No ar a edição nº 1624 desta quinta-feira, 24 de abril de 2025. Em destaque a análise dos principais assuntos do dia. Ouça comigo.
Arquivos
São Paulo quer manter Marcos Antônio e Ruan e discute estratégias
O São Paulo tem interesse em comprar o volante Marcos Antônio e o zagueiro Ruan, que estão emprestados ao clube até 30 de junho deste ano. Em crise financeira, porém, o Tricolor discute estratégias para conseguir manter a dupla definitivamente.
Marcos Antônio está emprestado pela Lazio e Ruan pertence ao Sassuolo, ambos da Itália. A dupla tem estipulado no contrato do valores para a compra: cerca de R$ 25,5 milhões pelo volante e R$ 27 milhões pelo zagueiro.
Mesmo com um pagamento parcelado, o São Paulo entende que não é possível concretizar a compra de Marcos Antônio e Ruan em 2025, porque extrapolaria o teto de gastos estipulado pelo fundo de investimento em direitos creditórios (FIDC).
Por questões contábeis, o Tricolor entende que o valor que será lançado no próximo balanço financeiro se as compras forem concretizadas será o total, não apenas a parcela a ser paga neste ano. A negociação de Marcos Antônio, por exemplo, seria dividida em três parcelas, mas como o total da operação seria contabilizado, o que praticamente inviabiliza a negociação nestes moldes.
Neste momento, a diretoria do São Paulo busca alternativas. A principal delas é tentar prorrogar os empréstimos de Marcos Antônio e Ruan por pelo menos mais seis meses, “empurrando” as compras para 2026. Desta maneira, o Tricolor entende que será possível, depois, garantir a permanência da dupla em definitivo.
Ainda há, inclusive, a possibilidade de Marcos Antônio ativar a cláusula de obrigatoriedade de compra, caso atue por pelo menos 45 minutos em mais da metade das partidas do São Paulo no período de empréstimo. Mas, mesmo se isso acontecer, o Tricolor vai tentar prorrogar o empréstimo. Ruan está mais distante de sua meta.
Independentemente de objetivos estabelecidos em contrato, o São Paulo entende que os dois jogadores são importantes para o elenco do técnico Luis Zubeldía. Por causa de problemas físicos recentes no elenco, ambos viraram titulares. Além disso, o Tricolor vê em Marcos Antônio (24 anos) e Ruan (25) potencial para vendas futuras, o que aumenta a importância da compra.
Em 2025, Marcos Antônio fez 12 jogos pelo São Paulo. Já Ruan entrou em campo nove vezes. Ambos foram titulares na vitória tricolor por 2 a 0 sobre o Libertad, na última quarta-feira, no Paraguai.
Fonte : Globo Esporte
Nota do PP: fazer estratégia para gastar mais de R$ 50 milhões nestes dois, me obriga a perguntar: quem está levando quanto?
Lucas inicia transição física e treina com parte do elenco
O retorno de Lucas aos gramados está cada vez mais próximo. Nesta quinta-feira, o camisa sete iniciou a transição física no CT da Barra Funda e treinou com parte do elenco do São Paulo.
O meia-atacante segue se recuperando de um trauma no joelho direito que o afastou dos últimos oito jogos do São Paulo na temporada. Com a preparação física, o jogador de 32 anos trabalhou com os jogadores que não viajaram ao Paraguai, onde a equipe venceu o Libertad, por 2 a 0, nesta quarta-feira, pela Libertadores.
Lucas desfalca o São Paulo desde a derrota de 1 a 0 para o Palmeiras, pela semifinal do Campeonato Paulista, no dia 10 de março. Na ocasião, o camisa sete saiu de campo no final do segundo tempo.
Antes da lesão, Lucas vinha sendo um dos principais nomes do time no ano, participando de 11 dos 14 jogos do Estadual. Ao todo, o atleta contribuiu com três gols e uma assistência.
