Eleição no São Paulo tem boca de urna e até pagamento de táxi por voto

O clima de boca de urna toma conta dos arredores da sede social do São Paulo Futebol Clube. Membros das chapas Avança São Paulo (da situação) e SPFC Forte (da oposição), que neste sábado concorrem na eleição do Conselho Deliberativo, uma prévia do pleito para presidente, distribuem santinhos, canetas, chaveiros, camisetas e os mais variados brindes aos eleitores.

A disputa promete ser forte ao longo do dia – a votação começou às 8h e vai até 17h. Vestidos de amarelo, integrantes da situação tentam convencer os sócios a votarem em seus conselheiros, e os membros da oposição, de vermelho, fazem forte campanha pelos seus.

Eleição Conselho São Paulo (Foto: Felipe Zito/GloboEsporte.com)Dentro do clube esse é o cenário para a votação deste sábado (Foto: Felipe Zito/GloboEsporte.com)

Houve até pagamento de táxi em agradecimento a voto. Logo nas primeiras horas, um candidato a conselheiro, não identificado como amarelo ou vermelho, bradava na porta do Morumbi que estava pagando a corrida de táxi de um eleitor, como um “muito obrigado”.

As duas chapas marcam forte presença nos arredores do clube tricolor. Ambas contam com carros de som fazendo campanha. A eleição para presidente será apenas no dia 16 de abril. Carlos Miguel Aidar (situação) e Kalil Rocha Abdalla (oposição) são os candidatos.

Eleição Conselho São Paulo (Foto: Felipe Zito/GloboEsporte.com)Amarelos e vermelhos fazem campanha na porta da sede social do São Paulo (Foto: Felipe Zito/GloboEsporte.com)

ENTENDA A ELEIÇÃO

Os sócios do São Paulo escolhem neste sábado 80 novos conselheiros, que se juntarão aos outros 155 vitalícios no dia 16 de abril para definir o novo presidente do clube. O sistema de eleição presidencial é indireto, ou seja, os sócios podem apenas definir uma parte do Conselho. O sistema é complexo.

Somente sócios titulares e adimplentes estão aptos a votar. Quem não estiver com a mensalidade em dia e quiser exercer o seu direito pode comparecer no clube, no dia da eleição, e quitar as suas dívidas em uma tesouraria especial. Segundo dados do próprio São Paulo, aproximadamente 5.400 torcedores estão aptos a votar.

O sistema funciona da seguinte maneira: o sócio escolherá, na cédula de votação, uma das duas chapas concorrentes. A amarela – Avança São Paulo, de situação – e a vermelha – SPFC Forte, de oposição – são as opções. Depois desta escolha, o eleitor deverá assinalar de zero a 40 nomes, dentro de 120 possíveis, para decidir quem vai compor o Conselho. Apenas candidatos da legenda escolhida poderão ser votados, ou seja, se o torcedor optou pela chapa amarela, ele não poderá votar nos candidatos da chapa vermelha.

Montagem Carlos Miguel Aidar e Kalil Rocha Abdalla. (Foto: Arte / Globoesporte)Carlos Miguel Aidar e Kalil Rocha Abdalla são os candidatos à presidência do São Paulo (Foto: Arte / Globoesporte)

 

COMO É A APURAÇÃO

O pleito só terá início às 8h se a maioria (50% + 1) dos votantes estiver presente. Caso contrário, uma nova chamada ocorrerá às 9h para dar início à eleição com um número qualquer de eleitores. Independentemente da hora que comece, a votação será finalizada às 17h. A contagem dos votos começará logo na sequência.

A apuração dos votos não determinará, necessariamente, que os mais votados serão os eleitos. A porcentagem de votos determina o número de vagas que a chapa terá no Conselho, por exemplo, 50% dos votos significa ter 40 cadeiras (postos), metade das 80 disponíveis. Em seguida, os nomes que ocuparão estas vagas serão definidos pelo seguinte critério: o primeiro eleito será o sócio mais antigo da chapa, o segundo será o mais votado, seguido do segundo mais antigo, e assim sucessivamente.

Os conselheiros eleitos se juntarão a outros 155 vitalícios, para, aí sim, escolher o novo presidente do São Paulo no dia 16 de abril. Carlos Miguel Aidar foi o escolhido da situação para suceder Juvenal Juvêncio. Do lado da oposição, Kalil Rocha Abdalla será o candidato.

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*