Lucas, Oscar e Pablo Maia trabalham com bola e avançam em recuperação

Nesta sexta-feira, no CT da Barra Funda, o São Paulo encerrou sua preparação para enfrentar o Ceará, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Em processo de transição, Lucas, Oscar e Pablo Maia trabalharam com bola e avançaram em suas respectivas recuperações.

“Lucas (trauma no joelho direito) fez parte dos trabalhos com o grupo atuando como curinga, além de seus exercícios específicos da transição”, escreveu o clube paulista.

O retorno de Lucas aos gramados está cada vez mais próximo. Ele desfalca o São Paulo desde a derrota de 1 a 0 para o Palmeiras, pela semifinal do Campeonato Paulista, no dia 10 de março. Na ocasião, o camisa sete saiu de campo no final do segundo tempo. A tendência é que o meia possa voltar no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, contra o Náutico, na próxima terça-feira.

“O meia Oscar também foi ao campo, onde realizou exercícios com bola sob a supervisão do fisioterapeuta Betinho e uma corrida. O camisa 8 se recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda”, continuou.

Na partida do dia 02/04, pela estreia da Libertadores, Oscar iniciou na equipe titular de Zubeldía e jogou no sacrifício na vitória de 1 a 0 sobre o Talleres. Após o duelo, o próprio atleta, que deixou o jogo aos 22 minutos do segundo tempo, revelou que não estava em plenas condições físicas e, desde então, se recupera no CT da Barra Funda.

“O volante Pablo Maia, que se recupera de cirurgia no tornozelo direito, mudou de estágio e passou a trabalhar no gramado com a preparação física, juntando-se a Lucas na etapa de transição”, complementou.

Pablo Maia teve de ser submetido a um procedimento cirúrgico após se machucar no duelo com o São Bernardo, pela última rodada da primeira fase do Paulistão. Acreditava-se que o volante só voltaria aos gramados no segundo semestre, porém, pela velocidade de sua recuperação, seu retorno pode, sim, ser antecipado.

O Tricolor volta a campo neste sábado para enfrentar o Ceará, no Castelão, em Fortaleza, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 18h30 (de Brasília).

Arboleda segue em tratamento e desfalca São Paulo contra o Ceará

Nesta sexta-feira, no CT da Barra Funda, o São Paulo encerrou sua preparação para enfrentar o Ceará, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Ainda em processo de recuperação, o zagueiro Arboleda desfalcará o clube paulista no duelo que ocorre neste sábado, no Castelão, a partir das 18h30 (de Brasília).

“O zagueiro Arboleda, com uma sobrecarga muscular na coxa esquerda, fez trabalhos individualizados e seguirá fora da delegação”, declarou o Tricolor.

Isso porque no intervalo da partida contra o Alianza Lima, o defensor foi substituído por Luis Zubeldía após sentir um desconforto na coxa esquerda.

O São Paulo confirmou que o defensor equatoriano não teve nenhuma lesão diagnosticada, mas o núcleo de saúde do clube entende que o jogador vem lidando com uma sobrecarga física que pode acabar se transformando em lesão se o mesmo não for preservado.

Desta maneira, Arboleda é o quinto jogador presente no departamento médico do São Paulo. Lucas (dores no joelho direito), Oscar (lesão muscular na coxa esquerda), Pablo Maia (lesão ligamentar no tornozelo direito) e Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar) são os outros quatro nomes que seguem de fora.

Desta forma, a escalação do Tricolor deve contar com: Rafael; Ferraresi, Ruan e Alan Franco; Igor Vinicius, Bobadilla, Alisson (Marcos Antônio), Luciano e Enzo Díaz (Wendell); Lucas Ferreira e Ryan Francisco (André Silva).

SP vai ao mercado em busca de novo patrocinador após saída de parceiro

O departamento de marketing do São Paulo está no mercado em busca de um novo patrocinador que ocupe os ombros da camisa de treino e de jogo da equipe profissional, espaço que vinha sendo utilizado pela empresa Viva Sorte até 17 de abril.

