Em Cotia, São Paulo cede empate ao Juventude pelo Brasileiro sub-17

Nesta terça-feira, o elenco sub-17 do São Paulo recebeu o Juventude no CFA Laudo Natel, em Cotia, e empatou por 1 a 1. Apesar do gol de Lino, Nicolas Begliardi deixou tudo igual. A partida foi válida pela décima rodada do Campeonato Brasileiro da categoria.

Com o resultado, o Tricolor, que vinha de vitória sobre o Fortaleza, chegou a 15 pontos, na 11ª colocação. O Juventude aparece logo atrás, em 12º, com os mesmos 15.

O São Paulo retorna aos gramados na próxima terça-feira (22), contra o Internacional, fora de casa, pela 11ª rodada do Brasileiro sub-20. A bola rola às 15h (de Brasília). O Juventude, por sua vez, recebe o América-MG na quarta-feira (23), também às 15h.

Os gols

O placar foi aberto pelo São Paulo, aos 28 minutos do primeiro tempo. Lino recebeu ótimo passe de João Nery e completou para as redes.

Até que aos 12 da etapa final, Nicolas Begliardi aproveitou a oportunidade e converteu a cobrança de pênalti para deixar tudo igual.

Lucas será desfalque contra o Bragantino

O São Paulo encerrou nesta terça-feira a preparação para o duelo com o Red Bull Bragantino que acontecerá quarta-feira às 21h30, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, novamente sem Lucas Moura. O atacante ainda se recupera de um estiramento da cápsula posterior do joelho direito e não será relacionado para o jogo, que será disputado no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP).

Durante o treinamento desta terça, Hernán Crespo comandou atividades táticas defensivas e ofensivas, confronto entre duas equipes em espaço reduzido, além de ajustes em cobranças de bolas paradas.

O atacante Lucas Ferreira, que desfalcou o Tricolor no duelo com o Flamengo com dores no quadril, participou de toda a sessão de treinamento ao lado dos companheiros.

Para a partida contra o Bragantino, nesta quarta-feira, o treinador são paulino volta a contar com Luciano, que cumpriu suspensão contra o Flamengo.

Dessa forma, o São Paulo deve entrar em campo com: Rafael, Ferraresi, Arboleda e Alan Franco; Cédric, Alisson, Marcos Antônio, Oscar e Enzo Diaz; Luciano e André Silva.

O São Paulo tem 12 pontos em 13 partidas e ocupa a 15ª posição do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Globo Esporte

Nota do PP: mas alguns dirão: ué, mas ele estava treinando. Desde março eu venho dizendo que ele teria que parar por três a quatro meses, se não fosse feita uma artroscopia no joelho. Acho, particularmente que não volta no primeiro turno.

Ryan sofre lesão no joelho esquerdo e será submetido a cirurgia

O atacante Ryan Francisco sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior e uma lesão no menisco do joelho esquerdo durante o treino do São Paulo nesta terça-feira, no CT da Barra Funda.

Na última parte da atividade, o jogador sofreu um entorse no joelho e precisou deixar o treinamento. Ryan foi encaminhado ao hospital Albert Einstein e realizou exame de ressonância magnética, que diagnosticou as lesões e apontou a necessidade de um procedimento cirúrgico para correção.

Artilheiro e melhor jogador da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2025, com dez gols, o jovem atacante foi promovido ao elenco profissional após a conquista da Copinha. No time principal, fez 16 jogos e marcou três gols.

Nas redes sociais, o jogador publicou uma imagem de um emoji demonstrando tristeza com a lesão.

Entenda como funciona acordo do SP com o Santos para uso da Vila Belmiro

O São Paulo fechou, na semana passada, um acordo com o Santos que autoriza o rival a disputar três partidas no Morumbis. Em contrapartida, o clube pode usar a Vila Belmiro, casa do rival, em outras três datas. O ge explica, abaixo, as razões que fizeram o Tricolor a aceitar o acordo.

De olho em mais jogos na capital, o Santos procurou o São Paulo, nas últimas semanas, para negociar o acordo para jogar no Morumbi em datas em que o estádio não esteja sendo utilizado. Em troca, autorizaria o Tricolor a jogar na Vila Belmiro quando houvesse necessidade.

O São Paulo viu a possibilidade com bons olhos. Por causa de shows graças à parceria com a Live Nation, o Tricolor corre o risco de ficar sem seu estádio para mandar alguns de seus jogos. O clube, então, decidiu se antecipar a esse conflito e ter a Vila Belmiro à disposição quando necessário.

