

O São Paulo mira voltar a vencer no torneio continental após empatar em 2 a 2 com o Alianza Lima-PER, na última rodada. O Tricolor ocupa a segunda posição do Grupo D, com quatro pontos, dois a menos que o Libertad-PAR.

Lesionado, Calleri já tem data marcada para passar por cirurgia

Jonathan Calleri já tem data marcada para realizar a cirurgia de reparação do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, rompido durante o empate entre Botafogo e São Paulo, no último dia 16 de abril, pelo Campeonato Brasileiro.

Calleri passará por um procedimento cirúrgico na manhã desta quarta-feira. A partir daí o atacante irá cumprir um primeiro período em repouso antes de iniciar a fisioterapia no CT da Barra Funda.

Há uma remota chance de Calleri voltar a ficar à disposição no fim da temporada, dependendo da velocidade de sua recuperação, mas não há no São Paulo expectativas de contar com o camisa 9 no mais alto nível ainda em 2025.

 

Jonathan Calleri não vinha vivendo uma grande fase com a camisa do São Paulo. Em 18 jogos neste ano, o argentino marcou somente três gols, anotando também quatro assistências.

Calleri chegou, inclusive, a ter sua titularidade, antes incontestável, debatida por torcedores e imprensa devido ao seu desempenho aquém das expectativas. O técnico Luis Zubeldía, entretanto, vinha bancando o argentino entre os 11 iniciais da equipe tricolor.

Sem Calleri, André Silva tem sido o escolhido para preencher a lacuna no setor ofensivo do São Paulo. Com isso, o garoto Ryan Francisco, joia das categorias de base e craque da Copinha, conquistada pela equipe sub-20 tricolor neste ano, passa a ser o substituto direto como “camisa 9”.

Ferreira tenta repetir feito de atletas do SP que engataram sequência

Foram dois gols contra o Alianza Lima-PER, um contra o Cruzeiro, um contra o Botafogo e um contra o Santos. Em quatro partidas consecutivas, cinco gols marcados. A fase de Ferreirinha no São Paulo é muito especial e tem sido fundamental para a reação da equipe, apesar dos desfalques.

Nesta quarta-feira, diante do Libertad, no Paraguai, pela terceira rodada da Conmebol Libertadores, o atacante buscará marcar pelo quinto jogo seguido. Algo que, no elenco atual do Tricolor, o atacante Luciano já conseguiu fazer na temporada de 2022.

Naquele ano, o atual camisa 10 do Tricolor marcou em seis partidas consecutivas. Foi um total de oito gols marcados nos jogos contra Universidad Católica (2x) pela Sul-Americana, Atlético Goianiense (2x), novamente Universidad Católica, Palmeiras, Fluminense e Internacional.

As maiores marcas da história do clube, segundo informações reunidas pelo historiador Michael Serra, pertencem aos ídolos Friedenreich e Waldemar de Brito, que nos anos 1930 conseguiram marcar por 11 partidas consecutivas. Careca, em 1983, marcou em nove jogos seguidos pelo Tricolor.

Camisa 11 do São Paulo, Ferreira passou os primeiros 12 jogos da temporada em branco e depois deslanchou. Em 2024, fez oito em 49 jogos e agora tem a meta de aumentar a marca.

– Eu nunca coloco uma meta, um número limite. Sempre quero fazer o máximo de gols possíveis. Se você faz oito, quer fazer nove. Se faz nove, quer fazer 10, 11, 12 e assim por diante. Não tem limite, quero o máximo de gols possíveis em cada temporada – projetou, ao ge.

 

Fonte: Globo Esporte

SP volta a enfrentar o Libertad após eliminação na Sul-Americana de 2011

O São Paulo visita o Libertad, nesta quarta-feira, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Deste modo, o Tricolor Paulista volta a enfrentar o adversário paraguaio desde a eliminação na Copa Sul-Americana de 2011, nas oitavas de final.

Na ocasião, o São Paulo até saiu em vantagem no confronto. No jogo de ida, no MorumbiS, Luis Fabiano marcou o único gol da partida e garantiu o triunfo por 1 a 0. Foi o primeiro tento do atacante em seu retorno ao clube, após algumas partidas em branco. O camisa 9 aproveitou assistência de Dagoberto, dominou no peito e finalizou forte, já no segundo tempo.

A expectativa era de que o São Paulo confirmasse a classificação no Paraguai, mas não foi o que aconteceu. No jogo de volta, no Estádio Nicolás Leoz, o Libertad foi superior e venceu por 2 a 0, eliminando o Tricolor da competição. A partida marcou a reestreia do técnico Emerson Leão no comando da equipe, mas o retorno não teve final feliz.