Num projeto de fechar contratos até 2030, data do centenário do clube, o departamento já abriu conversas com empresas interessadas na propriedade.

Na semana passada, o clube rescindiu o contrato de patrocínio com a empresa Viva Sorte, que em agosto do ano passado havia firmado acordo válido até o fim de 2026. A antiga parceira pagava R$ 18,6 milhões anuais para exibir a sua marca no uniforme tricolor.

Neste momento, o clube conta com cinco patrocinadores: Superbet (máster), Elgin (centro do tórax), Ademicon (peito), Blue Saúde (barra das costas) e ABC da Construção (parte traseira do shorts).

O ge apurou que a razão do rompimento foi um conflito de interesses da marca com a Superbet, patrocinadora máster do clube. A Viva Sorte, inicialmente uma empresa de capitalização, lançou sua própria bet em janeiro deste ano, o que vinha causando problemas para o clube.

Procurado pela reportagem, o diretor de marketing Eduardo Toni disse que não pode entrar em detalhes sobre o fim do contrato, já que existem questões jurídicas envolvidas na negociação.

O Tricolor quer cobrar da Viva Sorte o valor da multa prevista por quebra de acordo. A avaliação do clube é que, ao entrar no mercado de bets, houve uma mudança “no objeto do contrato” por parte da empresa. Caso não haja um aceite, a tendência é que a situação seja resolvida nas vias judiciais.

Segundo o site Poder360, o patrocínio do São Paulo com a Viva Sorte era avaliado em R$ 45 milhões. Até dezembro de 2024, o clube havia recebido R$ 7,8 milhões da empresa.

Nestes próximos dois anos, o clube receberia R$ 18,6 milhões anuais, pagas em parcelas mensais de R$ 1,6 milhão. Assim, o Tricolor deixará de receber aproximadamente R$ 30,8 milhões.

São Paulo encerra preparação para enfrentar o Ceará pelo Brasileiro

Nesta sexta-feira, no CT da Barra Funda, o São Paulo encerrou sua preparação para enfrentar o Ceará, em confronto válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola nesta quinta, no Castelão, a partir das 18h30 (de Brasília).

Sob o comando de Luis Zubeldía e sua comissão, os atletas que somaram mais minutos no duelo contra o Libertad focaram na recuperação física. Os demais atletas realizaram atividades de posse de bola e jogo em espaço reduzido.

 

Na sequência, o técnico argentino reuniu 13 jogadores para trabalhos táticos posicionais e de bola parada. Deste grupo sairão os 11 jogadores que formarão a equipe titular para o compromisso em Fortaleza.

Para o duelo, Lucas (dores no joelho direito), Oscar (lesão muscular na coxa esquerda), Pablo Maia (lesão ligamentar no tornozelo direito), Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Calleri (ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo) e Arboleda (sobrecarga muscular na coxa esquerda) seguem como desfalques.

Desta forma, a escalação do São Paulo deve contar com: Rafael; Ferraresi, Alan Franco, Ruan (Sabino); Cédric Soares, Alisson, Bobadilla, Matheus Alves, Enzo Díaz; Lucas Ferreira, André Silva, Ferreirinha.

Ceará x São Paulo: arbitragem é definida para jogo pelo Brasileirão

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu a escala de arbitragem para o jogo entre Ceará e São Paulo, que acontece neste sábado (26), pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será na Arena Castelão.

No apito, estará Anderson Daronco. Como assistentes, o gaúcho Rafael da Silva Alves e Luanderson Lima dos Santos, da Bahia. A cabine da arbitragem de vídeo será comandada por Diego Pombo Lopez.

