Gigante de aço está preparado para receber o São Paulo na Sul-Americana

Mil e trezentas toneladas de aço, seis torres de iluminação que são mais potentes do que o exigido pela Fifa, 10.500 lugares, um moderno sistema de câmeras de vigilância e a esperança de ser o palco da vitória mais importante do Huachipato na temporada. Inaugurado em 2009 ao custo de R$ 30 milhões, o estádio CAP está pronto para o duelo de quarta-feira, contra o São Paulo, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. A bola vai rolar a partir das 19h30m e o GloboEsporte.com fará o acompanhamento em tempo real.

Na tarde da última segunda-feira, os funcionários arrumavam os últimos detalhes. O gramado mereceu atenção especial já que, além de muito ralo, o campo possui muitos buracos, que estavam sendo tapados com terra pelos funcionários. A venda de ingressos começou na semana passada e a expectativa é de que sete a oito mil torcedores compareçam para empurrar a equipe comandada pelo técnico Mário Salas.

Apesar de pequeno, o estádio CAP impressiona por ter sido todo construído de aço. O rival da equipe comandada por Muricy Ramalho neste meio de semana teve origem na Companhia Siderúrgica Huachipato, também conhecida como Companhia de Aço do Pacífico, empresa que, aliás, patrocina o clube atualmente e cujas iniciais foram usadas para batizar a casa chilena. O local antigamente sediava o estádio Las Higueiras, que foi totalmente demolido. A construção do novo alçapão teve início em janeiro de 2008. São 10.500 cadeiras numeradas divididas entre o andar térreo e o primeiro pavimento, onde ficam as áreas VIPs.

Estrutura estádio do Huachipato, no Chile (Foto: Marcelo Prado)Estrutura metálica do estádio é toda feita de aço (Foto: Marcelo Prado)

Em fevereiro de 2010, não só o estádio como toda a cidade de Talcahuano foi duramente afetado pelo segundo maior terremoto da história do Chile. Por meses, o Huachipato teve de mandar seus jogos em Santiago, enquanto tudo era reconstruído. Desde então, a equipe foi destaque no país ao conquistar o título do torneio Clausura de 2012, o que lhe concedeu o direito de disputar a Libertadores do ano seguinte. A campanha, no entanto, não foi das melhores, já que os chilenos caíram no grupo de Fluminense e Grêmio, que seguiram adiante.

Bruraco campo estádio do Huachipato, no Chile (Foto: Marcelo Prado)Buraco do gramado são tapados com terra
(Foto: Marcelo Prado)

No Campeonato Chileno, o desempenho dentro de casa é bom. Foram cinco partidas disputadas, com três vitórias e duas derrotas, o que resulta no aproveitamento de 60%. Atualmente, o Huachipato é o quinto colocado do torneio, com 17 pontos, 11 a menos que o líder Universidad de Chile.

– Será uma grande noite para a cidade de Talcahuano. Vamos receber um dos maiores clubes da América. Temos de recebê-los da melhor maneira possível. Mesmo com grandes jogadores, como Rogério Ceni, podemos vencer, o que seria maravilhoso para a nossa cidade – afirmou o torcedor Octavio Sanchez, de 24 anos, que estava comprando seu ingresso na segunda-feira.

Nesta terça-feira, o São Paulo fará o treino de reconhecimento do local às 19h (horário de Brasília).

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*