Luis Fabiano volta com chance de apagar fracassos e ser decisivo

O São Paulo enfrenta na noite desta quarta-feira, às 21h50, o Atlético Nacional (COL) pelo primeiro jogo das quartas de final da Copa Sul-Americana. O duelo marcará o retorno de Luis Fabiano após seis jogos afastado por lesão muscular na coxa esquerda. Será a chance do camisa 9 se recuperar da má fase que vive neste segundo semestre e de apagar fracassos por não ter podido participar de outras partidas decisivas desde que voltou ao São Paulo.

Nesta quarta-feira, Luis Fabiano também completará 100 jogos pelo São Paulo após o retorno, em março de 2011. No total, serão 260 partidas, com 177 gols marcado – o atacante é o 5º maior artilheiro da história do clube e está a seis gols de ultrapassar França, goleador máximo dos anos 90.

Desde o retorno, nestes últimos 99 jogos, Luis Fabiano teve média de gols similar à boa marca que atinge na totalidade, mas não conseguiu estar presente na maioria dos momentos decisivos. Por lesões ou suspensões, perdeu diversas partidas em momentos críticos da equipe.

Em outros jogos decisivos, o atacante não conseguiu render o esperado. O próprio Luis Fabiano admite que gostaria de ter apresentado desempenho superior após ter sido vendido pelo Sevilla para o clube no qual jogou entre 2001 e 2004, e que o havia projetado para grandes centros do futebol.

O exemplo mais recente é da última semana: Luis Fabiano estava machucado quando o São Paulo foi ao Chile para reverter resultado negativo no Morumbi contra a Universidad Católica. O time passou graças aos gols de Aloísio e à atuação histórica de Rogério Ceni.

Antes, houve outros exemplos. Neste ano, o camisa 9 virou alvo de críticas ao perder a cobrança de pênaltis em disputa contra o Corinthians, na semifinal do Paulistão. Antes, na Libertadores, acabou expulso ainda na fase de grupos pelo árbitro colombiano Wilmar Roldán e foi suspenso por quatro partidas. O São Paulo quase caiu de maneira precoce, e o artilheiro voltou na partida contra o Atlético-MG, pelas oitavas, que marcou a eliminação.

Em 2012, na mesma Sul-Americana, Luis Fabiano ficou fora da decisão que deu o título ao São Paulo após ser expulso por tentar agredir jogador adversário na primeira partida contra o Tigre, na Argentina. A suspensão o tirou da foto da conquista. No Paulistão do mesmo ano, ele recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Bragantino e viu de longe, suspenso, o São Paulo perder para o Santos na semifinal do Paulistão.

Nesta quarta-feira, as chances são de Luis Fabiano. Será o primeiro jogo das quartas, em uma das melhores fases que o time vive desde março de 2011 – quando o artilheiro voltou –, contra uma equipe tecnicamente inferior.  Ao lado de Aloísio, o camisa 9 terá a chance de se provar como decisivo e deixar para trás parte das críticas que o acompanham.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X ATLÉTICO NACIONAL(COL)

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 30 de outubro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Victor Carrillo (PER)
Assistentes: Jonny Bossio (PER) e Cesar Escano (PER)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rodrigo Caio e Edson Silva (Antônio Carlos); Douglas (Ademilson) Denilson, Maicon, Jadson e Reinaldo; Aloísio e Luis Fabiano. Técnico: Muricy Ramalho

ATLÉTICO NACIONAL: Armani; Nájera, Henríquez, Murillo e Guisao; Mejía, Bernal, Valencia e Medina; Cárdenas e Duque. Técnico: Juan Carlos Osorio

 

Fonte: Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*