São Paulo faz crer que as vitórias contra Palmeiras e Santos foram ponto fora da curva

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, o São Paulo foi ridiculamente derrotado neste domingo no Morumbi, com 56 mil pessoas no estádio, festa para Lucas Moura (que jogou) e James Rodriguez, e chega ao quinto jogo consecutivo sem vitória, sendo quatro derrotas e um empate. Dentre essas, o empate e uma derrota no Morumbi lotado.

As apresentações abaixo da crítica do time, sem qualquer criatividade e falhas individuais me levam a crer que as vitórias obtidas contra o Palmeiras, na Copa do Brasil, e Santos, no Brasileiro, foram ponto fora da curva. Que ao mudar minha linha de pensamento, começando a fazer cálculos para atingirmos 68 pontos eu estava enganado e deveria mesmo continuar com as contas para chegarmos aos 46 pontos. E faltam, portanto, 20.

O domingo era de festa, público pulsando nas arquibancadas, mais de 56 mil pessoas. Lucas e James entram em campo, vão ao símbolo do São Paulo, posam para fotos, saem ovacionados. Tudo indicava para uma grande atuação e uma vitória que nos traria a recuperação da confiança e moral.

Mas tudo se esvaiu aos três minutos de jogo, quando Hulk acerta uma bomba, em cobrança de falta, quase do meio de campo. Para alguns – poucos – um golaço; para outros – muitos – uma grande falha do goleiro Rafael. Me encontro no segundo time. É inadmissível um goleiro de um time da estatura do São Paulo tomar um gol do meio de campo. Isso justifica o que sempre dissemos: o São Paulo tem três goleiros reservas e nenhum titular. Por mais que Rafael tenha nos salvado em alguns jogos anteriores, mas suas falhas acabam superando esse passado recente.

A defesa provou, mas uma vez, que não consegue jogar sem Arboleda. Tanto Diego Costa quando Beraldo são dependentes do equatoriano. Sem ele, a presa fica fácil e o adversário entra como quer. Hulk conseguiu perder um gol debaixo das traves. Nova saída errada de Rafael e zagueiros completamente batidos.

Rodrigo Nestor, que até teve um bom início de jogo, depois voltou à mesmice e o São Paulo viveu de ligação direta defesa ataque, até porque Michel Araújo também ficou devendo e não jogou nada.

Na frente era um Calleri se virando sozinho, porque Luciano não conseguia render. Ainda assim algumas bolas chegaram foi Calleri quem levou mais perigo ao gol do Atlético, mas também desperdiçou muitas jogadas, o que prova que até ele está em má fase.

Lucas entrou muito bem, provando que está muito acima do nível de todos, mas teve a infelicidade de cometer o pênalti que selou de vez a sorte do jogo. Enquanto os demais que entraram…bem, já sabemos que nada mudou.

O que indago é algo que foi escrito por um leitor no Tricolornaweb: será que o vestiário não rachou? O diretor de Futebol, Carlos Belmonte, disse na última reunião do Conselho Deliberativo que com as bilheterias dos jogos do São Paulo contra o Palmeiras (Brasileiro e Copa do Brasil) e Tolima (Sul-Americana) tinha saldado dois meses de direitos de imagens dos jogadores e que se passássemos pelo Corinthians na Copa do Brasil, com os R$ 30 milhões que viriam, saldaria mais dois meses. Só não deixou claro se são meses a vencer ou vencidos. Mas, seja o que for, contar com um improvável valor para quitar salários, deixa os jogadores com as orelhas em pé.

Além do mais, o elenco vê dinheiro entrando nas bilheterias, empréstimos atrás de empréstimos sendo aprovados, jogadores contratados com ganhos mensais de R$ 1 milhão cada um e eles continuam vendo suas contas correntes com saldo baixo, esperando o pagamento dos direitos de imagem.

Se isso for fato – e me parece muito próximo de ser – o vestiário quebrou e ninguém vai conseguir colocar a casa em ordem. Temo pelas classificações na Sul-Americana, na Copa do Brasil e pelos dois próximos jogos no Brasileiro: Flamengo, no Rio e Botafogo, o líder, no Morumbi.

Em resumo: o pior, ao que parece, ainda está por vir. Mas não está tão longe. Está bem aí na frente, na nossa cara.

5 comentários em “São Paulo faz crer que as vitórias contra Palmeiras e Santos foram ponto fora da curva

  1. Começo a entender porque o Dorival foi mandado embora da outra vez , ele se abraça a um esquema, falta ousadia pra mudar esquema, o time fica engessado, altamente previsível, facilitando as coisas pro adversário.

  2. O Dorival diz que a bola vai entrar, já temo a classificação contra o São Lotenzo, que se não ocorrer vai ser um caminhão de peso sobre esse time frágil emocionalmente para o jogo contra o Corinthians. É uma utopia querer que Lucas e James sejam a salvação da lavoura.Acho que o time chegou no seu limite, não tem mais caneca pra vender. Eu tentaria ir de Caio Paulista como terceiro atacante e colocaria o Wellington no time.Com esse mesmo time de domingo não vamos a lugar nenhum. Ainda bem que o Autoglass volta.!

  3. Eu ja nem sei em que acreditar mais, pq essa diretoria é tao ruim que nao sei se acertaram todo os atrasados dos jogadores ou so uma parte ou nao acertaram nada.
    So sei que mesmo alguns nao acreditarem que jogador nao faz corpo mole eu acredito que façam isso, jogadores quando quer derruba ate treinador.
    Sabemos que desde o jogo do palmeira e do santos o time nao jogou mais e nao sabemos se conscidencia ou nao foi logo depois da declaracao do Dorival Jr querer dirigir o Flamengo no futuro e do começo da contratacao do James Rodrigues e do Lucas, mas que ai tem algo de podre ai tem, e nao é ficar procurando pêlo em ovo, mas a continuar assim poderemos dizer adeus na quinta feira a sul americana, mais uma derrota para flamengo e depois a eliminacao pelas galinhas em pleno morumbi.

  4. Quem já jogou futebol sabe que isso de jogador fazer corpo mole por causa de pagamento atrasado é balela.
    Quando a bola rola, neguinho esquece até parentes à beira da morte; quanto mais o salário atrasado.
    Acontece que o nível dos treinadores brasileiros é muito baixo e, como é o caso do SP, quando o time precisa um esquema que aproveite alguma qualidade do elenco, isto não acontece, e o que vemos é esse show de horrores, de “ficar com a bola” inutilmente e nenhuma jogada de linha de fundo para abrir a defesa adversária ou jogo vertical, “amassando” o time adversário.
    Então, qualquer retranca bem montada é fatal para o São Paulo atual.
    Pior: vamos enfrentar duas retrancas nas classificatórias das copas e, caso o Dorival não mude muitas coisas na forma do time jogar (a ausência do Luciano já vai ajudar muito), teremos mais decepções pela frente…

  5. Caro Paulo. Para mim está muito claro que essa hipótese de o vestiário ter rachado em função de questões financeiras é mais do que viável. Se isso for a realidade, poderá comprovar a falta de seriedade dessa Diretoria atual em administrar a folha de pagamento dos jogadores e seus desdobramentos. O primeiro tempo do jogo foi para mim um retrato bem fiel da preguiça e desatenção dos jogadores. Um segundo tempo, um pouco melhor, mas não o suficiente para quebrar a muralha construída pelo adversário. Enfim, muito triste com essa situação toda. Só espero por dias melhores, mas assim como você acho mais prudente mesmo contar os pontos para evitar uma eventual queda para série B. Acho essa posição mais realista porque iludido por esse São Paulo já estou. Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*