Público do São Paulo cai pela metade, mas renda é igual 2014

Quem assiste às partidas do São Paulo como mandante no Campeonato Brasileiro tem notado a falta de público nas arquibancadas e cadeiras do Morumbi. A baixa presença de torcedores, inclusive, já foi citada pelo técnico Juan Carlos Osorio. Após seis jogos da competição, o clube viu a média de público cair pela metade em relação à registrada no mesmo período da edição 2014. A renda bruta acumulada, por sua vez, é praticamente a mesma.

O fato está ligado à postura da diretoria são-paulina em relação aos preços do ingressos. Nos primeiros seis confrontos do Brasileirão do ano passado, o valor médio da entrada era de R$ 16,95. Hoje, o preço médio cobrado pelo São Paulo é de R$ 32,58.

Após os jogos como mandante no Brasileirão 2015, o clube paulista arrecadou R$ 2,89 milhões, contra R$ 2,76 milhões registrado nos seis jogos iniciais da campanha de 2014. O número total de torcedores, entretanto, desabou, de 162,9 mil para 88,9 mil. A média de público passou de 27,1 mil para 14,8 mil.

Nesse cenário, o São Paulo poderia ter quase o dobro de torcedores no Morumbi caso cobrasse o mesmo valor dos ingressos, obtendo a mesma renda. Procurado pela reportagem, a diretoria de marketing disse que o preço atual será mantido.

“Não há expectativa de baixar. Nós já baixamos o preço este ano. No Brasileiro a gente pôs o preço que a torcida pediu. Entendemos o recado. Estipulamos um preço para o Brasileiro e estamos vendendo um pouco baixo. Não tem sentido a R$ 20”, disse Douglas Schwartzmann, vice-presidente de marketing do São Paulo.

Ao término do Brasileirão 2014, o São Paulo arrecadou R$ 14,4 milhões, com média de público de 28,5 mil torcedores por jogo. A equipe ainda jogou na Arena Barueri contra o Corinthians (público de 14 mil) e no Pacaembu diante do Coritiba, com 31,9 mil no estádio.

A média de renda, que era de R$ 460,4 mil nos primeiros seis confrontos, fechou em R$ 760,5 mil depois de 19 confrontos em casa. Ou seja, para igualar a marca, o São Paulo precisa arrecadar R$ 11,51 milhões em 13 partidas (média de R$ 885,4 mil por jogo — hoje ela é de R$ 482,7 mil)

Segundo Schwartzmann, existe um incômodo em relação ao cenário. No último domingo, apenas 10.539 torcedores compareceram a Morumbi para a partida contra o Fluminense, no pior público do time no campeonato.

“Sempre preocupa, ninguém gosta de casa vazia, todo mundo quer casa cheia. Eu acho que a torcida do São Paulo tem essa coisa de prestigiar em um momento bom. Tem tudo a ver com as vitórias. O time vinha de duas derrotas”, disse.

No ano passado, no entanto, o São Paulo não chegou à liderança após seis jogos em casa. Nesta temporada, o fato se deu na 8ª rodada, contra o Avaí — mais de 20 mil assistiram ao empate por 1 a 1, no melhor público do time  no Brasileirão.

Em 2014, a maior concentração de público ocorreu diante da Chapecoense, na 11ª rodada, quando o time ocupava a terceira posição (quase 43 mil pessoas foram ao Morumbi).

Protesto e promoção

Os torcedores do São Paulo fizeram críticas à diretoria após os preços cobrados no primeiro jogo como mandante na Libertadores, em fevereiro deste ano. Na ocasião, o valor mais barato da entrada inteira chegou a R$ 120. Dessa forma, o São Paulo registrou o pior público na Libertadores desde 1992: 16.689 espectadores.

Nas oitavas de final, diante do Cruzeiro, a diretoria baixou o preço para R$ 60. E viu mais de 66 mil espectadores lotarem o Morumbi, no maior público da temporada. Na oportunidade, a renda chegou a R$ 3,67 milhões.

Mesmo com o exemplo, a tendência é que a diretoria são-paulina não promova mais ações desse tipo em 2015.  “Estamos estudando, vamos ver mais pra frente, Se houver, serão pontuais. Podemos fazer uma promoção para um determinado jogo, mas baixar o preço dessa forma, não vamos baixar. Não tem sentido”, explicou Schwartzmann.

Confira os números dos primeiros seis jogos de 2014 e 2015

2014
Melhor púbico: 42.979 (Chapecoense)
Pior público: 14.000 (Corinthians)
Média de público: 27.155
Total de público: 162.932
Média de renda: R$ 460.386,17
Total de renda: R$ 2.762.317,00

2015
Melhor púbico: 21.288 (Avaí)
Pior público: 10.539 (Fluminense)
Média de público: 14.816
Total de público: 88.896
Média de renda: R$ 482.723,33
Total de renda: R$ 2.896.340,00

 

Fonte: Uol

Um comentário em “Público do São Paulo cai pela metade, mas renda é igual 2014

  1. Explicação pra isso: torcida modinha, muitos simpatizantes e poucos torcedores de verdade.
    Defendo que o SPFC venda.seus jogos para outros estados ou leve para o interior de SPFC, pois na capital só tem torcedor de sofá.
    Brasília, Mato Grosso,Paraná, Nordeste e interior de SPFC parece ter mais torcedores do tricolor do que na capital paulista.
    Deveria haver um só jogo no Morumbi por mês, já que essa torcida reclamona não ajuda mesmo, nem o time como lider a torcida compareceu em massa, imagina agora?

    E depois ainda reclamam quando vende jogadores que eles mesmo criticavam.

    Oras, os Palmeirenses e Corinthianos pagam um ingresso bem mais caro e não reclamam, os pseudos torcedores do SPFC pagam menos e ainda não vão ao estádio, lamentável!

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