Classificação no sufoco ratifica o que vimos falando: a luz laranja está acesa!

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb e ouvinte da Rádio São Paulo, o time conquistou a classificação às quartas-de-final do Campeonato Paulista com um gol de pênalti marcado aos 50 minutos do segundo tempo. Um verdadeiro sufoco. Dirão os dirigentes: ‘o pênalti aconteceu, estava dentro do tempo de jogo e, portanto, com bola rolando, ganhamos’. Inconteste. O problema é o “como ganhamos”.

É inadmissível chegarmos na última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista e obtermos a classificação nessas condições. Não tínhamos no grupo Flamengo, Atlético-MG, Grêmio, Palmeiras. Não. Eram Novorizontino, São Bernardo e Botafogo. Portanto, a luz laranja está acesa.

Se tivemos essa dificuldade para passar por esse grupo, o que dirá a Libertadores? Ali, além de um nível um pouco maior dos adversários, existe o fator pressão que eleva o sistema nervoso dos jogadores e pode aumentar a dificuldade para uma classificação.

Aliado a tudo isso, vem o Brasileiro, aí sim com grandes jogos e que colocarão nosso elenco à prova. E, pelo que percebemos, esse elenco não vai aguentar o repuxo.

Precisamos de um zagueiro canhoto para jogar ao lado de Arboleda. Está provado que Ferraresi, Diego Costa e Alan Franco não darão conta do recado, entre quem entrar. A saída de Beraldo fez o futebol de Arboleda regredir e, se até fim do ano passado ele era unanimidade, já está perdendo esse posto.

Precisamos de um lateral esquerdo titular, porque com a saída de Caio Paulista (antes já houvera saído Reinaldo), ficamos apenas com o reserva deles e o reserva do reserva. Wellington chega a irritar. É ruim na frente. É péssimo lá atrás. E ainda faz frescura para renovar contrato, querendo uma grande recompensa salarial. Se é por falta de adeus, tchau. E Patryck? Bem, melhor nem comentar.

Outro problema que ficou patente: temos Pablo Maia como primeiro volante. E só. Luan já foi embora – não aguentaria o tranco -, Bobadilla não sabe o que é isso, Alisson também não. Quem sabe esse outro primeiro volante possa ser Luiz Gustavo. Se ele conseguir jogar, porque as contusões na idade dele são mais demoradas do que de costume para a recuperação.

Não temos um meia que pense o jogo. Sim, tem o James Rodrigues. Mas duvido que ele consiga atingir a forma física ideal para aguentar um jogo inteiro, com muita intensidade. Tem entrado bem quando é colocado aos 15 minutos do segundo tempo, pois entra descansado contra adversários cansados. Mas neste domingo, com campo encharcado, gramado ruim, ele foi mais do mesmo.

Em contrapartida temos três laterais direitos, vários atacantes de lado e vários segundos volantes (não esqueçam que Rodrigo Nestor está voltando). O que prova que temos um elenco desequilibrado e fraco. Me enganei no início do paulista ao achar que o time estava mais fraco – pelas saídas de Beraldo e Caio – mas que o elenco estava mais forte. Ambos estão mais fracos.

Não me assusta uma eventual eliminação para o Novorizontino no Morumbi. Aliás, que fique claro, não acredito que o São Paulo seja eliminado. O que me preocupa é o que virá lá na frente. Se perdermos a Libertadores logo na fase de grupo será frustrante, mas não tanto como passar o ano brigando contra o Z4 do Brasileiro.

Acreditem: não estou sendo alarmista nem pessimista. Só que o pior cego é aquele que não quer ver.

4 comentários em “Classificação no sufoco ratifica o que vimos falando: a luz laranja está acesa!

  1. Nestor está voltando,Paulo! É titular absoluto.Carpini é inexperiente, tem que iniciar os jogos fora de casa com 3 zagueiros.Continuo dizendo: Paulista é laboratório! Ituano é adversário tradicional que sempre tira sangue do São Paulo e porisso não foi diferente nesse último jogo.O Novo horizontino será um divisor de águas : se passarmos já valeu a campanha do Paulista.Santos e Palmeiras já é buraco mais embaixo.Já valeu a campanha desde que não seja goleado em final.

  2. Treinador jovem, cheio de empáfia quando fala de suas capacidades por ter vencido o Palmeiras com o Água Santa e por ter subido o Juventude. Está se achando por ter quebrado o tal tabú contra o curintia que nem se classificou no paulistinha
    Entretanto, onde se esconde seu trabalho à frente do S.Paulo?
    Cadê as jogadas ensaiadas; a proteção à defesa; a marcação alta por todas as linhas do time?
    Cadê o combate, imediato e organizado, ao adversário que nos roubou a bola para retomá-la; as ultrapassagens pelas laterais do campo; a entrada de vários jogadores na área do adversário?
    Lógico que entendo que ele está a pouco tempo no clube. Entretanto, algumas coisas, como, por exemplo, não deixar o time recuar porque está à frente no marcador, não precisa de tempo de trabalho; precisa é ter coragem, vontade de vencer e liderança no grupo.
    Sei não… talvez se tivessemos ficado fora do paulista fosse melhor para os próximos campeonatos que virão.
    Se o trenero não foi capaz de fazer testes positivos num campeonato sem importância como este, o que esperar do futuro???

  3. Falta de aviso não foi!!! Esse papo dos jogadores “a gente se garante” não funciona, nem o elenco do Manchester City se garante, lá o grande diferencial é o treinador. O SPFC iria trazer um técnico de fora e os jogadores vetaram, escolheram um que eles iam montar, querem ficar na zona de conforto, um Zé Ruela pequeno que não dá bronca em ninguém, que não vai tirar a panela… um idiota que caiu de paraquedas na Barra Funda. Agora é tarde, a temporada já foi pro saco e vamos sim ficar na parte de baixo da tabela no BR. Até que vai vim um técnico, arrumar alguma coisa e nos salvar de um rebaixamento.

    Como vocês admitiram que Casares e CIA fizessem isso com o SPFC? Toda a torcida foi conivente e cúmplice com tudo isso, agora estão sentindo o sábado entrar.

  4. Antes dessa vitoria no sufoco e a contra inter de limeira nosso time so deu vexame, ´perdendo para ponte preta empatou com guarani, empatou com o reserva do reserva do bragantino, tomamos sufoco para ganhar na bacia das almas do ituano time rebaixado, tudo bem o gramado estava impraticavel mas estava para os 2 e olha que nem que ituano ganhasse de nos iria escapar do rebaixamento esse timeco fez 4 gols em 12 partidas e conseguiu a proeza de fazer 2 em nós que raio de time é esse.
    Carpini tem errado muito nas escalacoes e substituiçoes ontem entao foi vergonhoso o que ele fez e se nao tivesse achado esse penal no fim do jogo e por acaso fossemos eliminados teria que ser demitido por Justa Causa pq tanta incompetência em um campeonato bem fraquinho, o santos com um time modesto para jogar a segunda divisao do brasileiro classificou antecipado, enfim.
    Eu na gestao do sao paulo ja estaria procurando um treinador experiente de preferencia com titulos pq com o Carpini nao iremos longe na libertadores e no brasileirao iremos brigar do 10o lugar para baixo de novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*