Opinião de são-paulino: The Strongest 2 x 1 São Paulo

Amigos são-paulino, leitor do Tricolor na Web, aqui o espaço é seu. Use-o para elogiar, criticar, comentar, cornetar, enfim, diga o que achou da derrota do São Paulo para o The Strongest por 2 a 1, em La Paz.

43 comentários em “Opinião de são-paulino: The Strongest 2 x 1 São Paulo

  1. Não concordo com essa estratégia de chegar pouco tempo antes da partida. O time não tem tempo para se adaptar ao peso da bola nem a falta de ar. Todos os escanteios cobrados ontem foram para a outra lateral do campo; os poucos cruzamentos tiveram o mesmo fim. Os chutes de fora da área foram ridículos. A diretoria podia ter mandado o time para a altitude uma semana antes e deixar os reservas para enfrentar o Corinthians. Ano passado, em outra partida que não valia nada para os dois clubes, fizeram isso e ainda conseguiram a vitória.

    Houve falha do Rogério e faltou qualidade no ataque.

    Acreditava muito no time. Fiquei muito triste com o resultado, mas continuo achando que não é o caso de sair queimando técnico e atletas. Em outros momentos de decepção, a torcida queimou Luis Fabiano e Kaká para depois ficar sonhando com o retorno deles.

  2. Enquanto o time está se ferrando na Bolívia, o diretorzinho de futebol do clube está brincando com seu carrinho de corrida na Porsche Cup em Portugal ontem e hoje.
    Rosan, Turíbio e Carlinhos Neves, excelente profissionais, podem ser demitidos por não poderem se dedicar integralmente ao São Paulo, mas um diretorzinho de futebol meia-boca pode abandonar o barco num momento complicado para correr com sua Porsche?
    Por ai se vê importância que esses caras dão ao clube. Esses são os nossos dirigentes!!!

  3. O Torcedor tem todo o direito de reclamar. Mas não adianta sair atirando para todos os lados, culpando a tudo e a todos.
    É preciso colocar a cabeça no lugar, temos que lutar até o final por uma classificação que ainda é possível. O futebol é ó único esporte no qual ser melhor não é garantia de vitória. Aliada a competência está também um pouco de sorte. O Atlético Mineiro, cantado em versa e prosa por todos, está com uma sorte que está faltando ao São Paulo. Quem viu o jogo do Atlético contra o The Strongest na Bolívia, viu que só ganharam porque teve um gol contra pra eles.´Portanto é possível o São Paulo vencer, e o The Strongest perder ou empatar na Argentina é um resultado absolutamente normal. Eu ainda acredito no São Paulo.

  4. Enquanto esse presidente GOLPISTA safado estiver no SPFC, só passaremos vexames. É lamentável, é doloroso ver meu time que era uma potência mundial ser humilhado por TIMECOS como esse Strongest e Arsenal. Parece que faz muito tempo, mas em apenas 6 anos essa DESGRAÇA MALDITA CHAMADA JUVENAL JUVÊNCIO ACABOU COM TUDO DE BOM QUE O GRANDE MPG FEZ.

    É LAMENTÁVEL, passamos vergonha atrás de vergonha, estamos no caminho do Palmeiras nas mãos desses VERME REPUGNANTE.

    O pior é quem o elejeu, entregou o SPFC nas mãos de um maldito corinthiano.

    Odeio esse Juvenal maldito, tenho vontade de chorar de raiva dessa praga.

    O pior é o PLAYBOY DE MERDA será o próximo presidente do SPFC, porque esses conselheiros frouxos fazem tudo que o DESGRAÇADO MALDITO quer.

  5. Enquanto mantiverem Ney Franco e o tal do Fabuloso esqueçam, eu mesmo de agora em diante chega de ficar passando raiva com essas barbeiragens de JJ e seus pupilos.

