Prazo para captação de dinheiro para obra do Morumbi vai até julho

O São Paulo deu mais um passo na tentativa de concretizar o projeto de reforma do Morumbi. Nesta sexta-feira, o clube recebeu a notícia de que o fundo de investimentos, chamado Arena, teve o registro concedido pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Agora, o fundo tem 180 dias, a partir do último dia 15 de janeiro, para captar os recursos com os investidores da obra

Segundo a diretoria tricolor, os 20 investidores já estão apalavrados. O valor determinado para construir a cobertura do estádio, a arena multiuso atrás de um dos gols e um prédio de estacionamento é de R$ 460 milhões. O clube se gaba de não gastar um centavo de seu dinheiro ou dos cofres públicos. O acordo prevê a cessão da exploração do local por dez anos, com opção de renovação por mais dez.

As empresas envolvidas no negócio são a Andrade & Gutierrez, construtora responsável pela obra, a Multipark, que fará o estacionamento, e a XYZ, que vai administrar a arena multiuso. Os investidores não foram divulgados, até porque ainda não assinaram contrato.

Disputa política

Só que a diretoria tem um problema. Esbarra na oposição, que tem colocado obstáculos para a aprovação do contrato de reforma. Em dezembro, não houve quórum na reunião marcada para que o documento fosse apresentado. O estatuto do São Paulo determina que isso só poderia ocorrer com pelo menos 75% do Conselho presente.

Na ocasião, os conselheiros da oposição se recusaram a entrar sob o argumento de que não haviam visto o contrato durante sua elaboração. Eles acusaram o presidente Juvenal Juvêncio de falta de transparência e exigiram uma análise do que se pretendia no Morumbi. Desde quinta-feira, as 1.200 cláusulas estão disponíveis no escritório de advocacia contratado pelo clube para que uma comissão formada por conselheiros da oposição possam examiná-las.

projeto de cobertura do Morumbi (Foto: Divulgação / São Paulo FC)Projeto de cobertura do Morumbi (Foto: Divulgação / São Paulo FC)

Já houve uma primeira reunião e está prevista uma nova ida dos opositores ao local na segunda-feira pela manhã. Candidato a presidente pela chapa de oposição, Kalil Rocha Abdala reclamou ao GloboEsporte.com que não poderiam levar o contrato para casa.

– É impossível ler isso de uma vez, precisamos analisar com calma. Por que estão com tanta pressa para aprovar isso agora?

Ele não faz parte da comissão, que conta com ex-presidentes como José Eduardo Mesquita Pimenta e Paulo Amaral, que afastou Rogério Ceni em 2001 e se tornou o principal desafeto do goleiro em seus 24 anos de clube. O contrato ficará disponível no escritório até o fim do mês. A diretoria atual tenta convencer os opositores a aprovarem o contrato em nova reunião do Conselho, em fevereiro.

Porém, existe a possibilidade de que, novamente, não haja quórum. Nesse caso, o presidente Juvenal Juvêncio tentará alterar o estatuto e reduzir o número mínimo de conselheiros para 50% (120, já que são 240 no total), e, assim, aprovar o contrato e permitir que o fundo inicie a captação de recursos.

projeto de cobertura do Morumbi (Foto: Divulgação / São Paulo FC)Vista aérea de como ficaria o estádio tricolor com cobertura das arquibancadas (Foto: Divulgação / São Paulo FC)

Os dirigentes sabem que isso causará um desgaste, já que a maior crítica à administração de Juvenal se deve justamente a uma alteração estatutária feita para que ele pudesse se reeleger pela segunda vez e permanecesse por oito anos no poder. A oposição reclamou na Justiça, mas Carlos Miguel Aidar, agora candidato da situação, advogou a favor de Juvenal e sustentou o terceiro mandato.

Segundo a diretoria, essa decisão judicial de que o Conselho tem competência para alterações respaldaria o clube se fosse necessária uma nova mudança. Juvenal tem a maioria dos conselheiros neste momento. O São Paulo diz querer evitar esse caminho e, para isso, precisa convencer a oposição.

Fonte: Globo Esporte

Um comentário em “Prazo para captação de dinheiro para obra do Morumbi vai até julho

  1. E a novela ” O direito de ter uma cobertura” com seus capitulos interminaveis, sera que antes de eu morrer verei isso terminado e pronto. vamos aguardar as cenas dos proximos capitulos, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*