Palmeirenses são detidos com pedaços de pau e ferro em Americana

Um grupo de 13 membros da principal torcida organizada do Palmeiras foi detido, no início da tarde deste domingo, com pedaços de pau e barras de ferro em uma praça do município de Americana. De acordo com a Polícia Militar, os uniformizados planejavam um ataque a um ônibus de torcedores do São Paulo, que partiria do interior para a capital para assistir ao clássico desta tarde, no Morumbi, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Segundo informações da PM  uma denúncia anônima levou os policiais até a reunião da organizada, do bairro Vila Belvedere. No local, foram apreendidos uniformes estampados da torcida, além dos cabos de madeira e ferro.

De acordo com os militares, os próprios torcedores admitiram o ataque, e alegaram tratar-se de uma vingança por conta de um confronto anterior. Em depoimento, os integrantes da torcida relataram que usariam três carros para interceptar o ônibus dos são-paulinos em um pedágio da Rodovia Anhanguera, na altura da cidade de Santa Bárbara d’Oeste.

Os 13 suspeitos – segundo a PM, moradores de Campinas, Americana, Piracicaba e Hortolândia –  foram encaminhados ao plantão policial de Americana, ouvidos e liberados. O delegado da unidade  afirmou que foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), com a ficha de todos os detidos, para que eles sejam ouvidos posteriormente pela Justiça.

O TCO foi baseado, segundo a Polícia Civil, no artigo 41-B do Estatuto do Torcedor, que caracteriza como crime o ato de “promover tumulto, praticar ou incitar a violência” no local ou no trajeto de evento esportivo. A pena para este tipo de crime é de reclusão de 1 a 2 anos e multa.

 

Paulo Pontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*