Em meio a desfalques, Zubeldía pode mostrar novidades contra o Vasco

O São Paulo finalizou nesta quarta-feira a preparação para o confronto contra o Vasco, quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis, pelo Campeonato Brasileiro. Em meio a desfalques, o treinador Luis Zubeldía pode ter novidades contra o time carioca.

Já inscrito pelo clube, Juan Dinenno treinou durante todo o tempo e pode ser uma das novidades na lista de relacionados. Já Bobadilla, que esteve em campo na partida entre Paraguai e Brasil, na terça-feira, participou das atividades do gramado.

Matheus Alves, por sua vez, também se reapresentou após defender a seleção brasileira Sub-20. Mas, em função da longa viagem, ele não participou do treinamento. Ferraresi, convocado pela Venezuela na Data Fifa, tem chegada prevista em São Paulo nesta noite.

Treinando sem restrições após se recuperar de uma entorse no tornozelo direito, o garoto Lucca pode ser titular.

A dúvida do técnico Luis Zubeldía é se mantém a dobra de laterais pela esquerda, com Wendell e Enzo Díaz, ou se entra em campo com o jovem na ponta, apostando em uma escalação mais ofensiva dentro de casa.

Marcos Antônio continua como incógnita para o confronto apesar de ter participado de uma corrida no gramado nos últimos dias. O volante trata de uma lesão na parte posterior da coxa esquerda.

Um possível São Paulo para o duelo tem: Rafael; Cédric Soares (Ferraresi), Arboleda, Alan Franco e Wendell; Alisson, Pablo Maia, Luciano e Enzo Díaz (Lucca); Lucas Ferreira e André Silva.

Vale lembrar que a lista de desfalques é extensa: Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Calleri (cirurgia no joelho esquerdo), Igor Vinícius (lombalgia), Lucas (estiramento da cápsula posterior do joelho direito), Ferreira (lesão da fáscia plantar do pé esquerdo), Marcos Antonio (lesão na região posterior da coxa esquerda), Ruan (dores no joelho direito) e Oscar (edema na região posterior da coxa esquerda) não estão à disposição.

Dinenno revela conversa com Calleri sobre missão no São Paulo

O São Paulo apresentou Juan Dinenno como reforço nesta quarta-feira. Em entrevista coletiva realizada no Morumbis, o centroavante argentino demonstrou vontade de em breve estar em campo, revelou conversas com Calleri e explicou como fez para se recuperar física e mentalmente de uma lesão frustrante.

– É muito difícil você sentir que não consegue fazer o que mais ama no mundo. Foi um período de frustrações para mim. Por isso, falei com o Calleri que isso é normal e ele conta com mais um amigo para apoiá-lo se precisar. Ele foi muito receptivo, falou muito bem do clube e me ajudou muito no primeiro dia. A gente conversou sobre processos e dificuldades, mas acho que é uma coisa difícil de se aconselhar. É algo pessoal. Contar com apoio é muito importante e estou muito contente de encontrar um grupo muito bom – disse o centroavante.

O argentino se recuperou recentemente de uma grave lesão, sofrida em agosto de 2024. Dinenno rompeu o ligamento cruzado do joelho direito e precisou passar por cirurgia. Recuperado, jogou cinco partidas na atual temporada, mas estava sem espaço no Cruzeiro.

– No ano passado, a primeira lesão que tive foi uma hérnia originada de uma pancada na costela. A gente acha que tudo vai ficar bem, mas acontecem coisas. Dificilmente você pode prever isso. Fizemos uma recuperação conservadora de início e depois operei. Mas o processo é lento. Quando aparece um trauma assim, derruba a gente. Mas, venho em um bom momento físico, já me recuperei e tive uma boa sequência de treinamentos. Estou com falta de ritmo normal, mas não é um impedimento. Jogador tem que estar preparado para tudo, na parte mental e física. E eu estou – disse.