Daronco é um nome polêmico em jogos do São Paulo. Em 2023, pela Copa do Brasil, foi alvo de críticas após anular um gol de Calleri contra o Palmeiras, pelas quartas de final da competição. Na ocasião, anotou falta do zagueiro Diego Costa, ex-jogador do Tricolor, em cima de Zé Rafael, ex-atleta do time alviverde. O VAR recomendou a análise e alegou não ter visto a falta, mas Daronco seguiu com a decisão.

Quanto ao Ceará, o árbitro também se envolveu em alguns jogos polêmicos. Um dos mais recentes em 2024, na final do Campeonato Cearense contra o Fortaleza, quando expulsou expulsou o goleiro Bruno Ferreira e o atacante Aylo após uma briga. O Vozão venceu nas penalidades.

Veja a escala de arbitragem completa para Ceará x São Paulo
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
Quarto Árbitro: Marcio dos Santos Oliveira (AL)
Assessor: Adriano de Carvalho (TO)
Inspetor: Luiz Carlos Camara Bezerra (RN)
Árbitro de Vídeo (VAR): Diego Pombo Lopez (BA)
AVAR: Daniel do Espírito Santo Parro (RJ)
AVAR 2: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Observador de VAR: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Quality manager: Lucas Dias Almeida (RJ)

Conselho cria comissão para investigar déficit recorde de 2024

O Conselho Deliberativo do São Paulo criou uma comissão para investigar o déficit de 2024 de R$ 289 milhões, maior da história do clube. O UOL entrevistou Olten Ayres Jr, presidente do colegiado, que explicou o procedimento.

Essa comissão está prevista no Estatuto e alguns conselheiros requisitaram. Uma vez que houve um déficit importante, a comissão é instaurada para que se faça um relatório explicando o motivo do déficit. Nas outras vezes não ocorreu porque o déficit não era tão considerável como foi desta vez. O Estatuto é um pouco vago, mas o número de membros deve ser em torno de cinco, todos conselheiros, e o prazo deve ser curto, mas também não há definição no Estatuto.

Tal comissão irá analisar a prestação de contas para entender como se chegou a esse déficit recorde. Depois, irá apresentar um relatório ao Conselho e haverá uma votação. Não há previsão de punição, entretanto.

Olha, teria uma consequência se houvesse algum tipo de desvio de finalidade, mas não é o caso. As pessoas se assustam muito com a visão de um déficit, de uma dívida, Mas o problema é saber o quanto disso é investimento e o quanto não é. Você pode ter zero de dívida, mas também estar com uma situação muito ruim. Ter muita dívida, mas você tá convertendo isso em investimentos de forma que lá na frente você vai ter retorno. O intuito é verificar quanto desse déficit será convertido em investimento ou não. O resultado desse relatório é votado pelo plenário.

O UOL apurou que no balanço do primeiro trimestre de 2025, as despesas do futebol estouraram em cerca de R$ 25 milhões sobre o previamente orçado. Olten explica que tais balancetes são apenas informativos e não passam por análise efetiva do Conselho. “Só deliberamos alguma coisa quando há o fechamento do balanço. Esses balancetes são a título de informação, mas eles não têm nenhum tipo de consequência administrativa ou consultiva”.

Procuradas, pessoas ligadas ao Departamento de Futebol do São Paulo afirmaram que o déficit de R$ 25 milhões é puramente contábil e que o fluxo de caixa no trimestre é superavitário. Pesam no déficit obrigações contábeis como deságios de jogadores que saíram e as luvas de Wendell e Oscar — que apesar de parceladas acabam entrando integralmente no balancete do trimestre.

Além disso, Olten também falou sobre o FIDIC e afirmou que o instrumento vem angariando os fundos que o São Paulo espera, mas que ainda não arrecadou a totalidade do que pode.

O FIDIC está funcionando, é um instrumento que é razoavelmente novo, e ele tá performando razoavelmente bem, mas em um volume de dinheiro que ainda não performou integralmente. Nós estamos falando de algo que pode alcançar R$ 400 milhões, nós estamos tratando esse assunto não faz nem em quatro meses, então ele está performando, mas não performou na sua integridade. Está dentro do que se esperava.