  6. Recordando:
    Desde a derrota para o Arsenal de Sarandi eu previ, aqui mesmo neste espaço, que seríamos derrotados pela altitude. Essa coisa de os efeitos se fazerem sentir só depois de 06 ou 08 horas não é para atletas que dependem de esforços físicos e muito pulmão.
    Além da altitude, o que mesmo pesou foi a falta de inteligência da direção técnica e dos fisiologistas do clube. O time titular tinha que ter viajado 10 ou 15 dias antes para adaptação e treinamento para “sentir” o peso e a velocidade da bola. Se isto fosse feito, até o sub 20 ganharia do tal Strongest que tinha que jogar aberto ( O time boliviano perderia em jogos de varzea aqui no Brasil). Era nítido que os jogadores do SP estavam sem o tempo da bola e seus chutes e cruzamentos dificilmente chegavam como imaginavam ao destino.
    Parabéns para os planejadores tricolores. Olha o prejuizo que deram ao clube.
    Teria sido tão fácil . . . . .

    • 1) O problema não era só altitude. Eu comentei isso antes do jogo. O The Strongest é mais forte que o Arsenal. Prova disso que ele foi um adversário mais complicado nos dois jogos, contra o Atlético. Se não conseguimos ganhar duas vezes do Arsenal, que levou dois chocolates do Atlético, como iríamos ganhar do The Strongest na casa deles?
      2) Erro de planejamento. O planejamento citado por você é de responsabilidade totalmente da diretoria, que demitiu praticamente todos os melhores profissionais de preparação física e fisiologia. Chegar em cima da hora foi um estudo feito há mais de 20 anos. Há muito tempo já existe uma corrente de estudo dizendo que chegar em cima da hora não funciona. Chegar em cima da hora seria pior do que se chegar três dias antes, mais o ideal ainda continua sendo chegar antecipadamente de 10 a 15 dias. E tínhamos tempo para isso, dado a folga que estamos na tabela do Paulista. Mas tem gente na diretoria do clube ainda achando que demitir profissionais capacitados, as vezes por conta de problemas com ingressos e outras por vaidade pessoal, é mais importante do que qualquer título.

    • Paulo Roberto, vc tem razão, mais infelizmente o JJ mandou
      os fisiologistas bons embora ficou só com os incompetentes la.

  7. Palhaçada, esse treinador e esse centroavante que ganha um salário “Fabuloso” pra matar cachorro-morto e só ferra o time nos jogos decisivos, enquanto o pessoal tá lá enfrentado viagens, altitudes, porrrada…. esse cara tá em casa assistindo pela tv.
    Mudança já!!!! Não vai ganhar o Paulista com esses dois e nem Brasileiro, e para com essa palhaçada de querer achar que ainda dá e pra passar de fase na Libertadores. Por R$ 80 mil não trouxemos o Nilmar, e quanto já perdemos heinnn!!!!

    • Thal Caló:
      Concordo quanto ao “Fabuloso” salário para matar cachorro morto. Mas a culpa não é dele: é de quem o contratou por um valor astronômico e fica passando a mão em sua cabeça, mesmo nas maiores “cagadas”.
      O SP precisa de um gerente profissional para cuidar do departamento de futebol. Até grandes empresas, famosas por serem familiares, têem substituído esses familiares por profissionais melhores preparados. Por que o SP não? . . .

      • Concordo! Mas existem coisas que são visíveis até para quem não tem formação em gestão administrativa. Façamos as mudanças no elenco e no modelo de administração que vem sendo adotado.

  8. Para aqueles que acham que a diretoria não tem culpa do que está ocorrendo no São Paulo, recomendo a leitura do Blog do Menon hoje, pessoa com a qual não tenho afinidade alguma, muito pelo contrário, mas expõe todos os verdadeiros problemas do São Paulo.
    Quanto aos meus amigos que ainda acham que o time jogou bem, peço desculpas, mas acho que vocês estão redondamente enganados. Jogar bem e mesmo perder é algo totalmente diferente do que vi ontem. Talvez, no máximo, tenhamos jogado menos mal do que em outras ocasiões este ano, mas mesmo assim ainda muito mal. Aliás, o resultado foi mais do que justo, dada a inércia que move o nosso time.
    Quanto aqueles que acham que Rogério Ceni falhou, até concordo, mas ele é o menor culpado. Assim, como ontem, também acho que falhou domingo, mas com os zagueiros e volantes fracos que temos, que não sabem sair jogando e ao menor sinal de pressão tocam de lado e recuam bola para o goleiro na fogueira, lógico que isso uma hora iria dar errado. E ontem, o time sabia que não deveria deixar os jogadores adversários chutarem de fora da área, dada as características do efeito da bola na altitude, mas mesmo assim deixaram. No primeiro gol, Denilson perde a bola e Edson Silva não dá combate (nem sei se era ele que deveria dar este combate, mas se estava ali, deveria) e no segundo, Denilson, mais uma vez como várias neste ano, fica assistindo aos jogadores adversários baterem como querem na bola de fora área. Culpa só do goleiro?
    Gostaria de conhecer o empresário do Denilson, o jogador mais enganador de toda história do São Paulo. O cara deve ser muito bom, pois conseguiu emplacar um jogador omisso e fraco, que não sabe dar um drible, em times como um Arsenal da Inglaterra, quando nem no de Sarandi ele tem condições de jogar. Por outro lado, o jogador dever ser muito bacana, um verdadeiro amigão de todos, aquele que paga chopp e churrasco para todo mundo, pois além de ser titular dos time em que joga é poupado quase sempre pelos erros que comete em campo.