Apesar do retorno aos gramados, a presença de Lucas no próximo jogo do São Paulo ainda é uma incógnita. A tendência é que o meia possa voltar no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, contra o Náutico, na próxima quarta-feira.
O Tricolor volta a campo neste sábado para enfrentar o Ceará, no Castelão, em Fortaleza, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 18h30 (de Brasília).
Júlio Casares elogia base após vitória no Paraguai
O São Paulo venceu o Libertad por 2 a 0 em Assunção, no Paraguai, na Libertadores, pela terceira rodada da fase de grupos. Os jogadores jovens fizeram a diferença e o presidente da equipe, Julio Casares, elogiou os atletas em suas redes sociais.
“Eles vêm subindo. A força da nossa base é uma realidade! Made in Cotia! Seguimos!”, publicou o mandatário.
Lucas Ferreira foi o nome do Tricolor na partida. O meia de 18 anos marcou o seu primeiro gol como profissional na partida contra o Libertad. Em 2024, Lucas foi o autor do gol que deu o título da Copa do Brasil sub-20 ao São Paulo, na virada por 3 a 2 sobre o Palmeiras. Em 2025, participou da campanha vencedora do São Paulo na Copinha, marcando três gols na competição.
Matheus Alves também é um nome vindo de Cotia que tem se destacado no Tricolor. No último domingo, contra o Santos, pelo Brasileiro, o jogador deu sua primeira assistência no profissional e foi eleito o melhor em campo.
O São Paulo é o décimo colocado no Brasileirão, com sete pontos. Neste sábado, a equipe visitará o Ceará, às 18h30 (de Brasília).
São Paulo chega à maior sequência invicta de sua história na Libertadores
O São Paulo do técnico Luis Zubeldía chegou à maior sequência invicta de sua história na Libertadores nesta quarta-feira ao vencer o Libertad, no Paraguai, por 2 a 0, pela terceira rodada do Grupo D da competição. O Tricolor não perde no torneio há 12 jogos, todos sob o comando do argentino.
A última derrota do São Paulo na Libertadores aconteceu em abril de 2024. Na ocasião, o Tricolor perdeu por 2 a 1 para o Talleres, em Córdoba, ainda sob o comando do técnico Thiago Carpini, que seria demitido pouco depois.
“São dados que não gosto, e digo com toda sinceridade, me incomoda essa situação de dados. Creio que o mais importante, e digo com toda sinceridade, são as três Libertadores e os três Mundiais do São Paulo. Isso está acima de qualquer outro registro. O que tratamos agora em 2025 é poder representar essa história rica da melhor maneira”, disse Zubeldía.
Embora tenha tentado minimizar os números, a marca atingida pelo treinador argentino é bastante expressiva. Além de ser um dos responsáveis pela maior sequência invicta do São Paulo na Libertadores, Zubeldía também é um dos poucos que comandaram o time em mais de uma edição do torneio, ao lado de Muricy Ramalho, Telê Santana e José Poy.
“É uma equipe que está em construção, crescimento, e também cabe dizer que foi um jogo difícil [contra o Libertad], com todas as circunstâncias, poderiam empatar no pênalti, poderiam ter feito gol no primeiro tempo, mas ainda assim vi jogadas da equipe que nos representa e representa algo do São Paulo que todos imaginamos. É um passo a mais que temos que seguir dando na Copa Libertadores”, prosseguiu.
Com a vitória sobre o Libertad no confronto direto pela liderança do Grupo D da Libertadores, o São Paulo agora ocupa a primeira colocação da chave, com sete pontos, enquanto os rivais paraguaios caíram para o segundo lugar, com seis tentos.
Vir aqui e ganhar não é fácil. Pela história do São Paulo deveria ser assim, mas não é fácil. Trabalhei no Paraguai e me despediram [do Cerro Porteño] por perder as oitavas de final [da Libertadores] contra o Palmeiras. Os paraguaios sonham em conquistar uma copa internacional, para eles representa muito. Não é fácil chegar aqui e ganhar. Temos que ir por esse caminho”, concluiu o técnico são-paulino.
