Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, a diretoria do São Paulo não tem jeito mesmo. Passamos um final de semana muito feliz, com vitória épica no sábado, quando conquistamos a Copinha e um show no domingo, ambas vitórias sobre o Corinthians, e chegou a segunda-feira. Enquanto todos nós encontrávamos nossos amigos para zoar, até porque Porco e Santos também perderam, a diretoria lembrou a letra de uma grande canção de Chico Buarque: “Dormia a nossa Pátria Mãe tão distraída sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações”.
A segunda-feira surgiu com as notícias da venda de William Gomes para o Porto, por 12 milhões de euros e 20% sobre uma futura venda do excedente deste valor, mas apenas 9 milhões de euros (57 milhões de reais) cairão na conta do São Paulo. Tudo isso para liberar agora Wendel, que já tinha pré-contrato assinado com o São Paulo, mas só viria em maio. Torramos um jovem, uma promessa de 18 anos para antecipar três meses da chegada de um jogador de 31 anos, ganhando um milhão de reais por mês, como se Enzo Diaz não pudesse dar conta da lateral, reforçada por Moreira que pode jogar nas duas, por três meses.
Mas foi, sim, uma tenebrosa transação. William Gomes pertence ao empresário Paulo Pitombeira e, até onde apurei, não queria ir embora e foi obrigado pelo empresário, um dos grandes credores do São Paulo. E 30% de comissão, só no São Paulo uma coisa dessas. Talvez porque que a divisão tenha que ser para um bolo maior. E por isso o empresário tenha exigido sua transferência.
Apenas para terem ideia da diferença entre São Paulo e Palmeiras. Levantamento feito pelo companheiro Dario Campos, do Agonia Tricolor, aponta que as vendas de Newerton, Beraldo, William Gomes e Rodrigo Nestor (Se for vendido), o São Paulo vai receber líquido menos de 75% do valor que o Palmeiras levará por um único zagueiro, o Vitor Reis. Isso não pode ser chamado de amadorismo. Tem, certamente, outro nome que os senhores devem entender.
Aliás, em 20232 o diretor de Futebol Carlos Belmonte concedeu uma entrevista ao Globo Esporte e disse textualmente que “Acabou. Quem comprou do São Paulo barato, comprou. Ninguém mais compra barato do São Paulo”. Sei.
Não bastasse isso, vetou a subida de Maike, da base, para contratar, ainda que por apenas três meses, Cedriak, lateral português que não joga há um ano e que nos últimos disputou apenas 14 jogos. Também não dá para chamar de amadorismo, porque os amadores se sentiriam ofendidos.
Talvez hoje seja o dia de Júlio Casares explicar tudo isso. A partir das 19h ele vai encarar os 50 conselheiros que assinaram o requerimento pedindo sua convocação, de acordo como estatuto (a primeira vez na história do clube que tal fato acontece), e vai ter que explicar a negociação de Cotia como grego Marinakis, a reforma do Morumbi e a vultosa dívida que o clube tem, hoje ultrapassando um bilhão de reais.
Mas nosso digno presidente do Conselho Deliberativo, Olten Ayres de Abreu (aquele que um dia saiu dirigindo bêbado um carro do São Paulo, entrou no banheiro feminino de um bar e fez xixi nas calças) resolveu quebrar o galho do nosso presidente da diretoria e convocou uma assembleia ordinária para às 17h15, com segunda chamada para 17h45, para tratar de assuntos “importantes”. Vejam a pauta:
“Discussão e aprovação das atas das reuniões de 25/11, 02, 16 e 26/12/2024.
Apresentação do relatório da diretoria sobre atividades administrativas.
Relatório do conselho fiscal.”
Eu traduzo essa pauta: conseguir reunir conselheiros da tropa de choque de Júlio Casares para tumultuar o embate marcado para 19h. Até porque eles não são impedidos de entrar, porém, estatutariamente, podem tumultuar a sessão em defesa do queridíssimo Pavão.
Ah, também tentamos autorização para transmitir a sessão, mas Olten não permitiu. Nunca é demais lembrar que antes de se eleger em 2020 prometeu que mudaria por completo o Conselho Deliberativo, o abriria para os sócios e torcedores transmitindo todas as sessões pelo Youtube. Isso durou uma única sessão.
Cada vez mais ele demonstra ser mais realista do que o rei, ser mais ditador que o próprio ditador. Mas, depois dessa, não me venham falar que Olten trabalha para a oposição. Só se for para a oposição da oposição, porque ele é mais “casarista” do que o próprio Casares.
Um grupo de torcedores (do São Paulo, não das organizadas) se fará presente hoje em frente ao Morumbi. Certamente serão “aquela meia dúzia”, como uma vez ironizou esse tal Olten, mas que vai cobrar explicações sólidas e verdadeiras, de um presidente que durante esses quatro anos primou pela mentira, sempre desmascaradas por quem realmente ama o São Paulo.
“Um grupo de torcedores (do São Paulo, não das organizadas) se fará presente hoje em frente ao Morumbi. Certamente serão “aquela meia dúzia”, como uma vez ironizou esse tal Olten, mas que vai cobrar explicações sólidas e verdadeiras, de um presidente que durante esses quatro anos primou pela mentira, sempre desmascaradas por quem realmente ama o São Paulo”
MUITO CUIDADO AOS TORCEDORES COMUNS E VERDADEIROS QUE VÃO LÁ PARA COBRAR, TEM QUE IR BASTANTE GENTE, PARA NÃO DEIXAREM SE INTIMIDAR.
Em 2013 eu e 4 amigos fomos até o Morumbi cobrar o tal de juvenal e esse MONTE DE MERDA, ORDENOU A ORGANIZADA A NOS AGREDIR, SÓ NÃO APANHAMOS PQ EU CONHECIA ALGUMAS PESSOAS DA ORGANIZADA, DO CONTRÁRIO IMAGINEM SÓ !!!!
POR ISSO NÃO ME MISTURO MAIS E NEM CORRO ATRÁS DESSAS COBRANÇAS, É MUITA MALANDRAGEM E SAFADEZA, E O PIOR É QUE TODO MUNDO ESTÁ VENDO E NINGUÉM FALA NADA, VEJO APENAS AQUI NO TRICOLORNAWEB ESTE TIPO DE COBRANÇA, PROVAVELMENTE O “RESTO” TEM O RABO PRESO !!!!!
Chega a ser desanimador, é só coisa errada O TEMPO TODO…
Desculpem a caixa alta, mas é revoltante !!!!!
Enquanto essa diretoria desastrosa nao sair e entrar uma gestao descente nao teremos paz, nao teremos um sao paulo forte que dispute todos os titulos que estiver.