    • Eu sempre fui um crítico do Muricy, por achar que ele não conseguia dar padrão tático (exceto pelos chuveirinhos) ao time e nunca usar jogadores da base, mas neste caso do Denilson, que dizem ter sido vendido porque o Muricy cortava ele sempre da concentração e nem deixava ele subir no ônibus, acho que está mais do que explicado.
      Enquanto isso, o imbecil atual (eu já perdi a paciência e não consigo mais nem falar o nome dele de tanta raiva) corta um jogador experiente como Fabrício e leva Denilson e Maicon para marcar em jogo fora de casa. É muito para a minha cabeça.
      Também achei que o Menon foi perfeito na análise dos nossos problemas. Sinal de que não estamos sozinhos vendo fantasmas.

  9. O que a administração JJ fez, depois da morte de MPG.

    – Títulos = zero (Desculpe, Mercosul é para times de segundo escalão);

    – Contratações – Com certeza superiores a 100 – quase todas um fiasco ou alguém se lembra de uma contratação que vingou de 2008 pra cá?

    – Acabou com o departamento médico – Com Carlinhos Neves no Atlético MG, até o Ronaldinho voltou a jogar e nós, não conseguimos colocar nem o Fabrício em campo.

    – Esta semana demitiram o Luis Rosan. Vão acabar com o Reffis agora….

    – Adalberto Batista acabou com o marketing, virou diretor de futebol, está agora acabando com o departamento de futebol – responsável direta pela contratação do Ganso.

    – Depois da proeza de nosso atual diretor de futebol, o Marketing acabou. Até a revista de futebol do SPFC morreu;

    – Sócio torcedor acabou. Não dura até o final do ano com as mudanças cretinas feitas por quem não é do futebol.

    – Perdemos todas as libertadores;

    – Perdemos todos os brasileiros;

    – Perdemos todos os campeonatos Paulistas e copas do Brasil;

    – Perdeu o estádio da copa de 2014 para algo que nem existia e que até 2013 não tem as tais garantias financeiras.

    Enquanto isto, Corinthians e Santos tomaram nosso lugar na mídia e nas conquistas.

    5 anos perdidos de administração JJ, viramos a CBF do futebol paulista.

    Ah, vendemos o Lucas por R$ 43 milhões de euros…..uma pena que este dinheiro só vai servir para pagar parte das dívidas das mais de 100 contratações feitas por esta administração nos últimos 5 anos!

  10. Novamente falhas individuais de marcação nos gols que sofremos, falta de agressividade do ataque, má pontaria nas finalizações e grande desperdício nas bolas paradas (se não me engano batemos 7 ou 8 escanteios sem contar as faltas) nos levaram à derrota. Quando discutíamos os 3 atacantes serem substituídos por 2 com Jadson e Ganso em campo ficou claro que não podíamos abrir mão de volantes marcadores sem o que não há defesa que resista.
    A meu ver temos um grupo de jogadores não muito diferente dos demais, mas que não vem sendo trabalhado adequadamente e que vem sofrendo uma pressão interna com a má administração. A última demissão que ocorreu, deve ter atingido a cabeça dos atletas, perdeu-se um elemento chave na recuperação física, que para um atleta é sua ferramenta de trabalho.
    A decantada estrutura está ruindo já há algum tempo nas mãos de uma administração prepotente que olha apenas para o próprio umbigo. Estamos a todo o momento perdendo alguma coisa, seja no campo esportivo, seja no campo político e de relacionamento. Outros times que nos viam como exemplo a ser seguido seguiram e nós retrocedemos.
    Os recentes acontecimentos com desencontro de informações, envolvendo atletas, comissão técnica e diretoria, vide a situação do LF que com uma administração forte já estaria resolvido de uma forma ou de outra, dispensa de pessoas que contribuíram para formar a estrutura vencedora, a forma como estamos sendo tratados pelas arbitragens, pela justiça desportiva e no âmbito de representatividade comercial e pública, nos mostram toda a fraqueza e falta de competência.
    Tudo isto vai a campo durante os jogos, este é o espetáculo que nos apresentam e que nos entristece e revolta dia a dia.
    Saudações Tricolores.

