Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, a derrota do São Paulo para a LDU nesta quinta-feira, pela Sul-Americana, poderia ter tido contornos de tragédia. Mas o gol de Lucas no final nos devolveu à competição e, acredito, temos um placar bem fácil de virarmos no Morumbi.
O primeiro tempo do time foi patético. Apanhado pela velocidade do time equatoriano, na altitude de 2.850 metros acima do nível do mar, o São Paulo virou presa fácil, tomando o primeiro gol logo aos 2 minutos. E a pressão continuou muito forte. Rafael foi fundamental para o placar não se elevar tanto, apesar do segundo gol ter saído ainda no primeiro tempo.
O problema que transformou o São Paulo em “presa fácil” foi o erro gritante de Dorival Jr na escalação. Ele nunca poderia ter entrado com dois segundos volantes e nenhum jogador à frente da área. Na ausência de Pablo Maia seria evidente que ele entrasse com Mendez ou Luan. Ao escalar Gabriel e Alisson deixou aquele setor à frente da área vazio, disponível para a velocidade e a verticalidade da LDU. Sem proteção à frente da zaga, Arboleda e Beraldo bateram cabeça e não conseguiam ganhar uma única jogada. Repito: a tragédia só não foi construída porque Rafael estava em grande noite.
Dorival acertou as coisas para o segundo tempo, tirando Gabriel e colocando Luan. Ao menos começamos a dar menos espaço para a LDU. Depois, com as entradas de Luciano e Michel Araújo nos lugares dos ineficazes Rodrigo Nestor e Wellington Rato, o São Paulo cresceu e passou a equilibrar as ações.
Depois Dorival ainda colocou James Rodriguez, que mais uma vez provou que está completamente fora de forma. Aliás, muito boa a convocação dele para a seleção da Colômbia, para as Eliminatórias da Copa do Mundo. Vamos ver se ele ganha ritmo ali.
Bem, mas no jogo de Quito, o 10 que funcionou foi o de Luciano, que deu excelente assistência para Lucas marcar o gol que nos permite acreditar numa virada no jogo de volta.
Agora é ver o que sobrou para o jogo contra o América-MG domingo, em Belo Horizonte. Não podemos brincar com o Brasileiro.
Continuo dizendo que o São Paulo é um gatinho fora de casa e um Leão no Morumbi. Com time mais cascudo vai ser difícil tirar o prejuízo no Morumbi.Vide Flamengo.
Quase a eliminatória acabou ontem, poderíamos facilmente ter tomado 4 gols no primeiro tempo. A escalação grotesca do Dorival que montou um time pra jogar no Morumbi e buscar a vitória onde era pra jogar fechado e buscar o empate… usou jogadores fracos fisicamente, deixou o time sem pegada e a defesa exposta. O tal Rato que era pra ajudar o velho Rafinha não ajudou uma vez e foi um baile por aquele lado… Nestor parecia uma criança junto com Alisson no meio… soma-se a isso a péssima partida do Beraldo e Wellington… Gabriel Neves que só funciona com Pablo Maia ficou perdido.
Quando colocou um volantão o time protegeu a defesa e quando jogou o Luciano o time tomou conta do meio campo com a ajuda do Michel Araújo e a qualidade do James, foi um time mais físico e com mais qualidade o que pedia o jogo…
Outra coisa: eu não posso ser obrigado a continuar aguentando Alisson, Nestor e Rato todos juntos tendo Luciano e James no banco… isso é aberração.
Dorival errou e errou muito e o pior é que não admitiu, lembrou o time e a postura de Ceni ontem… agora nós a torcida vamos ter que corrigir essa cagada e levar o time à vitória semana que vem.