 

Fonte: Uol

Nota do PP: que bela comissão. Fará uma “profunda” avaliação sobre o estapafúrdio balanço, mas não prevê qualquer tipo de punição. Se fosse em Portugal, daríamos risada. Mas como é no  São Paulo, nos resta chorar.

Luiz Gustavo reage bem a tratamento, mas só pode voltar a partir de julho

Diagnosticado em 5 de abril com uma tromboembolismo pulmonar (quando há obstrução de uma artéria do pulmão), o volante Luiz Gustavo ficará afastado de toda e qualquer atividade física pelo período de três meses. Assim, ele não jogará mais pelo São Paulo no primeiro semestre.

O jogador, que em julho completará 38 anos, tem contrato com o São Paulo até o fim de 2025 e, a princípio, quer cumprir o restante do vínculo quando estiver liberado pelos médicos.

Luiz Gustavo tem tomado uma medicação para o tratamento de anticoagulação. O objetivo é tentar dissolver o trombo. Por causa do remédio, ele não pode fazer atividades físicas que tenham risco de causar algum sangramento. O jogador tem passado por exames periódicos para ser monitorado.

Empresário do jogador, o agente Rogerio Messias, conhecido como Titi, disse que Luiz Gustavo está reagindo bem ao tratamento e que hoje não pensa em parar:

– Por conta da medicação, tem essa inatividade de três meses. Mas o Luiz está se sentindo cada vez melhor, o importante é que o organismo dele está reagindo e respondendo bem à medicação. E não há ideias prematuras. Neste momento, o foco é reestabelecer a saúde. Teremos uma parada de Copa do Mundo de Clubes da Fifa neste ano, então depois deste período veremos como ele estará. Mas ele não pensa em aposentadoria, a ideia é terminar o ano em alto estilo, contribuindo para o São Paulo.

O Campeonato Brasileiro ficará parado durante a pausa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, entre 15 de junho e 13 de julho. Portanto, Luiz Gustavo terá sua condição física avaliada ao término dos três meses e a partir daí tomará uma decisão sobre sua continuidade no futebol.

 

Zubeldía vive segunda maior sequência invicta pelo São Paulo

O São Paulo de Luis Zubeldía venceu o Libertad por 2 a 0, na última quarta-feira, pela Libertadores, e conquistou sua segunda vitória seguida. Além de respirar no comando técnico, o treinador argentino vive agora sua segunda maior sequência invicta pelo Tricolor.

Com as vitórias sobre Libertad e Santos, o São Paulo alcançou a marca de oito partidas sem perder. A equipe de Zubeldía não perde desde a semifinal do Campeonato Paulista, quando foi superada pelo Palmeiras, por 1 a 0.

Desde então, o Tricolor acumulou três vitórias e cinco empates. Além dos triunfos recentes, o time são-paulino também bateu o Talleres, por 1 a 0, pela Libertadores. As igualdades ocorreram contra Sport, Atlético-MG, Alianza Lima, Cruzeiro e Botafogo.

A maior série invicta do argentino no comando do São Paulo ocorreu logo no início do trabalho. Em seus primeiros 12 jogos pelo clube, o Tricolor somou oito vitórias e quatro empates.

Apesar da invencibilidade recente, o time somou quatro empates seguidos, e Zubeldía teve seu trabalho contestado. O treinador foi duramente criticado principalmente após o duelo contra o Alianza Lima, em que o São Paulo abriu 2 a 0, mas cedeu o empate ao adversário em pleno Morumbis, pela Libertadores.

Contra o Cruzeiro, o cenário foi parecido. A equipe fez 1 a 0, porém viu o time mineiro deixar tudo igual. O roteiro se repetiu contra o Botafogo. O São Paulo ficou na frente do placar duas vezes, mas cedeu o empate aos cariocas.