O acordo, porém, ainda prevê pagamento pelo uso dos estádios. O Santos, portanto, pagará ao São Paulo para usar o Morumbi. E o Tricolor também pagará ao Peixe para usar a Vila Belmiro, como funciona em todo aluguel.

O acordo firmado pelos clubes na semana passada é apenas uma garantia de que um poderá usar o estádio do outro quando necessário (no máximo três vezes), com valores de aluguel e operação já previamente definidos, sem a necessidade de uma nova negociação.

O São Paulo ainda não tem nenhuma previsão de usar a Vila Belmiro e pode sequer precisar atuar no estádio do rival, mas tê-lo à disposição tranquiliza a diretoria em caso de conflito de datas com shows.

O novo contrato com a Live Nation, válido até o fim de 2031, incluiu uma série de mudanças na preparação dos shows para diminuir o período de inutilização do Morumbis. Os palcos, por exemplo, serão montados atrás dos gols, não mais dentro das quatro linhas do gramado.

Haverá, também, túneis ligando anéis superiores ao campo, descartando a necessidade de construir estruturas móveis a cada evento. A quantidade de jogos que o São Paulo vai perder por causa de shows, portanto, tende a ser menor a partir deste ano.

O São Paulo também analisou outras possibilidades de acordos, mas viu a Vila Belmiro como a melhor opção por alguns motivos: a qualidade do gramado, a proximidade com São Paulo, o estado de conservação do estádio (arquibancadas, vestiários) e a falta de opções no mesmo nível.

O Tricolor não considerou a possibilidade de tentar negociar com qualquer clube que possua grama sintética em seu estádio – Arena Barueri e Pacaembu, por exemplo, estão descartados.

O acordo com o Santos também não impede o São Paulo de negociar outros contratos pontuais. Se precisar jogar longe do Morumbis e receber uma proposta de alguma empresa para vender o mando de campo para o Mané Garrincha, em Brasília, por exemplo, o Tricolor não descarta atuar fora do estado.

 

Fonte: GLobo Esporte

Conheça Gonzalo Tapia, atacante fechado com o São Paulo

O São Paulo está prestes a oficializar a contratação do atacante chileno Gonzalo Tapia, de 22 anos. O jogador desembarcou nesta segunda-feira no Aeroporto de Guarulhos e já está na capital paulista para realizar exames médicos e assinar contrato com o Tricolor.

O vínculo inicial será por empréstimo de um ano e meio, com término previsto para o fim de 2026. O acordo inclui uma cláusula de opção de compra com valor fixado. Caso o atacante atinja metas estipuladas em contrato, o São Paulo será obrigado a adquirir os direitos do jogador em definitivo.

Tapia foi revelado pela Universidad Católica, do Chile, onde se destacou com 22 gols e 10 assistências em 117 partidas. Ainda pelo clube chileno, conquistou a Liga Chilena e a Supercopa do Chile. Em 2025, chamou a atenção do River Plate, que o contratou no início da temporada.

No entanto, teve poucas oportunidades: foram apenas sete jogos e nenhuma participação direta em gols. Mesmo com a passagem discreta na Argentina, Gonzalo Tapia segue sendo visto como um jogador promissor.

Ainda em sua fase no futebol chileno, teve grande desempenho ao marcar 11 gols e distribuir quatro assistências, o que o levou à seleção chilena sub-20. No Torneio Pré-Olímpico, balançou as redes uma vez e deu uma assistência.

Versátil, jovem e veloz, o atacante chega ao São Paulo em busca de mais oportunidades e sequência para desenvolver seu futebol em um novo cenário.

Crespo não deve repetir trio de volantes que escalou contra Fla

O São Paulo foi a campo no Maracanã com Pablo Maia, Alisson e Marcos Antônio no meio-campo, mas a formação usada por Hernán Crespo não deve se repetir nas próximas rodadas.

A escalação com três volantes foi pensada exclusivamente para enfrentar o Flamengo fora de casa. O rival é o líder do Brasileirão, e a estreia de Crespo exigia um time mais equilibrado.

O técnico treinou o time com outra formação ao longo das primeiras semanas no CT da Barra Funda. A estrutura-base contava com Oscar como meia de criação e Luciano ao lado de André Silva no ataque.

Luciano estava suspenso, e a ausência motivou a entrada de Pablo Maia como terceiro homem de meio. O camisa 10 deve voltar a ser titular já na próxima rodada justamente na vaga do volante.

A tendência é que Crespo retome sua ideia original já contra o Red Bull Bragantino. O jogo acontece nesta quarta-feira, às 21h30, pela 17ª rodada do Brasileirão, em Bragança Paulista.

