O grupo de oposição do São Paulo, denominado “São Paulo de Todos”, divulgou uma longa nota sobre a decisão do Superior Tribunal de Justiça, que anulou as mudanças estatutárias feitas em 2004. A carta também repudia com veemência a Nota Oficial publicada pelo clube, assinada pelo presidente Carlos Miguel Aidar, a quem chamou de rancoroso e ausente.
* STJ anula atos pós 2004 no São Paulo. Aidar pode cair.
* Cardeais tentam encontrar saída para decisão do STJ
* Site oficial divulga Nota Oficial sobre a decisão do STJ
Eis a íntegra da nota:
“Caros Associados,
Em função da Nota Oficial do Presidente da Diretoria, sobre a decisão do Superior Tribunal de Justiça que negou seguimento a recurso interposto pelo SPFC contra decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que declarou nula a reunião de nosso Conselho que aprovou a alteração do estatuto social em 2004, por descumprir o previsto no Código Civil, cumpre esclarecer o que segue:
1. Os então Conselheiros que ajuizaram a ação tiveram como único propósito evitar que atos posteriores baseados em referida alteração pudessem ter sua eficácia jurídica questionada e prejudicassem o clube, visto que foi ela aprovada pelo Conselho Deliberativo, e não pela Assembléia Geral de Sócios, como passou exigir o Código Civil vigente a partir de 10/01/2003.
2. É legítimo, assim, seu regozijo pela decisão favorável à sua tese pelo mais alto tribunal de justiça em matéria legal do país, o STJ, bem como do grupo que vem apoiando sistematicamente a volta do SPFC à plena legalidade que sempre o caracterizou até então, não lhe cabendo patrulhar quem a vem divulgando sem as nuances jurídicas que nosso Presidente da Diretoria tão bem domina.
3. Sem embargo, sua Nota Oficial parece não ser precisa quando afirma que o Instituto da Modulação dos Efeitos da Coisa Julgada impedirá a nulidade de qualquer ato posterior a dita alteração, ou às alterações que a sucederam, em 2008 e 2011, pois tal a aplicação de tal instituto não é garantido por lei, pois decorre de construção jurisprudencial aplicada caso a caso.
4. Logo, existe, sim, a possibilidade de, mantida a decisão em tela, ser suscitada a nulidade de atos posteriores a 2004, como, por exemplo, o modo de eleição dos Conselheiros vitalícios e o aumento dos mandatos dos Conselheiros eleitos pela Assembléia Geral e dos Presidentes da Diretoria e dos Conselhos, sem prejuízo dos atos concluídos decorrentes de atos destes Poderes.
5. Deste modo, entendemos que, ao invés de criticar alguns comentários talvez imprecisos sobre a decisão do STJ, pois seus autores não têm obrigação alguma de dominar seus meandros processuais, salvo os juristas de notório saber que integram este grupo, que lamenta, uma vez mais, a distorcida repercussão dada ao assunto pelo Presidente da Diretoria.
6. Melhor teria sido, ao invés disso, que ele, como bom são-paulino que diz ser, se despisse de sua condição de jurista e, ele sim, de seu rancor e tivesse a humildade de, por já ter assumido sua ausência por quase 30 anos do clube, reconhecer a conveniência e oportunidade de buscar solução consensual para o encerramento dessa ação, em prol da instituição que tanto amamos, o São Paulo Futebol Clube.
CHAPA DE COALIZÃO DA OPOSIÇÃO SÃO PAULO DE TODOS”
Democraticamente, assim como publicamos a Nota Oficial do São Paulo a respeito do tema, abrimos o espaço para a Nota emitida pela oposição são-paulina.
Paulo Pontes
A ilustre chapa de oposição poderia, em nome da clareza da mensagem, ter poupado a nós, leitores, do uso excessivo da vírgula, esse recurso ortográfico nobre, por assim dizer, quando empregado com maior prudência, não é mesmo?
Só em nome do entendimento: quem são os integrantes desse grupo?
Um dos membros desse grupo e o Dr Pimenta, não tenho certeza MS outros devem seR Fernando Casal De Rey entre outros
Eitah. O assunto voltou a baila. Vou julgar agora a coisa julgada: Pega seu banquinho e saia de mansinho tam tam.
Estos son los motivos que dan para volver a llevar al canario:
1) Amor al club: “Desde el momento en el que defendió el São Paulo, Lugano siempre ha demostrado pasión por el club”.
2) Marketing: “Lugano dijo recientemente que no aceptaría un sueldo para defender el tricolor y que se satisface solamente con los valores de las actividades de marketing que implican su nombre”.
3) Ganador: “El jugador daría nuevos ánimos a los aficionados y también al equipo debido a sus logros, a pesar de que fueron conquistados hace 10 años”.
4) Intimida adversarios: “El equipo de São Paulo tiene hoy un joven mariscal de campo que no intimida tanto al rival, algo que Lugano está más que acostumbrado a hacer”.
5) Nuevo capitán: “Con Rogerio Ceni con el retiro ya programado para el final de la temporada, Lugano vienen a tomar el brazalete de capitán”.
6) Experiencia en las decisiones: “Propietario de un autoconfianza increíble, Lugano no suele sentir la presión en las decisiones o juegos importantes”.
7) Comunicación: “Habla español y portugués. Así, Lugano puede facilitar la comunicación entre los jugadores brasileños y los extranjeros y, especialmente, con el entrenador Juan Carlos Osorio (colombiano)”.
8) Madurez: “En su anterior pasaje, tuvo que someterse a una adaptación. Actualmente, más experimentado, el jugador no tendría el mismo problema”.
9) Siempre piensa en São Paulo: “En el momento de arreglar con Cerro Porteño, el defensor se aseguró de poner una cláusula en la que podría rescindir su contrato para volver a jugar en Brasil”.
10) Los hinchas lo aman: “La conexión con él es algo que podría tomar una nueva inyección de moral para todo el mundo en el club. No hay un fanático del São Paulo que no le guste, aunque algunos temen que un posible regreso pueda empañar su historia en caso de no conseguir los objetivos”.
11) Posible salida de Toloi: “El mejor defensor en este momento, Rafael Toloi, recibió una buena oferta del Olympiakos”.
12) Entiende el tema: “A pesar de sus 34 años, Lugano es aún mejor que Lucão, Rafael Tolói, Edson Silva e incluso Luiz Eduardo”.
Lugano de volta segundo Diario El paiz-Montevideo
O fdpf fica ausente 30 anos e volta, na volta o elegem como mais alto fdp de planta’o.
Boa, e’ precisamente este o porque de toda essa merda.