São Paulo pode perder supremacia no Choque-Rei em caso de tropeço

A quase centenária rivalidade entre São Paulo e Palmeiras ganha mais um capítulo neste fim de semana. Embora haja divergências nas contas entre os dois clubes, o Tricolor está em vantagem no confronto. Entretanto, de acordo com o levantamento da própria equipe do Morumbi, o Alviverde pode empatar o duelo em caso de vitória no Pacaembu, no próximo sábado, às 16h30, no Pacaembu. O jogo é válido pela 11ª rodada do Campeonato Paulista.

Mas não é apenas nos mata-matas que os dois rivais se enfrentaram. Pelas contas do São Paulo, foram 317 oportunidades, com 108 vitórias do Tricolor, 102 empates e 107 vitórias para o Palmeiras. Ao todo, são 423 gols feitos pela equipe do Morumbi, contra 424 tentos do time de Parque Antárctica. O primeiro jogo, ainda de acordo com este levantamento, aconteceu em 1930. 

Os números levantados pelo Alviverde são outros. De acordo com o Palmeiras, o Choque-Rei aconteceu em 311 oportunidades e a vantagem segue sendo são-paulina. No geral, são 108 vitórias do time do Morumbi, 104 triunfos do Verdão e 99 empates, com 407 gols para cada lado.

A divergência nos números, embora não seja gritante, há uma explicação simples. O São Paulo considera os jogos realizados desde 1930, ano de fundação do clube, e não levam conta as partidas realizadas no Torneio Início – competição que existiu nas décadas de 1960 e 1080 e que não levava em consideração algumas das regras da Fifa, como 90 minutos de tempo de jogo, por exemplo.

Por sua vez, o Palmeiras entende que as partidas daquele torneio precisam ser contabilizadas. Isto porque, a competição gozava chancela da Federação Paulista de Futebol, os principais jogadores de cada clube entravam em campo e havia a cobrança de ingressos para a entrada no estádio.

Independente das divergências, o São Paulo entrará em campo no próximo sábado com a obrigação da vitória. Os tricolores somam apenas 14 pontos em 30 disputados e estão na segunda colocação do Grupo D, concorrendo com Oeste e Ituano e a vaga na fase quartas de final do Paulistão.

Neste cenário, muito mais que a classificação para o mata-mata do estadual, o Tricolor joga pela supremacia do retrospecto histórico contra o rival. A fase não é boa, é verdade, mas o clube do Morumbi há algo pelo qual zelar.

 

Fonte: Lance

5 comentários em “São Paulo pode perder supremacia no Choque-Rei em caso de tropeço

  1. Prezado Paulo , a diferença dos números , deve estar ocorrendo pelo fato dos números do São Paulo levarem em consideração os confrontos a partir de 1930 e , os do Palmeiras , a partir de 1936.Entre 1930 até 1935 , os únicos que levaram vantagens contra o São Paulo foram o Palestra Itália e o Vasco , ambos , por 5×3 . Levamos naquele período vantagens contra todos os demais times que enfrentamos : Corinthians : 8×2 , Santos 10×0 ; Portuguesa : 10×0 , Fluminense : 2×0 , Flamengo : 2×0 , Bangu : 2×0 , América – R.J. : 2×0 , Atlético Mineiro :1×0 , River Plate -Argentina : 1×0 , Seleção dos Estados Unidos : 1×0 . Atualmente nos confrontos com os demais 11 clubes do G-12 do futebol brasileiro , só levamos desvantagem contra o Corinthians , 104×128 , levando vantagens contra todos os demais . Até o início do presente século , os confrontos contra a Portuguesa , o Bangu e o América eram denominados clássicos.

  2. Então, vai acontecer. Infelizmente não vejo possibilidade de ganhar ou empatar
    É o São Paulo de hoje, reflexo de muitos anos de péssima administração e sem esperança de voltar a ser o soberano de outrora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*