Filme repetido? Dorival pode substituir Ceni no São Paulo pela segunda vez

Horas após o anúncio oficial da demissão de Rogério Ceni no São Paulo, o nome de Dorival Júnior logo despontou como o favorito para suceder o ex-técnico do time. Plano A da diretoria tricolor, o treinador pode encontrar um cenário parecido do que viveu em sua primeira passagem pelo Morumbi.

Em 2017, Dorival foi contratado pelo São Paulo com a missão de substituir o próprio Ceni, que, naquela época, vivia sua primeira experiência à beira do gramado. O trabalho não rendeu os frutos esperados e o ídolo deixou o comando após seis meses, com a equipe na zona de rebaixamento do Brasileirão.

Dorival, naquele ano, vinha de um trabalho elogiado no Santos, onde conquistou o vice da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, em 2015 e 2016, respectivamente. O técnico obteve sucesso e conseguiu livrar o Tricolor da degola, com o apoio de Hernanes.

Ao todo, o treinador comandou o São Paulo durante 40 jogos – 17 vitórias, 11 empates e 12 derrotas (cerca de 52% de aproveitamento). Depois dele, o clube emplacou uma sequência de técnicos: Diego Aguirre, André Jardine, Cuca, Fernando Diniz, Crespo e, por fim, Rogério Ceni.

Atual campeão da Copa do Brasil e da Libertadores, Dorival está desempregado desde sua saída do Flamengo, no fim de 2022, o que pode facilitar as negociações.

As conversas entre São Paulo e Dorival devem se intensificar nos próximos dias para que as partes cheguem a um acordo. Em contato com a Gazeta Esportiva, o comandante afirmou que ainda não houve contato por parte da diretoria são-paulina.

Enquanto o clube não define seu novo treinador, quem dirige a equipe durante os treinos no CT da Barra Funda é o auxiliar Milton Cruz. O time só volta aos gramados no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), no Morumbi, contra o América-MG. A partida é válida pela segunda rodada do Brasileirão.

A queda de Ceni
Rogério Ceni não resistiu à forte pressão dos últimos dias. Questionamentos mais fortes sobre seu trabalho começaram a surgir após a eliminação nas quartas de final do Campeonato Paulista, contra o Água Santa. Após três semanas de intertemporada, a vitória sobre o Tigre, na Argentina, pela estreia na Copa Sul-Americana, trouxe uma trégua, mas o time voltou a oscilar.

Na última semana, em sua estreia na Copa do Brasil, o São Paulo não saiu do 0 a 0 com o Ituano, tendo um desempenho aquém das expectativas. Dias depois, teve de amargar um resultado ainda pior: derrota por 2 a 1 para o Botafogo, na estreia do Campeonato Brasileiro.

Contra a Academia Puerto Cabello, da Venezuela, o São Paulo sofreu para ir às redes, conseguindo marcar o primeiro gol da vitória por 2 a 0 já na reta final, mais precisamente aos 41 minutos do segundo tempo. Os jogadores ainda fizeram questão de mostrar que estavam ao lado de Rogério Ceni, mas, nem mesmo o respaldo de grande parte do elenco evitou a queda do treinador.

Contratado em outubro de 2021 para substituir Crespo e livrar o time do risco de rebaixamento, Rogério Ceni acumulou bons momentos à frente do São Paulo na temporada passada. Ele conseguiu levar o clube às finais do Campeonato Paulista e Copa Sul-Americana, mas foi derrotado em ambas as oportunidades. O Tricolor também chegou longe na Copa do Brasil, caindo na semifinal para o Flamengo, que viria a ser campeão do torneio.

Rogério Ceni encerra sua segunda passagem como técnico do São Paulo com 106 jogos, 49 vitórias, 28 empates e 29 derrotas – aproveitamento de 55%. Houve também um triunfo no clássico contra o Santos, que contou com seu auxiliar, Charles Hembert, na beira do campo, já que cumpria suspensão.

Somando as duas passagens como treinador no São Paulo, Rogério Ceni soma 142 jogos, sendo 63 vitórias, 41 empates e 39 derrotas – aproveitamento de 53,9%.

2 comentários em “Filme repetido? Dorival pode substituir Ceni no São Paulo pela segunda vez

  1. Se o Dorival Jr vier mesmo e fizer pelo menos 20% do que fez no Flamengo ja sera mais que o RC ego fez, logico o time flamengo tem ótimos jogadores e o problema lá é tratar com esse monte de jogador estrela que acha que pode ser titular eterno todo jogo e no sao paulo nao tem jogador estrela.
    Ja disse qualquer coisa é melhor que ficar com RC ego como estava o time nao reage, nao tem padrao nenhum de jogo, o time se enrosca nos adversarios mais fracos possiveis, que se vier que venha logo para ja comecar montar um time de verdade e nao um amontoado de jogador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*