Dinenno é apresentado como reforço do São Paulo — Foto: Julia Mazarin
Dinenno é apresentado como reforço do São Paulo — Foto: Julia Mazarin

Contratado para ajudar a resolver os problemas no ataque, Juan Dinenno foi revelado pelo Racing, da Argentina. O responsável por levá-lo ao profissional do clube de Buenos Aires foi justamente o técnico Luis Zubeldía, que será seu treinador no Tricolor.

O novo camisa 19 do São Paulo falou sobre a relação que tem com o comandante da equipe:

– A conversa foi muito específica sobre o que ele esperava de mim dentro do elenco, não vou contar tudo, mas foi uma introdução ao grupo, na parte técnica e no que ele precisava de mim. Na parte pessoal também. Foi uma conversa rápida pelos exames, treinos, mas já sou mais um do time.

Dinenno se encaixa no perfil procurado pelo São Paulo para brigar por posição com André Silva e Ryan Francisco, enquanto Calleri se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo e só voltará a jogar em 2026.

– Chego para somar todas as minhas qualidades. Entendo que a competição melhora todo mundo. Melhora quem joga e quem não joga. André é um jogador muito completo, gosto muito das características dele. Estou conhecendo o futebol do Ryan agora também, vendo os gestos técnicos. É um menino de muita qualidade. Meu pensamento futebolístico é que um jogador pode se complementar com outro, podemos jogar juntos às vezes. Estamos prontos – concluiu.

Já inscrito pelo São Paulo, Dinenno deve estar à disposição para enfrentar o Vasco, nesta quinta, às 21h30 (de Brasília), no Morumbi.

Bobadilla é indiciado por injúria racial após ofensa a jogador venezuelano

O volante Damián Bobadilla, do São Paulo, foi indiciado pela Polícia Civil de São Paulo por injúria racial com motivação xenofóbica. A acusação surgiu após o jogador Miguel Navarro, do Talleres, relatar ter sido ofendido com um insulto relacionado à sua nacionalidade durante a partida entre as equipes pela Copa Libertadores, no último dia 27 de maio.

Segundo Navarro, que é venezuelano, Bobadilla o chamou de “venezuelano morto de fome” durante uma discussão em campo. Visivelmente abalado, o defensor foi visto chorando após o lance. O boletim de ocorrência foi registrado ainda no estádio do Morumbis, mas Bobadilla deixou o local sem prestar depoimento.

Nesta quarta-feira, o atleta paraguaio compareceu à Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade) e prestou depoimento por cerca de uma hora e meia. A defesa de Bobadilla afirma que houve provocação prévia por parte de Navarro, e que o são-paulino reagiu no calor do jogo, sem a intenção de discriminar.

Apesar disso, o delegado do Drade responsável pelo caso, Rodrigo Correa Batista, afirmou que os elementos colhidos apontam claramente para a autoria da ofensa por parte de Bobadilla.

“Ele foi intimado, hoje ele compareceu com o advogado. Foi uma convicção que os elementos de autoria do crime realmente recaem sobre ele, e ele foi indiciado pelo crime de injúria racial. Agora a gente está na fase final da investigação. Concluído o inquérito, encaminhamos para o poder judiciário, o ministério público. O promotor toma ciência de tudo que foi apurado e vai anotar as medidas pertinentes em âmbito de ação penal”, começou.

“Ele fala que primeiro foi provocado pelo jogador Navarro e que respondeu a provocação dele. Mas não tem nenhuma testemunha que ele indicou que possa confirmar a defesa dele”, concluiu o delegado.

A Conmebol também abriu investigação sobre o caso e, se confirmada a infração, Bobadilla pode ser suspenso por até dez partidas. No Brasil, crimes de xenofobia são enquadrados como racismo, com penas que variam de dois a cinco anos de prisão.

São Paulo leva gol no final e empata com o Cuiabá pelo Brasileiro sub-20

O São Paulo empatou em 1 a 1 com o Cuiabá nesta quarta-feira, no estádio José Liberatti, em Osasco, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro sub-20. Paulinho abriu o placar para o Tricolor Paulista, que viu o Dourado deixar tudo igual na reta final.

