Esquema tático, queda técnica e saída pesaram contra Pato em rodada final

Alexandre Pato treinou como titular do São Paulo sexta-feira, no início da atividade no CT da Barra Funda, a última aberta da equipe no ano. No mesmo treinamento, Milton Cruz o substituiu por Reinaldo, variação escolhida para iniciar jogando navitória por 1 a 0 sobre o Goiás, domingo, no estádio Serra Dourada, que valeu a classificação para a Libertadores de 2016. Três motivos pesaram na decisão: o esquema tático, a queda técnica nas últimas rodadas do artilheiro do Tricolor no ano, com 26 gols, e a iminente saída em 2016.

Um empate praticamente asseguraria a vaga no G-4, pois o Internacional precisaria vencer e tirar larga diferença no saldo de gols. Sendo assim, Milton optou por um esquema tático mais conservador, com preenchimento no meio de campo. Sem Pato, Reinaldo foi lateral-esquerdo e Carlinhos meia pelo centro. Hudson atuou recuado, Michel Bastos aberto na esquerda, Thiago Mendes na direita, e Ganso mais à frente, com Kardec no ataque. A tônica da atuação do São Paulo foi controlar a posse de bola (60% a 40% do Goiás) e acelerar só quando necessário. O Tricolor sofreu poucos sustos e o objetivo do esquema foi alcançado.

Além do aspecto tático, a queda técnica de Pato também pesou. O atacante não marca há cinco partidas – o último gol foi no dia 25 de outubro, na vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba. O atleta foi substituído diante de Figueirense e Atlético-MG sob vaias da torcida. Durante todo o jogo no Serra Dourada, os são-paulinos no estádio fizeram seguidos coros pedindo Rogério e não gritaram o nome de Pato.

Por fim, a iminente saída em 2016 também influenciou a decisão. O sentimento de dirigentes do clube é de que Pato não teve o mesmo desempenho nas rodadas finais por estar de olho no futuro, ciente de que não permaneceria no Morumbi. Assim, a aposta foi em praticamente todos atletas que continuarão no Tricolor na próxima temporada, com exceção de Edson Silva.

Após duas temporadas, Pato encerra a passagem no São Paulo com 101 jogos e 38 gols. Agora, o atacante tem o desejo de voltar a atuar na Europa, mas terá de retornar ao rival Corinthians se não for negociado.

 

Fonte: Globo Esporte

Um comentário em “Esquema tático, queda técnica e saída pesaram contra Pato em rodada final

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*