Por calendário, São Paulo estuda jogar Paulistão de 2014 com time B

A diretoria do São Paulo estuda a possibilidade de jogar a maior parte do Paulistão de 2014 com um time reserva, sem as principais estrelas. A medida é cogitada pelo clube e será estudada ao término da atual temporada. A iniciativa foi sugerida por conta dos problemas de calendário no ano que vem e pelo desgaste físico excessivo que prejudica o elenco na atual temporada.

A análise do São Paulo é que jogar o Paulistão sem os principais jogadores daria mais tempo de preparação aos titulares, no início de ano. Caso o São Paulo não chegue à final da Copa Sul-Americana, o elenco poderá sair em férias a partir do dia 9 de dezembro, para voltar em 9 de janeiro. O clube entende que a partir de então os titulares poderiam fazer uma pré-temporada de pelo menos um mês ou até 40 dias, como no futebol europeu. Nesta segunda-feira, a FPF adiou o início do Paulistão para 19 de janeiro.

A medida faria com que o clube utilizasse pelo menos na primeira fase do Paulistão uma equipe sem os principais jogadores. Sem disputar a Copa Libertadores, a equipe teria a tranquilidade e o cenário ideal para colocar os titulares para jogar apenas a partir do fim de fevereiro, em partidas amistosas. Depois, teria a possibilidade de fazer os titulares chegarem sem desgaste e em plenas condições físicas na fase final do Estadual.

O clube, no entanto, sabe das indisposições que poderá causar caso decida avançar na ideia de jogar a maior parte do Paulistão sem os principais atletas. A diretoria sabe que poderá ser cobrada pela Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão do campeonato.

Outro atrito que poderá acontecer é com o presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Marco Polo Del Nero, potencial candidato à presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), em eleição a ser realizada no fim do primeiro semestre de 2014. O cartola, que briga pelo apoio do clube, veria o São Paulo deixar de lado o campeonato que sua federação comanda.

Del Nero tem mantido contato com o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, e com outros membros da diretoria. Ele faz lobby pelo apoio nas eleições presidenciais da CBF. Nas últimas semanas, Del Nero saiu em defesa do São Paulo e pediu que o Palmeiras retirasse o reforço ao boicote ao rival do Morumbi na Copa São Paulo do próximo ano. O mandatário da FPF falou com o presidente palmeirense Paulo Nobre e solicitou que o clube não fizesse parte do movimento contra o São Paulo, por conta de denúncias de supostos aliciamentos a jogadores de 16 anos ou menos. O Palmeiras atendeu.

Do outro lado, está o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez. Este também tem boa relação com Juvenal Juvêncio, apesar da troca de farpas quando ainda ocupava a principal cadeira do clube rival. Andrés partilha dos mesmos ideais políticos de Juvenal e tem elogiado o presidente do São Paulo sempre que é questionado desde sua saída do Corinthians.

Recentemente, o Bom Senso FC – movimento liderado pela zagueiro Paulo André, do Corinthians, e pelo meia Alex, do Coritiba – se levantou contra o calendário do futebol brasileiro. Os integrantes não falam publicamente sobre a disputa dos Estaduais do ano que vem com times reservas, mas reivindicam alterações de datas e planejamento para a melhor prática do futebol profissional no Brasil. No São Paulo, Rogério Ceni, Fabrício, Jadson e Luis Fabiano foram os primeiros que apoiaram a iniciativa.

Caso o São Paulo coloque a medida em prática e dispute o Paulistão sem os principais atletas, fará parecido com o que o Atlético-PR praticou nesta temporada. O clube paranaense disputou o Estadual no início do ano com uma equipe sub-23, enquanto o elenco principal se dedicou a uma longa pré-temporada. Mesmo com os jovens, chegou à final do torneio e foi derrotado pelo rival Coritiba. Hoje, com o elenco principal, colhe os frutos da boa preparação. Mesmo com um orçamento muito inferior ao dos grandes clubes do país, briga no topo da tabela do Brasileirão e tem vaga encaminhada para a Copa Libertadores de 2014, um ano após ser promovido da Série B.