Aquele confronto de 2011 não foi o primeiro entre as duas equipes no Paraguai. Em 1945, São Paulo e Libertad empataram em 1 a 1 pelo Torneio Internacional Copa Presidente Morínigo, com gol do lendário volante Bauer.

Agora, 14 temporadas depois do duelo pela Sul-Americana, os clubes voltam a se enfrentar em uma competição continental. O São Paulo busca mudar a história no reencontro desta quarta-feira e se firmar no Grupo D da Libertadores.

Atualmente, a equipe paulista ocupa a vice-liderança do grupo com quatro pontos. O Libertad, por sua vez, é o líder, com seis.

NBB divulga agenda e transmissões da primeira semana dos playoffs

Após 306 jogos na temporada regular, os 16 melhores times do NBB 2024/25 entram em quadra para os playoffs. O mata-mata começa nesta terça-feira e promete muita emoção. As séries de oitavas de final serão em uma melhor de cinco jogos, com o primeiro jogo na casa da equipe com campanha inferior.

 

Confira o calendário de jogos e transmissões:

Terça-feira (22/04)
19h30 – Unifacisa x Pinheiros – Arena Unifacisa – YouTube NBB, Rede Ita e BasquetPass
20h15 – Paulistano/CORPe x Bauru Basket – Antonio Prado Jr. – ESPN e BasquetPass

Quarta-feira (23/04)
19h30 – Farma Conde/São José Basketball x R10 Score Vasco da Gama – Farma Conde Arena – YouTube NBB e BasquetPass
20h30 – Caxias do Sul Basquete x Flamengo – Ginásio do Sesi – sportv, FlamengoTV+ e BasquetPass

Quinta-feira (24/04)
19h30 – Pato Basquete x Sesi Franca – Ginásio do Sesi – YouTube NBB e BasquetPass
20h – São Paulo x CAIXA/Brasília Basquete – MorumBis – BasquetPass e Dois Por Cento TV

Sexta-feira (25/04)
19h30 – Bauru Basket x Paulistano/CORPe – Panela de Pressão – YouTube NBB e BasquetPass
20h – Pinheiros x Unifacisa – Poliesportivo Henrique Villaboim – YouTube NBB, Rede Ita e BasquetPass
20h – Corinthians x Ceisc/União Corinthians – Wlamir Marques – YouTube NBB e BasquetPass

Sábado (26/04)
17h – R10 Score Vasco da Gama x Farma Conde/São José Basketball – São Januário – TV Cultura, YouTube NBB e BasquetPass
18h – Desk Manager Mogi Basquete x KTO Minas – Prof. Hugo Ramos – YouTube NBB e BasquetPass

Domingo (27/04)
11h – Pinheiros x Unifacisa – Poliesportivo Henrique Villaboim – YouTube NBB, Rede Ita e BasquetPass
11h – Flamengo x Caxias do Sul Basquete – Tijuca Tênis Clube – sportv, FlamengoTV+ e BasquetPass
18h – Bauru Basket x Paulistano/CORPe – Panela de Pressão – YouTube NBB e BasquetPass

São Paulo se reapresenta após vencer o Santos

O São Paulo se reapresentou nesta segunda-feira no CT da Barra Funda e iniciou os trabalhos para enfrentar o Libertad, do Paraguai, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. No último domingo, em partida no Morumbis, o Tricolor venceu o Santos por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro.

Como de costume, os atletas que participaram de mais minutos no San-São cumpriram um trabalho regenerativo, composto por um circuito de recuperação na academia seguido de uma leve corrida no gramado do CT.

Já o restante do grupo do São Paulo iniciou o dia com exercícios de mobilidade e de fundamentos técnicos. Após isso, comandados por Luís Zubeldia, os jogadores fizeram um trabalho com enfoque em posse de bola, outro de enfrentamento e, ao final, um jogo em campo reduzido.

Para o confronto contra o Libertad, o São Paulo não poderá contar com algumas peças importantes. Lucas Moura, fora desde o início de março por conta de um problema no joelho direito, segue com dores e é desfalque.

Além do camisa 7, o Tricolor está sem Oscar, que segue em recuperação de uma lesão na parte posterior da coxa esquerda, Luiz Gustavo, que trata um quadro de tromboembolismo pulmonar, Pablo Maia, em recuperação de uma cirurgia no ligamento do tornozelo direito, e Calleri, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e tem cirurguia programada para esta quarta.

O São Paulo visita o Libertad nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Tigo La Huerta, no Paraguai. O Tricolor mira a liderança do Grupo D, já que tem quatro pontos e mede forças contra o líder, que tem seis.

Comitê de Especialistas da CBF reconhece pênalti de Brazão em Alves

O CCEI (Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais) da CBF reconheceu nesta segunda-feira um pênalti de Gabriel Brazão, do Santos, em cima do meia Matheus Alves, do São Paulo, no San-São, disputado neste domingo, no Morumbis. No campo, a arbitragem não marcou a penalidade.