A equipe são-paulina acumulou seu sexto empate na liga nacional e desperdiçou a chance de subir na tabela. O time é o 14º colocado, com 15 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Corinthians, que ainda joga na rodada.

Ambas as equipes voltam a campo pelo Brasileiro na próxima quarta-feira. Enquanto o São Paulo pega o Athletico-PR, o Cuiabá duela contra o Botafogo.

O jogo

O Tricolor abriu o placar da partida aos 23 minutos do primeiro tempo. Paulinho recebeu na entrada da área, cortou para o pé direito e bateu no canto do goleiro para inaugurar o marcador em Osasco.

A equipe são-paulina segurou o resultado durante boa parte da etapa final, mas sofreu o empate aos 36, com gol de Mansano em cobrança de pênalti.

Conheça a geração de sucesso que o SP prepara para o time profissional

A rápida chegada do atacante Lucca ao profissional do São Paulo, com gol logo em sua estreia contra o Talleres, pela Conmebol Libertadores, aos 17 anos, é só uma amostra do que o clube considera ter em mãos para os próximos anos. O Tricolor prepara “novos Lucca” para serem aproveitados nas temporadas que estão por vir.

A geração de jogadores nascidos em 2007 é vista nas categorias de base do São Paulo como uma das mais promissoras do passado recente.

Em 2024, o jovem zagueiro Igão, com apenas 16 anos, por exemplo, ganhou oportunidades de treinar entre os profissionais do Tricolor, chamou atenção da comissão técnica e ficou no CT da Barra Funda. Ele até entrou nos últimos minutos da última partida do São Paulo na temporada, contra o Botafogo.

Quem também desperta grande entusiasmo no Tricolor é o lateral-direito Igor Felisberto. Aos 18 anos, é visto como o futuro do São Paulo na posição. Assim como Igão e Lucca, nasceu em 2007 e deve, num futuro próximo, ter chances no profissional. Um sinal de confiança no potencial do garoto é que, na última semana, ele renovou seu contrato até 31 de março de 2029.

Além do trio, outros jovens nascidos em 2007 chamam atenção do São Paulo pelo desempenho nas categorias de base. O goleiro João Nazari, o zagueiro Hugo Martins, o lateral-esquerdo Nicolas, o volante Bezerra, o meia Pedro Ferreira e o atacante Tetê são os mais bem avaliados e que despertam maior expectativa interna no Tricolor.

Mesmo tão jovens, Pedro Ferreira e Bezerra, além de Lucca, Igão e Igor Felisberto, já foram relacionados para jogos do profissional.

O São Paulo trata com cautela a promoção de todos esses garotos. Lucca foi uma exceção: aproveitou a oportunidade por causa das diversas lesões entre os jogadores comandados pelo técnico Luis Zubeldía e ficou de vez entre os profissionais.

A tendência, porém, é de que outros jovens da geração de Lucca sejam promovidos aos poucos, não de uma vez. A estratégia usada com Igão é um exemplo.

Depois de diversos treinos em 2024, o zagueiro de 18 anos até participou da pré-temporada do São Paulo nos Estados Unidos, no início de 2025, perdendo a Copa São Paulo de Futebol Júnior, para se ambientar com os demais jogadores, mas ainda não disputou nenhum jogo pelo profissional neste ano. Ele até costuma treinar sob o comando de Zubeldía, mas “desce” para atuar na base.

Com frequência, outros vários jogadores das categorias de base treinam entre os profissionais do São Paulo para que completem as atividades e sejam observados de perto pelo treinador. Nos dias que sucedem partidas, por exemplo, os titulares fazem trabalhos regenerativos e abrem espaço para jovens nos treinamentos. Assim, quando necessário, como foi com Lucca, podem ter mais condições de ajudar o Tricolor.

