Foi só o Santo André, mas o início foi promissor

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, não vou aqui embarcar no ilusionismo da fácil empolgação, mas tenho que reconhecer que o início da temporada do São Paulo foi promissor, ainda que tenha sido só o primeiro jogo, dentro do Morumbi, contra um time da série D do Brasileiro.

Mas vamos combinar: imagina se o Lucas não tivesse jogado o que jogou, se o time tivesse padecido para ganhar do Santo André: iríamos estar aqui cornetando até a morte.

Não preciso ouvir discursos de que o jogo que vai mostrar nossa real condição é contra o Palmeiras, na disputa da Super Copa do Brasil, ou mesmo o jogo anterior, contra o Corinthians, em Itaquera. Talvez o seja na próxima terça-feira, contra o Mirassol, na casa deles, time que reputo como dos mais difíceis do interior.

Mas o sábado foi de um Morumbi com 45 mil pessoas, algo inédito na estreia do Tricolor num Campeonato Paulista, com direito a show de Lucas, partida abaixo do nível de Calleri, ótimas participações de Alisson e Rato, alegria por ver Igor Vinicius voltar e jogar os 90 minutos sem sentir nada e vermos que o elenco se fortaleceu para esse ano, como seria obrigatório acontecer.

No campo ficou claro que o time toca a bola com m ais objetividade, que marca pressão a saída do adversário, mas que ainda deixa alguns espaços entre o meio campo e a defesa. Nas saídas de bola, Diego Costa e Alan Franco viram laterais. Aí formam-se duas linhas de três, na vertical, pelos cantos do campo: de um lado, nessa ordem, Diego Costa, Igor Vinicius e Wellington Rato; do outro Alan Franco, Wellington e Lucas. É melhor carregar a bola pelos lados do campo, pois em caso de erro, a recuperação se faz mais fácil pelo meio.

Ficou patente, também, que a defesa sofre sem Arboleda. O gol que sofremos, pelo alto, mostra que a estatura baixa da zaga não pode sustentar os jogos que teremos pela frente. Talvez na ausência de Arboleda deveria jogar Ferraresi. Aliás, para mim, a defesa titular deve ser Arboleda e Ferraresi.

De resto, crédito a Carpini pela estreia e vamos esperar o desenrolar da temporada, deixando claro que não sou ufanista, mas realista. Sei que não valeu nada, mas se esse “não valer nada” tivesse terminado com uma derrota, nós encontraríamos motivo para detonar o time como se tivesse valido alguma coisa. Então, bola prá frente.

5 comentários em “Foi só o Santo André, mas o início foi promissor

  1. Assino embaixo que PP escreveu, só achei estranho o gramado do morumbis com poças tudo bem que foi muita chuva mas me parece que o ano passado o gramado nao estava assim mesmo com tanta agua caindo por muito tempo, estava temeroso no 1o tempo em que aqueles toques de bola na intermediaria iria enroscar a bola na poça, mas felizmente deu tudo, levando em conta um time da serie D.
    Teremos jogos mais difíceis inclusive o próximo, precisa urgente voltar arboleda e o ferraresi, diego costa e alan franco nao da.

  2. Promissor ou enganoso só saberemos mais pra frente.
    O Santo André é bem fraco tecnicamente e taticamente e, fisicamente, eles foram sofríveis.
    Já estavam mortos no primeiro tempo.
    O próximo jogo é uma coisa de maior envergadura.
    Espero que SPFC continue a melhorar e dar alegria à nossa torcida.

  3. O marketing tá tão violento que um jogo contra um time da série D candidato ao rebaixamento no certame estão aclamando a vitória como se fosse um Manchester
    A q ponto chegamos
    Não tem como dar certo
    Não tô falando politicamente
    Apenas constatando fatos
    Bla bla bla
    Impera
    Com jacks abnegados e cia
    O q acham?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*