O lance em questão ocorreu aos 17 minutos do segundo tempo do clássico, válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Alves invadiu a área e tentou driblar Brazão, que o atingiu com a perna ao tentar afastar a bola. O árbitro Wilton Pereira Sampaio mandou o jogo seguir.

“O parecer técnico do Comitê Internacional é de que houve pênalti no lance citado. O goleiro do Santos/SP atinge a perna do adversário antes de tocar na bola. Do ângulo de visão do árbitro, e considerando que ao final o goleiro mantém a posse da bola, é muito difícil ter a certeza necessária para marcação da penalidade máxima. A falta somente fica clara pelo ângulo da câmera atrás do gol”, afirmou o Comitê, em parecer divulgado pela CBF.

O CCEI ainda entende que, além da marcação da penalidade, o cartão amarelo também deveria ter sido apresentado a Brazão.

“Disciplinarmente, o lance é para cartão amarelo porque, apesar de impedir uma oportunidade clara de gol, a falta foi cometida no contexto de disputa da bola e, portanto, a sanção reduz de cartão vermelho para cartão amarelo”, destacou.

O Comitê discutiu o lance em reunião virtual no domingo. Participaram da discussão Nicola Rizolli, Nestor Pitana e Sandro Meira Ricci (componentes do CCEI), Rodrigo Cintra (diretor de arbitragem da CBF) e Fabricio Vilarinho (integrante da comissão de arbitragem da CBF).

Após o jogo, o São Paulo reclamou publicamente do lance em questão. O Tricolor publicou em suas redes sociais um vídeo em câmera lenta da jogada, com a legenda “Segue o jogo?”.

O Tricolor venceu o Santos por 2 a 1 e conquistou sua primeira vitória no Brasileiro. Já o Peixe amargou a terceira derrota no torneio. A equipe do Morumbis ocupa a 10ª posição, com sete pontos, enquanto o Alvinegro aparece na 17ª colocação, com quatro.

Veja o parecer do CCEI na íntegra

“O parecer técnico do Comitê Internacional é de que houve pênalti no lance citado. O goleiro do Santos/SP atinge a perna do adversário antes de tocar na bola. Do ângulo de visão do árbitro, e considerando que ao final o goleiro mantém a posse da bola, é muito difícil ter a certeza necessária para marcação da penalidade máxima. A falta somente fica clara pelo ângulo da câmera atrás do gol. Disciplinarmente, o lance é para cartão amarelo porque, apesar de impedir uma oportunidade clara de gol, a falta foi cometida no contexto de disputa da bola e, portanto, a sanção reduz de cartão vermelho para cartão amarelo.”

Lucas Moura deve seguir fora em jogo do São Paulo no Paraguai

Lucas Moura ainda não deve reforçar o São Paulo diante do Libertad, do Paraguai, em compromisso do Tricolor pela terceira rodada da Conmebol Libertadores, na quarta-feira, em Assunção.

Fora do time desde que se machucou em 10 de março, na eliminação do Tricolor contra o Palmeiras na semifinal do Paulistão, o camisa 7 já desfalcou a equipe em sete partidas. E, como ainda tem dores, deve seguir como ausência.

Antes da vitória por 2 a 1 contra o Santos, no Morumbis, o meio-campista disse que ainda não há nenhum prazo para o seu retorno.

– Infelizmente, eu não pude estar hoje. Gostaria muito, estou louco para voltar, para estar em campo ajudando os meus companheiros, mas existe um prazo biológico para respeitar, para poder recuperar, cicatrizar a lesão, que não foi tão simples quanto a gente imaginava. Mas estou recuperando bem, se Deus quiser mais uns dias eu vou estar de volta.

Além de Lucas Moura, o São Paulo seguirá sem Oscar (lesão na posterior da coxa esquerda), Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Pablo Maia (cirurgia ligamentar no tornozelo direito) e Calleri (ruptura no LCA do joelho esquerdo). O atacante argentino deve operar na quarta-feira.

O técnico Luis Zubeldía, porém, deve contar novamente com sua dupla de zaga titular. Arboleda, com uma sobrecarga muscular na coxa esquerda, ficou fora do clássico, mas deve retomar as atividades com o grupo. Alan Franco, que ficou no banco, também está 100% para retornar a jogar:

– Alan Franco é um dos jogadores com mais minutos. A área médica vinha falando dele no jogo anterior, então foi importante recuperá-lo. E Sabino precisava fazer um bom jogo como fez hoje. Foi “win-win” (ganha-ganha). Ganhamos nos dois lados – explicou o treinador do São Paulo.