Veja, abaixo, mais detalhes dos garotos:
João Nazari (goleiro): tem contrato até agosto de 2026. Aos 18 anos, tem um 1,92m e multa rescisória de R$ 370 milhões. No ano passado, foi uma das armas do São Paulo na campanha do vice-campeonato paulista sub-17. Neste ano, tem quatro jogos no sub-20.
Igor Felisberto (lateral-direito): tem contrato até março de 2029, um dos mais longos do São Paulo. Considerado uma das principais promessas do clube para os próximos anos, com diversas convocações para seleções de base. Aos 18 anos, tem 18 jogos e três gols pelo sub-20 em 2025.
Igão (zagueiro): tem contrato até o fim de 2026. Também é visto como uma das principais promessas do São Paulo para os próximos anos. Constantemente treina entre os profissionais. Tem 13 jogos e um gol pelo sub-20 em 2025.
Hugo Martins (zagueiro): tem contrato até agosto de 2026. Aos 18 anos, o primeiro da categoria sub-20, também já tem 13 jogos em 2025. Em 2024, sua última temporada pelo sub-17, disputou 38 partidas.
Nicolas Bosshardt (lateral-esquerdo): observado de perto por times europeus e apontado pelo AS, da Espanha, como o “melhor lateral-esquerdo sub-17 do mundo” em 2024, o garoto tem contrato até dezembro de 2029. Foi renovado na semana passada. Ele tem sete jogos e um gol pelo sub-20 em 2025, seu primeiro ano na categoria.
Bezerra (volante): tem contrato até janeiro de 2027. No ano passado, aos 17 anos, participou de treinos com o elenco profissional. Nesta temporada, foi promovido ao sub-20, mas disputou jogos apenas na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Pedro Ferreira (meia): o garoto renovou seu contrato, recentemente, até maio de 2029. Aos 18 anos, já tem 21 partidas pelo sub-20 do São Paulo nesta temporada. Disputou seis partidas da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Tetê (atacante): tem contrato até agosto de 2026. O garoto de 18 anos também chegou ao sub-20 com espaço. Nesta temporada, são 20 jogos e um gol.

 

Fonte: Globo Esporte

Zubeldía registra aproveitamento inferior a 50% contra times cariocas

Luis Zubeldía, técnico do São Paulo, registra, desde que chegou ao clube, um aproveitamento inferior a 50% contra clubes cariocas (Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco da Gama).

Desde que Zubeldía chegou ao Tricolor paulista, a equipe disputou dez partidas contra cariocas. No período, foram três vitórias, quatro empates e quatro derrotas, o que resulta em um aproveitamento de 43,34%.

O treinador somou uma vitória contra Flamengo, Fluminense e Vasco. Em agosto, o São Paulo venceu o Rubro-Negro por 1 a 0. Os triunfos sobre o Tricolor e o Cruzmaltino ocorreram em maio e outubro, respectivamente. O primeiro terminou em 2 a 1, enquanto o segundo em 3 a 0.

A única equipe carioca que o argentino não conseguiu vencer foi o Botafogo. No total, foram quatro empates e uma derrota.

O próximo duelo de Zubeldía pelo São Paulo é diante do Vasco da Gama no próximo dia 12, uma quinta-feira. A bola rola às 21h30 (de Brasília) no gramado do Morumbis.

Veja os últimos dez jogos de Zubeldía contra cariocas:

Botafogo 2 x 2 São Paulo – Brasileirão 2024
Botafogo 2 x 1 São Paulo – Brasileirão 2024
São Paulo 3 x 0 Vasco da Gama – Brasileirão 2024
São Paulo 1 (5) x (6) 1 Botafogo – Libertadores 2024
Botafogo 0 x 0 São Paulo – Libertadores 2024
Fluminense 2 x 0 São Paulo – Brasileirão 2024
São Paulo 1 x 0 Flamengo – Brasileirão 2024
São Paulo 2 x 2 Botafogo – Brasileirão 2024
Vasco da Gama 4 x 1 São Paulo – Brasileirão 2024
São Paulo 2 x 1 Fluminense – Brasileirão 2024

Dinenno treina no São Paulo, é regularizado e pode enfrentar o Vasco

O atacante Juan Dinenno, anunciado como reforço do São Paulo, treinou com seus novos companheiros nesta terça-feira, no CT da Barra Funda.