Fonte: Uol

7 comentários em “Por calendário, São Paulo estuda jogar Paulistão de 2014 com time B

  1. Primeiro lugar a tudo eu sou de Itamaraju-BA eu me chamo Edgar Kimel Pirola eu tenho 34 anos de idade graça a Deus eu sou tricolor desde nascimento realmente pela situação que vivemos esse anos que passamos boa parte do brasileirão na zona da degola mais graças a Deus hoje estamos em 10º lugar livre com muita raça dedicação é fé é claro e também um baita técnico que agente tem aqui é trabalho meu filho murici ramalho e todos jogadores se doado mostrando que o nosso time é campeão de todos campeonato que agente disputa. Mais sobre que o time jogar com time B eu concordo plenamente vamos dá oportunidades com esses meninos estão chagando muito na seleção brasileira Sub-17 ou sub 20 com certeza teremos um ótimo time para o paulista de 2014 que essa globo ai né tem direito do paulistas só transmite o carioca ela não deve nada com isso o que ela deve sim é com os funcionários tem que pagar em dias esquece os time paulista tem a Band pra isso então sim temos que jogar com os jogadores da base e o time b sim e fica bem melhor para os principal jogadores que vão ter mais tempo de ser preparar para as finais do paulista então eu concordo sim plenamente vamos se preparar melhor para 2014 com reforço também de alto níveis.

  2. Mais esta é a solução ,mais tem que ser jogador da base, que precisa ter espaço no mercado profissional, para ter a pegada de jogo, e com isto deixaremos de perder muitos jofadores como o alfredo, oscar, e muitos meninos bons em formação como Adelino, Stanlay,mirray,boschila,johanderson, temos uma safra de excelentes jogadores e tá na hora de prestar mais a atenção nisto…

  3. Acho que o SP poderia conciliar os contratos de TV com a preservação dos jogadores. Nos jogos da TV, coloca os titulares jogando “meia boca”, se preservando, e esqueçam o resultado (é só programar como parte do treinamento); nos outros, o sub 20 da conta de se classificar para as semi-finais.

  4. Utopia alguém achar que algum clube pode bater de frente com a Globo.
    O problema é que os clubes deixaram isso acontecer e hoje a TV é a maior fonte de receita deles. Contratualmente o SPFC não pode jogar com os reservas. Se o fizer, Globo tem o direito de não pagar o clube.
    Mas nisso se vê todo amadorismo do clube em deixar um assunto desses vazar. O clube já arregimentou inimigos sem fazer nada.
    Não seria mais inteligente fazer isso na surdina?

  5. Então quer dizer que quem escala o time é a tv, e não o técnico? É muita merda que vemos nesse futebol, e o duro que os dirigentes, que deveriam ser ex-jogadores, capacitados, é claro, e não senhores empresários que não sabem diferenciar empresa de clube, são coniventes, pois é muita $$$ passando pelas mãos. Deve ser disso que vem a sensação de poder destes.

    Não existem reservas e titulares fixos, com exceção a R.C., a titularidade está condicionada a cada jogo. Se um considerado titular é suspenso, na próxima partida o titular será outro.

    Muita coisa precisa mudar, em todos, jogadores, dirigentes, torcedores….todos.

  6. Chega a ser uma piada,temer a rede esgoto de televisão,eles ñ podem mandar no clube,se isso acontecer,então que acabe o futebol pq ñ terá mais sentido algum,jogar pra realizar capricho de tv globo é um absurdo,o time deve fazer o q for melhor para os jogadores,pois eles ñ são máquinas,o exemplo está aí,quase fomos rebaixados esse ano e ainda corremos risco,algo nunca visto na história do clube,tem q jogar com os reservas sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*