 

Esposa de Lucas sai em defesa do jogador nas redes sociais: ‘Dor não pausa’

Larissa Saad, esposa de Lucas Moura, saiu em defesa do jogador nas redes sociais. Contra o Flamengo, o atleta foi desfalque do São Paulo mais uma vez. Lesionado desde maio, Lucas tem sido alvo de críticas por uma parte da torcida pela “demora” para retornar.

No entanto, o veterano tem seguido um cronograma focado na sua recuperação total. Contra o Alianza Lima, em maio, sofreu um estiramento na cápsula posterior do joelho. Na pausa por conta do Mundial de Clubes, voltou a trabalhar com bola, mas não se recuperou a tempo do retorno do Tricolor aos jogos.

 

Existe uma expectativa de Lucas Moura estar de volta pensando no jogo do São Paulo contra o Bragantino, nesta quarta-feira, mas ainda não é certeza. Larissa Saad disse que está acompanhando o quadro médico de Lucas e que enxerga como ele está focado, mas destacou que “a dor não tem botão de pausa”.

Veja a declaração da esposa de Lucas Moura
Eu nem deveria me importar, de verdade. Porque quem não tem empatia, quem não sabe se colocar no lugar do outro, não merece nem um segundo da minha atenção. Nunca fui de falar nada, mas está bem chato já. Machuca ver gente falando sem saber, opinando como se soubesse de alguma coisa, quando na verdade não sabe nem 1% do que a gente está vivendo.

Eu não sabia que sentir dor era uma escolha. Que se lesionar era uma “opção” do atleta. Tipo: “Hoje eu acordei com vontade de me machucar. Bora?”. Se for assim, por favor, me avisem. Porque aparentemente tem gente por aí que já dominou o controle da dor, das lesões e até do corpo humano. Aliás, se você for essa pessoa, entre em contato comigo urgente. A gente está precisando aqui. Tenho certeza de que o Lucas ficaria grato em saber como faz pra desligar a dor, acelerar a recuperação e voltar a jogar amanhã mesmo, já que, pelo visto, pra vocês isso tudo é bem simples, né?

Se tem uma pessoa sofrendo com tudo isso, é o Lucas. E eu vejo, todos os dias. Vejo a dor dele, a entrega, o esforço pra se manter firme. Futebol não é só profissão. É paixão. É propósito. É o que faz o olho dele brilhar. E hoje, o que sobra é dor. Tratamento. Rotina exaustiva. E uma vontade imensa de voltar pra onde ele mais ama estar: dentro de campo. Pode ter certeza de uma coisa: nenhum jogador é feliz tratando dor 24 horas por dia. A felicidade dele está no gramado. E ele está fazendo tudo. Tudo mesmo.

Mas tem coisa que a gente não controla. Dor não tem botão de pausa. Não é questão de escolha. Se fosse, você acha que ele ia querer passar por isso? Se existisse uma forma mágica de desligar a dor, ele faria. Sem pensar duas vezes. Antes de falar do que não vive, silencia. Antes de apontar, respeita. Porque empatia não é favor, é o mínimo.

Crespo falou sobre o assunto
Após o jogo contra o Flamengo, Hernán Crespo foi questionado em coletiva de imprensa sobre a situação médica de Lucas Moura. O treinador destacou que não tem como cravar um tempo de retorno.

– Isso não é comigo, é com doutor. Quando se fala de Lucas Moura ou que estão fora, é com doutor – explicou Hernán Crespo.

 

Chances do São Paulo conquistar o título são quase nulas

O retorno do São Paulo ao Campeonato Brasileiro após a pausa para a disputa da Copa América não foi como o torcedor esperava. Na primeira partida neste retorno de Hernán Crespo, o time foi derrotado por 2 a 0 pelo Flamengo. Desta forma, o time encerra a 13ª rodada com apenas doze pontos disputados e muito próximo da zona de rebaixamento da competição.

As estatísticas chamam atenção. Foram apenas duas vitórias até agora, com seis empates e cinco derrotas. Com praticamente um terço do Brasileirão disputado, o clube praticamente dá adeus às chances de título. Segundo projeção do Departamento de Estatísticas da Unicamp, o São Paulo tem apenas 0,059% de probabilidade de conquistar o Campeonato Brasileiro.

E a esta altura, algumas metas do São Paulo mudam. Se antes a ideia era terminar no G6, pensando em ter a classificação para disputar a Libertadores e a premiação – algo previsto até mesmo na meta orçamentária da temporada -, agora a ideia é não correr riscos de brigar na zona de rebaixamento.

