Zaga, meio? Bauza tem sete curingas para definir posição no São Paulo

A passagem de Juan Carlos Osorio pelo São Paulo esboçou profundas transformações no posicionamento de alguns jogadores, mas, abreviada por uma proposta mexicana e por entreveros com o ex-presidente Carlos Miguel Aidar, acabou deixando de herança uma série de opções ao argentino Edgardo Bauza, que, depois das breves passagens de Doriva e Milton Cruz, este interinamente, terá a missão de conduzir o São Paulo durante 2016.

Carlinhos, por exemplo, será lateral-esquerdo, volante ou ponta? Breno será mantido no meio-campo ou voltará à zaga? Rodrigo Caio e o jovem Lyanco também podem atuar nessas duas posições, assim como Hudson, volante ou lateral-direito.

Pelo menos sete jogadores do grupo do São Paulo se tornaram mais versáteis nas mãos de Osorio, mas as mudanças, em razão do pouco tempo de trabalho, não foram concretizadas. Agora, caberá a Bauza decidir: em que posição esses rapazes vão jogar?

Leia abaixo questões que o argentino poderá resolver a partir de agora.

BRENO

Breno São Paulo (Foto: Erico Leonan / Site oficial do São Paulo FC)

O fato de Osorio tê-lo colocado em campo, depois de três anos, no segundo tempo do clássico contra o Corinthians, foi surpreendente por si só. Quando notou-se que ele estava no meio-campo, e não na zaga, onde foi eleito o melhor da posição no Brasileirão-2007, desbancou Thiago Silva nas Olimpíadas-2008 e conseguiu uma transferência milionária para o Bayern de Munique, o susto foi ainda maior.

E sabem o mais incrível? Breno jogou bem e, mantido na posição de volante, destacou-se em jogos contra Figueirense e Vasco. Uma artroscopia em seu joelho direito interrompeu seu desenvolvimento na equipe. Ele era titular. Agora, recuperado. Breno voltará ao centro da defesa ou continuará atuando à frente dos zagueiros, no meio?

RODRIGO CAIO

Rodrigo Caio, São Paulo (Foto: Mauro Horita)

Desde que foi promovido ao elenco profissional, em 2011, paira a dúvida: Rodrigo Caio é volante ou zagueiro? Até de lateral-direito ele chegou a jogar… Mas, em 2013, naquela fase tenebrosa que ameaçou o São Paulo de rebaixamento, ele começou a se destacar demais atuando na zaga, principalmente pelo impressionante desempenho no jogo aéreo.

No ano passado, Rodrigo Caio voltou a transitar entre os setores. No clube, há a clara impressão de que ele rende mais como zagueiro. Considerado um dos líderes do grupo após aposentadoria de Rogério Ceni, é bem provável que ele siga entre os titulares, mas onde? Caberá a Bauza decidir, e ele certamente levará em conta as carências tricolores em cada uma das posições.

LYANCO

Lyanco São Paulo (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)

Prestes a completar 19 anos (no dia 1º de fevereiro), o jovem é uma das apostas tricolores para 2016. Contratado no início do ano passado, logo subiu e foi bastante utilizado por Osorio: como zagueiro – posição de origem –, volante e até lateral-direito, um início semelhante ao que teve Rodrigo Caio. Destacou-se pela vontade em campo, muitas vezes num time nem tão aguerrido. A tendência é que, com Bauza, também comece o ano na defesa. A expectativa do presidente e do departamento de futebol é que ele seja mais utilizado do que em 2015.

CARLINHOS

Carlinhos São Paulo (Foto: site oficial / saopaulofc.net)

Contratado pelo que havia feito na carreira como lateral-esquerdo, Carlinhos teve seus melhores momentos no São Paulo justamente num dos improvisos mais criticados de Osorio: como ponta pelo lado direito. Na visão do técnico colombiano, ele tinha como trunfo o drible e a facilidade de chegar ao fundo porque, apesar de atuar pela esquerda, é ambidestro. O camisa 6 fez boas partidas nesse setor. Depois, foi colocado no meio-campo, para dar mais velocidade à transição da defesa para o ataque, e novamente se destacou.