As vitórias sobre Santos e Libertad dão tranquilidade ao comandante para a continuidade do trabalho. O desempenho em campo ainda pode melhorar, mas tendo em vista o grande número de desfalques, entre eles Lucas e Oscar, os resultados são muito importantes.

Zubeldía espera ampliar a série invicta neste sábado, quando o São Paulo visita o Ceará, no Castelão, em Fortaleza. O jogo, válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, está marcado para as 18h30 (de Brasília).

André Silva marca em três jogos seguidos pela primeira vez no São Paulo

André Silva vive sua melhor fase com a camisa do São Paulo em 2025. O atacante voltou a balançar as redes na vitória do Tricolor sobre o Libertad, por 2 a 0, na ultima quarta-feira, pela Libertadores, e marcou pelo terceiro jogo seguido pela primeira vez como jogador do time paulista.

Artilheiro do São Paulo na temporada, com oito gols, André Silva foi às redes nas últimas três partidas da equipe. Além de marcar contra o time paraguaio, o camisa 17 também deixou o seu na vitória sobre o Santos, por 2 a 1, e no empate com o Botafogo, em 2 a 2, ambos pelo Campeonato Brasileiro.

Desde que chegou ao clube do Morumbis, o atacante jamais havia conseguido alcançar a marca. Até então, o jogador só tinha balançado as redes em dois jogos seguidos. Em 2024, marcou na vitória de 2 a 0 sobre o Cobresal, pela Libertadores, e na derrota para o Fortaleza, por 2 a 1, pelo Brasileirão.

André Silva chegou ao São Paulo como reserva imediato do argentino Calleri, em março do ano passado. Em sua primeira temporada pelo Tricolor, participou de 43 jogos, marcou oito gols e distribuiu três assistências.

O atacante iniciou 2025 ainda na reserva do camisa nove, mas disputou 20 dos 22 jogos da equipe na temporada, sendo titular em sete deles. Além dos oito gols, ele também contribuiu com duas assistências, anotadas, inclusive, nos últimos dois jogos do time, contra Santos e Libertad.

Agora, a tendência é que André Silva integre o time titular do São Paulo com mais frequência. Isso porque Calleri sofreu grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo (LCA) e ficará longe dos gramados por um bom tempo.

O São Paulo de André Silva volta a campo neste sábado, contra o Ceará, pela sexta rodada do Brasileirão. A bola rola no Castelão, em Fortaleza, às 18h30 (de Brasília).

São Paulo vence o Brasília e larga na frente nas oitavas de final do NBB

Nesta quinta-feira, o São Paulo derrotou o Brasília por 66 a 62, no Ginásio do MorumBIS, e abriu 1 a 0 na série melhor de cinco das oitavas de final do NBB. O destaque da partida foi Bennett, com 19 pontos, cinco assistências e três rebotes.

13º colocado na fase regular do NBB, o Tricolor enfrenta o quarto colocado Brasília em busca de avançar na competição.

Agora, os dois próximos jogos da série acontecem na Arena BRB Nilson Nelson, no Distrito Federal: segunda-feira (28), às 20h (de Brasília), e quarta-feira (29), às 20h. Se necessário, os jogos 5 e 6 acontecerão nos dias 2 e 4 de maio, respectivamente.

O jogo

O jogo foi equilibrado do início ao fim. No primeiro quarto, o Tricolor venceu por 17 a 15. Já no segundo período, as equipes mantiveram a intensidade e empataram por 16 a 16.

A igualdade permaneceu no terceiro quarto, novamente com placar de 16 a 16. No último período, o São Paulo conseguiu se sobressair nos momentos decisivos e fechou em 17 a 15, conquistando a vitória em casa.

Franca vence fora de casa

Quem também começou bem foi o Franca, que superou o Pato Basquete por 96 a 91, no Ginásio do Sesi, e abriu 1 a 0 na série. Didi foi o destaque com 27 pontos. O próximo jogo será nesta terça-feira, às 20h, no Pedrocão.