Mesmo que existam equipes com campanhas piores, o Tricolor entende que uma região segura é mais do que obrigação, algo que já foi destacado até mesmo por Hernán Crespo na sua volta. O time ainda está vivo na Libertadores e na Copa do Brasil.

Virada histórica do São Paulo em 2008
Depois de viver um ciclo de glórias entre 2005 e 2007, levantando os títulos mundiais, continentais e nacionais, o São Paulo entrou no Campeonato Brasileiro de 2008 ainda impactado pela eliminação traumática na Copa Libertadores. Algumas sequências de derrotas no Brasileirão, principalmente uma em específico contra o Grêmio no segundo turno, pareciam ter dado um ponto final na briga do Tricolor pelo título. Naquele momento, o time do Morumbis somava apenas 11 pontos. Nas estatísticas da época, levantadas no material histórico do clube sobre esta temporada, eram menos de 1% de chance de ser campeão.

Então, o São Paulo iniciou uma arrancada. Depois daquela vitória contra o Grêmio, foram 18 jogos invictos, com vitórias em 12 deles. Com a chance de ser campeão no Morumbi contra o Fluminense, no dia 30 de novembro, o São Paulo viu o destino tomar outro rumo. Na véspera do jogo, faleceu Marcelo Portugal Gouvêa, ex-presidente e figura central nas conquistas recentes.

São Paulo foi campeão em 2008 após uma temporada de dúvidas (Foto: RUBENS CHIRI)
Restava apenas um jogo contra o Goiás, em jogo realizado no Estádio Bezerrão, no Distrito Federal, por conta de punição ao time goiano. Lá, o São Paulo completou sua jornada: após cobrança de falta de Rogério Ceni, Borges aproveitou o rebote e marcou o gol do título.

E em um ano que não parecia possível, o Tricolor conquistou seu sexto Campeonato Brasileiro e o primeiro tri da história do Brasileiro.

Tapia desembarca na capital paulista e revela conversa com Galoppo

Nesta segunda-feira, Gonzalo Tapia, atacante fechado com o São Paulo, chegou à capital paulista para ter sua contratação oficializada. O atleta chileno, que desembarcou no Aeroporto de Guarulhos, enalteceu o Tricolor e revelou conversas com Galoppo, ex-atleta do clube paulista, antes do acerto.

“Estou muito contente de chegar aqui. Estamos recém chegando e vamos ver o que passa nesses dias, muito feliz de estar aqui nesse clube”, declarou. “Falei com ele (Galoppo) sim! Ele falou maravilhas deste clube”, completou.

O acordo deve ter duração de um ano e meio, com término previsto para o fim de 2026. Nele, será incluída uma opção de compra com valor fixado.

Caso Gonzalo atinja as metas estipuladas em contrato, o São Paulo será obrigado a exercer essa cláusula e adquirir o jogador em definitivo.

O atacante chileno foi contratado pelo River Plate no início de 2025. Gonzalo gerou interesse do clube argentino depois de se destacar pela Universidad Católica, do Chile. Por lá, anotou 11 gols e quatro assistências.

Com o bom desempenho, chegou a vestir a camisa da seleção chilena sub-20 no pré-olímpico, torneio no qual deixou um tento e uma assistência.

Lucas Ferreira treina parcialmente no CT

Nesta segunda-feira, no CT da Barra Funda, o São Paulo avançou em sua preparação para enfrentar o Red Bull Bragantino com uma novidade: Lucas Ferreira. As equipes se enfrentam nesta quarta, às 21h30 (de Brasília), no Nabi Abi-Chedid, pela 14ª rodada do Brasileirão.

Em recuperação de dores na região do quadril, Lucas Ferreira realizou parte das atividades com o elenco são-paulino e, na sequência, treinou à parte com a preparação física. Após vídeo no auditório e aquecimento, o grupo de jogadores foi dividido em dois por Crespo e sua comissão.

Enquanto os titulares na partida contra o Flamengo fizeram exercícios de mobilidade e corrida no campo, o outro realizou exercícios de coordenação e aceleração. Na sequência, se enfrentaram em espaço reduzido.

O Tricolor vem de derrota na última rodada, contra o Rubro-Negro, por 2 a 0. Com o resultado, o São Paulo amarga a 15ª colocação do Brasileiro, com 12 pontos, apenas um a mais que o Vitória, que abre a zona do rebaixamento.

Para piorar, a equipe segue sem triunfar fora de casa. Até aqui, são quatro derrotas e um empate, desempenho que contribui para a má campanha na competição.