Morre Juvenal Juvêncio, ex-presidente do São Paulo

O ex-presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, faleceu às 8h30 desta manhã em São Paulo. Ele vinha tratando de um câncer de próstata há alguns anos, mas sua saúde teve complicações sérias nos últimos meses por ter tido metástase. A informação me foi confirmada pelo médico de Juvenal, dr. Alfredo Salim Helito.

Juvenal Juvêncio tinha 81 anos e foi presidente do São Paulo pela primeira vez entre 1988 e 1990. Depois, comandou o clube entre 2006 e 2014. Venceu por três vezes o Brasileirão depois de ter sido o vice-presidente de futebol entre 2004 e 2006, na gestão de Marcelo Portugal Gouvêa, que levantou a Copa Libertadores e o Mundial.

Nascido na cidade de Santa Rosa do Viterbo (SP), Juvenal Juvêncio foi advogado, investigador de polícia e deputado estadual entre 1988 e 1990, depois entre 2006 e 2014. Na política, presidiu a antiga Cecap (atual CDHU) entre 1971 e 1975, na gestão de Laudo Natel como governador.

Em 1984, em gestão de Carlos Miguel Aidar à frente do São Paulo, Juvenal assumiu o posto de diretor de futebol, no qual ficou até 1988. No mesmo ano, em eleição polêmica, assumiu pela primeira vez a presidência da equipe. Ficou até 1990.

Entre 2003 e 2006, como vice-presidente de futebol, trabalhando como diretor de futebol na equipe que conquistou a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 2005. Foi eleito presidente em 2006, reeleito em 2008 e 2011 e deixou o cargo em 2014. Para permanecer por três mandatos consecutivos no cargo, mudou o estatuto do clube, sendo acusado de ‘golpista’ pela oposição.

Além dos títulos, Juvenal também contribuiu para a melhora da estrutura física do São Paulo. O dirigente foi responsável pela modernização do CT de Cotia, utilizado pelas categorias de base, e pela criação do Reffis, moderno centro de reabilitação no CT da Barra Funda.

Nos últimos anos, trocou farpas constantes com dirigentes de clubes rivais – principalmente como Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians. Emerson Leão, ex-técnico do São Paulo, também entrou na lista de inimigos ao sugerir a renúncia de Juvêncio em 2013. Em 2014, já com a saúde debilitada, chegou a passar mal em entrevista à rede de TV Fox Sports.

Um das curiosidades sobre Juvenal é que o dirigente jamais revelou oficialmente sua idade. Fontes diversas divergem entre o ano de seu nascimento: 1932, 1933 e 1934.

O velório será realizado o Salão Nobre do São Paulo FC, com entrada pelo portão 17, a partir das 15h, e o sepultamento nesta quinta-feira, às 10h, no Cemitério do Morumbi.

 

Paulo Pontes

16 comentários em “Morre Juvenal Juvêncio, ex-presidente do São Paulo

  1. Eu como SPFC gostava dele, lutou contra Lula, Andrés, Ronaldo, Ricardo Teixeira e Band antes da copa do mundo, para não construção de um estádio para os gambas, infelizmente perdeu essa batalha mas não perdeu a guerra, tempos depois conseguiu fazer uma das melhores coisas que já aconteceu no futebol Brasileiro, que foi derrubar Ricardo Teixeira o maior bandido do futebol Brasileiro. Já no SPFC teve alguns erros como o de rasgar o estatuto e ter o terceiro mandato, mas prefiro destacar os acertos, ganhou vários títulos no SPFC se eu não me engano é o segundo presidente mais vencedor do SPFC, sem conta com suas entrevista que farão muita falta ao futebol Brasileiro.

  2. Meus sentimentos a familia e amigos, como presidente do SPFC teve erros e acertos, para mim o principal acerto seria a não aceitação por parte do SP de gastos para a reforma do Morumbi exigidos pela Fifa e seus ratos (Blatter, Walcke, Ricardo Teixeira e etc)

  3. Enquanto vivo, desejavam que fosse para o inferno. Agora que morreu, que deus o tenha.
    Não entendo o que se passa na cabeça das pessoas. Até Pinochet vira santo quando morre.
    Não consigo mudar de opinião assim num estalar de dedos.

    • Esse sentimento que você critica, é um sentimento que só os Cristãos e tementes a Deus possui, pois a partir da hora da morte só Deus faz a justiça, então tudo que cobramos e criticamos colocamos nas mãos do Juiz Eterno, sim ELE o Senhor de Israel!

      Inclusive oramos para a alma dessas pessoas, pois a misericórdia é um sentimento impregnado dentro de todos que amam a Deus!!!

    • Não sei pelo qual motivo você queria que ele fosse para o inferno! Eu como SPFC gostava dele, lutou contra Lula, Andrés, Ronaldo, Ricardo Teixeira e Band antes da copa do mundo, para não construção de um estádio para os gambas, infelizmente perdeu essa batalha mas não perdeu a guerra, tempos depois conseguiu fazer uma das melhores coisas que já aconteceu no futebol Brasileiro, que foi derrubar Ricardo Teixeira o maior bandido do futebol Brasileiro. Já no SPFC teve alguns erros como o de rasgar o estatuto e ter o terceiro mandato, mas prefiro destacar os acertos, ganhou vários títulos no SPFC se eu não me engano é o segundo presidente mais vencedor do SPFC, sem conta com suas entrevista que farão muita falta ao futebol Brasileiro.

  4. Sinceros pêsames pelo falecimento do ex-presidente, e que não deixemos de realizar as investigações e apurações que foram propostas até mesmo para lançar luz sobre o legado que ele deixou como são paulino. Acredito que seria importante até mesmo para inocentar sua memória junto ao público.

  5. Foi um ser vivo que se foi, é triste, agora sua agonia acaba e enfim chega o descanso.
    Isto não o transforma num santo e tão pouco me faz deixar de insistir na auditoria do seu mandato, agora, mais do que nunca, quero que seja feita uma devassa na vida do clube.

  6. Que Deus perdoe os pecados de JJ!!!!

    Acertou, errou, como todos nós seres humanos, mas o importante é não prejudicar o seu semelhante!!!!

    Fico com o lado bom dele, pois minha avó me ensinou a ver o lado bom das pessoas!!!!

    Descanse em paz meu velho e se for do bom grado de Deus, nos Céus nos encontraremos e conversaremos muito sobre o nosso SPFC!!!!

    †††††††††

  7. Um dos únicos são paulinos que eu amava e odiava.
    Pelos feitos dos finais dos anos 80 pelos títulos do começo dos anos 80, pela volta por cima pela queda novamente.
    Ele estava muito mal – nem vídeo apenas áudio foi gravado na despedida do Luis Fabiano e mesmo assim a voz estava muito debilitada.
    Vai embora um grande São Paulino isto é inegável.
    Que Deus conforte a família.

  8. Lamento profundamente, foram muitos erros, mas também tiveram muitos acertos na condução do SPFC, e não há dúvida de que realmente amava o tricolor…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*