  11. Estamos brigando hoje para ser a terceira força do estado, hoje somos a quarta.
    Não ganhamos do Santos, do Corinthians e do Palmeiras.
    Em termos de futebol, o SPFC no campo não é superior ao Palmeiras. Ou se for superior, isto não se refletiu em campo.
    A Ponte Preta tem um time, nós não.

    É o pior SPFC da história.

    Não consigo aceitar Paulo Miranda, Carleto, Edson Silva, Rafael Toloi, Denilson, Maicon, Aloísio Quase gol…..como titulares.

    O Grande culpado disto tudo é Adalberto Batista. O segundo é JPJesus Lopes que com o time ainda em formação, saiu detonando o time e o elenco.

    Juvenal, faça um favor ao São Paulo FC, um favor para engrandecer o clube – peça demissão e convoque eleições para a proxima semana. O São Paulino de verdade te odeia. Você é um câncer para o SPFC.
    Ninguém te quer aqui. Quem te apóia só tem interesse.
    Você transformou o SPFC em uma CBF. Você é o novo Ricardo Teixeira. Nós te odiamos.
    Se eu te ver na rua, te dou ovada! É isto que você merece. Você é P A T É T I C O! Não se deu conta ainda?
    Não vou falar mais. Vou começar a torcer para você morrer, só assim.

  12. Uma derrota, sim, mais uma vez jogamos teoricamente melhor, sim, temos um time muito mais qualificado que o deles, e sim, acredito na classificação.

    O Time como um todo, jogou bem, tivemos a infelicidade de ter o aloísio novamente perdendo gols que meu sobrinho não perderia…. (porque não ir atrás do marcelo moreno do grêmio).

    E Hoje, como foi domingo, o maior ídolo do time falhou, nos dois gols, volto a perguntar, casillas foi ao banco no real, ceni deveria ir ao banco no tricolor?

    Porém acredito na sorte, que um empate deles na argentina, e uma vitória no morumbi, salve o ano deste primeiro vexame… Lembrando que ainda estados em abril…. Falta recopa, paulista, brasileiro, sul-americana…..

    • Marcus, só uma pergunta.
      Colocar RC no banco eu acho até justo, mais colocar quem?
      Denis, não tem condições de ser titular do SP, não vamos
      esquecer que na libertadores de 2009 ele enterrou o SP
      em Minas contra o Cruzeiro, não temos outro.

  13. Filme mais uma vez queimado…e quem deveria ficar foi mandado embora (Rosan). Por outro lado, quem ficou deveria ser mandado embora (Milton Cruz, etc.). Com essa inversão de valores, a probabilidade de dar certo tende a zero, matematicamente falando. Como o regime vigente na gestão é a monarquia absoluta…é melhor ser amigo do Rei…ou ao menos fazer parte da sua entourage. Definitivamente, esse não é o clube que eu aprendi a amar e respeitar…

    • Waldir, vc esta correto.
      Eu sempre digo tenho orgulho de ser Sãopaulino, mais
      tenho vergonha de alguns jogadores que vestem nosso
      manto sagrado.

  14. Esse é sem duvida nenhuma o Pior time do São Paulo que eu já vi disputar a Libertadores!!!!!!!!!!! A pior campanha que já vi um time do São Paulo fazer!!!!!!

  15. Já é o segundo jogo no qual o time supostamente joga bem e perde por falhas individuais….

    DIRETORIA, QUANDO ISSO ACONTECE É SINAL QUE O ELENCO É FRACO, NÃO FOI A PRIMEIRA E NÃO SERÁ A ULTIMA DERROTA ASSIM INFELIZMENTE!!!!!!

