São Paulo tira Abilio Diniz de reunião sobre plano de reforma

O conselho consultivo do São Paulo vai se reunir na sexta-feira (28) com o presidente Carlos Miguel Aidar para falar sobre o plano de reforma de gestão,finalizado pelo CEO Alexandre Bourgeois e que agora passará por uma reunião de diretoria para ser aprovado. Estimulador principal do plano de reforma e membro do conselho consultivo, o empresário Abilio Diniz foi informado que não poderá participar da reunião.

Presidente do conselho consultivo, José Eduardo Mesquita Pimenta comunicou Abilio Diniz do veto. O empresário não gostou porque gostaria de participar da discussão com Aidar. Na visão de parte dos envolvidos, o movimento afasta as possibilidades de que o plano de reforma seja aprovado nos moldes propostos por Abilio Diniz, com redução de poder do presidente e de outros que ocupam cargos estatutários. Para outros, a ausência de Abilio Diniz se faz necessária porque sua presença inibiria os membros – incluindo Aidar – de falar claramente sobre temas mais espinhosos. Os oposicionistas prometem pressionar o presidente com questões sobre a administração do clube.

Abilio Diniz foi quem recomendou a contratação de Alexandre Bourgeois para o cargo de CEO. O empresário também discursou no conselho deliberativo sobre a implementação do plano de governança que tem como objetivo afastar presidente, vice-presidentes e diretores de funções executivas e profissionalizar o São Paulo a partir da criação de um conselho de administração e da contratação de profissionais remunerados.

O conselho consultivo é composto por todos os ex-presidentes do São Paulo, chamados membros conselheiros, e por alguns são-paulinos ilustres, como Abilio Diniz, chamados membros consultores. Por decisão do presidente Mesquita Pimenta, apenas os membros conselheiros foram convocados – Juvenal Juvêncio, hoje ferrenho opositor da gestão Aidar, afirmou a pessoas próximas que irá.

Na sexta-feira, após a reunião do conselho consultivo, Aidar irá se reunir com a própria diretoria para, possivelmente, aprovar o plano de reforma.

O plano de implementação de governança corporativa é atualmente visto por parte da diretoria do São Paulo como única saída pra resolver o delicado momento financeiro do clube, com dívida avaliada em R$ 277 milhões, e para que possa criar um fundo de investimento cujo objetivo é liquidar a dívida bancária. Uma vez que implemente a governança corporativa, o São Paulo ganha um certificado de credibilidade e abre caminho para negociar com bancos e captar recursos em curto prazo, além de transparecer segurança para investidores.

Os obstáculos neste momento para a implementação da governança corporativa estão na resistência dos dirigentes estatutários, não-remunerados, que perderão poder de execução e decisão em seus departamentos após a contratação de profissionais. Tal resistência faz com que desde a apresentação do projeto o CEO

passe por um processo de fritura dentro do clube.

 

15h24: Nota do PP: acabo de ser informado que Juvenal Juvêncio  não comparecerá à reunião do Conselho Consultivo, algo que só posso lamentar, pois está colocando o bem maior, que é a instituição, abaixo de suas brigas pessoais. Por tudo isso estamos nessa situação.

14 comentários em “São Paulo tira Abilio Diniz de reunião sobre plano de reforma

  1. 1. Ele quer investir no clube e está tentando criar condições mínimas para fazer negócios.
    2. Ele quer investir no clube, está tentando criar condições para fazer negócios e, no final, ele que vai mandar. Porque é assim em todos os negócios que ele entra (Brf, Pão de Acúcar e até padaria).

    Não existe ponto sem nó.
    O fato de ele não ser convidado é normal. Oras, se vão apenas ex-presidentes, por que raios o Abili seria chamado. Mais uma matéria escrotinha do UOL.
    Entendam como é o jornalismo do UOL/Folha: toda a história tem vários lados. Eles publicam só o lado ruim.
    Nem vou dizer que é clubismo porque a chamada de hoje sobre a eliminaçao do SCCP era igualmente idiota.

  2. Ainda não sei o que pensar sobre essa participação do Abílio Diniz na administração do clube. Fica difícil cravar que é só por amor ao SPFC.
    Ele nunca deu um ponto sem nó.
    Para mim ele viu nesse plano de governança a chance de dominar o clube sem passar pelos trâmites normais, que seria ser eleito conselheiro para depois tentar se eleger presidente. Como isso só seria possível em 2020, está tentando mudar a regra do jogo.

  3. Esse cara é são paulino e ama o clube, é podre de rico, com um monte de negócios e responsabilidades e gasta o tempo dele para tentar ajudar o tricolor… Pena que tem um monte de sem vergonha que se apoderaram do clube. Fora conselheiros sangue sugas!

  4. Sa’o todos umas PeTezadas d inferno, simples assim.
    Que se danem todos, o que tinha que ver, ja vi, daqui pra frente e’ disso pra pior.
    Inuteis.

  5. Eu penso que Abílio Diniz é bem intencionado, mas deve se respeitar uma hierarquia, afinal de contas se ele é tão apaixonado pelo clube porque não começa trabalhar para ser presidente. Somente assim ele terá legitimidade para “mandar” como foi sempre acostumado.

  6. É um modelo de gestão moderno e bom pro clube então não tem motivo pra rejeição e tem que ser aprovado. Simples assim.

    Aos resistentes ao plano a escolha é muito simples:

    1 – Manter a sua parcela de poder e ver o clube se afundar em dívidas, enquanto os adversários (sccp, palmeiras e flamengo) se organizam.

    2 – ou, permitir ao grande tricolor se organizar também e voltar a ser forte.

    Pra quem é Torcedor a escolha é muito simples.

      • Gostei da sua intervenção Alexandre F… compactuo da sua opinião. Ademais o Abílio nunca antes havia se interessado em colaborar com o Tricolor. Eu estranho muito esse interesse pontual… um empresário como ele vislumbra bons negócios em épocas de crise. Lembro que ele manteve durantes anos um clube rival PAEC, na condição de concorrente. Como o PAEC foi extinto pelo Grupo Casino, que não quis se envolver com o futebol, ele passou a se voltar para o São Paulo, oferecendo consultoria “grátis”…será?

        • Perfeito, Waldir, mas a coisa vai além.
          O clube está infestado de chupins e, de alguma maneira, algo tem que ser feito.Entretanto, acho bastante improvável que essa proposta passe pelo conselho.E, mais, tamanha mudança acarretaria em uma reformulação ampla no Estatuto.

    • Alline, para ter uma carteirinha de diretor estatutario, esses caras vão levar o São Paulo FC ao fundo do posso.
      Tenha certeza que esses caras só querem ter a carteirinha, nem sãopaulinos são.

      • Eles quem, Carlos Sidnei ?
        Não generelize, há, sem dúvida, muitas pessoas, que nem são paulinos são, ocupando cargos de diretoria e, até, de vp, mas tb têm muitas pessoas que amam o SPFC e querem participar dos rumos.

  7. Paulo,
    O Conselho Consultivo é, estritamente, constituído pelos ex-presidentes do Conselho e da Diretoria.Os ditos consultores não são considerados membros natos, apenas são convidados a participarem com a sua “expertise”, mas não têm direito a voto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*