Missão em números: entenda o que representaria uma virada do São Paulo

Você, torcedor, leu nos últimos dias aqui no GloboEsporte.com o que o São Paulo precisa para eliminar o Juventude, no Alfredo Jaconi, pelas oitavas de final Copa do Brasil: vencer por dois gols de diferença, ou por um, desde que marque três ou mais vezes (exemplo: 3 a 2, 4 a 3 e etc). Uma vitória por 2 a 1 leva a decisão da vaga para os pênaltis.

A classificação do Tricolor, então, não é uma missão impossível, mas os resultados e o rendimento do time em 2016 mostram o do que representaria uma virada nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília).

Saldo de gols

Em 58 jogos no ano (21 V, 15 E e 22 D), o São Paulo venceu por mais de um gol de diferença oito vezes. Três no Paulistão (4 a 0 no Água Santa, 2 a 0 no Novorizontino, e 2 a 0 no Mogi Mirim), três no Brasileirão (3 a 1 no Figueirense, 3 a 0 no América-MG, e 2 a 0 no Vitória) e duas na Taça Libertadores (4 a 0 no Toluca, e 6 a 0 no Trujillanos). Todos esses resultados foram conquistados como mandante.

Placar insuficiente

O Tricolor venceu quatro jogos fora de casa em 2016: bateu Botafogo, Cruzeiro e Cerro Porteño (em amistoso), todos por 1 a 0, placar que daria a vaga ao Juventude, e Santa Cruz, por 2 a 1, resultado que levaria a decisão para os pênaltis (veja no vídeo acima os gols dessa que foi a última vitória longe de casa). Ou seja, nenhum placar conquistado como visitante em 2016 serviria para classificar o São Paulo no tempo normal.

A última vitória por mais de um gol de diferença fora do estado foi contra o Ceará, por 3 a 0, no Castelão, em Fortaleza, justamente nas oitavas de final da Copa do Brasil, no dia 26 de agosto de 2015. O técnico era Juan Carlos Osorio, hoje no México, e Rogério Ceni, agora aposentado, era o goleiro – fez o primeiro gol, de pênalti.

Visitante no mata-mata

O São Paulo não venceu nenhum duelo de mata-mata como visitante em 2016. Foram cinco jogos, quatro derrotas (Audax, Toluca, Atlético-MG e Atlético Nacional) e um empate (César Vallejo). Apesar disso, duas das vezes em que saiu derrotado o Tricolor levou a classificação: contra Atlético-MG (2 a 1) e Toluca (3 a 1), pela Libertadores.

E os pênaltis?

O técnico Ricardo Gomes trabalhou cobranças de pênaltis com os jogadores na última quarta-feira, no CT da Barra Funda. Neste ano, o desempenho não é animador: em 13 tentativas foram cinco acertos e oito erros, dos quais dois viraram gols de rebote. O último erro foi de Chavez, na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, na última quinta-feira, no Morumbi (veja no vídeo acima).

Próximo adversário: Juventude
Competição: jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil (ida: São Paulo 1 x 2 Juventude)
Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data e horário: quinta-feira, às 21h30
Escalação provável: Denis; Bruno (Buffarini), Lugano, Rodrigo Caio e Mena (Carlinhos); Hudson (Gilberto), Thiago Mendes, Wesley, Kelvin e Cueva; Chavez.
Desfalques: Michel Bastos, Maicon, Breno, Ytalo e Lucas Fernandes (machucados), Jean Carlos e Robson (não estão inscritos na competição), e Wellington e Renan Ribeiro (aprimoram a forma física).
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG), auxiliado por Pablo Almeida da Costa (MG) e Sidmar dos Santos Meurer (MG).

 

Fonte: Globo Esporte

3 comentários em “Missão em números: entenda o que representaria uma virada do São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*