  16. O que passa na cabeça de nosso técnico….??

    Canete e Fabricio nem na reserva.

    Rhodolfo nem na reserva de novo.

    dificil entender este técnico.

    fato que contra todos adversários melhores que o São Paulo e com técnico com mais vivencia e competência que o senhor Ney Franco , o São Paulo perde.

    15 pontos disputados ganhamos 4pontos . 1 vitória 1 empate e 3 derrotas

    -2 de saldo… nem merece classificar mesmo

  17. Agora que a Libertadores já foi pro espaço, Bem que poderíamos observar o mercado não é possivel que o São Paulo não tenha dinheiro pra trazer de volta o RICARDO OLIVEIRA!!!
    A lateral direita eu já desisti depois que saiu Cicinho nunca mais tivemos lateral, como não vamos mais ganhar a Libertadores, o Paulista na hora do vamos ver o time perde e no meio do ano tem a parada da copa das Confederações…

    É a hora certa da mudança!!!!!!! com novos jogadores e um Treinador de Verdade!!!!!!!!!!!

  18. Bom, o Time em sí jogou bem até, claro, com as falhas inaceitáveis de Edson Silva e Tolói. Passes errados de Wellington e cia.
    Realmente o Ney Franco é fraco para comandar o Soberano, não é Apto pra isso, em caso de dúvida eu deixaria o Milton Cruz.
    O Ney se quer abriu a boca pra orientar o time, se abriu não falou mais do que o desnecessário, afinal, a função do técnico é orientar e por o time pra vencer, o que ele não faz.
    São Paulo agora fez uma venda milionária com Lucas e contratou Ganso que não ta rendendo nada, não ta com força de vontade pra jogar. E contratou quem? LUCIO? Pra deixar no banco? Dinheiro investido em nada.
    Existe o milagre do São paulo conseguir ainda se classificar, acredito nisso, só que quando diz NEY FRANCO pra mim essa chance vai embora, por que tem um time bom em mãos, e não sabe ganhar jogos? Técnico de Varzea este.
    O placar impressionou, mas, quem prejudicou tudo e “fudeu” com o time foi o Ney Franco. Porque nao foi uns dez dias antes pra se preparar? Não, é um babaca que arriscou tudo e deixou a gente no aperto, confio mais no MILTON CRUZ DO QUE NO NEY FRANCO.

    Sem mais.

    • Caro amigo só pra reforças o Atlético Mineiro foi pra Bolívia 5 dias antes do jogo resultado vitória!!!!!!! Mais o nosso treinador ainda não percebeu a importância da competição!!!!

    • perdão amigo, mas depois de listar um monte de falhas e problemas verificados no jogo, vc concluiu que o time jogou bem? Pelo amor de Deus…jogou muito mal. Aliás, 3 meses se passaram e ainda não temos um time.

  19. Na estréia da Libertadores dia 13 de Fevereiro diante do Atlêtico MG em Belo Horizonte , eu tinha falado que este time era fraco pra Libertadores e fui massacrado e xingado por muitos.

    • Disse e repeito: JOGADORES NÓS TEMOS. Compare com outros elencos, mesmo do Atlético. É melhor que o nosso, comparando jogadores nome por nome?
      O que nós não temos é UM TIME.
      A montagem de um time vencedor depende do técnico, da comissão técnica e principalmente diretoria, que no segundo jogo em casa já estava desmoralizando o técnico em público no microfone. Falou mentira? Não, mas foram eles que contrataram o técnico. E isso é assunto para torcedor não de diretor de clube falar em público.
      No São Paulo técnico, na maioria das vezes, não dá palpite na contratação de jogadores, como vai ter moral com elenco que ele não escolheu? Ainda mais num clube com o São Paulo, cheio de ‘feudos’, ‘donos’ e ‘panelas’…

      • Falou e disse Régis…passados 3 meses desde o início do ano, e ainda não temos um time. O Atlético, com um monte de refugos – Jô, Richarlyson, Pierre, Junior Cesar, etc. – tem um time bem montado, encaixado. O Ney Fraco demorou 2 meses e meio para se render ao esquema com PH Ganso e Jadson. Além disso, como não tem nome na praça, resolveu se autoafirmar em cima dos craques do time. Deu no deu…a nossa pior participação na Libertadores. Esse negócio de liderança do Paulistinha é fumaça…só fumaça. Na hora H como sempre, vamos tomar um cacete dos peixeiros ou dos galinhas, como sempre….chega! Hoje joguei a toalha.