O nome do centroavante de 30 anos apareceu no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF nesta tarde. Dinenno, portanto, está à disposição do técnico Luis Zubeldía para enfrentar o Vasco na quinta, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Nesta terça, último dia da janela excepcional de transferências por causa da Copa do Mundo de Clubes, Dinenno treinou pela primeira vez no CT da Barra Funda sob o comando de Luis Zubeldía.

O argentino se recuperou recentemente de uma grave lesão no Cruzeiro, sofrida em agosto de 2024. Há quase um ano, Dinenno rompeu o ligamento cruzado do joelho direito e precisou passar por cirurgia. Recuperado, jogou cinco partidas na atual temporada, mas estava sem espaço na Raposa.

Palmeiras vence Choque-Rei contra o São Paulo pelo Brasileirão sub-17

Na tarde desta terça-feira, o Palmeiras venceu o São Paulo por 2 a 1, na Arena Barueri, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro sub-17. Os gols do Verdão foram marcados por Ruan Yago e William Lopes, enquanto Brenno Silva diminuiu para o Tricolor Paulista.

Com a vitória, o Palmeiras assumiu provisoriamente a terceira colocação da competição com dez pontos. O São Paulo aparece no nono lugar com sete pontos após cinco rodadas.

As Crias da Academia voltam a entrar em campo no próximo sábado (14), pelo Campeonato Paulista sub-17. O Verdão enfrentará o União Mogi, às 11h. Por sua vez, o São Paulo jogará pela mesma competição, no mesmo dia e horário, porém, contra o Clube Vital.
O Jogo

No jogo, o Palmeiras abriu o placar aos 46 minutos do primeiro tempo com Ruan Yago. Porém, dois minutos depois, o São Paulo empatou com Brenno Silva e o Choque-Rei foi ao intervalo em 1 a 1. Na segunda etapa, William Lopes deu a vitória ao Verdão com um tento marcado aos 16 minutos.

Zubeldía comanda treino tático, e intensifica preparação para pegar Vasco

O São Paulo treinou na manhã desta terça-feira, no CT da Barra Funda, intensificando a preparação para o confronto contra o Vasco da Gama, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida acontece nesta quinta-feira (12), às 21h30 (de Brasília), no Morumbis.

A atividade começou com aquecimento orientado pela preparação física, seguido de exercícios de trocas de passes e movimentação. Em seguida, o técnico Luis Zubeldía promoveu um treino tático, que simulou situações de jogo e ajustou o time. Já na parte final, o treinador exigiu cruzamentos e finalizações.

O departamento médico monitora oito atletas: Calleri (cirurgia no joelho esquerdo), Oscar (edema na coxa esquerda), Lucas (estiramento no joelho direito), Ferreirinha (lesão na fáscia plantar), Ruan (dores no joelho), Igor Vinícius (lombalgia) e Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar). Já o volante Marcos Antônio continuou o processo de recuperação de sua lesão na coxa esquerda.

Além dos lesionados, Zubeldía não tem contado com três convocados nesta Data Fifa. São eles: Ferraresi, na Venezuela, Bobadilla, no Paraguai, e Alves, na Seleção Brasileira sub-20.

Em 13º lugar no Brasileirão, com 12 pontos, o São Paulo precisa voltar a vencer. Com apenas dois triunfos em 11 jogos, o time comandado por Zubeldía tem sofrido para figurar na parte de cima da tabela e quer reagir para não correr o risco de entrar na zona de rebaixamento.

O elenco são-paulino fecha a preparação para o jogo contra o Vasco na manhã desta quarta-feira (11), novamente no CT da Barra Funda.