Rafael revela estratégia para induzir erro em pênalti contra o São Paulo
Rafael vem sendo um dos grandes destaques do São Paulo nos últimos jogos. Nesta quarta-feira, na vitória por 2 a 0 sobre o Libertad, pela Libertadores, o goleiro mais uma vez foi decisivo, protagonizando boas defesas, mas, sobretudo, induzindo Melgarejo ao erro na cobrança de pênalti que poderia mudar os rumos do jogo.
No segundo tempo, logo após abrir o placar, o São Paulo amargou um pênalti a favor do Libertad por toque na mão de Wendell na bola dentro da área. Melgarejo foi para a cobrança, sem tomar distância, e ao ver que Rafael não se deslocou, foi obrigado a arriscar uma batida mais difícil, buscando o ângulo, e, com isso, carimbou o travessão.
“A gente estuda os adversários e estudava ele. O que tentei fazer ali foi não definir antes. Ele é um cara que toma pouca distância para a bola e decide no último minuto. Causei uma dificuldade grande, porque não saí em nenhum momento, por isso que nem caí. Foi uma jogada oriunda de uma falta no Alisson antes, uma bola que resvalou no Wendell. Saímos daqui com um placar merecido e com os três pontos”, comemorou Rafael em entrevista à ESPN.
O goleiro do São Paulo esteve presente em todos os últimos 12 jogos do São Paulo na Libertadores, nos quais a equipe não perdeu. É a maior invencibilidade da história do Tricolor na competição. Luciano é o outro atleta que esteve em campo em todas essas partidas.
O São Paulo volta a entrar em campo no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o Ceará, na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro.
Zubeldía minimiza pressão no São Paulo após nova vitória
Luis Zubeldía respirou aliviado após mais uma importante vitória nesta quarta-feira, contra o Libertad, por 2 a 0, no Paraguai, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O técnico argentino vinha lidando com uma forte pressão pela falta de bons resultados e de um desempenho convincente do São Paulo, mas, aparentemente, não tem ligado muito para as críticas externas.
“Não é um momento de pressão, é um momento em que se fala muito. O futebol tem essa expressão, a paixão está em jogo, a parte financeira está em jogo, a história está em jogo. O futebol representa muito para a sociedade, há pressão, mas são apenas conversas”, comentou.
“Essa mesma situação tive em outras equipes. Na LDU, antes de sair campeão equatoriano e da Sul-Americana, tive uma conversa com pessoas da torcida. Sempre me questionavam sobre um jogador. Esse jogador fez o gol na final da Sul-Americana. Simplesmente marco o que creio. Se creio que estamos criticando alguém muito cedo, calma. No decorrer dos dias, dos meses, do ano, vamos melhorar. É uma conversa. Temos que gerenciar isso de maneira natural”, completou.
Além da falta de resultados e desempenho, Zubeldía vinha sendo pressionado por não dar muitas oportunidades aos jovens das categorias de base do São Paulo. Nomes como Lucas Ferreira, Matheus Alves e Ryan Francisco não vinham ganhando muito espaço, mas, recentemente, têm entrado em campo com mais frequência. Nesta quarta-feira, por exemplo, foi Lucas Ferreira quem abriu o placar para o Tricolor contra o Libertad.
“Que valorizem onde estão, tenham paciência. As redes sociais às vezes são nocivas para atletas. É preciso administrar a ansiedade. Já querem jogar e ser protagonistas. É preciso acalmar um pouco os garotos. Tem que trabalhar, evoluir com humildade e priorizar o grupo. Mas, o São Paulo trabalha bem essa parte, há boa gente, então é mais fácil proteger os garotos”, prosseguiu.
“É questão de ir conhecendo. Eles estão indo cada vez melhor e há jogadores que não estão jogando agora e que podem agregar à equipe, como Igor, Ryan, Rodriguinho. É um bom ponto de partida e temos que seguir trabalhando”, concluiu.
