Estudos de Osorio fazem ‘mantra’ da torcida ser arma do São Paulo

Três jogos: esse é o jejum de vitórias no Campeonato Brasileiro que o São Paulo tentará quebrar às 16h deste domingo no Morumbi. Na 11ª rodada do torneio nacional, o adversário será o Fluminense, que venceu suas últimas três partidas na competição.

Três zagueiros: essa deve ser a aposta do técnico Juan Carlos Osorio para fazer o Tricolor Paulista reencontrar o caminho das vitórias. O colombiano só colocará em prática a formação porque recebeu, de última hora, os reforços de Breno e Rodrigo Caio e compensou as baixas de Paulo Miranda e Dória.

Curiosamente, o iminente retorno de um esquema com três defensores acontece no mesmo mês em que os são-paulinos comemorarão a conquista do tricampeonato da Copa Libertadores da América, quando o 3-5-2 de Emerson Leão e Paulo Autuori era apontado como o diferencial do time campeão contra o Atlético-PR.

Depois veio Muricy Ramalho e seu tri consecutivo no Campeonato Brasileiro, mais uma vez com destaque para o sistema defensivo formado por três zagueiros. E essas duas palavras, a partir de então, tornaram-se uma espécie de mantra para os torcedores do Tricolor.

Para os mais supersticiosos são-paulinos, a justificativa para a ansiedade pelo retorno de esquemas com três zagueiros ao clube é simples: desde que a formação foi abandonada, apenas um título foi conquistado, a Copa Sul-Americana de 2012.

Enquanto a torcida se apoiará nas boas lembranças dos títulos no 3-5-2, Juan Carlos Osorio precisou estudar para que seu 3-4-3 deixasse de ser um apanhado de ideias em suas anotações para ser a arma contra o desmanche do elenco e a crise financeira dentro do São Paulo.

Entre os estudos do colombiano, entraram exemplos da Copa do Mundo, como o México de Miguel Herrera e a Holanda de Louis van Gaal, que implantaria formação semelhante também à frente do Manchester United no Campeonato Inglês. E para unir os estudos à superstição da torcida, outra inspiração de Osorio é o Chile do argentino Jorge Sampaoli, que neste sábado conquistou a Copa América ao derrotar a Argentina nos pênaltis.

Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*