Na sua posição, entretanto… Apesar de bons cruzamentos, foi criticado pela fragilidade na marcação. Na lateral esquerda, o Tricolor está prestes a anunciar a contratação de Mena, ainda tem no elenco Reinaldo e Matheus Reis, sem falar em Inácio, um dos destaques da Copa São Paulo. O que será de Carlinhos com Bauza?

HUDSON

Hudson São Paulo (Foto: Site oficial do SPFC)

Chegou como volante, estreou como volante, mas depois da venda de Douglas, firmou-se como lateral-direito titular na campanha do vice-campeonato brasileiro, em 2014. Sua queda de rendimento durante 2015 chamou atenção. Antes confiável nas duas posições, passou a ser relegado em ambas. Voltou a ter chances no meio-campo na reta final, em razão das vendas de Denilson e Souza, e da cirurgia de Breno. Por enquanto, o São Paulo tem Bruno e Auro na lateral direita, mas ainda não repôs a saída de seus volantes. Dessa forma, a tendência é que Hudson comece a temporada no meio.

THIAGO MENDES

Thiago Mendes São Paulo (Foto: Rubens Chiri / Site oficial do SPFC)

Principal jogador do São Paulo na reta final do último Campeonato Brasileiro e responsável direto pela vaga na Libertadores depois de marcar um gol no último segundo da vitória por 3 a 2 sobre o Figueirense, Thiago Mendes chegou ao Morumbi no início do ano passado com uma ideia na cabeça do departamento de futebol: ser treinado para atuar como primeiro volante e, assim, dar qualidade superior à saída de bola. Só que ele teve pouquíssimas chances com Muricy Ramalho, e, com Osorio, logo virou lateral-direito enquanto Bruno esteve lesionado.

De volta ao meio, jogou como primeiro homem, mas se destacou ainda mais como segundo. Na visão do clube, ele é um dos poucos que evoluem entre as linhas de marcação adversárias, graças ao ímpeto e força física. Por isso, Bauza deve aproveitá-lo mesmo como segundo volante, contando com esse poder de chegada ao ataque.

MICHEL BASTOS

Michel Bastos celebra golaço - São Paulo x Atlético-MG (Foto: MARCOS BEZERRA - Agência Estado)

Lidar com Michel Bastos não parece das tarefas mais fáceis. Quando não está em sua posição preferida, o jogador chia. Ele gosta de ter liberdade ofensiva, atuar como ponta. Ano passado, fez isso com muita qualidade tanto pelo lado direito quanto pela esquerda. Mas, em momentos-chave, com Muricy Ramalho na estreia da Libertadores ou com Osorio, quando Carlinhos virou ponta, Michel retornou à origem na lateral, onde não suporta mais atuar.

E não deverá mesmo, com a chegada de Mena, em 2016. O camisa 7 também foi escalado como volante/meia em vários jogos. Teve bons momentos em razão de suas virtudes técnicas, outros piores, sem a mesma vontade que marcou o início de 2015. Além de encontrar a posição em que Michel Bastos renda mais, Bauza terá de identificar que setor do campo deixará o polivalente mais feliz.

 

Fonte: Globo Esporte

Um comentário em “Zaga, meio? Bauza tem sete curingas para definir posição no São Paulo

  1. Com certeza o principal que o Bauza tem que fazer é improvisar o menos possivel, mesmo que esses jogadores sejam versateis, nao gosto de improvisacoes tende sempre a dar alguma coisa errada, se joga melhor na lateral tem que ser lateral, se joga melhor no meio de campo deixa quieto, se melhor zagueiro que volante , que seja zagueiro.
    Com chegada do Lugano pode melhorar nossa zaga, mas tb nao devemos jogar tudo nas costas dele, nao podemos esquecer que ja tem idade avançada e nao esta no auge de sua forma, como estava o nosso eterno M1TO e LFP, sera importante na zaga pois impoe respeito.
    Nao estou gostando dessa porcaria de diretoria ir atras desse Kieza nao sei pq, ai tem treta, e vamos torcer para esse tal de Mena jogue pelo menos como jogou na selecao Chilena.
    O restante é o que temos no elenco, e o que poderemos usar da base, que vendo a copinha temos bons valores, boas promessas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*