  20. que começa errado só pode terminar errado.

    1) Nosso fraco treinador demora 3 meses pra definir um time titular , e escala mal a equipe em várias partidas.

    2) Vendemos o craque do time por 43 milhões de Euros ,e só trouxemos jogadores meia boca a custo zero( marca registrada da era Juvenal Juvencio)

    3) Nosso técnico burro que insiste em escalar um volante apenas de marcação , e coloca Maicon que não marca ninguém .

    3) Péssima preparação para a partida , porque a equipe não viajou com 10 , 15 dias de antecedência para La Paz , ?? e fizesse uma preparação adequada. Preferiu colocar os titulares sem necessidade diante do Corinthians e ainda por cima perdeu o jogo.

    4) Enfim o péssimo planejamento desta mediocre diretoria , com estas péssimas contratações não deixaram nesta situação caótica .

    Enfim por tudo que fizemos ou melhor não fizemos merecemos ser desclassificados , nossa campanha nesta Libertadores foi patética. nos 4 jogos fora de casa fomos derrotados em todos.

    JÁ que temos que aguentar esta corja na diretoria , espero ao menos que este treinador de 2°divisão seja demitido.

    e estamos pagando o preço por incompetência de nossa diretoria que a tempos só comete bobagens.

    • “Nosso técnico burro que insiste em escalar um volante apenas de marcação”
      É ai que todo munda se engana e mais ainda o técnico que vive disso e não vê uma m#rda dessas. Denilson NÃO É e nunca foi volante muito menos jogador de marcação. Denilson é meia. Meia ruim, mas é meia.

  21. Pensando bem, poderíamos pensar numa faxina total, pois nenhum jogador patife desse time fará falta.
    Mas por favor, não esqueçam de trocar o técnico fraco que entra com dois voltantes que não são de marcação (deixou um de marcação em Santa Cruz de La Sierra), mandem o Denilson (que novamente assim como na Argentina foi culpado diretamente pelos dois gols, com ajuda do Rogério no segundo) já de volta para o Arsenal, pois assim não terá mais perigo de nenhum técnico escalá-lo e emprestem o Aloísio de graça para alguma inimigo, e só não esqueçam de mudar toda essa diretoria incompetente.
    E enquanto isso a oposição está mais preocupada em não deixarem demolir o ‘conjunto habitacional’ da Cyrela em frente ao Morumbi…

  22. Paulo Miranda, CArleto, Edson Silva, Rafael Toloi, Aloisio, Maicon….se alguem me dissesse em Janeiro que este seria o time titular em Abril, eu ia dar risada.
    Estes caras, tinham que pagar para jogar no SPFC pq não tem nivel para jogar nem no Penapolense.

    Este time é a cara da administração de Juvenal Juvêncio, o perdedor de libertadores.

    Vai manter o Adalberto Batista? Este diretor fraquissimo de futebol? Estamos virando um time de cupinchas….quase uma CBF!

    Cansei, este não é o SPFC que eu aprendi a amar e idolatrar.

    • Concordo com tudo!

      Esse foi o último jogo do São Paulo que eu assisti esse ano, chega, cansei de passar nervoso e vergonha. Nesse mesmo horário tá passando Bob Esponja na Nickelodeon, é isso que vou assistir daqui pra frente nesse horário.

      Taquiupariu.

    • Perfeito o seu comentário…acrescento apenas que o Analfaberto Batista em Futebol não sabe nada…e nem precisa saber, piois quem decide mesmo é o imperador JJ…

  23. Nenhuma novidade até agora, como já tinha dito: Libertadores nem pensar!!! E olhe lá se chegar a final do Paulistão contra Santos ou Corinthians esqueçam!!! Troquem logo esse tècnico que já está queimado com o elenco e até agora não consegue dar padrão, depois sumam com esse Luis Fabiano que só marca contra timinho, isto é quando não arruma confusão e fica vendo de casa seus amigos na fogueira. Se for com Ney Franco pra disputa do Brasileiro mais 2 anos sem Libertadores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*