Mais alinhado com as expectativas da torcida e, aos poucos, resgatando o bom futebol do São Paulo, apesar dos importantes desfalques, como Lucas e Calleri, Luis Zubeldía terá dias muito mais leves pela frente após os triunfos no clássico contra o Santos e no confronto direto pela liderança do Grupo D da Libertadores, contra o Libertad.
André Silva vai às redes, mas lamenta ‘gol feito’ perdido
André Silva foi um dos autores dos gols do São Paulo na vitória por 2 a 0 sobre o Libertad, nesta quarta-feira, no Paraguai, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O atacante, entretanto, reconheceu que poderia ter tido um desempenho ainda melhor, caso não tivesse desperdiçado um “gol feito” no início do jogo.
“Tive a infelicidade no primeiro lance, tinha que ter feito o gol, estou aqui para isso. Assumo a responsabilidade, mas batalhei o jogo todo para fazer o gol. Quero continuar assim, dando alegria para os meus companheiros, para o clube, para a torcida e para a minha família. Foi um jogo difícil, a cara do São Paulo. São Paulo é isso aí”, disse André Silva à ESPN.
O gol desta quarta-feira foi o oitavo de André Silva pelo São Paulo na atual temporada. O atacante é o artilheiro da equipe em 2025 e soma três jogos consecutivos balançando as redes.
“Agradecer a Deus por tudo que estou vivendo aqui no São Paulo. Agradecer à minha família, a esse grupo, à torcida, que compareceu mais uma vez, aqui no Paraguai. A Libertadores é um campeonato muito difícil, mas muito lindo”, completou.
Sem Calleri, operado nesta quarta-feira para reparar uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, André Silva deve continuar tendo oportunidades como centroavante nos próximos jogos. É a grande chance para o centroavante provar que pode, sim, ser titular do São Paulo.
Lucas Ferreira celebra 1º gol pelo profissional do São Paulo
Lucas Ferreira foi o herói do São Paulo nesta quarta-feira, na vitória por 2 a 0 sobre o Libertad, no estádio La Huerta, em Assunção, no Paraguai, pela terceira rodada do Grupo D da Copa Libertadores. Autor do primeiro gol tricolor, o garoto revelado nas categorias de base balançou as redes pela primeira vez como profissional e deixou o campo com um sorriso de orelha a orelha.
“Sensação muito incrível de fazer meu primeiro gol [pelo profissional] na Libertadores e sair com 2 a 0. Só agradecer a essa torcida maravilhosa”, disse Lucas Ferreira em entrevista à ESPN.
“Muita raça, dedicação. Foi muito trabalho na semana. Graças a Deus, saímos com a vitória e seguimos”, concluiu.
Aos 18 anos, Lucas Ferreira foi promovido pelo técnico Luis Zubeldía após o título da Copinha, em que foi um dos destaques da equipe sub-20 do São Paulo. Desde então, o garoto passou a ser introduzido gradativamente na equipe principal e tem ganhado bastante espaço com as lesões de Lucas e Oscar.
Lucas Ferreira já soma dez partidas pelo time profissional tricolor. O meia-atacante, inclusive, foi titular nos últimos dois compromissos do São Paulo na Libertadores, contra Alianza Lima, no Morumbis, e Libertad, nesta quarta-feira, no Paraguai.
Com a vitória em Assunção, o São Paulo assumiu a liderança do Grupo D da Libertadores, indo a sete pontos. O Libertad, por sua vez, caiu para o segundo lugar, se mantendo com seis tentos.
O Tricolor volta a entrar em campo no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o Ceará, na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro.
Opinião de são-paulino: Libertad 0 x 2 São Paulo
Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, aqui o espaço é seu. Use-o para elogiar, comentar, criticar, cornetar, enfim, diga o que achou da vitória do São Paulo sobre o Libertad , em Assunção, pela Libertadores.